Comunicação Mun. Celorico da Beira
Decorreu ontem, dia 21 de setembro, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, o 2.º Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO. Com a coorganização partilhada entre o Município de Mação e a Comissão Nacional da UNESCO, a iniciativa teve como tema geral “Cidades de Aprendizagem: conhecimento e cidadania para uma cultura de paz”.
Neste âmbito, o Município de Cantanhede, que desde 2019 faz parte da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, esteve representado por Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que efetuou uma apresentação que versou sobre a temática “Aprendizagem ao Longo da Vida para a Ação Climática e promoção de estilos de vida saudáveis em ambientes urbanos”.
Para Pedro Cardoso, “tão importante como criar oportunidades, iniciativas e ações que potenciem a aprendizagem ao longo da vida e que promovam estilos de vida saudáveis, é igualmente determinante criar ambientes urbanos favoráveis que favoreçam e induzam estilos de vida saudáveis”.
O autarca sublinhou ainda “a importância do concelho de Cantanhede continuar a afirmar-se como um território educativo e formativo de excelência, que privilegia uma atitude positiva face à aprendizagem ao longo da vida”
Na sua intervenção, destacou também a preocupação do Município com a sustentabilidade ambiental e climática, as abordagens em diferentes áreas de ação da autarquia, assim como a centralidade da Educação e a Aprendizagem ao Longo da Vida na agenda política.
Pedro Cardoso deu ainda visibilidade a muitos projetos implementados em Cantanhede, que promovem uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, tema fulcral na Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO.
O Município de Cantanhede tem vindo a destacar-se pela sua atitude proativa neste domínio, como o comprova a dinamização de uma panóplia de iniciativas, projetos e ações.
O responsável pelos pelouros da Educação e da Cultura da autarquia cantanhedense reafirmou que o objetivo é que todos e cada um, em igualdade de oportunidades, possa “crescer , viver e envelhecer de forma ativa, com qualidade de vida, com saúde, com bem estar físico, psíquico, emocional, com dignidade, e poderem ser felizes”.
Este encontro contou ainda com a participação de oradores internacionais, como Luiz Oosterbeek, Cátedra Unesco-IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, cuja área de estudo se prende com a aprendizagem ao longo da vida, a nível europeu e mundial.
Outros municípios apresentaram também as suas reflexões e o trabalho que têm vindo a desenvolver neste âmbito.
O Município de Ansião celebra o Dia Internacional do Idoso, com a iniciativa “Os Dias Da Vida Maior”, de 30 de setembro a 4 de outubro.
Com um programa diversificado, agendámos para a tarde de sábado, 30 de setembro uma peça de teatro comunitário intitulada “Estações Efémeras”, que conta com a direção artística de Fréderic Cruz, da Companhia de Teatro Leirena.
Nesta peça participam cerca de 40 pessoas de várias coletividades do concelho, que durante 15 dias preparam um espetáculo inspirado na água, esse bem cada vez mais escasso e tão precioso. Este evento intergeracional irá ser apresentado junto à Nascente do Rio Nabão.
No dia 1 de outubro, a Mata Municipal de Ansião será a anfitriã do I Encontro Sénior do Concelho. Em palco estará a banda local "Chef Duro & Seus Adversários", que animará a tarde, seguindo-se um lanche convívio e uma mostra de produtos regionais.
Esta iniciativa conta com a colaboração das Juntas de Freguesia, e é dirigida à comunidade com idade igual ou superior a 65 anos.
Nos dias 2 e 3 de outubro contamos com uma atividade itinerante de animação cultural e lúdica, que percorrerá as sete instituições do concelho, com a valência de apoio aos idosos, abrangendo cerca de 300 utentes.
As comemorações de “Os Dias Da Vida Maior”, terminam no dia 4 de outubro, na Sala Corporate do Centro de Negócios, situada no Parque Empresarial do Camporês, com um convívio de todas as Instituições de Apoio a Idosos e outros grupos comunitários de convívio sénior.
“Os Dias da Vida Maior”, constituem um programa destinado a promover o envelhecimento ativo e saudável com a dinamização de atividades diversificadas, possibilitando momentos de convívio e potenciando a amizade, tendo por objetivo primeiro o combate ao isolamento e segregação da população mais idosa.