Uma
exposição e outras ações concebidas para ambiente digital
|
Fonte: Facebook |
No
dia 15 de junho estreia o Criatech Online*, uma iniciativa da Câmara
Municipal de Aveiro (CMA), organizada pelo Teatro Aveirense, que
junta uma exposição coletiva e várias ações pontuais em ambiente
digital. O evento decorre até 13 de julho no website www.criatech.pt
e respetivas redes sociais, tendo sido programado de raiz para o
mundo virtual.
Os
visitantes do Criatech Online poderão percorrer no website a
exposição de artes digitais, entre 15 de junho e 13 de julho, assim
como acompanhar as suas diversas ações pontuais, todas as
segundas-feiras às 21h30, num conjunto de conversas, masterclasses
e performances.
Os
nomes desta primeira edição incluem figuras de várias áreas,
desde as artes digitais ao design de comunicação, passando pela
música, a performance e as ciências da comunicação, de que fazem
parte Bárbara
Nogueira, Beatriz Correia, Borbála Papp, Boris Chimp 504, Catarina
Lee, Francisca Rocha Gonçalves, Inês Catarina Pinto, Inês
Rodriges, João Meira, Joana Chicau, Luca Sabbadini, Luís Arandas,
Luís Lucas Pereira, Luísa Ribas, Marco Heleno, Miguel Carvalhais,
Miguel Neto, Rodolfo Oliveira, Rodrigo Carvalho, Samuel Gonçalves e
Sara Orsi.
O
Criatech – Criatividade Digital e Tecnologia foi criado em 2017,
combinando as artes digitais e o património edificado de Aveiro. A
edição de 2020 decorrerá em outubro, sendo este ano precedida pela
estreia do Criatech Online, assim como uma exposição de artes
digitais em espaços não convencionais, marcada para setembro.
Este
evento servirá ainda para o lançamento da nova plataforma online do
projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da
Cultura, disponível através de www.aveiro2027.pt.
A plataforma irá, desta data em diante, agregar conteúdos de
diversos campos culturais e artísticos, como música, vídeo, artes
digitais, texto e outros, estando a ser desenvolvidos conteúdos
específicos para o projeto.
*Programa,
sinopses e biografias:
CRIATECH
ONLINE
AVEIRO
// Criatividade Digital e Tecnologia
15
de junho a 13 de julho de 2020
Bárbara
Nogueira | Beatriz Correia | BorbálaPapp | Boris Chimp 504 |
Catarina Lee | Francisca Rocha Gonçalves | Inês Catarina Pinto |
Inês Rodriges | João Meira | Joana Chicau | Luca Sabbadini | Luís
Arandas | Luís Lucas Pereira |Luísa Ribas |Marco Heleno | Miguel
Carvalhais | Miguel Neto |Nevoazul |Rodolfo Oliveira |
Rodrigo Carvalho
|Samuel Gonçalves | Sara Orsi | Summary| xCoAx
Catarina
Lee | 99 EruptionsObserved
Luís
Arandas|[_wire///loss_]
Luís
Lucas Pereira | Máquinas do Desassossego
Marco
Heleno|TransparentPercepton
Sara
Orsi| Whole Web Catalog
Summary
|Off-Synthesis
Talks/
Masterclasses/ Performances
#15/06,
às 21h30 – Inês Catarina Pinto, com Bárbara Nogueira e Rodolfo
Oliveira | Espaço Branco, Ecrã Preto + A Revolução Digital nas
Artes
#22/06,
às 21h30- Joana Chicau| A Web Page in ThreeActs + Q&A (Sessão
mediada por Inês Catarina Pinto)
#29/06,
às 21h30– Francisca Rocha Gonçalves |Ecoacústica na criação
artística: redescobrindo paisagens sonoras nos oceanos (Sessão
Mediada por Carlos Veríssimo) / Ecoacoustics
in artisticcreation: re-discoveringoceansoundscapes
#06/07,às
21h30–Miguel Carvalhais + Luísa Ribas | xCoAx 2020, um fórum para
a arte e tecnologia
/
xCoAx 2020, a fórum
for artandtechnology
#13/07,
às 21h30– Miguel Neto + Rodrigo Carvalho | Red Quasar
Exposição
Catarina
Lee | 99 EruptionsObserved
Instalação
Web
99
EruptionsObserved é um trabalho de visualização de erupções
recentes de vulcões ativos. Parâmetros como a elevação dos
vulcões, o índice de explosividade vulcânica ou o tipo de rocha
mais abundante são traduzidos em parâmetros gráficos. Estas
visualizações procuram assim atribuir uma nova expressão visual, e
eventualmente sugerir um novo entendimento sobre a informação
recolhida.
99
Eruptions Observed is a work of visualizing recent eruptions of
active volcanoes. Parameters such as the elevation of volcanoes, the
volcanic explosiveness index or the most abundant type of rock are
translated into graphic parameters. These
visualizations thus seek to assign a new visual expression, and
eventually suggest a new understanding of the information collected.
Luís
Arandas | [_wire///loss_]
Instalação
Audiovisual Interativa
[_wire///loss_]
é uma obra audiovisual que promove a sua mudança utilizando a
internet como veículo da transmissão de dados. Contemplando os
cânones da escultura sonora digital, permite interagir e modificar
uma interface colaborativa e dispersa através do browser. Existe
enquanto sistema distribuído que se expande por cada dispositivo
ligado, utilizando o sistema de geração em rede, Akson.
Luís
Lucas Pereira | Máquinas do Desassossego/ MachinesofDisquiet
Instalação
Interativa
As
Máquinas do Desassossego consistem numa série de experiências com
a manipulação de materialidades mediais e formas textuais que
exploram o jogo livre dos significantes. Usam o Livro do Desassossego
como base textual modular para desenvolverem uma série de aplicações
baseadas em multimodalidades (texto, imagem, som, animação) e
interações digitais recorrendo a permutações programadas em
diferentes escalas (da letra à palavra e à frase). Quando
consideradas como experiência de jogo, as Máquinas do Desassossego
permitem-nos definir contextos de participação que modelam a
jogabilidade enquanto gama de interações com objetos digitais.
Quando consideradas como experiência textual, as Máquinas do
Desassossego refletem sobre a inquietação da experiência e da
imaginação, sobre a possibilidade de um prazer puramente estético
e sobre a criação de sentido.
Marco
Heleno | TransparentPercepton
Instalação
Visual
Praticamente
toda a interação humana com a tecnologia digital gera dados. Estas
informações captadas do mundo real, medições obtidas por sensores
(por exemplo, em dispositivos móveis), ou informações inseridas
manualmente em plataformas digitais por utilizadores (por exemplo,
redes sociais), espelham digitalmente a real interação física
humana. Engenheiros têm vindo a usar sistemas de Machine Learning,
uma abordagem do campo mais amplo da Inteligência Artificial, que se
baseia na atual abundância de dados e na capacidade de aprender e
fazer previsões, executando cálculos estatísticos nos dados ao
qual têm acesso. As Redes Neuronais Artificiais são um dos
subconjuntos mais usados dos sistemas de Machine Learning. Estes são
inspirados na estrutura neuronal do cérebro biológico e consistem
numa série de Neurónios Artificiais — Perceptrons, organizados em
camadas e interconectados entre si. À medida que as Redes Neuronais
Artificiais ganham profundidade, o seu número de camadas aumenta,
podendo também ocorrer um crescimento no número de Perceptrons por
camada. Esta expansão aumenta o número de iterações de decisão,
desenvolvendo uma complexidade iterativa no processo de tomada de
decisão destes sistemas, transformando desta forma em caixas-negras.
Embora
a comunidade científica tenha vindo a ilustrar o funcionamento
interno de Redes Neuronais Artificiais, estas falham na
explicabilidade e na conexão com a comunidade não científica.
Considerando
as referidas ilustrações, a opacidade das tomadas de decisão e a
omnipresença destes
sistemas, o desenvolvimento de uma visualização algorítmica para
revelar as iterações de decisão, para o observador não
especialista, reclama urgência.
A
visualização revela as acumuladas iterações de decisão do
sistema mais elementar de uma RedeNeuronal Artificial: um Perceptron.
O único data point e o objetivo do sistema, são ambos gerados
aleatoriamente no início. Cada iteração, à medida que se aproxima
do objetivo do sistema, fica menos desfocada.
Esta
composição gráfica permite a observação e a interpretação
passiva de cada iteração de decisão de um Perceptron simplificado.
Sara
Orsi | Whole Web Catalog
Instalação
Interativa/ Aplicação Web
Apropriando-se
das ambivalências do Whole Earth Catalog e da Internet, o Whole Web
Catalog é um mecanismo de pesquisa contínuo na Web que explora o
espaço entre uma comunidade que partilha globalmente e os sistemas
de controlo global. Ligando-se a vários serviços de informação e
bases de dados através de APIs abertas, o Whole Web Catalog é uma
ferramenta de mash-up para ferramentas já existentes, que compila um
conjunto de informação de forma para obter multirresultados de
vários pontos. Embora seja uma ferramenta alternativa aos mecanismos
de pesquisa corporativos, também questiona a relevância das
informações disponíveis em bases de dados abertas.
Summary
| Off-Synthesis
Equipa:
Samuel Gonçalves, João Meira, Inês Rodrigues,
BorbálaPappProgramação
VR: Luca Sabbadini
Off-Synthesis é um
trabalho expositivo que aceita as restrições que a Covid-19 nos
impõe, e que permite uma visita sem sair de casa, através do nosso
telemóvel ou do nosso computador. Consciente das limitações que
uma visita virtual acarreta – mais distrações, menos foco –,
assume o caráter de um resumo. Apresenta-se aqui uma síntese,
necessariamente imprecisa, de alguns exemplos que ajudam a construir
a história da arquitetura modular e pré-fabricada
(“offsitearchitecture”), através de imagens e modelos 3D
manipuláveis. Selecionam-se oito edifícios que ilustram a
heterogeneidade deste tipo de arquitetura, feita de materiais e de
processos tão distintos, e com objetivos tão diversos como
construir mais barato, mais rápido, em lugares inóspitos ou com
pouca mão-de-obra.
Talks/
Masterclasses/ Performances
>
15/06, às 21h30 – Inês Catarina Pinto, com Bárbara Nogueira e
Rodolfo Oliveira | Espaço Branco, Ecrã Preto + A Revolução
Digital nas Artes / WhiteSpace,
BlackScreen + A Digital Revolution for thearts
Talk
No
digital, tal como na arte, é necessário espaço branco para que a
obra exista. Quando estamos fixados em preencher cada segundo do
nosso tempo com gratificações instantâneas, o que se perde é a
criatividade. Nesta conversa, a Inês Catarina Pinto, editora da
revista Nevoazul, fala com a designer Bárbara Nogueira sobre a
importância de recuperarmos o nosso tempo online e com o artista
Rodolfo Oliveira sobre arte digital. Este último partilha connosco
como se juntou a uma comunidade global de artistas que produzem arte
na blockchain.
>
22/06, às 21h30 - Joana Chicau | A Web Page in Three Acts + Q&A
Performance
Visual de Código live
“A
Web Page in Three Acts” é uma assemblage de experiências visuais
codificadas ao vivo executada no web browser. O palco torna-se num
palco aberto para o código híbrido que liga coreografia e
programação web; corpo e linguagem. O ecrã do computador divide-se
em dois palcos: “o palco propriamente dito”, a interface a que,
habitualmente, o utilizador acede e os “bastidores”, ou a consola
web nos quais as linguagens de programação correm. Na consola web,
Joana Chicau convoca, justapõe e manipula diferentes ações de
programação web batizadas de acordo com conceitos coreográficos. A
página, originalmente, preenchida por informação, é
desconstruída, através
elementos postos em movimento, revelando uma composição variada de
elementos gráficos no ecrã. A estrutura da performance divide-se em
três atos e inclui movimento físico.
>
29/06, às 21h30 – Francisca Rocha Gonçalves | Eco-acústica na
criação artística: redescobrindo paisagens sonoras nos oceanos /
Ecoacoustics in
artistic creation: re-discovering ocean sound scapes
Talk
A
Eco-acústica estuda a relevância do som como parte do um ambiente.
No que concerne ao ambiente oceânico, os contributos sonoros podem
ser naturais ou humanos (antropogénicos). Entender essas paisagens
sonoras pode constituir uma poderosa ferramenta para antecipar a
evolução deste tipo de ecossistemas. Portanto, as abordagens da
eco-acústica podem ser consideradas um campo fascinante de
melhoramento do vínculo entre ciências e arte, fornecendo o cenário
para a exploração artística de material sonoro. Além disso,
combinando eco-acústica com práticas criativas, podemos revelar o
poder do som (e todos os seus componentes, como a vibração ou o
movimento de partículas) como uma forma de composição de paisagens
sonoras imersivas, colocando-nos defronte a conceitos e contextos de
experiências sonoras interdisciplinares, com recurso à
aura/auralidade, presença, imersão ou perceção sinestésica.
>
06/07, às 21h30 – Miguel Carvalhais + Luísa Ribas | xCoAx 2020,
um fórum para a arte e tecnologia/ xCoAx
2020, a fórum for art and technology
O
xCoAx 2020 é uma edição on-line especial compatível com seu
bem-estar e segurança. A 8ª Conferência, sobre Computação,
Comunicação e Estética acontecerá de 8 a 10 de julho, em Graz. O
xCoAx é uma experiência na qual público de várias nacionalidades
se pode conhecer e trocar ideias, na procura de sinergias
interdisciplinares, que podem unir computação, artistas,
profissionais de media e teóricos forçando para mais longe os
limites entre as artes digitais e a arte/cultura. As edições
anteriores do xCoAx ocorreram em: Milão 2019; Madrid 2018; Lisboa
2017; Bergamo 2016; Glasgow 2015; Porto 2014; Bergamo 2013.
>
13/07, às 21h30 – Miguel Neto + Rodrigo Carvalho | Red Quasar
Performance
sonora, live a partir de local diferente dos visuais + Performance
visual, live a partir de local diferente da sonora
-
um interlúdio na última missão “VanishingQuasars” de Boris
Chimp 504
Momentos
antes de alcançar o disco de acreção do Quasar “WISE
J1052+1519m”, Boris teve num sonho intenso onde nuvens
interestelares de poeira vermelha vieram ao seu encontro,
transmitindo mensagens audiovisuais subliminares. Mais tarde esta
experiência revelou-se essencial para encontrar o caminho para o
“quasar evanescente”.
Habituados
a trabalhar através da web, devido a uma distância geográfica de
550km, Miguel (Faro) e Rodrigo (Porto) sempre se encontram
eventualmente no mesmo espaço físico para apresentar espetáculos
ou instalações audiovisuais. Devido à situação atual - e
seguindo o desafio do Criatech - este será o seu primeiro espetáculo
audiovisual em que não partilham o mesmo palco. Esperemos que se
consigam encontrar algures no matrix.
BIOS
Bárbara
Nogueira
Bárbara
Nogueira (1993) nasceu no Porto, é licenciada pela Escola Superior
de Artes e Design em Design Comunicação (2014) e mestre pela
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Design Gráfico
e Projetos Editoriais (2016), com a tese “A Palavra Escrita:
Experiência de Leitura no Ecrã“. Colaborou, desde então, com os
estúdios de design Surreal e Bürocratik, é Diretora Criativa e
Designer da revista Nevoazul e atualmente trabalha como freelancer
nas áreas de design editorial, direção de arte e web design.
Beatriz
Correiahttps://beatrizcorreia.com/
Beatriz
Correia (S. Miguel, 1993) é designer gráfica e programadora
criativa. É licenciada e mestre em Design e Multimédia pela
Universidade de Coimbra. Atualmente é designer no estúdio FBA, em
Coimbra. Paralelamente também trabalha como designer independente,
especialmente para clientes na área cultural. É ainda responsável
pelo desenvolvimento do site do Criatech desde da sua primeira
edição. É membro-fundador da associação cultural Há Baixa, um
coletivo multidisciplinar para a promoção e desenvolvimento de
projetos de design e arquitetura social no Centro Histórico de
Coimbra.
Boris
Chimp 504 - Miguel Neto (Som) e Rodrigo Carvalho
(Visuals&InteractiveSystems) - conta a história de Boris 504, um
chimpanzé enviado à lua pelos soviéticos em 1969, ficando preso no
espaço para sempre. Desde então, ele vem explorando o continuum
espaço-tempo, pulando entre várias dimensões do universo. Com esse
ponto de partida, Miguel e Rodrigo exploram a relação entre som e
imagem desde 2010, mixagem de techno, psicadélica e noise, além de
visuais áudio-reativos gerados em tempo real, criando uma viagem
imersiva fortemente influenciada pela ficção científica,
intercalando com descobertas científicas mais atuais e fundindo
realidade e ficção numa narrativa própria.O Boris Chimp 504
apresentou performances interativas e instalações interativas em
festivais como oSonar (Barcelona), Mutek.Es (Barcelona), ADAF
(Atenas), BAM (Liège), ECHO (Dubai), Stereolux (Nantes), Iminente
(Lisboa) entre muitos outros.
Catarina
Lee https://cargocollective.com/catarinalee
Catarina
Lee é designer, docente e investigadora, cuja prática procura
explorar sistemas audiovisuais baseados em dados e dirigidos por
software. Tem-se focado no tema da transmutabilidade de dados
digitais, com um interesse particular em dados textuais. É
licenciada em Design de Comunicação e mestre em Design de
Comunicação e Novos Media, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Em 2017 cofundou o projetoTempStudio, um programa de
artistas-em-residência focado em experiências digitais, com o
objetivo de fomentar a produção de media art digital em Portugal.
Em 2019 coorganizou o projeto educativo Container • Studio •
School, um programa que juntou alunos e artistas num processo de
aprendizagem colaborativa, em que se procurou promover pensamento
crítico sobre temas relacionados com Arte, Design e Tecnologia.
Investigadora
do Porto, onde vive e trabalha atualmente. Com formação em Ciências
Biológicas, licenciada em Medicina Veterinária pala ICBAS
(Universidade do Porto) e com mestrado em Multimédia - música
interativa e Design de Som, pela FEUP (Universidade do Porto).Em 2017
acedeu ao doutoramento em Digital Media na FEUP (UP) no programa UT
Austin | Portugal CoLab.
Combina
os seus interesses em som, tecnologia, arte e ciência por forma a
promover uma consciência ambiental na sociedade, bem como, de
práticas de educação ambiental através de práticas artísticas e
arte sonora. A sua grande paixão pela biologia e pela música
levou-a numa demanda na prossecução de sinergias entre natureza e
som. Ao conectar estes dois mundos, procura também encontrar novas
abordagens musicais, quer através da composição, quer das
apresentações ao vivo.
Inês
Catarina Pinto
Inês
Catarina Pinto (Guarda, 1989) é licenciada em Ciências da
Comunicação e mestre em Estudo dos Média e Jornalismo pela
Universidade do Porto. Em 2016 fundou a revista impressa "Nevoazul",
da qual é editora. Escreve sobre temas relacionados com a
tecnologia, cultura da Internet e ferramentas digitais. A Inês
trabalha como investigadora independente na área da comunicação
digital e, duas vezes por mês, escreve a newsletter "A Internet
num Telegrama".
Joana
Chicau [PT/NL] é designer gráfica, programadora, investigadora –
com formação em dança. O seu projeto transdisciplinar entrelaça
design de media e ambientes web com performance e práticas
coreográficas. Na sua prática investiga a intersecção do corpo
com o ambiente construído, desenhado e programado, com o objetivo de
alargar as formas como as ciências digitais são apresentadas e
tornadas acessíveis ao público. Ela tem participado ativamente e
organizado eventos com performances envolvendo codificação
colaborativa multi-localização, improvisação algorítmica,
discussões abertas sobre igualdade de gênero e ativismo.
Performer
e designer de som baseado no Porto. LuisArandas está de momento
inserido no programa UTAustin/Portugal em Digital Media e associado
ao INESC-TEC pelo projetoXperimus. Anteriormente no Braga Media Arts,
tem como background um M.A em Música Interativa e Design de Som pela
FEUP, e um B.A em Som e Imagem pela UCP. O foco principal do seu
trabalho está na performance artística, novos media na arte e
tecnologias da música. Durante a sua carreira já apresentou
trabalho em formato performativo ou de instalação em locais como
FabbricadelVapore, DokkhusetScene, NTNU, gnrationand Teatro Municipal
do Porto a partir de eventos como eNTERFACE, ICLI, xCoAx, WAC, Orbits
festival e Semibreve Festival.
Luís
Lucas Pereira (PT) tem formação em Engenharia Informática e é
investigador do Centro de Informática e Sistemas e do Centro de
Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Co-criou o coletivo
Maria Adelaide [http://mariaadelaide.com] e o projeto Playsketch
[http://playsketch.com]. Gosta de experimentar na intersecção da
computação, literatura e novos media.
Luísa
Ribas é doutorada em Arte e Design (2012), mestre em Arte Multimédia
(2002) e licenciada em Design de Comunicação (1996) pela Faculdade
de Belas Artes da Universidade do Porto. É professora assistente na
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona
Design de Comunicação, com foco na complementaridade entre media
impressos e digitais, nomeadamente nas áreas do projeto de design.
Dedica-se à pesquisa e ao estudo de sistemas computacionais como
artefactos estéticos, o seu design e experimentação, com foco em
interatividade e audiovisualidade dos mesmos. Atualmente, é membro
do CIEBA, Centro de Pesquisa e Estudos em Belas Artes e colaboradora
do ID +, Instituto de Pesquisa em Design, Media e Cultura. Contribuiu
para várias publicações sobre design e artes digitais, bem como
para a organização de conferências internacionais como ICLI2014 ou
xCoAx, sobre computação, comunicação, estética e X, desde 2017.
Marco
Heleno
Marco
Heleno é um designer que estuda e desenvolve trabalhos nas áreas da
visualização deinformação, estética computacional e design de
interação. Encontra-se atualmente focado no seudoutoramento em
inteligência artificial explicável e estética computacional na
NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS),
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa,
um programa doutoral em Media Digitais, em colaboração com a
Universidade do Porto e a Universidade de Austin, no Texas (EUA).
Leciona na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
(ESAD.CR), Politécnico de Leiria. Tem um mestrado em Tecnologia e
Arte Digital pela Universidade do Minho e uma licenciatura em Design
Gráfico e Multimédia pela ESAD.CR. Coorganiza ainda o festival de
Vídeo e Artes Digitais (EVA) na ESAD.CR e o Processing Community
Day, em Lisboa.
Miguel
Carvalhais https://www.carvalhais.org/
É
designer e músico. É professor assistente da Faculdade de Belas
Artes da Universidade do Porto e investigado do INESC TEC, atualmente
no V2_ Lab for the Unstable Media.
Colabora
com Pedro Tudela no projeto @c desde 2000. Em 2003, iniciaram juntos
a editora Crónica, onde editam e divulgam lançam música
experimental e eletrônica.
Concluiu
a tese de doutorado em 2011, publicando o livro Estética Artificial:
Práticas Criativas em Arte e Design Computacional em 2016.
É
cofundador da conferência xCoAx sobre Computação, Comunicação,
Estética e X, com edições anteriores em Bergamo 2013, Porto 2014,
Glasgow 2015, Bergamo 2016, Lisboa 2017, Madrid 2018, Milão 2019 e
uma próxima edição em Graz 2020. Também colaborou na organização
do simpósio (2014 em Viseu, 2017 em Ponta Delgada), ICLI 2014 e
2018.
Miguel
Neto (Faro, 1979) Músico, sound designer, artista digital e
curador/produtor de eventos, tem um Mestrado em Artes Digitais (UPF,
Barcelona). Interessa-se principalmente em trabalhar de forma
multidisciplinar de forma a criar experiências multissensoriais. É
o lado sonoro do projeto audiovisual Boris Chimp 504; como mEEkAlnUt
explora a improvisação musical e tem vindo a realizar instalações
sonoras; é ainda o curador das sessões de música e gastronomia
experimentais “AVE” e do “AVE RARA FEST” na cidade de Faro.
Nevoazulhttps://www.nevoazul.com/
Nevoazul
é um magazine de conversas em prol da humanidade. Numa sociedade
movida a informação, em que tão depressa estamos no papel de
produtores, como no de consumidores, a Nevoazul explora a relação
que temos com os meios de comunicação e a tecnologia.
Nunca
na história tivemos acesso a tantos conteúdos, agora depende de nós
usa-los em prol de um futuro melhor.
Com
a Nevoazul, queremos questionar a relação que temos com os meios e
perceber como podemos transformar a informação em conhecimento.
Rodrigo
Carvalho (Porto, 1983), designer multimédia & new media artist.
Licenciado
em Design pela Universidade de Aveiro (Aveiro, 2005), Mestrado em
Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra (Barcelona, 2009) e Doutorado em
Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab (Porto, 2018).No seu
trabalho explora visuais e dispositivos interativos para a criação
de performances audiovisuais, instalações e espaços imersivos.É
também lado visual do projeto BorisChimp504 e cofundador do estúdio
criativo Openfield.
Sara
Orsi é web designer/dev, coder criativa e investigadora cuja prática
tem como temática principal o impacto dos media digital na cultura
contemporânea. É cofundadora do Arquivo 237 - um projeto cultural e
educacional em Lisboa, orientado para em Arquitetura, Design e
Tecnologia –com dissertações na ESAD.CR e ETIC. Formada em
Arquitetura pela Universidade do Porto, Sara Orsi é mestre em Design
de Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Belas Artes da
Universidade de Lisboa, com a dissertação From the Archive to the
New.
Summaryhttps://summary.pt/
SUMMARY
é um estúdio de arquitetura fundado em 2015 por Samuel Gonçalves,
no UPTEC – Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do
Porto. Procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo,
este estúdio desenvolve soluções pré-fabricadas com o objetivo de
responder a um desafio determinante da arquitetura contemporânea –
acelerar e simplificar os processos construtivos.
Entre
os vários trabalhos que esta equipa tem vindo a desenvolver,
destaca-se o sistema modular GOMOS, que tem servido de base para
vários projetos do atelier e que integrou a exposição principal da
Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016.
Em
2017, SUMMARY recebe o prémio Red Dot Award na categoria habitat, e
é finalista do concurso internacional YAP, promovido pelo museu
italiano de arte contemporânea MAXXI em parceria com o MoMA (Museum
of Modern Art, EUA). Em 2018, SUMMARY integra a lista dos 40 ateliers
de arquitetura e design emergentes mais promissores da Europa,
selecionada pelo The European Centre for Architecture, Art, Design
and Urban Studies.
Recentemente,
SUMMARY tem vindo a partilhar a sua investigação no âmbito da
arquitetura modular e pré-fabricada através do desenvolvimento de
exposições baseadas em realidade virtual, que têm sido exibidas em
diferentes instituições como o Boston Society of Architects (EUA),
o Bauhaus Centenary (Alemanha) ou o Contemporary Arts Festival
Budapest (Hungria).
xCoAx
http://www.xcoax.org
O
xCoAx 2020 é uma edição on-line especial compatível com seu
bem-estar e segurança. A 8ª Conferência, sobre Computação,
Comunicação, Estética e X acontecerá de 8 a 10 de julho, em Graz.
O xCoAx é uma experiência na qual público de várias
nacionalidades se pode conhecer e trocar ideias, na procura de
sinergias interdisciplinares, que podem unir computação, artistas,
profissionais de media e teóricos forçando para mais longe os
limites entre as artes digitais e a arte/cultura. As edições
anteriores do xCoAx ocorreram em: Milão 2019; Madrid 2018; Lisboa
2017; Bergamo 2016; Glasgow 2015; Porto 2014; Bergamo 2013.