terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Crónica Postal | A DEMOCRACIA NÃO PODE PERDER A IMPRENSA INDEPENDENTE


A situação grave em que se encontra um dos maiores grupos de comunicação social do país tem que ser um alerta. O grupo JN já não consegue disfarçar a incapacidade para cumprir a secular tradição de garantir o direito de informar e de ser informado. Há muito que vem a reduzir trabalhadores e consequentemente a reduzir a qualidade. O número de leitores reduz, a audiência diminui, a publicidade também. É um círculo vicioso que se não se puser não acaba mal. É o caso.

A essência da democracia é garantir que haja uma imprensa independente de poderes políticos e económicos. Só assim pode ser assegurado um jornalismo que sirva o interesse público. Uma imprensa que seja o quarto poder e não o quarto do poder.

O grupo JN/TSF/DN passou da propriedade do estado para a Lusomundo, que dominava o mundo do cinema. Depois foi comprada pelo grupo Olivedesportos, que detinha O Jogo. E daí até cá foi passando de mãos, reduzindo quadros, qualidade, diminuindo o investimento. Acabou propriedade de um fundo do qual nada se sabe. Sabe-se que tem sede nas Bahamas, um paraíso fiscal. Ninguém sabe quem é o dono.

Deve ser colocada com a questão de saber como é possível isto estar a acontecer. Existindo leis muito claras sobre a transparência das empresas. Com regulamentos muito exigentes, para não existir concentração. E também acautela a participação de entidades estrangeiras. Cabe à Entidade Reguladora assegurar essa fiscalização. O que tem feito (às vezes com exagerada atenção na imprensa regional).

Que se passa afinal?

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional


DESTAQUE

Ninguém sabe quem é o dono [do grupo JN/TSF/ DN/ O JOGO]

Cantanhede | Ecocentro Móvel encaminhou 14 toneladas de resíduos para reciclagem


Completados dois anos de circuito itinerante do Ecocentro Móvel, a INOVA-EM registou um aumento de quase meia tonelada de resíduos recolhidos, comparativamente ao ano de 2022.
Com o objetivo principal de implementação de novos fluxos de resíduos de pequena dimensão, este projeto, iniciado a dezembro de 2021, permite abranger e servir a população. A dinâmica consiste na permanência do equipamento, durante duas semanas, em várias freguesias do Concelho de Cantanhede.
De entre os resíduos entregues, destacamos o maior volume no respeitante a têxteis, livros, revistas, pequenos domésticos e cápsulas de café. A União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça com 1,5toneladas e a Freguesia da Tocha com 1 tonelada, foram as que registaram a maior quantidade de resíduos recolhidos. A União das Freguesias de Portunhos e Outil, a Freguesia de Murtede e a Freguesia de Ançã, registaram, igualmente, um aumento significativo, tendo alcançado uma média de 400kg recolhidos. A Freguesia de Febres, comparativamente ao ano de 2022, aumentou em 100% o registo, tendo alcançado os 682kg de resíduos recolhidos.

No total de 2023, foram recolhidas mais de 6,5 toneladas de resíduos urbanos recicláveis, consideramos um balanço muito positivo que reforça a importância de todas as campanhas de sensibilização efetuadas e assegura a própria sustentabilidade do projeto. Depois de recolhidos, todos os materiais foram encaminhados para os postos de valorização e de tratamento adequados.

Entendemos que é essencial continuar a disponibilizar os meios necessários para que a prática da reciclagem seja, cada vez mais, uma constante no dia a dia das nossas populações. Continuaremos empenhados em proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DISTRIBUI FRUTA NAS ESCOLAS


O Município da Marinha Grande deu início, esta terça-feira, 9 de janeiro de 2024, ao Programa de Distribuição Gratuita de Fruta nos estabelecimentos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
O arranque oficial da iniciativa aconteceu na Escola João Beare, na Marinha Grande, na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; dos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; do diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; de técnicos do Município; de outros responsáveis e docentes do Agrupamento e de alunos daquele estabelecimento de ensino.
A implementação deste regime enquadra-se na Estratégia Nacional do Regime de Fruta Escolar e decorrerá até ao dia 28 de junho de 2024. Consiste na distribuição de duas peças de fruta por semana, aos alunos, às terças e quintas-feiras, durante os períodos letivos. Estão abrangidos os cerca de 1500 alunos do 1º ciclo do concelho dos três Agrupamentos do concelho.
Na entrega simbólica da fruta aos alunos da Escola João Beare, foi explicado que fruta, assim como os hortícolas, são uma fonte de vitaminas, minerais, fibra e água, pelo que é importante variar o consumo de fruta para conseguir uma maior diversidade de nutrientes. Todas estas substâncias estão relacionadas com um menor risco de desenvolver problemas de saúde, como determinados tipos de cancro, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
É amplamente reconhecido que a alimentação saudável em idade escolar é um dos fatores determinantes para o normal desenvolvimento físico e intelectual da criança, prevenindo assim doenças associadas à má alimentação, como a obesidade, pelo que o Município da Marinha Grande implementou esta medida, para promover o consumo de fruta nas crianças.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | “O SEGREDO DA LAGOA ESCURA”, DE NUNO MATOS VALENTE, VENCE 2.º PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS 2023


A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, é a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo Município de Silves e pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo “Terras do Arade”.

Neste romance, editado em maio de 2023 pela Bertrand Editora, e construído a partir de uma lenda que apontava para uma provável ligação da Lagoa Escura da Serra da Estrela com a costa ocidental portuguesa, o autor, baseado em acontecimentos do século XIX e personagens reais da História de Portugal, recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde “a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta”.
De salientar que a 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus pretende impulsionar e reconhecer os escritores que tenham desenvolvido a sua carreira literária no âmbito do livro para crianças e jovens. Luísa Ducla Soares (uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil); Ana Maria Magalhães (escritora de livros infanto-juvenis há mais de 30 anos, entre os quais a coleção Uma Aventura); e Rui Marques Veloso (antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador no domínio da Literatura Infantil e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil) foram os elementos do júri aos quais coube a difícil tarefa de avaliar as 104 obras candidatas a este prémio. Entre as finalistas encontravam-se mais quatro obras dignas de destaque, nomeadamente: “Chegou o Dia”, de Maria João Viegas; “O Avô Minguante”, de Daniela Leitão; “Carta aos Líderes do Mundo”, de Maria Inês de Almeida; e “O Duelo” de Inês Viegas de Oliveira. Ao eleger a obra “O Segredo da Lagoa Escura”, de Nuno Matos Valente, como a grande vencedora deste prémio, o júri considera que “o autor pesquisou e recolheu dados em numerosas fontes (registadas na bibliografia consultada) no sentido de uma coerência textual indutora de dúvidas que alimentassem o trabalho de receção. A leitura de notícias e artigos da segunda metade do século XIX sustenta a criação imaginária de uma expedição científica para recolher provas de uma eventual ligação da lagoa ao mar da costa ocidental portuguesa; o potencial de mistério, que desafia a lógica racional e o espírito científico, conduz a uma sábia gestão da expectativa do leitor. Constata-se a construção de uma lógica interna que alimenta um texto vivo, coerente e desafiador. A qualidade literária do discurso mantém-se ao longo da narrativa, desafiando-nos e alimentando a pergunta - «E se fosse verdade?». Em suma, a originalidade do tema e a qualidade literária do texto justificam a escolha desta obra, por unanimidade do júri, para a atribuição do Prémio Nacional Literário João de Deus”.

Nuno Matos Valente receberá um prémio no valor pecuniário de dez mil euros, em cerimónia a realizar no próximo dia 8 de março, no âmbito das comemorações do 194.º aniversário do poeta e pedagogo, em São Bartolomeu de Messines, terra Natal de João de Deus. Do seu percurso literário, destaque ao seu envolvimento na qualidade de autor de manuais escolares, desde 2009; da publicação da coleção juvenil «A Ordem do Poço do Inferno» (de 2012 a 2016) e do livro infantil “Os Guardiões do Planeta” (2020), ambos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Escreveu, ainda, o “Bestiário Tradicional Português – As Criaturas Fantásticas do Imaginário Popular” (2016) e, em 2019, foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária pela Direção Geral dos Arquivos, dos Livros e das Bibliotecas (DGLAB – Ministério da Cultura), da qual resultou a obra ora premiada.

Relembramos que o Prémio Nacional Literário João de Deus é uma iniciativa, bianual, que pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines (cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura regional e nacional), e, simultaneamente, fomentar e incentivar a produção e a criação literária em língua portuguesa, premiando, em cada edição, e de forma alternada, diversas categorias literárias. Na sua 1.ª edição, realizada em 2021, dedicada ao género Poesia, foi vencedora a obra “Frentes de Fogo”, de A.M. Pires Cabral. A 3.ª edição do PNLJD será lançada em março de 2025.


Sinopse da obra “o segredo da lagoa escura”
Em agosto de 1881, partia da Gare de Santa Apolónia de Lisboa uma expedição inspirada pelas grandes incursões dos exploradores portugueses Serpa Pinto, Roberto Ivens e Brito Capelo ao coração africano. Lideradas pelo próprio Capelo e pelo médico Sousa Martins, vinte e três carruagens carregadas de homens e material científico partiam à descoberta de cumes inóspitos e neves perpétuas, de lendas de marés e naufrágios em lugares longe do mar, guiados, sem saberem, pela história da baleia mais famosa do mundo. Nesta história, baseada em acontecimentos e personagens reais da História de Portugal, o autor recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta.

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URBANISMO_regras gerais de atendimento e formas de apresentação de pretensões urbanisticas

Com vista a otimizar a organização e gestão do trabalho e dos processos, e, desse modo, melhor servir os cidadãos.

REGRAS GERAIS DE ATENDIMENTO PÚBLICO NA DIVISÃO DE ORDENAMENTO E GESTÃO URBANÍSTICA SOFREM ATUALIZAÇÕES

A Câmara Municipal de Silves informa que, com vista a otimizar a organização e gestão do trabalho e dos processos e, desta forma, melhor servir os cidadãos, o atendimento ao público na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística poderá ser efetuado através das seguintes modalidades:

» Atendimento Presencial no Balcão de Atendimento afeto aos assuntos do ordenamento territorial e gestão urbanística, que é realizado nos dias úteis da semana, entre as 09h00 e as 16h00, sem necessidade de marcação prévia;
» Atendimento Técnico Presencial pelos serviços técnicos do Ordenamento Territorial e da Gestão Urbanística, que é realizado durante o horário de funcionamento normal do serviço, durante os dias úteis da semana, entre as 09h30 e as 16h00, mediante marcação prévia (através de contacto telefónico, entre as 14h30 e as 16h00);
» Atendimento Telefónico realizado pela Secção de Apoio Administrativo e pelo Gabinete Técnico de Desenho a respeito dos processos e outros assuntos inerentes ao próprio serviço, através do contacto telefónico 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional), durante todos os dias úteis da semana, entre as 09h30 e as 12h30.

Também no que respeita às formas de apresentação de pretensões urbanísticas houve atualizações originadas pela gradual desmaterialização dos procedimentos administrativos urbanísticos, nomeadamente:
» Na instrução dos procedimentos urbanísticos de destaque, informação prévia, comunicação prévia, licenciamento ou legalização, e nos pedidos de informação simples ao abrigo do artigo 110.º do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, é dispensada a apresentação pelos requerentes das plantas do PDM de Silves referentes aos prédios que localizam e identificam como sendo aqueles sobre os quais incidem as suas pretensões urbanísticas, competindo, antes, aos serviços a junção daquelas plantas aos referidos procedimentos, mediante a cobrança da respetiva taxa aplicável; contudo, nos casos em que os requerentes estejam dispensados da obrigação da entrega de levantamento topográfico georreferenciado, deve ser apresentada uma planta indicativa com a localização e identificação do prédio, a fim de facilitar a junção das plantas do PDM de Silves pelos serviços.
» Os requerimentos e pedidos de certidão de construção anterior a 07 de agosto de 1951, de certidão comprovativa da receção provisória ou definitiva de obras de urbanização, de certidão comprovativa da existência de caução, de comunicação do início dos trabalhos, de licença de ocupação do espaço público por motivo da execução de operação urbanística e da obtenção de informações simples ao abrigo do artigo 110.º do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação devem ser submetidos, preferencialmente, por correio eletrónico, em formato digital.
» Todos os requerimentos e pedidos de informação a apresentar pelos interessados, no âmbito de procedimentos referentes ao ordenamento territorial, reabilitação urbana, toponímia e numeração de polícia, e consulta interativa de planos territoriais municipais e loteamentos urbanos ou SIGWEB, devem ser submetidos, preferencialmente, por correio eletrónico, em formato digital.

Não obstante o mencionado, importa referir que, enquanto não for assegurada a desmaterialização integral dos procedimentos administrativos urbanísticos (designadamente dos procedimentos urbanísticos de destaque, informação prévia, comunicação prévia, licenciamento ou legalização), os requerimentos a apresentar pelos interessados continuam a ter de ser entregues em papel, presencialmente ou por correio postal, sem prejuízo da instrução em formato digital das pretensões urbanísticas dever observar o cumprimento das normas técnicas que estabelecem as especificações gerais a observar na instrução em formato digital dos processos urbanísticos, bem como as normas de produção dos levantamentos topográficos e das plantas de implantação e de síntese.

Esta atualização dos moldes de atendimento presencial no balcão de atendimento, de atendimento técnico presencial e de atendimento telefónico, assim como das formas de apresentação de pretensões urbanísticas, tem o propósito de desburocratizar e simplificar a relação entre os serviços municipais e os cidadãos, e, com isso, aprofundar a eficiência e transparência administrativas e a proximidade com as populações.

Para informações mais detalhadas, os interessados poderão consultar toda a informação em:
» Regras gerais de atendimento ao público
» Instrução de processos

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS COM FEEL GOOD BAND

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 12 e 13 de janeiro, no Real Picadeiro em Pêra, com a atuação do grupo FEEL GOOD BAND, encontram-se esgotadas.
A Feel Good Band tem origem na escola de música da Associação Filarmónica de Faro. O repertório tocado pela banda, transporta o jazz através de ritmos africanos, latinos, funk e do jazz clássico. As atuações proporcionam momentos de alegria e descontração, com o objetivo de fazer o público Feel Good!
 
Conheça a calendarização da 7.ª edição do Jazz nas Adegas:
 
26.jan.24 21h00 | 27.jan.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Low Tech Groove
 
23.fev.24 21h00 | 24.fev.24 17h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
08.mar.24 21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: The Pocket Band
 
22.mar.24 21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Orquestra de Jazz do Algarve
 
05.abril.24 21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
O evento organizado pelo Município de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
 
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

REABILITAÇÃO DO BAIRRO DO PROGRESSO » RUA CRUZ DA PALMEIRA E RUA DR. NOBRE DE OLIVEIRA CORTADAS AO TRÂNSITO ATÉ AO DIA 12 DE JANEIRO



O Município de Silves informa que, no âmbito da empreitada de reabilitação urbana do Bairro do Progresso em Silves e devido à necessidade de execução de trabalhos, a Rua Cruz da Palmeira e a Rua Dr. Nobre de Oliveira ficarão cortadas à circulação de trânsito até ao dia 12 de janeiro, entre as 08h00 e as 17h00.

A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

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7 ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA 26ª EDIÇÃO DO TORNEIO TAÇA CIDADE DE ALCOBAÇA


Daniel Freitas, Afonso Oliveira, Maria Pinto, Sara Santos, Leonor Silva, Francisco Sousa e Bohdan Zaporozhets, foram os atletas da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense que representaram a coletividade na 26ª edição do evento organizado pelo Clube Náutico de Alcobaça em parceria com o Município de Alcobaça e que contou ainda com o apoio da Associação de Natação de Leiria.
A edição de 2024 contou com a participação de 213 atletas em representação de 18 clubes.

Em termos coletivos a coletividade de Cantanhede obteve o 12º lugar, o CNAC conquistou o 3º lugar, o Sport Lisboa e Benfica o 2º lugar e o Desportivo Náutico Marinha Grande o 1º lugar.

NADADORES CADETES DA COLUMBÓFILA PRESENTES NA 25ª EDIÇÃO DO TORNEIO UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCOBAÇA E VESTIARIA


Diogo Corte-real, Ana Cruz, Afonso Fonseca, Maria Mar, Inês Oliveira, Zoryana Palamar, Mateo Santos, Tomas Torres, foram os atletas da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que representaram a coletividade na 25ª edição do evento organizado pelo Clube Náutico de Alcobaça em parceria com o Município de Alcobaça e que contou ainda com o apoio da Associação de Natação de Leiria.
A edição de 2024 contou com a participação de 104 atletas em representação de 9 clubes.

Numa manhã divertida os jovens “Pombinhos” alcançaram a 3ª posição em termos coletivos, atrás do Desportivo Náutico da Marinha Grande e do clube organizador que viria a conquistar a 1ª posição.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE DA COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA 10ª EDIÇÃO DOS TRILHOS DE S. TOMÉ


Numa organização da equipa do Grupo Desportivo Ferreirense, em parceria com o Município da Figueira da Foz e com a Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, teve lugar no passado dia 7 de janeiro a 10ª edição do Trilhos de São Tomé em Ferreira-a-Nova com 2 distâncias competitivas de 25km, 12km e uma caminhada.
Os atletas participantes nas provas de K 25 e K 12, percorreram as respectivas distâncias nos trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões com desnível acumulado positivo, tendo partida nas instalações da empresa Helenos, S.A. e meta em frente à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

Participaram nesta prova de 25km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2023/2024 na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo no sector feminino a atleta Otília Costa, alcançado a 11ª posição na classificação feminina e o 3º lugar no escalão F45.

No sector masculino o atleta Luís Couto, alcançou o 6º lugar na classificação geral masculino e 2º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 14º masculino, 5º M45, Nuno Almeida, 42º masculino, 11º M45 e José Mendes, 65º masculino, 14º M35.

Colectivamente no final da competição a equipa masculina alcançou o 4° lugar na classificação geral, entre as equipas que terminaram a prova.

Destaque para os pódios dos atletas Luis Couto e Otília Costa.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Barcelos | Primeiro-Ministro inaugura primeira Residência de Estudantes do IPCA


O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai inaugurar a sua primeira Residência de Estudantes, no próximo dia 10 de janeiro, pelas 15 horas, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, em Barcelos, a 200 metros do Campus, esta infraestrutura permitirá disponibilizar alojamento estudantil à comunidade académica do IPCA em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.

A Residência In Barcelos permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha desta instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior.

A aquisição desta infraestrutura foi possível graças ao financiamento de verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido atribuído o valor de cerca de 2.024.610,00 milhões de euros. A verba destinou-se à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes. O edifício garante agora capacidade para 62 camas, destinadas a estudantes carenciados.

Esta é, assim, a primeira Residência de Estudantes do IPCA, estando prevista para 2025 a abertura de uma segunda residência, integrada no complexo B-CRIC, já em construção no Campus do IPCA, que terá capacidade para mais 133 camas.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Proença-a-Nova | Cessão de exploração do Edifício do Largo Pedro da Fonseca em hasta pública

 
Até ao próximo dia 22 de janeiro está aberta a Cessão de Exploração do Bar-Restaurante, localizado no Largo Dr.º Pedro da Fonseca n.º 3, em Proença-a-Nova. O valor base da prestação mensal para o arrendamento do edifício objeto deste procedimento é de € 300,00 (trezentos euros), não sendo admitidas propostas de valor igual ou inferior ao da base.
O objeto deste procedimento abrange a totalidade do edifício composto por rés-do-chão, 1.º andar e 2.º andar com esplanada descoberta: rés-do-chão, destinado a restaurante, que se encontra equipado; 1.º andar, destinado a bar, a ser equipado pelo cessionário; e 2.º andar destinado a reuniões, a ser equipado pelo cessionário.
As propostas podem ser entregues pessoalmente até às 17:00 horas do dia 22 de janeiro de 2024 na Unidade Jurídica, no Edifício Paços do Concelho, contra recibo, ou remetidas pelo correio, sob registo com aviso de receção, para Av. do Colégio, 6150-401 Proença-a-Nova. O ato público acontecerá a 23 de janeiro, pelas 09h30, na sala de sessões da Câmara Municipal, sita no edifício dos Paços do Concelho, e decorrerá perante a Comissão designada para o efeito.
Todos os elementos relativos ao procedimento estão disponíveis no site do Município ou na Câmara Municipal, podendo ser examinado, nos dias úteis durante as horas de expediente (das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00), na Unidade Jurídica, até à data e hora limite da entrega das propostas.
Qualquer esclarecimento deve ser solicitado pelos interessados até às 12h30 do dia 17 de janeiro de 2024, sendo prestados até às 17h00 do dia 18 de janeiro de 2024.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Opinião - O fim da picada

 Esta campanha eleitoral que se avizinha é o "fim da picada" para o governo que é composto por aqueles protagonistas socialistas que daqui a três meses estarão transformados em diferentes pessoas e em melhores governantes.
Sempre ouvi dizer que as pessoas não mudam completamente de um momento para o outro e no caso do PS temos governantes que tentam fazer um "golpe de rins" passando a mensagem exercer a fude ministro é como exercer um cargo equivalente a um "soldado raso" de um exército onde o primeiro-ministro de saída é ou foi um poderoso General e que os seus ministros se resumiram a cumprir ordens.

Apesar do episódio de desobediência de Pedro Nuno Santo, a propósito da localização do aeroporto, ajudar a este género de retórica de desresponsabilização dos ministros PS, a verdade é que ser ministro não é um cargo meramente executor da vontade do primeiro-ministro. Quem conhece bem o funcionamento da função pública, sabe bem do que falo e do poder imenso que tem um ministro na orgânica do Estado.

O maior cúmplice, e diria até mesmo, o pioneiro desta argumentação do "ministro meramente executor" é João Costa, ministro da educação, que foi logo o primeiro a ver no horizonte a possibilidade de continuidade no cargo de ministro através do seu apoio partidário a Pedro Nuno Santos.

O fantástico "golpe de rins" de alguém que diz que de futuro fará tudo ao contrário do que fez no passado somente devido à mudança de primeiro-ministro, ganhou de forma inconsciente ou consciente dentro do PS adeptos e moldou a retórica de todos os protagonistas. 

O revés desta argumentação é que o povo se apercebe que no caso do PS ganhar as eleições, irão voltar ao poder todos os protagonistas políticos que gravitaram à volta de Costa...só que desta vez em redor de um líder sem a experiência governativa de António Costa.

Perante este cenário digo como se dizia antigamente que a política em Portugal nos próximos tempos será "o fim da picada" se os portugueses caírem na máquina de propaganda que faz as pessoas tornarem-se noutras em apenas três meses.

*Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 

PROGRAMA FORMAÇÃO + PRÓXIMA EM SILVES | 2ª FASE

 O Município de Silves em parceria com o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP), irá iniciar entre janeiro e abril de 2024 a segunda fase do programa Formação + Próxima. Centrado e adaptado às necessidades do concelho, este programa dirige-se a empresas e entidades, direta ou indiretamente associadas ao setor do Turismo, assim como ao público em geral e tem como intuito reforçar competências e qualificações.
O plano de formação inicia-se, já em janeiro, com as formações “Redes Sociais: ferramenta na promoção do negócio”, de 22 a 25 de janeiro entre as 10h00 e as 13h00 e “Língua Francesa: atendimento ao cliente” (nível básico), de 29 de janeiro a 06 de fevereiro entre as 18h30 e as 21h30 e nos dias 07 e 08 de fevereiro entre as 18h30 às 20h30.
 
Em fevereiro terão, ainda, lugar as ações de formação: “Atendimento de Excelência”, nos dias 22 e 23 entre as 09h00 e as 13h00; e “Obrigações e Benefícios Fiscais: rendimentos empresariais e profissionais”, nos dias 28 e 29, entre as 10h00 e as 13h00.
 
Em março irão decorrer as formações “Língua Francesa: atendimento ao cliente” (nível intermédio) de 04 a 08, entre as 18h30 e as 21h30; “Gestão de alojamento local”, de 11 a 13 de março, entre as 9h00 e as 13h00 e no dia 14 de março entre as 09h00 e as 12h00; “Liderar para vencer”, de 18 a 20 de março, entre as 18h00 e as 21h00; e “Introdução à inteligência artificial: ferramentas e boas práticas” nos dias 25 e 26, entre as 10h00 e as 13h00.
 
A segunda fase do Programa Formação + Próxima irá encerrar, em abril, com a ação “Gestão de Tempo: ferramentas e boas práticas” entre as 18h00 e as 21h00 no dia 02 e das 18h00 às 20h30, nos dias 03 e 04.
 
Todas as ações de formação terão lugar no Auditório da Fissul.
 
Os interessados em participar nas ações de formação devem registar-se na Academia Digital do Turismo de Portugal em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ e posteriormente efetuar a sua inscrição na formação pretendida. As inscrições são obrigatórias e as vagas limitadas.
 
» Redes Sociais: ferramenta na promoção do negócio http://tinyurl.com/2p9efycc
»Língua Francesa: atendimento ao cliente (nível básico) http://tinyurl.com/mr42zsht
» Atendimento de Excelência http://tinyurl.com/bdf95h38
» Obrigações e Benefícios Fiscais: rendimentos empresariais e profissionais http://tinyurl.com/3ruxhycc
» Língua Francesa: atendimento ao cliente (nível intermédio) http://tinyurl.com/ys373uau
» Gestão de alojamento local http://tinyurl.com/y2cs3uh4
» Liderar para vencer http://tinyurl.com/ykmxxjcz
» Introdução à inteligência artificial: ferramentas e boas práticas http://tinyurl.com/4hs7b79z
» Gestão de Tempo: ferramentas e boas práticas http://tinyurl.com/yc5cepfm
 
Gratuitas e certificadas, através da plataforma SIGO, pode encontrar nestas ações de formação um conhecimento valioso.
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Testes do novo Ferryboat Elétrico obrigam à supressão de carreiras esta terça e quarta-feira

 Testes do novo Ferryboat Elétrico obrigam à supressão de carreiras esta terça e quarta-feira
AveiroBus compensa supressões na tarde de quarta-feira
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que devido à necessidade de realização de testes de operação e carregamento conjugado, do novo Ferryboat Elétrico “Salicórnia” nos cais de atracação de São Jacinto e do Forte da Barra, serão suprimidas as seguintes carreiras, durante tarde desta terça e quarta-feira, 09 e 10 de janeiro, respetivamente:
Terça-feira, 09 de janeiro:

>  16h20 – São Jacinto – Forte da Barra
>  16h50 – Forte da Barra – São Jacinto
>  17h15 – São Jacinto – Forte da Barra
>  17h35 – Forte da Barra – São Jacinto

Quarta-feira, 10 de janeiro:

>  12h45 – Forte da Barra – São Jacinto
>  14h15 – São Jacinto – Forte da Barra
>  14h35 – Forte da Barra – São Jacinto
>  16h20 – São Jacinto – Forte da Barra
>  16:50 – Forte da Barra – São Jacinto
>  17h15 – São Jacinto – Forte da Barra

Para diminuir os constrangimentos derivados desta operação, a AveiroBus em cooperação com a CMA vai disponibilizar amanhã, dia 10 de janeiro, os seguintes autocarros de ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra:
Quarta-feira, 10 de janeiro (autocarros de ligação direta a São Jacinto):

>  12h45 – Forte da Barra – São Jacinto
>  14h15 – São Jacinto – Forte da Barra
>  16h20 – São Jacinto – Forte da Barra

A CMA agradece a todos os utilizadores do serviço de Ferryboat a melhor compreensão e colaboração possível, numa altura em que se ultimam os testes para entrar em funcionamento o novo Ferryboat 100% Elétrico, “Salicórnia”:

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Águeda é Natal é fenómeno de sucesso

 Evento atraiu milhares de pessoas, de vários pontos do país e do estrangeiro, que elogiaram iluminações, decorações natalícias e dinâmica da cidade
Águeda despede-se do Natal com balanço “muito positivo” de um evento “marcante” e que cativou a atenção – mediática e não só – de milhares de pessoas, que encheram as ruas. Um “verdadeiro fenómeno”, como foi apelidado durante este período por jornalistas e visitantes.
Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, foi notório o impacto que esta iniciativa teve pelo movimento nas ruas e na atividade comercial. “Este evento, tal como o AgiÁgueda no verão, a que associamos ainda a Campanha Compre em Águeda, tem como grande propósito dinamizar o nosso comércio, ao mesmo tempo que promovemos o concelho, objetivos que foram conseguidos e superados”, disse, aproveitando para agradecer a todos os que contribuíram para que este evento se torne cada vez uma maior referência regional, nacional e internacional.
Águeda é, defende, “um concelho que promove e guarda milhares de sorrisos”, visíveis nas crianças e adultos, de todo o país e de outras latitudes, nomeadamente Espanha, que levam “memórias felizes” dos dias vividos em Águeda. Recordações amplamente partilhadas entre amigos e nas redes sociais, com o Maior Pai Natal do Mundo e as ruas com os guarda-chuvas cintilantes entre as imagens mais instagramáveis do momento.
Os dois “maiores” ícones desta época em Águeda, o Menor e Maior Pai Natal do Mundo, cativam o interesse dos visitantes que acentuavam um “ahhhh” pelo acender das luzes. Um entusiasmo replicado todos os dias, que se associou um programa diversificado de atividades, que englobou as áreas cultural, desportiva e lúdica.
Este ano, o maior Pai Natal, com os seus 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s, teve a “companhia” de uma banda de Natal, com renas e algumas decorações alusivas à época, entre as quais uma árvore com 8 metros de altura, decorada por um grupo informal de crocheteiras de Águeda.
“Cidade maravilhosa e acolhedora”; “encantador”; “lindo demais”. Foram alguns dos comentários que os internautas fizeram sobre o “Águeda é Natal”. Para um dos visitantes, Águeda apresentou uma “excelente dinamização. Todas as ruas enfeitadas e o espírito natalício em cada esquina”.
As várias ruas da cidade iluminadas e decoradas com os famosos guarda-chuvas, o encanto natalício no Parque Municipal de Alta Vila, o Mercadinho de Natal, as várias atividades que decorreram no Centro de Artes de Águeda ou na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, sem esquecer o desporto, com a caminhada de Natal, e o comboio histórico do Vouga foram muitas outras atividades que marcaram o calendário deste evento.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou alguns indicadores que confirmam o “enorme sucesso” do evento, mensurável pelo fluxo de milhares de pessoas nas ruas, “bem notório e visível por todos”, e pelo impacto mediático e económico. “Registámos um aumento de pessoas no Posto de Turismo de Águeda – superior em mais de 35% em novembro face a 2022, a que podemos adicionar o facto de termos registo de que, principalmente ao fim de semana, as caixas multibanco da cidade esgotaram, por diversas vezes, o dinheiro disponível”, declarou, sublinhando que são referências que permitem “extrapolar um crescimento no fluxo de visitantes muito superior ao do ano passado”.
A magia e encanto atraíram também a atenção de diversos órgãos de comunicação social, tanto locais como nacionais e até internacionais. Entre eles, particular destaque para SIC e RTP, que fizeram diretos para programas informativos e de entretenimento, bem como destacaram o Águeda é Natal em programas temáticos de fim de semana.
Para o Município de Águeda, a aposta em eventos culturais e desportivos, “com o intuito de promover o nosso concelho mostrando o que de melhor se faz ao nível associativo, nas áreas culturais e desportivas e na nossa gastronomia são para continuar”, concluiu Edson Santos.
 
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Nota: Foto Mário Abreu

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, está a acolher um grupo de alunos da Licenciatura de Teatro, da ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha), em residência artística, de 5 a 9 de janeiro.
Esta ação faz parte do acordo de parceria entre a instituição e o Teatro Stephens, com o objetivo de contribuir para a promoção de práticas artísticas qualificadas e da fruição artística e cultural, fomentando, também, ações de capacitação de todos os envolvidos.

Desta parceria, fazem parte a apresentação de uma récita do espetáculo criado e apresentado pelos alunos da ESAD.CR, no dia 2 de fevereiro, pelas 21h30, para o público em geral, cuja entrada será gratuita.
Serão ainda desenvolvidas outras iniciativas, como cinco leituras encenadas, dinamizadas por professores da Licenciatura de Teatro; e ações do Festival Ofélia, a realizar em março, desenvolvido por alunos da Licenciatura de Teatro.

Este projeto inscreve-se na programação aprovada em sede da candidatura “Incorporar: práticas artísticas e pensamento contemporâneo”, da Direção Geral das Artes.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro estreia novo canal de Podcast; Parque da Cidade de Aveiro recebe amanhã 1300 alunos para o corta-mato escolar

 I – Câmara de Aveiro estreia novo canal de Podcast
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) estreou, esta segunda-feira, o seu canal oficial de Podcast, com o programa de informação semanal “Aveiro 360”. Este programa estará disponível todas as segundas-feiras, a partir das 6h00 da manhã, nas diversas plataformas de podcast<https://tr.ee/J-OV-MfFXQ>.
A CMA vai estrear, ainda durante este mês de janeiro, um outro programa de podcast, com o título “Aveiro On”. Será um espaço dedicado aos eventos e à cultura em Aveiro, com entrevistas e reportagens que contarão com o contributo de diversas personalidades, artistas e indivíduos de relevo.
Apesar de a edição e a coordenação dos programas estarem a cargo da equipa técnica da Autarquia, a CMA contratou a empresa Observador On Time S.A., pelo valor de 16.505€, para a realização de trabalhos específicos de produção, edição e sonoplastia, por forma a assegurar uma emissão de qualidade.
Para a CMA, a comunicação com os munícipes e concidadãos assume um papel muito importante. Por isso, a Autarquia tem divulgado, de forma regular e transparente, as ações de governação do Município, tendo particularmente em conta as novas formas de interação e de comunicação.
Recordamos que no mês de dezembro, a Câmara de Aveiro tinha já ativado os seus canais de WhatsApp (https://bit.ly/CMAveiro_whatsapp) e de Telegram (https://bit.ly/CMAveiro_telegram).

II – Parque da Cidade de Aveiro recebe amanhã
1300 alunos para o corta-mato escolar

O Parque da Cidade de Aveiro vai receber amanhã, terça-feira, dia 09 de janeiro, a 4.ª edição do Corta-Mato do Município de Aveiro, que contará com a participação de cerca de 1300 alunos, do 5.º ano ao 12.º ano de escolaridade, de todas as Escolas do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Município.
As provas têm o seu início marcado para as 10h00 e o fim previsto para as 13h00.

Para a realização deste importante evento de desporto escolar e de promoção da saúde e da vida ativa, será necessário realizar alguns condicionamentos de trânsito, ao longo da manhã nas imediações do Parque. A Câmara Municipal de Aveiro, apela por isso aos condutores, que evitem esta zona da Cidade entre as 09h30 e as 13h30 desta terça-feira.

Arruamentos com trânsito condicionado:

• Avenida Araújo e Silva;
• Rua das Pombas;
• Rua de Santa Maria da Feira;
•Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro;
• Rua de Oliveira de Azeméis.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Carnaval de Estarreja sensibiliza para o daltonismo/ Ações “A Cor é para Todos” realizam-se esta terça-feira


O Carnaval de Estarreja promove a acessibilidade universal para daltónicos na edição de 2024, assumindo-se como o primeiro Carnaval inclusivo pela cor. O programa do evento inclui sessões de sensibilização sobre o tema que irão decorrer esta terça-feira, dia 9 de janeiro, às 10h10, na Escola Secundária de Estarreja, e às 18h, no Cine-Teatro de Estarreja, numa sessão aberta a todos os interessados.

O Carnaval de Estarreja 2024 é o primeiro em todo o Mundo a fazer o caminho da inclusão através da cor, com a implementação do Código de Identificação de Cores para Daltónicos ColorADD, uma linguagem única, universal e integradora que faz com que a cor chegue a Todos.

A implementação do sistema na organização funcional e espacial do Carnaval de Estarreja, contribuirá para a disseminação de uma linguagem única, universal e inclusiva. O evento maior do território assume-se como pioneiro em fazer chegar à sua população e seus visitantes a sensibilização para um tema de inclusão, alinhado com a estratégia definida no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

O criador do Código ColorADD, o designer português Miguel Neiva, vai dirigir estas sessões, onde o Poder da Cor e o Carnaval de Estarreja 2024 estarão presentes e onde todos os participantes terão um papel ativo.

1 em cada 10 homens é daltónico e mais de 350 Milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem de daltonismo. Muitas questões e descobertas serão feitas nestas sessões de interação, onde se mostrará a todos os participantes de todas as idades o verdadeiro Poder da Cor.

*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo