sábado, 9 de abril de 2022
SOCIEDADE COLUMBÓFILA ACOLHE CRIANÇAS E JOVENS VINDOS DA UCRÂNIA NAS SUAS ACTIVIDADES
ALUNOS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VÃO PARTICIPAR NO “HIP-HOP INTERNACIONAL PORTUGAL”
Município de Arouca e Associação Arouquense dos Ex-Combatentes do Ultramar firmam protocolo
Há duas arenas portuguesas no top 50 das que vendem mais bilhetes em todo o Mundo
Covid-19: Portugal com 61.988 infeções e 145 mortes por Covid entre 29 de março e 4 de abril
Football Leaks: Rui Pinto fala em tribunal no dia 13 de maio
Julgamento do processo retomado após paragem de quase 10 meses
O criador do Football Leaks, Rui Pinto, vai prestar declarações perante o coletivo de juízes que o está a julgar em 13 de maio, afirmou sexta-feira o seu advogado na 46.ª sessão do julgamento, que decorre em Lisboa
Francisco Teixeira da Mota disse à presidente do coletivo de juízes, Margarida Alves, que o arguido quer falar e está agora “a analisar a informação sobre as provas digitais que foi autorizado a consultar”, explicando que “só recentemente” Rui Pinto “começou a trabalhar” no assunto.
O julgamento do processo Football Leaks foi esta sexta-feira retomado, após uma paragem de quase 10 meses, com uma curta sessão, na qual deveriam ser ouvidas as duas últimas testemunhas de defesa, que não foi possível contactar, e ser feita a acareação de dois inspetores da Polícia Judiciária (PJ), adiada para 22 de abril.
SIC Notícias
Trio rouba 13 mil euros a homem que ia fazer depósito em Guimarães
A Polícia Judiciária está a investigar o caso.
Um homem de 32 anos foi agredido e roubado ontem, sexta-feira, por outros três homens quando ia fazer um depósito numa dependência bancária em Pevidém, Guimarães, disse fonte da GNR.
Segundo a fonte, o assalto foi registado pelas 11:40, ascendendo a quantia roubada a cerca de 13 mil euros.
O homem, dono de uma empresa de distribuição de tabaco, terá sido agredido a soco.
Um dos assaltantes teria consigo armas de fogo, pelo que a investigação do caso passou para a Polícia Judiciária.
SIC Notícias
“Que utilidade há no meu sangue?”
Padre David Francisquini*
Todo homem deve lutar constantemente para sobreviver, mas não deve fazê-lo apenas no campo natural, ou seja, para prover às suas necessidades puramente materiais. Os evangelhos no-lo ensinam com as célebres palavras de Cristo: “Considerai os lírios, como crescem; não fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. Se Deus, portanto, veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã se lança ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé! Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso.” (Lc 12-27, 30).
A luta de Jesus Cristo Nosso Senhor se dá no campo puramente espiritual. Sua morte na cruz foi para nos franquear o reino dos céus e, através dos sacramentos da Santa Igreja, nos conceder forças no combate contra os principais inimigos da nossa salvação, que são o demônio, o mundo e a carne.
Portanto, ao contemplarmos a cruz erguida no Monte Calvário, devemos considerá-la como a chave que nos abriu as portas do Céu. Foi por isso que Cristo disse a Pilatos: “O meu reino não é deste mundo, se assim fosse os meus ministros fariam de tudo para eu não ser entregue aos judeus. Pois bem, meu reino não é daqui” (João 18, 36).
Indagou Pilatos: “Então tu és rei? — Sim, Eu sou rei, para isto nasci, para isto vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. E todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz”. Com efeito, Jesus Cristo está na cruz como um rei, por isso havia dito: “Quando for elevado atrairei a mim todas as criaturas. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim o filho do Homem será elevado” (João 18, 37).
É na cruz que Cristo, humilhado, chagado, agonizante, começou a reinar sobre esta Terra, comparável a um grande campo devastado. Foi aqui que Ele edificou a sua Igreja, através da qual perpetuaria os benefícios da sua Redenção.
O saudoso Dr. Plinio Corrêa de Oliveira assim descreveu Nosso Senhor na cruz: “Vossa nudez é um manto real. Vossa coroa de espinhos é um diadema sem preço. Vossas chagas são vossa púrpura. Ó Cristo Rei, como é verdadeiro considerar-vos na cruz como um rei. Mas como é certo que nenhum símbolo exprime a intensidade dessa realeza quanto a realidade histórica de vossa nudez, de vossa miséria, de vossa aparente derrota!”
Por sua vez, Santo Afonso afirma: “Não vejo outro trono a não ser esse lenho de opróbrios; não vejo outra púrpura a não ser vossa carne ensanguentada e dilacerada; não vejo outra coroa além desse feixe de espinhos que tanto vos atormenta. Ah, sim, tudo vos proclama rei não de honra, mas de amor; essa cruz, esse sangue, esses cravos e essa coroa são incontestavelmente insígnias de amor.”
E prossegue: “Assim Jesus na sua cruz não procura tanto a nossa compaixão quanto o nosso afeto. E, se pede compaixão, pede-a unicamente para que ela nos induza a amá-Lo. Ele merece já por sua bondade todo o nosso amor, mas agora procura ser amado ao menos por compaixão.”
Esta última consideração, de caráter metafísico, deve nortear o homem em todos os momentos de sua existência, na qual se digladiam o bem e o mal, a verdade e o erro.
A alma fiel, ainda que em torno dela grassem apenas tragédia e desolação, destaca-se pelo bom ânimo, inspirado na fé e na promessa do glorioso e incontestável triunfo final da Santa Igreja. Esta é uma promessa, uma garantia d’Aquele mesmo que A instituiu e declarou que as portas do inferno não prevalecerão contra Ela. É a inabalável certeza, da qual deve se impregnar a alma católica em todos os dias de sua vida, não importando se aziagos ou felizes.
Estas reflexões têm maior efeito nesta altura do ano litúrgico, quando a Igreja de Cristo se reveste das solenidades da Paixão para recordar o episódio doloroso em que nosso Divino Salvador verteu até a última gota de seu Preciosíssimo Sangue a fim de romper os grilhões da escravidão do demônio, remir os nossos pecados e nos abrir o caminho da salvação.
Meu Jesus, contemplando-Vos, pendente na cruz, com os braços estendidos, com os vossos olhos abarcando a Terra inteira, não podemos ver outra coisa senão um verdadeiro Rei que estende o seu reino sobre este mundo. Desse trono divinal, ensanguentado, coberto de dores e de opróbrios, abri a porta do Céu, redimi o gênero humano e conquistai os corações que Vos contemplam na cruz, manifestando o vosso infinito amor.
Arrancai das trevas densas os corações! Desbaratai a impiedade, a dureza dos corações! Purificai as mentes e a vida transviada de tantas almas! Reinai com o vosso Preciosíssimo Sangue e a vossa Cruz! Se os carrascos repartiram as vossas vestes, lançando sorte sobre a vossa túnica, ó meu Jesus, reparti em nossas almas a vossa divina graça e despojai dos nossos corações todo afeto mundano e pecaminoso.
Reinai no mundo e em nossos corações, ó preciosas chagas de Jesus crucificado, nosso consolo e nossa vida!
ABIM
____________
*Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).
ASSOCIAÇÃO SOL NASCENTE PROMOVE AMANHÃ JORNADA DE REFLORESTAÇÃO NO MONTE DE S. DOMINGOS. Integrado no programa “ Bairros Saudáveis “
A Associação “ Centro Sol Nascente “, com o apoio do Município de Castelo de Paiva, e através do projecto " Ó vizinha anda cá ver isto “, está a convidar a população a participar na iniciativa “ Pejão Verde – Reflorestação no Monte de S. Domingos “.
Integrado no programa nacional “Bairros Saudáveis” e nos 25 anos de actividade do Centro Sol Nascente, esta iniciativa tem início ás 9 horas, e a jornada, além da plantação de muitas espécies autóctones neste local emblemático do concelho de Castelo de Paiva, contempla ás 12 horas uma Missa Campal, celebrada pelo Padre Tiago Santos, seguindo-se um almoço convívio no final da iniciativa, oferecido pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
As inscrições para esta acção, realizada em parceria com a ANEFA e Projecto Pronatura, podem ser feitas através dos contactos 916795538 e 969426699.
Carlos Oliveira
Águeda | Reunião de Câmara de dia 07 de abril de 2022: As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 07 de abril de 2022 foram as seguintes:
- Câmara de Águeda e IHRU unem-se para assegurar alojamento a refugiados ucranianos
A Câmara Municipal de Águeda e o IHRU, I.P. assinou um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório, referente a sete apartamentos localizados em Aguada de Cima, que se encontram desocupados e em condições de habitabilidade. O acordo foi ratificado ontem, em reunião de Câmara.
Tratam-se de habitações que estavam disponibilizadas para arrendamento acessível, com vista a apoiar pessoas com dificuldades económicas, e que não foram atribuídas nos concursos recentemente realizados para o efeito, mas que agora ficam, durante esta fase, disponíveis para dar resposta às necessidades de alojamento dos cidadãos refugiados.
“Estamos atentos e temos desenvolvido todos os esforços, em vários quadrantes de ação, para apoiar os cidadãos ucranianos que vêm para o nosso país, região e concelho em busca de proteção. Uma das necessidades mais prementes é justamente a habitação, pelo que este acordo com o IHRU permite ter uma resposta o mais pronta possível para as dezenas de solicitações que nos têm chegado através do CLAIM”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
No seguimento da crise humanitária provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o concelho de Águeda desde logo manifestou disponibilidade em acolher famílias e o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes já registou o pedido de ajuda por parte de 36 agregados familiares, que correspondem a cerca de 100 pessoas, prevendo-se que este número continue a aumentar.
O Município, em concertação com os diferentes organismos nacionais e com a rede de solidariedade social do concelho, tem procurado encontrar soluções para assegurar as respostas para o devido acolhimento e integração destas pessoas, e tem contado com o apoio de toda a comunidade aguedense que tem demonstrado o seu espírito de cooperação e solidariedade que esta situação tem requerido de todos.
Neste contexto, o IHRU, I.P. disponibilizou à autarquia sete habitações desocupadas, através de um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório (acolhimento de refugiados) e que vão ser agora atribuídas famílias ucranianas que se encontram registadas no CLAIM.
Para mais informações sobre as necessidades atuais para apoio a refugiados da Ucrânia: Apoio à Ucrânia - CM Águeda (cm-agueda.pt).
- Feira de Saberes e Sabores
A Feira de Saberes e Sabores do concelho de Águeda, depois de um interregno de dois anos, vai realizar-se a 7 de maio próximo, no espaço envolvente ao antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) ou no seu interior, dependendo das condições atmosféricas. Com uma organização da Bela Vista – Centro de Educação Integrada, contará com o apoio logístico e financeiro da Câmara de Águeda.
Nesta feira, que tem um cariz solidário, estarão representadas as várias instituições sociais do concelho, sendo esperadas mais de duas dezenas, que, para além de darem a conhecer o seu trabalho, têm neste espaço a oportunidade de angariar fundos para o exercício da sua atividade.
Sempre com uma temática associada, a edição deste ano (12.ª) tem como mote a liberdade. O objetivo da iniciativa passa ainda por promover os artesãos locais, bem como partilhar sabores através de uma mostra gastronómica e estreitar os laços entre as associações, artesãos, parceiros e comunidade em geral.
- Prémios escolares
A Câmara de Águeda aprovou, ontem, em reunião de Câmara, a atribuição de prémios escolares aos alunos/formandos que mais se destacam nos estabelecimentos de ensino de Águeda, nos 9.º e 12.º anos, bem como na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (licenciatura) e no Centro de Formação Profissional.
Este prémio visa enaltecer o mérito, a excelência, a dedicação, o esforço no trabalho e desempenho, proporcionando também o reconhecimento público a estes formandos.
Porto de Mós | Área de Localização Empresarial, obras já arrancaram
Proença-a-Nova | Comunidade Escolar dedica dia à Cidadania com inauguração de novos murais
Alunos do Conservatório de Proença-a-Nova e de Castelo Branco apresentaram Concerto de Páscoa
Castelo de Paiva acolheu hoje Sessão de Dinamização e Sensibilização. A propósito do “Turismo de Natureza “
Realizou-se hoje de manhã, no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, uma Sessão de Dinamização e Sensibilização para a importância do “turismo da natureza” na região do Douro, Tâmega e Sousa, dinamizada pela Associação dos Municípios do Baixo Tâmega, em articulação com a CIM do Tâmega e Sousa e os 11 municípios que integram a comunidade.
Esta foi a última de um ciclo de sessões que se enquadram-se no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE – Turismo para Todos, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com AM Baixo Tâmega, a Ader-Sousa, a Dolmen.pt, a Associação de Municípios do Vale do Sousa - Rota do Românico e a ADRIMAG.
Para a Vereadora do Turismo de Castelo de Paiva, Liliana Vieira, que abriu esta sessão de esclarecimento, é extremamente importante e crucial este tipo de jornadas de divulgação e esclarecimento, até porque importa potenciar actividades e negócios, e que Castelo de Paiva possa dar a conhecer as suas potencialidades, através do turismo sustentável e de natureza, os seus recursos endógenos, insistindo no interesse dos projectos orientados para os Percursos Pedestres e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando ao mesmo tempo, dar a conhecer aos visitantes um conjunto de grandes eventos e certames, bem como actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, destacando em particular a gastronomia e vinhos, e a beleza paisagística do território.
Nesta abordagem, falou-se na capacitação em sustentabilidade no turismo e na estruturação da rede de oferta de natureza, sendo que Ricardo Magalhães, Secretário-Geral da AM do Baixo Tâmega referiu-se ao trabalho já realizado e jornadas de divulgação já realizadas, na perspectiva da dinamização das actividades, da plataforma de marcação de reservas, janelas de oportunidades que devem ser aproveitadas, concretamente ao nível da imagem e promoção do turismo da natureza na vasta região do Tâmega e Sousa.
Este interlocutor destacou ainda, a importância do marketing digital e das ferramentas para trabalhar em rede e ser mais eficaz, recordando o interesse de motivar os 11 municípios do Tâmega e Sousa para este projecto de divulgação turística.
Já Ana Moita, da empresa Biosfera, explicou a importância da sustentabilidade associada ao turismo, evidenciando as características do território para garantir uma boa experiencia e dinâmicas locais, valorizando espaços diferenciados do território e falando dos três aspectos importantes da sustentabilidade (ambiental, económico e social).
Esta especialista abordou também a rede de oferta do turismo da natureza, a necessidade de mobilizar os agentes turísticos e o interesse de uma articulação entre os sectores público e privado neste âmbito, apresentando nos objectivos gerais do programa quatro pontos de interesse a ter em conta: integrar, promover, capacitar e valorizar.
Os participantes tiveram a oportunidade de, num período de interacção, colocar questões e esclarecer dúvidas sobre a actividade turística, nomeadamente no sector dos alojamentos e actividades de animação, bem como a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, entidade que também marcou presença.
Carlos Oliveira
Portalegre | 24 doaram sangue em Sousel
Pink Floyd lançam “Hey, Hey, Rise Up!” para ajudar a Ucrânia
A Ucrânia voltou a reunir os Pink Floyd.
A canção "Hey, Hey, Rise Up!", que inclue a voz do vocalista do grupo rock Boombox, Andriy Khlyvnyuk, foi lançada à meia-noite de quinta-feira, com fins humanitários.
A ideia surgiu depois de o guitarrista, cantor e compositor dos Pink Floyd, David Gilmour, ter sabido que o colega ucraniano, Andriy Khlyvnyuk, tinha desistido de uma digressão nos EUA para se juntar à defesa do seu país.
Depois viu-o cantar uma canção tradicional ucraniana de protesto, à capela, em frente à Catedral de Santa Sofia, em Kiev, e decidiu musicá-la.
É esta a força que fez levantar a mítica banda, pela primeira vez em 28 anos.
O grupo já tinha manifestado, no princípio de março, o repúdio pela guerra, informando ter retirado todas as gravações das plataformas digitais fornecedoras na Rússia e na Bielorrússia.
Todos os lucros gerados pelo tema " Hey, Hey, Rise Up - "Hei, Hei, Levanta-te" - serão entregues à ONG ucraniana "Humanitarian Relief".
O guitarrista e vocalista dos Pink Floyd é acompanhado nesta gravação, além de Mason, membro fundador do grupo em 1965, por outros colaboradores regulares como o baixista Guy Pratt e o teclista, Nitin Sawhney.
O vídeo musical para 'Hey Hey Rise Up' é o trabalho do realizador e argumentista Mat Whitecross, enquanto a arte da capa do single, concebida pelo artista cubano Yosan Leon, apresenta um desenho de um girassol, a flor nacional da Ucrânia.
Pink Floyd's new single, Hey Hey Rise Up - feat Andriy Khlyvnyuk - is out now worldwide.
Download / stream at https://t.co/1pbIrENapV
All proceeds of the song will go to Ukrainian Humanitarian Relief.
Watch the full video with subtitles in Ukrainian and English below. pic.twitter.com/NqO71NAhaO
— Pink Floyd (@pinkfloyd) April 8, 2022
Euronews
Bombardeamento a Kramatorsk faz dezenas de mortos
O ataque à estação de comboios de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, fez pelo menos 50 mortos e mais de uma centena de feridos. A Ucrânia acusou a Rússia, mas os russos negaram qualquer envolvimento no ataque porque, segundo eles, "não tinham missões de fogo planeadas em Kramatorsk" a 8 de abril. "Salientamos que os mísseis tácticos Tochka-U - um míssil transportável que, dependendo da sua classe, pode ter um alcance entre 70 e 185 quilómetros - cujos fragmentos foram encontrados perto da estação ferroviária de Kramatorsk e publicados por testemunhas oculares, são utilizados apenas pelas forças armadas ucranianas", insistiu o ministério da defesa.
Kramatorsk é a principal base militar do exército ucraniano na região. O chefe da administração militar regional de Donetsk, Pavlo Kirilenko, disse que "milhares de pessoas estavam na estação na altura do ataque com mísseis".
Para o presidente ucraniano, o ataque a uma estação de comboios em Kramatorsk é a prova de que a Rússia está a "exterminar" a população civil. "A polícia e a polícia de choque estão no terreno. Os russos desumanos não abandonam os seus métodos. Sem força e coragem para se oporem a nós no campo de batalha, exterminam cinicamente a população civil", acrescentouVolodymir Zelensky.
Há vários dias que as autoridades ucranianas pedem aos cidadãos que vivem no leste do país, especialmente nas regiões do Donbas, para abandonarem o país no meio de indicações de que as tropas russas estão a preparar uma grande ofensiva para as colocar sob o seu total controlo.
Euronews
Imagem: CBN-Globo