quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Decorre de 13 a 15 de setembro. MONDA - Feira Agrícola da Tocha pretende desenvolver agricultura local e regional

 

De 13 a 15 de setembro, realiza-se a 1.ª edição da MONDA - Feira Agrícola da Tocha, que irá decorrer em terrenos agrícolas junto ao Bairro do Rovisco Pais, na freguesia da Tocha. Integrada nas comemorações do cinquentenário da Cooperativa Agrícola da Tocha, a iniciativa surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre esta instituição e o Município de Cantanhede.
A MONDA - Feira Agrícola da Tocha tem como principal objetivo dar a conhecer as novidades tecnológicas na agricultura que o mercado global apresenta, adequadas ao minifúndio, permitindo encontrar soluções, em alguns casos para necessidades muito específicas. A atividade visa ainda a implementação de técnicas inovadores no concelho e na região, contribuindo assim de forma decisiva para o aumento da rentabilidade financeira e para a coesão social.
Para Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, este evento “multifacetado e de assinalável relevância para este setor tão importante para a sociedade, permite transmitir conhecimento e informações inovadoras do que de melhor se faz nesta área. Desta forma estamos a dotar os empresários que se dedicam a áreas do setor agrícola com novas técnicas que lhes permite maximizar a produção, mantendo o elevado valor qualidade do produto”.

Por outro lado, o autarca reforça que esta iniciativa “é uma mensagem de reconhecimento para os nossos agricultores, que com o seu esforço e dedicação, apresentam diariamente alimentos de qualidade superior. É graças a esta gente humilde que com o suor do rosto e o carinho das mãos calejadas por tão árduo trabalho, nos oferecem a oportunidade de apreciar produtos únicos do nosso concelho”.
Aproveitando a ocasião, o responsável pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor deixou um convite “a toda a população, designadamente à comunidade empresarial ligada ao setor primário, para visitar de 13 a 15 de setembro, esta feira em movimento. Estão todos convidados. Apareçam”.
Este é um desafio de futuro no presente, com um pensamento distinto, indo de encontro às camadas mais jovens, designadamente os descendentes de agricultores muito mais bem preparados que os progenitores, que necessitam de incentivos, estímulos e uma aposta diferenciadora no setor agrícola para garantir uma transição de qualidade, aumentando a rentabilidade com base na inovação e novas oportunidades.
Além de palestras relacionadas com a agricultura e debates sobre ambiente e sustentabilidade, irá decorrer um Passeio Agrícola junto da Lagoa dos Teixoeiros, e demonstrações em várias áreas relacionadas com o setor primário. Esta é uma oportunidade única de experienciar máquinas e alfaias agrícolas em atividade, para além da partilha de inúmeras experiências de técnicos credenciados na área, o que se apresentam mais-valias para quem as vivencia.
Os interessados também têm a oportunidade de participar em várias provas de vinhos de produtores do concelho de Cantanhede, degustar carnes de produtores da Cooperativa Agrícola da Tocha, enchidos de fabrico local e também pregado.

Porto de Mós | Candeeiros” assinado com presença do Secretário de Estado do Turismo

 No dia 3 de setembro, as Grutas de Santo António, em Porto de Mós, acolheram a sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração no âmbito do Projeto "Aire & Candeeiros”, integrado no Plano de Cogestão do PNSAC.
Na cerimónia marcaram presença o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e Presidente da Direção da ADSAICA , Eduardo Amaral, autarcas e representantes das entidades que integram o plano de cogestão e representantes do turismo e de associações de desenvolvimento local.
 
O protocolo foi, assim, estabelecido entre o Município de Porto de Mós, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e a ADAE, representada pelo Presidente da Direção, Aurélio Ferreira.
O protocolo tem como objetivo identificar e implementar diferentes formas de cooperação e colaboração entre as partes envolvidas no plano de cogestão, nomeadamente, concretizar o projeto turístico “Aire & Candeeiros”, que visa potenciar e promover os recursos naturais do territórios do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios - Ourém e Torres Novas. 
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação