quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Aveiro | Reunião de Câmara – 07 de dezembro de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2023, nos Paços do Concelho.
1.Aberto novo concurso público para reabilitação do Mercado de Santiago por 2,4 milhões de euros

O Executivo Municipal deliberou aprovar o lançamento de um novo concurso público para a empreitada de reabilitação do Mercado de Santiago, um investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 2.432.700€ e um prazo previsto de um ano.

Nesta intervenção será executada uma reabilitação profunda e modernização de todo o edifício, criando novas lojas no rés-do-chão, melhorando as relações com os espaços interiores e exteriores, qualificação profunda do parque de estacionamento, garantindo a sua funcionalidade, conforto, segurança e atratividade. Ao nível do primeiro piso será reorganizado o espaço físico, com possibilidade de autonomização do acesso ao espaço para uso em sistema autónomo fora do horário de funcionamento do Mercado.

Prossegue assim o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas de promoção da economia local, estando neste momento em fase de elaboração do projeto de reabilitação do Mercado Manuel Firmino pela Câmara Municipal.

2.Formalizada cedência do terreno do Parque de Campismo de São Jacinto à CMA

O Executivo Municipal tomou conhecimento da assinatura do auto de cedência de utilização da parcela de terreno onde se encontra implantado o Parque de Campismo de São Jacinto.

Este acordo, firmado entre a Estamo (que sucedeu recentemente à DGTF / Direção Geral do Tesouro e Finanças na gestão do património do Estado) e a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), consubstancia a entrega formal à CMA, do Parque de Campismo, pelo período de 50 anos.

Recordamos que o contrato estabelece uma contrapartida financeira a pagar pela CMA à Estamo no valor anual de 9.491€, durante o período de 50 anos.

Sempre foi intenção da CMA a regularização do Parque de Campismo, com o seu licenciamento e a execução das obras urgentes, apostando na qualificação deste espaço, e prosseguindo com o desenvolvimento de todas as diligências, formais e de finalização do projeto, que permitam dotar o Parque de Campismo das melhores condições para a prática campista, promovendo a devida e necessária regularização da situação do mesmo, desde logo no que toca aos licenciamentos que se impõem, e qualificando o Parque, tirando também bom e cuidado proveito do enquadramento da sua excelente localização, junto à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e da Ria de Aveiro, numa determinada aposta na dinamização turística de qualidade de São Jacinto.

3.Concessão da “Casa de Chá do Rossio”
O Executivo Municipal deliberou adjudicar autorizar a concessão da exploração da “Casa de Chá do Rossio”, por dez anos, pelo valor mensal de 2.601€ (+ IVA), no Largo do Rossio, ao agrupamento concorrente constituído pela empresa Sucesso Vitalício, Lda. e Manuel Afonso Sereno Condesso Souto de Miranda.
Tal como definido em fase de projeto e no quadro da qualificação total do Largo do Rossio, que se aproxima da sua fase final, está prevista a instalação de uma “Casa de Chá” na área verde e de jardim, contígua ao canal, com uma orla de vegetação arbórea, que faz a interface entre o canal e a área aberta e multifuncional.

4. Correções materiais à 1.ª Revisão do Plano Diretor Municipal

A 1.ª Revisão do Plano Diretor Municipal de Aveiro entrou em vigor a 10 de dezembro de 2019, sendo que no decorrer da sua aplicação nestes 4 anos, foram identificadas incorreções materiais na representação cartográfica, bem como no regulamento, que suscitaram leituras e interpretações distintas dos objetivos originais e que não transmitem de forma adequada e correta a efetiva expressão da vontade da Câmara Municipal, enquanto entidade responsável por este instrumento de gestão territorial.

Desta forma, o Executivo Municipal deliberou aprovar as correções materiais ao Plano Direto Municipal, que vão ser alvo de publicação em Diário da República e da devida divulgação, sendo que as referenciamos de forma sumária e de seguida:

1.Regulamento – Artigos 19.º, 39.º, 19.º, 26.º, 32.º, 36.º, 38.º, 44.º, 71.°, 79.º, 80.º, 108.º, 109.º e 129.º;

2.Planta Ordenamento (folhas n.º 1.10, 1.1 e1.13);

3.Planta de Ordenamento – Mapa Ruído – Classificação de Zonas Sensíveis e Zonas;

4.Mistas (folha n.º 1.16);

5.Planta de Condicionantes (folha n.º 2.8);

6.Planta de Condicionantes – Perigosidade de Incêndio Rural (folha n.º 2.15).

5.CMA envia parecer à APA sobre “graves erros cartográficos” na revisão e atualização dos PGRI
O Executivo Municipal deliberou ratificar o parecer da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) por despacho do Presidente da Câmara, sobre a proposta de formas e prazos de atualização dos planos territoriais preexistentes, no quadro da revisão e atualização dos Planos de Gestão dos Riscos de Inundação (PGRI).
No parecer agora enviado, a CMA conclui que o PGRI apresenta graves erros cartográficos e diverge de forma relevante da definição da área inundável delimitada no âmbito do processo de revisão do PDM, que teve o devido acompanhamento e aprovação formal da APA, apresentando interferências significativas sobre as disposições do PDM e do PP do Centro, colocando em risco os atos formais de licenciamento feitos no cumprimento desses dois instrumentos de gestão territorial. A CMA exige à APA a correção desses erros grosseiros.
O Presidente Ribau Esteves informou que tem em curso diligências junto da APA para que esses erros sejam corrigidos atempadamente, de forma a que os problemas acima referidos não venham a ocorrer.

6.Projeto de regulamento dos Museus de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto do Regulamento dos Museus de Aveiro e a abertura de um período de consulta pública, por 30 dias, a contar da data da respetiva publicação.

Este Regulamento resulta do procedimento aberto no final de outubro, de alteração do Regulamento dos Equipamentos Museológicos de Aveiro, que foi iniciado com o objetivo adaptar a regulamentação destes espaços à dinâmica da atividade da CMA, bem como devido à assunção de novas competências por via do denominado processo de descentralização e a assinatura do Auto de efetivação da Transferência da Competência da Gestão e Propriedade do Museu de Aveiro / Santa Joana para a Câmara Municipal de Aveiro, que impunha a revisão de várias das normas regulamentares aplicáveis à gestão dos equipamentos museológicos.

7.Início do procedimento para elaboração do Regulamento de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano
O Executivo Municipal deliberou aprovar o início do procedimento de elaboração do Regulamento de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano do Município de Aveiro, dando cumprimento ao definido na Lei do País.
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro procedeu assim ao desenvolvimento de um regulamento base com uma equipa multidisciplinar com Técnicos dos seus 11 Municípios associados, visando uma uniformização entre desse regulamento entre os Municípios da Região de Aveiro.
Todos os interessados que desejem apresentar os seus contributos, devem realizá-lo no prazo máximo de dez dias, a contar da data de publicação do Edital, em comunicação dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, com nome completo, morada ou sede, profissão, número de identificação fiscal e, se possível, o respetivo endereço de correio eletrónico, dando o seu consentimento para que este seja utilizado, de acordo com o definido na Lei.

8.Concurso Aveiro Jovem Criador 2024 | 22.ª edição
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Regulamento do Concurso Aveiro Jovem Criador 2024 e a atribuição de prémios financeiros no valor global de 20.500€, dando assim continuidade a uma importante iniciativa potenciadora da criatividade nas áreas artísticas, nomeadamente a Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.
A edição de 2024, que representa a 24.ª edição do Concurso Aveiro Jovem Criador, projeta o Município de Aveiro na dimensão nacional e internacional, promovendo a criatividade e a participação ativa dos Jovens, tendo duas novidades principais:

1.A periodicidade passa a ser bienal;

2.Integra mais um escalão etário para pessoas com mais de 65 anos, numa aposta na criatividade e no espírito jovem dos mais velhos.

9.Câmara de Aveiro absolvida em processo de depósito de RCD inexistente
O Executivo Municipal tomou conhecimento da decisão do Juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, que julgou o recurso da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) totalmente procedente, revogou a decisão administrativa e absolveu a CMA da contraordenação que lhe era imputada, de abandono e descarga de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) em local não licenciado ou autorizado para o efeito, numa área onde se apontava a construção da denominada “Avenida de Santa Joana” que, no âmbito da Revisão do PDM, a CMA decidiu terminar com essa anterior definição de objetivo.

10.Projeto “Reciclagem à Porta” da ERSUC – Porta-a-Porta Doméstico
O Executivo Municipal tomou conhecimento da apresentação pública do projeto de recolha seletiva de resíduos urbanos porta-a-porta, da ERSUC, realizada no último dia 13 de novembro, numa operação que conta com a cooperação da Câmara Municipal de Aveiro e que vai dar mais um contributo para melhorarmos os bons resultados que temos vindo a conseguir na gestão dos resíduos urbanos no Município de Aveiro.
Esta operação está já em curso, tendo-se iniciado na zona mais a nascente do Município, em Nossa Sra de Fátima.

11.  Alterações aos Protocolos de Cooperação com a APPACDM e a Fundação CESDA
O Executivo Municipal deliberou aprovar uma adenda ao Protocolo de Cooperação Financeira para Apoio ao Investimento com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Aveiro, no valor de 60.000€, atribuído pela Câmara Municipal de Aveiro, destinando-se agora este valor a obras no âmbito da empreitada para o Lar Residencial de Azurva.
Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou autorizar a prorrogação do prazo de execução do Protocolo de Cooperação Financeira para Apoio ao Investimento da Fundação CESDA, até 30 de janeiro de 2024, devido a um atraso na conclusão das obras em curso, da responsabilidade da Fundação.

12.Descentralização na Ação Social: Subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal autorizou a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de novembro.
Com um ano e quatro meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro continua a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento.

13.  Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a duas Famílias e dois Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais duas famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais dois Cidadãos ajudados, no valor global de 1260€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

14.  Cedência de autocarro da CMA
O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro que autorizou a cedência de autocarros para apoio às atividades desenvolvidas pelas Associações entre os meses de agosto e outubro de 2023, num valor de investimento de aproximadamente 18.800€ dando assim seguimento à opção política de apoiar o Movimento Associativo do Município em diversas tipologias, sendo o apoio financeiro, a cedência de instalações, o apoio logístico e o apoio em transporte as mais relevantes.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Castelo de Paiva | A 6 de Janeiro no espaço da Tenda Gigante. Abertas as inscrições para o XXIV Encontro de Cantares das Janeiras

 
A exemplo de anos anteriores, estão abertas as inscrições para o XXIV ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está agendado para a noite do dia 6 de Janeiro, a partir das 21 horas, no espaço da Tenda Gigante, instalada no Largo do Conde, na urbe paivense.
     As coletividades, instituições e grupos que manifestarem vontade de participar nesta jornada cultural, podem contactar o Gabinete da Cultura da edilidade paivense, e fazer a respectiva inscrição até ao final do corrente ano, retomando uma tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas.
Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva deu a conhecer que, pretende continuar a inovar nesta iniciativa cultural, apelando por isso, ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e tempo máximo de actuação de 10 minutos, e que os intervenientes dos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora.
Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de tempos de outrora.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

FATURA ELETRÓNICA DA ÁGUA DO MUNICÍPIO DE SILVES PASSA A SER DISPONIBILIZADA ATRAVÉS DA PLATAFOTRMA ILINK

 O Município de Silves informa que, dispõe de uma nova plataforma a ILINK , através da qual os munícipes receberão a sua Fatura Eletrónica da Água.
A fatura eletrónica é certificada, tem validade fiscal, serve de recibo após boa cobrança e é obrigatória a partir de 01 de janeiro de 2024.
Esta novidade do Serviço de Faturação de Água, já foi enviada, pela plataforma ILINK, aos munícipes no corrente mês de dezembro.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais poderá contactar a Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente - Águas e Saneamento através do telefone +351 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional).

Opinião: A involuntária inalação do fumo de drogas na rua

 Espero pelo comboio na estação de Entrecampos e reparo que em dois locais diferentes da plataforma número 4, estão meia dúzia de jovens fumando droga entre a multidão que aguarda transporte para a margem sul...
Inalo de forma involuntária o fumo e quem está ao redor dos jovens também...ninguém lhes chama a atenção e como se nada fosse penso para comigo que estamos a caminhar para uma normalização do consumo de drogas leves em plena via pública sem a preocupação de quem quer proteger a sua saúde. 

Este país,  do ministro que se demite até ao jovem que espera pelo comboio,  assiste pacífico, em nome da Liberdade,  à falta de atuação das autoridades nesta normalização do consumo.

Se tivesse assistido a este episódio só na estação de Entrecampos às 19h da tarde,  eu diria que teria sido um acaso, o problema é que até viajo bastante pelo país e cada vez assisto com mais frequência a episódios semelhantes a estes. 

Nos dias que correm, perfurar um aglomerado de pessoas ao ar livre, é quase sinónimo de virmos a inalar fumos de drogas leves; haxixe ou erva.

Os jovens, e alguns menos jovens, perderam a vergonha do consumo e perderam também o respeito pelo espaço público onde circulam e brincam crianças,  pessoas com todo o género de deficiências, incluindo as respiratórias,  etc...

Este fenómeno deixou de estar condicionado aos locais de diversão noturna, onde na altura em que eu era jovem, era comum sentir no ar , o tal cheiro a erva ou haxixe para passar a estar presente na proximidade dos transportes, na rua quando vamos às compras ou até quando damos um passeio ao parque infantil com os nossos filhos...

Estaremos a evoluir e a usufruir mais da nossa Liberdade? 
Eu penso exatamente contrário...Estamos a fazer o caminho inverso.

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 


Proença-a-Nova | Frações A, B, C, D, E e H do Mercado Municipal em hasta pública

 

Até ao próximo dia 5 de janeiro estão em hasta pública as frações A, B, C, D, E e H do Mercado Municipal de Proença-a-Nova.
O valor base de licitação da prestação mensal para o arrendamento das frações objeto deste procedimento é de € 65,00 (sessenta e cinco euros) até 7 (sete) metros quadrados, a que acresce € 2,00 (dois euros) por cada metro quadrado além do valor base, resultando, portanto, em valores que oscilam entre € 72,10 e € 121,70, não sendo admitidas propostas de valor igual ou inferior ao da base de licitação.
O ato público acontecerá a 8 de janeiro, pelas 09h30, na sala de sessões da Câmara Municipal, sita no edifício dos Paços do Concelho, e decorrerá perante a Comissão de hasta pública designada para o efeito.
Os imóveis destinam-se às atividades de comércio e serviços e as áreas variam entre os 10,55 m2 e os 35,35 m2. As frações objeto deste procedimento podem ser visitadas por qualquer interessado durante o prazo de apresentação das propostas, das 10h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00, desde que tal seja requerido com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis, relativamente à data pretendida.
Todos os elementos relativos ao procedimento estão disponíveis no site do Município ou na Câmara Municipal, podendo ser examinado, nos dias úteis durante as horas de expediente (das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00), na Unidade Jurídica, até à data e hora limite da entrega das propostas.
Qualquer esclarecimento deve ser solicitado pelos interessados até às 12h00 do dia 27 de dezembro de 2023, sendo prestados até às 17h00 do dia 29 de dezembro de 2023.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Reguengos de Monsaraz distingue personalidades, colaboradores, associações e instituições que elevam o nome do concelho

 O 19.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado amanhã, dia 8 de dezembro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Nesta cerimónia, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
 
As comemorações do Dia da Cidade contemplam homenagens a duas instituições, quatro associações e 16 personalidades e empresários que têm desenvolvido ações de mérito em diversas áreas e que têm contribuído de maneira excecional para o prestígio de Reguengos de Monsaraz nos domínios científico, cívico, cultural, desportivo, social e do empreendedorismo.
Ana Paula Amendoeira, atual Diretora Regional de Cultura do Alentejo, relatora do Conselho Consultivo da UNESCO CN e investigadora sobre Património Mundial, bem como a Casa do Alentejo por ocasião do seu centenário e pelo papel determinante que tem desempenhado na defesa e afirmação da cultura alentejana no país e no mundo vão ser agraciadas com a atribuição da Medalha de Ouro. A investigadora Ana Padilha e a cardiopneumologista Sofia Rebocho vão ser distinguidas com a Medalha de Mérito Científico.
 

A autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito Cívico à Sociedade Portuguesa de Autores pela parceria com a Casa António Gião para acolher refugiados da Guerra da Ucrânia, aos médicos Eduardo Pedro e Ana Veiga, à jornalista e pivot da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e ao treinador de basquetebol Carlos Janes Costa. A Medalha de Mérito Cultural vai ser entregue ao maestro Carlos Bia, ao arqueólogo António Carlos Valera, a Carlos Albuquerque Teixeira, Head Chef do Restaurante da Herdade do Esporão, à Comissão Social de Santo António do Baldio, ao maestro e diretor artístico João Defesa e a Vasco Ramalho, professor, investigador e diretor de vários festivais de percussão no sul do país.
 
A Magia D’Arte – Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz vai ser agraciada com a Medalha de Mérito Social e a Medalha de Mérito Ambiental vai ser atribuída ao professor Pedro Grilo, dirigente do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. O empresário David Ramalho vai receber a Medalha de Mérito Empreendedor pelo seu desempenho profissional.
 
A Medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Reguengos de Monsaraz, a José Luís Rijo pela conquista do Troféu Promoção no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, a António Catronga, criador da equipa de atletismo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e ao Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva, que conquistou mais de uma centena de troféus e participa em diversas provas nacionais e internacionais de Trail e de BTT.
 
A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata cinco funcionários com 25 anos de serviço efetivo e sete trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.
 
O programa comemorativo do Dia da Cidade integra ainda às 19h30 um beberete com prova de produtos regionais e um concerto com a banda La Bohème, que vai subir ao palco durante e depois da cerimónia de homenagem aos agraciados. Este quinteto formado por Luís Cartaxo (guitarra), Joana Lopes (voz), Filipe Dias (saxofone e clarinete), Luís Salgado (bateria) e José Monteiro (contrabaixo) vai interpretar versões de músicas de Smooth Jazz e Bossa Nova.
 
 *Carlos Manuel Barão
Comunicação e Imagem

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA 8.ª MOSTRA “SILVES CAPITAL DA LARANJA” DECORREM ATÉ DIA 14 DE JANEIRO

 O período de inscrições para participação na 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorre até às 24h00 do dia 14 de janeiro.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), terá lugar entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2024. Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves nas suas mais diversas áreas e, simultaneamente, consolidar a marca Silves Capital da Laranja são alguns dos objetivos desta mostra.
 
As inscrições para as diversas modalidades de participação (agricultura, produtos agroalimentares, máquinas / equipamentos, artesanato e entidades diversas) devem ser formalizadas através do preenchimento de formulário próprio disponível nesta página e do seu envio para o email capitaldalaranja@cm-silves.pt ou através de correio postal, durante o mencionado período.
 
Encontram-se disponíveis para consulta e download em: https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/20619/inscricoes-para-participacao-na-8-mostra-%E2%80%9Csilves-capital-da-laranja%E2%80%9D-decorrem-ate-dia-14-de-janeiro.aspx a ficha de inscrição e as normas de organização e funcionamento da 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
 
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional | Ext.: 2743/2723) e o endereço de correio eletrónico capitaldalaranja@cm-silves.pt são os contactos dSetor do Turismo da CMS disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.
 
De referir que as candidaturas serão alvo de apreciação e seleção, sendo dada preferência aos produtores do concelho de Silves.

EXPOSIÇÃO DE ROCHA DE SOUSA PATENTE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ATÉ AO FINAL DO ANO

 A exposição “Rocha de Sousa: aqui ficarei”, encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Silves até ao dia 29 de dezembro.
Ato de resistência à ausência e ao esquecimento, a exposição pretende dar um testemunho da obra de Rocha de Sousa (Silves, 1938-Lisboa, 2021), simultaneamente construída sob o desígnio programático das «coincidências voluntárias», procuradas e exercidas nos domínios da docência, do ensaio, da crítica, da ficção, das artes plásticas, do cinema e da televisão, e com a convicção de que apenas na liberdade não constrangida de «ser vários sem heterónimos», a solidariedade se expressa, nela encontrando os argumentos circulares de uma criação solitária.
Distinguido pelo Município de Silves, em 2019, com o Prémio Arte e Cultura, Rocha de Sousa escreveu no agradecimento que veio a ser publicado no jornal Terra Ruiva (out. 2021): «aqui ficarei, aqui ficarei, ponto histórico que me obriga a nacionalidade, verdade das raízes, de novo as imagens, memória, um corpo, um testemunho com registo de morada».
Esta exposição é mais um movimento no sentido dessa permanência.
Esperamos por si!

Para assistir no Porto, no dia 10 de dezembro, às 11h00, na Fundação de Serralves. Inovação na Sustentabilidade e Regeneração em debate no Porto


“Inovação na Sustentabilidade e Regeneração” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa. Um evento que terá como oradora a co-líder do INSURE.hub Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia (ESB). O evento realiza-se a 10 de dezembro, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

Num momento de mudanças sociais e ambientais indiscutíveis, é cada vez mais importante compreender como incorporar a sustentabilidade e a regeneração na estratégia empresarial e nos negócios, beneficiando o desempenho financeiro e as práticas de gestão. “Estar na vanguarda neste campo emergente é fundamental para o futuro dos negócios e das organizações,” refere Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa. “Torna-se assim premente o desenvolvimento de negócios sustentáveis e regenerativos, focados em soluções de negócio circulares e não violando limites sociais e ambientais, impulsionadas pela tecnologia e inovação disruptiva,” salienta.

O INSURE – Innovation in Sustainability and Regeneration Hub é uma iniciativa conjunta da Universidade Católica Portuguesa no Porto – através da Escola Superior de Biotecnologia e da

Católica Porto Business School -, com a Planetiers New Generation, à qual já se associaram mais de 70 entidades nacionais e internacionais, dos mais diversos setores.

A sessão “Inovação na Sustentabilidade e Regeneração”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no dia 10 de dezembro, na Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia em www.serralves.pt . Esta é a última sessão de 2023, mas em breve será anunciado novo Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa” para 2024.

Fernanda Teixeira

RUA D. PAIO PERES CORREIA EM SILVES CORTADA AO TRÂNSITO NO DIA 13 DE DEZEMBRO ENTRE AS 08H00 E AS 17H00

O Município de Silves informa que a Rua D. Paio Peres Correia, em Silves, estará cortada ao trânsito, desde o Largo dos Mártires, no dia 13 de dezembro, entre as 08h00 e as 17h00.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Águeda | Câmara proporciona uma “Viagem encantada” às crianças do 1.º ciclo do concelho

 Espetáculo itinerante está a ser levado, até dia 13 de dezembro, às escolas do concelho, envolvendo mais de 2 400 crianças
A Câmara Municipal de Águeda está a proporcionar uma “viagem encantada”, que leva a magia do Natal a mais de 2 400 crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e pré-escolar do concelho [do Agrupamento de Escolas (AE) de Águeda, do AE de Águeda Sul, do AE de Valongo do Vouga e do Instituto Duarte Lemos]. A primeira sessão decorreu ontem, na Escola Básica António Graça, em Barrô, e continuam até dia 13 de dezembro.
Integrado na programação do “Águeda é Natal”, estas sessões proporcionam momentos de magia e música, sem esquecer o palhaço e alguns personagens do imaginário infantil. O Pai Natal surge num trenó gigante, um veículo móvel devidamente decorado, anunciado pela música natalícia que se começa a ouvir ao longe. A criançada grita de felicidade, espanto e energia: “Pai Natal!!!” Para logo de seguida, “olha a Elsa!”, “e o Homem-Aranha!”. O sorriso e ansiedade tomam conta do espaço e assim que os personagens saem do trenó, são invadidos por abraços das crianças.
O espetáculo tem início com as “mascotes” a interpretarem alguns temas bem conhecidos da pequenada, que as acompanham a cantarolar e com as coreografias. O palhaço arranca risada geral e o número de magia deixa a pequenada espantada. Sentado no seu cadeirão, o Pai Natal distribuiu uma pequena lembrança a cada criança.
Intitulado “Uma viagem encantada”, este espetáculo arrancou ontem com três sessões, na EB António Graça (Barrô), EB de Aguada de Baixo e EB de Aguada de Cima. Hoje decorreram sessões na EB Artur Nunes Vidal (Fermentelos, que incluiu o JI de Espinhel) e na EB 1 de Travassô e para amanhã está marcado na EB de Águeda (que inclui JI da Giesteira e Castanheira do Vouga) e ainda no Instituto Duarte Lemos.

Na próxima semana, as sessões serão as seguintes:
Dia 11
9 horas – EB Fernando Caldeira (1.º e 4.º anos)
11 horas – EB Fernando Caldeira (2.º e 3.º anos)
14 horas – EB Borralha
 
Dia 12
9 horas – EB Recardães
11 horas – EB Assequins
 
Dia 13
9 horas – EB Trofa
11 horas – EB Macinhata do Vouga
14h30 – EB Valongo do Vouga


*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro



Natal é no Comércio Local vai dinamizar a atividade económica do concelho de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz está a promover o Natal é no Comércio Local entre os dias 1 e 31 de dezembro. Esta iniciativa de dinamização e apoio à atividade económica pretende incentivar as compras no comércio local, mas também nas unidades de alojamento, restauração e bebidas do concelho.
Por cada compra de valor igual ou superior a 15 euros nos agentes económicos aderentes ao Natal é no Comércio Local, que estão identificados com um dístico, o cliente receberá um cupão que poderá preencher e depois depositar numa tômbola para se habilitar ao sorteio de três prémios. A tômbola vai estar colocada de 1 de dezembro a 5 de janeiro de 2024 nas arcadas dos Paços do Concelho entre as 9h e as 12h30 e das 14h às 17h30 nos dias úteis e entre as 14h30 e as 17h30 nos fins de semana e feriados até ao dia 23 de dezembro. No dia 8 de janeiro de 2024, pelas 18h, será efetuado o sorteio no Salão Nobre dos Paços do Concelho com os cupões que forem colocados na tômbola durante o período da campanha.
Ao primeiro prémio será atribuído um televisor, uma máquina de lavar roupa e um voucher de 500 euros em combustível, no valor total de 1.800 euros. O segundo prémio é um equipamento de ar condicionado no valor de 1.300 euros e o terceiro premiado receberá um computador no valor de 800 euros.
A autarquia está também a promover um Concurso de Montras Natalícias até ao dia 6 de janeiro do próximo ano, que tem a participação de 45 estabelecimentos comerciais que decoraram as suas montras em alusão à quadra natalícia. A votação decorre de 6 a 31 de dezembro na página de Facebook da câmara municipal através de reações (gostos) nas fotografias das montras de cada estabelecimento comercial. A montra que obtiver mais reações será considerada a mais votada e terá como prémio um jantar para o proprietário do estabelecimento e para os seus colaboradores (até ao máximo de 10 pessoas) no restaurante do concelho que escolher e uma campanha publicitária durante 15 dias nas rádios locais e no site da autarquia.

*Carlos Manuel Barão
/ Comunicação e Imagem