terça-feira, 10 de novembro de 2020

IPDJ disponibiliza canal digital de atendimento por marcação

O IPDJ tem acompanhado a evolução da pandemia, assumindo as orientações das autoridades de saúde, as medidas legislativas adotadas e as determinações da tutela. Assim, assume a sua responsabilidade cívica e institucional de promover todas as medidas para conter a evolução pandémica, mantendo a sua atividade enquanto serviço público, no cumprimento da sua missão perante os/as seus/suas utentes. 

O canal de atendimento remoto possibilita o atendimento não presencial evitando aos/às utentes a deslocação aos serviços do IPDJ. 

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nos serviços do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em www.ipdj.gov.pt

Barcelos | IPCAliza-te'20 decorreu em formato online durante dois dias

Vídeos do evento alcançaram mais de 11.000 visualizações em dois dias 
A Associação Académica do IPCA realizou mais uma edição do "IPCAliza-te‘20", nos dias 5 e 6 de novembro. Face à situação atual em que o país se encontra, provenientes da COVID-19, o programa de integração ao caloiro este ano realizou-se em formato online. 

O programa repleto de workshops, torneios de jogos e música contou com a presença dos Grupos Académicos do IPCA e com vários artistas convidados sendo os momentos projetados através das redes sociais da AAIPCA, nomeadamente das páginas de facebook, instagram e twitch. 
O evento deu início com a atuação do grupo Gallus Gallus e a habitual serenata ao caloiro tendo atingido números excelentes de visualizações e, na sexta-feira, o direto exclusivo dos artistas convidados, sendo os nomes revelados na própria noite, conquistou 40.000 pessoas e soma mais de 11.000 visualizações. Dos artistas fazem parte nomes habituais das Queimas do Galo. O primeiro artista convidado a subir ao palco foi o cantor de hip-hop Mundo Segundo que achou a experiência “diferente por não existir interação com o público, mas ainda assim bem melhor do que estar em casa a absorver informação negativa”. Seguiram-se os Supa Squad que gostam sempre de voltar a Barcelos e viram nesta iniciativa da AAIPCA uma “boa oportunidade apesar desta situação em que o país se encontra”. A fechar este o IPCAliza-te esteve o Jymmy P, que já esteve a atuar várias vezes em Barcelos onde é sempre “bem recebido, apesar deste contexto ser diferente, mas é sempre uma janela para exercer a nossa profissão e fazer o que gostamos”. Os concertos decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. 
O feedback da comunidade IPCA foi muito positivo e pode até rever-se alguns comentários nos diversos diretos como "excelente noite que nos proporcionaram AAIPCA" ou até mesmo mensagens de união nesta situação em que nos encontramos "Juntos somos mais fortes". 

O presidente da AAIPCA, João Pedro Pereira, considera que "o IPCAliza-te'20, em contexto atual, foi a melhor forma de compensar os novos alunos e de manter a tradição e o espírito académico". Acrescenta ainda que se sente “feliz e realizado por, em conjunto com a equipa AAIPCA, proporcionar momentos marcantes e transmitir uma mensagem de esperança, apostando na cultura e outras áreas fortemente afetadas pela COVID-19". 

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enaltece a iniciativa dos estudantes. “É importante que aconteçam este tipo de iniciativas de integração aos novos estudantes. Sendo um ano atípico, parabenizo a forma como a AAIPCA se tem empenhado em manter viva as tradições da nossa academia. Esta foi, sem dúvida, uma iniciativa de sucesso que esperamos que cedo volte a ser realizada presencialmente”. 

O evento organizado pela AAIPCA, produzido por Paulo Ferrão Produções, decorreu durante dois dias, tendo os vídeos um alcance de visualizações que a organização não estava a prever sendo desejo de todos que o IPCAliza-te volte em formato presencial. 

Ana Teixeira

Ansião | II CONGRESSO BOLOTA DE SICO teve hoje início


A programação desta iniciativa do Município de Ansião, arrancou hoje, 10 de novembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Bolota, e prolongar-se-á até ao próximo domingo, dia 15. 

No período da manhã, decorreu a ação de sensibilização “Semeia uma bolota e faz nascer um Carvalho”, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião. De forma simbólica, o Presidente da Câmara, António José Domingues, e os Vereadores com os Pelouros da Educação e do Ambiente, respetivamente, Paulo Fernandes e Alexandre Moreira, entregaram à Diretora do agrupamento de escolas, em representação das escolas do concelho e destinando-se a todos os membros da comunidade escolar, um conjunto de saquinhos com bolotas, contendo ainda, além de outras informações pertinentes, instruções para a sementeira e a germinação das bolotas. 

Posteriormente, na Mata Municipal, foi plantado um carvalho-cerquinho, num momento que contou com a presença não só de autarcas, como de professores e alunos envolvidos no Programa Eco-Escolas. Também como projeto de educação ambiental, esta iniciativa do município pretende consciencializar a população e sobretudo os jovens para a importância de preservar e recuperar a natureza, fomentando uma atitude cívica de proteção do património natural concelhio.

Este trabalho de sensibilização prosseguiu com a atividade “Vamos plantar um Carvalho na nossa Instituição”, que levou o município a oferecer um carvalho-cerquinho para plantação nos espaços das diversas instituições de solidariedade social do concelho. Desta forma, associou-se a valorização desta espécie autóctone à tradição das vivências da população, através da apanha da lande para uso doméstico e criação de animais. 

O programa do congresso decorrerá, nos próximos dias, através dos canais digitais do município, com a bolota e o carvalho-cerquinho como tema central dos momentos previstos. Encerrará no domingo com a caminhada “À Procura da Bolota”, com partida em Vale Florido, na Freguesia de Alvorge, carecendo a participação de inscrição prévia. 

Acompanhe a iniciativa e obtenha mais informações no portal e na página Facebook do Município de Ansião.

Leiria | Município adjudica obras de remoção de amianto em escolas do concelho


O Executivo da Câmara Municipal aprovou esta terça-feira a adjudicação do plano de empreitadas em oito escolas do concelho com vista à remoção de materiais de construção com amianto na sua composição. 

Num investimento de quase 613.500 euros, vão ser intervencionadas a Escola Básica D. Dinis, a Escola Básica de Santa Catarina da Serra, a Escola Básica Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira), Escola Básica Dr. Correia Mateus, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Maceira), Escola Básica n.º 2 de Marrazes, Escola Básica Rainha Santa Isabel (Carreira) e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. 

A medida surge na sequência de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação celebrado em agosto passado, o qual prevê a assunção dos encargos por parte do Município, ficando este também responsável por elaborar o programa de intervenção nos estabelecimentos. 

Plano esse que será agora definido em conjunto com as várias Direções dos Agrupamento de Escolas, na perspetiva de criação de um calendário que defina a concretização das obras nos períodos de encerramento letivo. 

Este tipo de trabalhos já se encontra em curso no Pavilhão Desportivo Municipal da Maceira, com a substituição da cobertura de amianto por painel sanduíche, numa empreitada que, com um custo de 237 mil euros, inclui ainda a reparação das paredes exteriores e interiores, a pintura integral do edifício, a substituição da caldeira, a instalação de painéis solares térmicos e a reparação do pavimento.

“Estórias de um arquivo judicial” apresentadas em Proença-a-Nova


São 32 as histórias relatadas no livro “A Grande Devassa - Estórias de um arquivo judicial – 1820-1920”, da autoria de José Avelino Gonçalves, juiz presidente do Tribunal da Comarca de Castelo Branco e Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra, que retratam um período conturbado da história de Portugal, com especial enfoque na realidade da Beira Baixa. Natural da Lousã e há 22 anos a morar na região, José Avelino Gonçalves encontrou os processos deste período no sótão do Tribunal da Covilhã. “Os processos judiciais constituem uma fonte fundamental e inesgotável para o conhecimento da história local e regional. Das suas assentadas nascem estas histórias, simples como as personagens que lhes dão vida. Enredos e vivências camilianas com um ligeiro toque queirosiano, estórias da nossa justiça”, adianta José Avelino Gonçalves. 

A exposição que resultou do espólio encontrado foi inaugurada a 7 de novembro no Auditório Municipal, seguindo-se a apresentação do livro cujo grafismo é da autoria de Catarina Alves, do Município de Proença-a-Nova, uma das parcerias destacada pelo autor. A outra foi com a Cooperativa Trevim, que editou o livro. Paulo Peralta, presidente da Cooperativa, apresentou a obra, destacando a importância de se recuperar o património documental das instituições, não apenas dos tribunais, mas também das Câmaras Municipais, Associações ou Juntas de Freguesia. “Estar enfiado num sótão de máscara, quando ela não era obrigatória, no meio daquela poeirada toda e a tratar documentos nem sempre com escrita legível, obviamente que é um trabalho hercúleo mas que nos vai valer de muito porque vai traduzir uma parte da história do nosso país e da nossa região das Beiras. Dá-nos um retrato etnográfico e histórico extremamente importante”, referiu. “Percebendo a nossa história estaremos muito melhor preparados para enfrentar o futuro”. 

Na conversa informal que se seguiu, José Avelino Gonçalves mencionou episódios caricatos de algumas das estórias que mais lhe chamaram a atenção, desde logo a do processo que ilustra a capa do livro sobre Rosa Jacinta de Carvalho, a Viúva Veiga. Devido à morte do marido, teve de ficar à frente da fábrica de lanifícios, numa época em que a mulher não tinha visibilidade social. Por questões relacionadas com emolumentos a pagar, tem de ir a Tribunal e o juiz refere que a empresária, por ser mulher, “não pode entrar no mundo judiciário: é mulher, contra o direito e, portanto, proibido”. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destacou o papel da cultura “como fator de desenvolvimento da sociedade”. Nesse sentido, a autarquia continuará a apoiar iniciativas que contribuam para um maior conhecimento da nossa história coletiva. 

A exposição pode ser visitada até 30 de novembro e o livro adquirido junto da Cooperativa Trevim.

Leiria Natal: Município reduz investimento em iluminação e reforça apoio social e dinamização do comércio


O Município de Leiria vai reduzir este ano o investimento na iluminação natalícia e reforçar o apoio social, num modelo ajustado à nova pandemia Covid-19, em que é efetuada uma forte aposta da dinamização do comércio local. 

O valor do investimento total do Município na animação natalícia sofreu este ano um corte de 300 mil euros, reduzindo para 200 mil euros, muito abaixo dos 510 mil euros investidos em 2019, tendo sido eliminados da programação as atividades que potenciem concentrações de pessoas que possam colocar em risco a saúde pública. 

Na edição de 2020 está previsto um investimento de 120 mil euros na iluminação e decoração de Natal, uma verba inferior à do ano passado, em que foram investidos 183.577 euros na iluminação. 

Além da redução de custos, a iluminação chega este ano a um maior número de ruas na cidade e também à Praia do Pedrógão, numa estratégia que tem como um dos principais objetivos promover o comércio local e por esta via tentar atenuar a crise que atinge este setor, contribuindo para a salvaguarda dos postos de trabalho nesta atividade. 

Este ano, serão contemplados, com iluminação, mais de duas dezenas de ruas, largos, praças e avenidas da cidade e ainda 15 edifícios emblemáticos da cidade. 

Ao nível da programação cultural, que privilegia os espaços municipais e o apoio aos agentes culturais do concelho, com as devidas condições de segurança, e instituições de solidariedade do concelho, serão investidos 70 mil euros, a que acrescem 10 mil euros no som ambiente no centro da cidade. 

Dinamização do comércio e apoio social 
Além da iluminação natalícia, o Município de Leiria vai reforçar a aposta na dinamização económica, em colaboração com a Acilis, com o lançamento da campanha “Leiria Christmas”, com o objetivo de dinamizar o comércio, incentivando a procura e a retoma da economia local, com um investimento de 11.500 euros. 

Está prevista, na plataforma online Leiria Market, a criação de uma loja solidária online, em substituição do tradicional Jardim Solidário, com adesão gratuita de IPSS, para angariação de fundos para estas instituições. 

No âmbito do Mercado de Leiria, será reeditado o programa Terra Alimenta Leiria + Solidário, com o propósito de contribuir para a diminuição do desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuição de alimentos, solicitando aos produtores, vendedores e compradores do Mercado de Leiria a oferta de produtos frescos às IPSS sem apoio de fundos públicos do concelho, com um valor estimado de 10 mil euros. 

No caso das atividade culturais, será lançada uma campanha solidária apelando a que o público ofereça a Instituições de Solidariedade Social do concelho, à entrada dos equipamentos culturais, bens alimentares não perecíveis ou outros, para serem canalizados para quem mais necessita. 

Ainda no âmbito solidário, está ser preparada a distribuição de cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade social, a instituições de apoio social e da área da saúde e proteção civil, numa ação conjunta com as Juntas de freguesia e IPSS, no valor de 30 mil euros.

Biblioteca Municipal de Anadia promove Feira do Livro


A Câmara Municipal de Anadia, através da sua Biblioteca Municipal, vai promover, entre 23 de novembro e 23 de dezembro, a décima primeira edição da Feira do Livro.

Este ano face à pandemia do Covid-19, serão implementadas algumas regras de segurança, no âmbito do plano de contingência em vigor na Biblioteca, respeitando todas as orientações emanadas pela DGS.

Ao longo de cerca de um mês, os leitores têm ao seu dispor, a preços convidativos, centenas de livros das mais prestigiadas e conhecidas editoras nacionais. Graças à participação de distribuidores e de editoras, os frequentadores da biblioteca poderão, ainda, usufruir de promoções especiais em novas publicações e adquirir livros a preço de saldo.

Inserido nesta iniciativa, tem lugar no dia 28 de novembro, pelas 15h00, o lançamento do livro “Lenda do nome Anadia”. Trata-se de uma edição do Município de Anadia composta por narrativa poética, ilustração e música, da autoria de Ana Soares, Pedro d’Oliveira e Hugo Floro, sobre a origem do nome Anadia.

Ana Dias, “vinhateira das melhores”, é a protagonista da história. Reza a lenda que esta mulher, “herdeira de vinhas preciosas”, produzia vinho “de sabor tão especial” que ganhou fama e que era muito procurado: “À beira da Estrada Real, entre a serra e o mar, entre o Vouga e o Mondego, o vinho é o chamariz, é o povo quem o diz!”. O nome Anadia deriva de Ana Dias que, em tempos idos, terá vivido neste concelho. O livro inclui ainda um “QR Code”, que dá acesso à canção “Ana Dias”

Com este certame, o Município volta a proporcionar aos munícipes, a possibilidade de adquirirem e de oferecerem livros durante a época natalícia, contribuindo, desta forma, para a promoção do livro e da leitura no concelho.

A Feira Municipal do Livro de Anadia poderá ser visitada, nas instalações da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

GNR de Aveiro apreendeu e doou 391 kgs de atum-rabilho


O Controlo Costeiro da GNR de Aveiro, no dia 9 de novembro apreendeu 391 quilos de atum-rabilho pela interdição à sua captura, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro da Gafanha da Nazaré.

Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares fiscalizaram um veículo tendo verificado que transportava 77 quilos de atum-rabilho. No seguimento das diligências policiais, foi localizada a embarcação de pesca responsável, tendo ainda no seu interior 313 quilos de atum-rabilho.

Foram identificados o condutor do veículo e o mestre da embarcação e elaborado o auto de contraordenação pelo facto de estar interdito o transporte e a captura desta espécie, uma infração punível com uma coima até 37.500 euros.

O pescado apreendido, após ter sido sujeito a um controlo higiossanitário, foi considerado próprio para consumo e doado a uma instituição de solidariedade social.

Imagem: Notícias de Aveiro

PS Cantanhede lança campanha de sensibilização social por causa do Covid19


Está, desde há uma semana, disponível na conta do Facebook da concelhia do PS de Cantanhede (em: https://www.facebook.com/concelhiapscantanhede) a campanha de sensibilização social - não vás, fica em casa (em: #nãovásficaemcasa).

Com esta ação, a concelhia do PS pretende alertar os munícipes para os cuidados que cada um de nós deve ter e o impacto que as nossas ações podem ter não só nas nossas famílias, como também nas nossas comunidades.

links dos vídeos

México | PrestaShop Propone Cinco Estrategias Para Aumentar Las Ventas En Línea


por Yesica Flores

 PrestaShop, la plataforma de comercio electrónico líder en Europa y América Latina, menciona que cada día son más las personas que utilizan tiendas en línea; y es que el precio y las recompensas que una marca ofrece a los consumidores es lo que se ha convertido en el empujón que un cliente necesita para finalizar la compra. Por ello, la plataforma emite cinco recomendaciones para aumentar las ventas online mediante descuentos y promociones.

Según el Reporte Intención de compra de la Asociación Mexicana de Venta Online (AMVO), 37% de los consumidores consideran que las tiendas en línea ofrecen mejores descuentos u ofertas que en la tienda física. Mientras que, el 30% prefiere las compras online debido a que ofrecen más beneficios (cupones, descuentos en próxima compra, entrega gratis, entre otros).

Al comenzar una estrategia de promociones y descuentos, lo mejor es iniciar con base en el público objetivo de la marca, o en el caso de los productos ya reconocidos por los consumidores, es mejor basar la estrategia en aquellos compradores recurrentes, estos son clientes que realizan compras repetidas y no son solo fieles seguidores de la marca, sino que también generan ingresos constantes.

Ante este contexto, PrestaShop destaca las principales estrategias de descuentos y promociones para acelerar las ventas en los ecommerce: 

  • Descuentos basados ​​en porcentajes. Implementar descuentos sin descuidar los márgenes de la empresa, las promociones sujetas a una condición son una buena opción. Por ejemplo: “En la compra de 3 artículos, recibe el 10% de descuento”. 
  • Envío gratuito. Los consumidores cada día agradecen más la entrega gratuita, sin embargo, esta oferta no tiene que ser una pérdida para el negocio. Comparar los precios con la competencia es una gran estrategia para valorar la incorporación del costo de envío en el precio de los productos que lo permitan.
  • Incentivos por volumen de compra. Los descuentos generalmente exigen que los compradores realicen una acción específica antes de que tengan acceso al descuento, cuando se trata de un producto con bajo costo, el ofrecerle al cliente un descuento u obsequio a partir de cierto precio o volumen de productos, podría ser determinante para concluir su compra.
  • Descuento por compras recurrentes. Las empresas que utilizan acciones de fidelización de clientes, aseguran un ingreso fijo durante un mayor periodo de tiempo. Esto se convierte en un valor para la compañía, que además refuerza la confianza y prestigio de la misma. Premiar con descuentos a los clientes frecuentes podría incentivar aún más la preferencia del cliente hacia la marca.
  • Descuentos por tiempo limitado. Vender artículos con descuentos es una forma de aumentar el volumen de ventas y atraer clientes que nunca antes habían probado los productos, si se adapta a las temporadas claves de la marca traerá grandes beneficios. Actualmente, ya existen días establecidos en cada región donde se busca incentivar a los usuarios para realizar compras online, como, por ejemplo: El Buen Fin, Black Friday, entre otros.

Cuando se trata de ejecutar descuentos y promociones, la transparencia es vital. Esto debe incluir los términos y condiciones del descuento desde el comienzo para ganar la confianza del usuario y, además, mejorar la experiencia de compra.

“En la actualidad vivimos en un mundo globalizado y de constantes cambios, las empresas deben contar con la capacidad de adaptarse a los cambios tecnológicos, económicos y sociales para asegurar la rentabilidad de su negocio a largo plazo. Toda estrategia se debe monitorear, ajustar y modificar a medida que cambia el mercado”, señaló Mathias Pontier, Country Developper para México de PrestaShop.

La combinación de estrategias junto a las características de cada eCommerce ofrece opciones inmensas. En este punto, es indispensable evaluar y medir los resultados de cada estrategia e implementar mejoras que generen mayor rentabilidad en los negocios. Para ello, existen algunas herramientas como PrestaShop Metrics, que permiten controlar y gestionar los datos de una manera intuitiva, sencilla y eficiente.

Leiria | “No Centro da Curva” e “Vast/o” encerram ano expositivo no BAG - Banco das Artes Galeria


As exposições “No Centro da Curva”, de Maria Sassetti, e “Vast/o”, de Carolina Martins, João Carola e Natalie Woolf, vão estar patentes ao público, a partir de 14 de novembro, no BAG – Banco das Artes Galeria, no âmbito da programação de final de ano daquele espaço museológico de Leiria. 

“No Centro da Curva” fica exposta no #projectroom do BAG. 

“Ao falar de Linha está implícito o movimento, pelo arrastamento de um ponto no espaço, mas também o corpo que acompanha ou proporciona esse movimento. A Linha, aqui, prolonga-se, circunda, é rica e variada, desenha muros, labirintos, estabelece limites, guarda precipícios e é picotada. Desvelada pela luz”, refere a sua autora, Maria Sassetti. 

“Vast/o” é um projeto colaborativo de Carolina Martins, João Carola e Natalie Woolf, que atravessa áreas como a BD, a Animação e a Medicina Gráfica e estará patente na #caixaforte do BAG. 

O título desta exposição/instalação surge do confronto entre a sonoridade da palavra portuguesa “vasto” e da equivalente em inglês, “vast”. Visualmente, este confronto concretiza-se através do fechado “O” com que termina a palavra portuguesa, tornando claustrofóbico o que deveria ser amplo e reflectindo, assim, ansiedades aparentemente opostas, como a agorafobia e a claustrofobia. 

A instalação foi concebida através de experiências pessoais, espaciais e paradoxais relacionadas com estas fobias e, para as reflectir, contribuiu a combinação de espaços de naturezas diversas (e, por vezes, adversas), como os arquitectónicos, os da BD, os da animação, os da palavra, bem como os da própria narrativa. 

Os espaços que inspiraram VAST/O são os que repelem a presença do sujeito como se fossem entidades para as quais o corpo humano é percepcionado como algo estrangeiro. Assim, a instalação torna-se uma reflexão sobre sentir-se deslocado do próprio corpo, que se torna, a um só tempo, um sítio móvel e um alienígena imóvel, incapaz de se relacionar com o que o envolve. 

“No Centro da Curva” poderá ser visitada até dia 17 de janeiro de 2021 e “Vast/o” até 24 de janeiro de 2021, cumprindo todas as normas de segurança emitidas pela DGS no âmbito da pandemia por COVID-19. 

Informações em BAG - Banco das Artes Galeria Divisão Cultura, Museus e Turismo através do telefone 244.839619 ou em https://bit.ly/3pbGsJQ

Breve biografia dos artistas 
Maria Sassetti 

Nasceu em Lisboa, em 1986. Estudou Pintura em Lisboa, na Faculdade de Belas-Artes, e em Londres, no Chelsea College of Art and Design. 

Nos últimos anos o seu trabalho criativo tem-se focado nos processos do desenho, desde a criação de texturas, aos atos repetitivos, à multiplicação de gestos e de elementos visuais, até ao desenho geométrico. Dispositivos com luz, instalações e objectos recuperados completam o pensamento gráfico, que é simultaneamente matérico, povoado de memórias e minimalista no uso de cores e forma. 

Carolina Martins 
Doutoranda no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra, está a desenvolver a tese “Leitura aumentada: combinações espaciais em instalações de narrativas gráficas”, para a qual idealizou e produziu VAST/O. O seus interesses de investigação académica e artística baseiam-se na noção de vazio no contexto das ansiedades relacionadas com os espaços. É também produtora cultural e membro da SEKOIA - Artes Performativas. 

João Carola
Ilustrador e autor de BD. Licenciou-se em Design Gráfico na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e estudou depois ilustração e BD no AR.CO, em Lisboa, onde também ensina. Faz parte da Implosão, uma plataforma de ilustração, e publica e expõe frequentemente em nome próprio ou com outros artistas. Colabora ainda com publicações independentes como o Postas de Pescada e A Batalha. 

Natalie Woolf 
Licenciou-se em Belas Artes (Pintura) na Leeds Metropolitan University (Leeds Beckett University) e é doutorada em Design de Produto pela Royal College of Art com a investigação intitulada “Plástico: Uma Metáfora Material”. É professora de Desenho no Departamento de Animação e Design da Universidade Lusófona e curadora do Programa de Desenho para o Design na mesma Universidade. Enquanto artista, tem o seu estúdio no Atelier Concorde, onde desenvolve a sua prática de investigação de desenho e animação experimental.

BE critica que não se saiba quando chegam apoios à economia


A coordenadora do BE, Catarina Martins, apontou hoje incoerência a algumas das novas regras do estado de emergência, considerando estranho que, "sabendo-se a hora do recolher obrigatório, não se saiba quando é que chega o apoio devido" à economia.

No final de uma reunião com a CGTP, em Lisboa, Catarina Martins respondeu aos jornalistas que "não contesta a necessidade de medidas que previnam o aumento do contágio" uma vez que o "SNS está sob muita pressão".

"Mas é também certo que nas regras que são implementadas agora, nem todas têm uma coerência muito óbvia e, portanto, temos algumas dúvidas", assumiu.

Uma grande preocupação manifestada pela líder do BE foi o facto de, sabendo-se "a hora a que começa o recolher obrigatório, não se saiba quando é que chega o apoio àquele trabalhador que ficou sem rendimento por causa das regras de contenção da pandemia".

"Nós pedimos a alguns setores de atividade que suspendam a sua atividade ou que paralisem em parte para preservar a saúde de todos. Assim como o fazemos, temos depois de os apoiar", defendeu.

Em setores como a restauração, o turismo, a cultura ou o desporto, para Catarina Martins, é estranho que, "sabendo-se a hora do recolher obrigatório, não se saiba quando é que chega o apoio que é devido àquelas pessoas a quem se pediu para travarem a sua atividade em nome da saúde de todos".

"A solidariedade tem de funcionar nas duas direções e se lhes é pedido sacrifício da sua atividade para preservar a saúde pública, é também preciso garantir-lhes os apoios necessários porque a paralisação da atividade tem custos enormíssimos", apelou.

Lusa

Fórmula 1 com 23 corridas calendário e Arábia Saudita em estreia


O campeonato do mundo de Fórmula 1 de 2021 vai contar com 23 corridas, um número recorde, incluindo a estreia da Arábia Saudita, anunciou hoje a organização.

A temporada do 'Grande Circo', que este ano contou com uma prova em Portugal, devido às alterações do calendário motivadas pela pandemia de covid-19, arranca em 21 de março, em Melbourne, na Austrália, e termina em 05 de dezembro, em Abu Dhabi.

De acordo com o calendário provisório, o Brasil mantém uma etapa, no circuito de Interlagos, em São Paulo, em detrimento do de Deodoro, no Rio de Janeiro, ao contrário do Vietname, cujo Grande Prémio foi colocado em dúvida depois da detenção por corrupção do antigo presidente da câmara de Hanoi.

Bahrain, China, Espanha, Mónaco, Azerbaijão, Canadá, França, Áustria, Reino Unido, Hungria, Bélgica, Países Baixos, Itália, Rússia, Singapura, Japão, Estados Unidos e México são os outros países que vão acolher provas do principal Mundial de automobilismo de velocidade, cuja calendarização deixou em aberto o local da realização da quarta etapa, marcada para 25 de abril.

Depois de uma época em que as 22 corridas previstas -- o atual recorde é de 21 provas -- foram reduzidas a 17, na Europa, na Rússia e no Golfo Pérsico, levando à passagem pelo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, em 25 de outubro, a Fórmula 1 procura retomar a programação pré-pandemia.

"Os nossos anfitriões estão confiantes na retoma das corridas em total segurança, convencidos de que os procedimentos implementados oferecem um certo regresso à normalidade", lê-se no comunicado da Fórmula 1, admitindo, também, a previsão do regresso dos espetadores aos circuitos.

Entre os destaques do calendário para 2021 estão, além da estreia da Arábia Saudita, o 33.º país a acolher a Fórmula 1, na 21.ª e penúltima etapa, em 28 de novembro, a ausência do Vietname, cuja prova ocupava a vaga de 25 de abril, e o regresso dos Países Baixos, em 05 de setembro, depois de uma ausência desde 1985.

Este calendário vai ser submetido a aprovação pelo conselho mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), cuja próxima reunião está marcada para 16 de dezembro.

Data Grande Prémio Cidade

Data      Grande Prémio  Cidade         
21 mar         Austrália      Melbourne (Aus)
28 mar         Bahrain        Sakhir (Bah)
11 abr         China          Xangai (Chn)
25 abr         A designar     A definir
09 mai         Espanha        Barcelona (Esp)
23 mai         Mónaco         Monte Carlo (Mon)
06 jun         Azerbaijão     Baku (Azb)
13 jun         Canadá         Montreal (Can)
27 jun         França         Le Castellet (Fra)
04 jul         Áustria        Spielberg (Aut)
01 ago         Hungria        Budapeste (Hun)
29 ago         Bélgica        Spa-Francorchamps (Bel)
05 set         Países Baixos  Zandvoort (Hol)
12 set         Itália         Monza (Ita)
26 set         Rússia         Sochi (Rus)
03 out         Singapura      Singapura (Sin)
10 out         Japão          Suzuka (Jap)
24 out         Estados Unidos Austin (EUA)
31 out         México         Cidade do México (Mex)
14 nov         Brasil         São Paulo (Bra)
28 nov         Arábia Saudita Jeddah (Ars)
05 dez         Abu Dhabi Abu  Dhabi (EAU)

Em Beirute, imagens intactas de Nossa Senhora das Graças

 

O estouro de 2.700 toneladas de nitrato de amônio no porto de Beirute teve a força de uma pequena bomba atômica. Causou terríveis destruições, mas diversas imagens de Nossa Senhora permaneceram incólumes.

Destacou-se uma da Medalha Milagrosa, colocada num nicho sem proteção no primeiro andar de uma residência, projetando-se sobre a rua.

Outro fato milagroso ocorreu numa igreja do bairro de Ashrafieh, cuja principal imagem, de Nossa Senhora das Graças, se iluminou de modo intenso e assustador durante a missa. O reboco caiu sobre ela, e quando tudo parecia um desastre, a imagem voltou a ser iluminada sem ser danificada. Muito admirados, os fiéis clamavam: “Ó Mãe, salvai o Líbano!”

ABIM

AVEIRO VOLTA A SER DISTINGUIDO COMO MELHOR MUNICÍPIO DO PAÍS PELA MARKTEST

Demografia, Economia e Qualidade de Vida são os critérios de avaliação 

O Município de Aveiro foi distinguido pelo segundo ano consecutivo como o melhor Município do País para a Marktest, no seu estudo anual sobre “os principais pontos fortes e fracos de cada concelho”.

A Câmara Municipal de Aveiro congratula-se com esta distinção, realçando o que ela representa de reconhecimento pelo trabalho de todo o tecido Empresarial, das Associações nas diversas áreas, das Entidades Públicas e Privadas e em especial dos Cidadãos Aveirenses, pelo excelente resultado, a que todos muito agradecemos o contributo.

Aveiro recebeu uma avaliação de 14.1, numa escala de 1 a 20 valores, o que lhe permitiu manter a posição melhor Município do País, mesmo considerando o difícil período que vivemos de Combate à Covid-19.

O “Rating concelhio” criado pela Marktest para cada um dos 308 Município do País tem 3 componentes, criadas a partir de 39 indicadores, relacionados com o dinamismo demográfico (8 indicadores), o dinamismo económico (16 indicadores) e a qualidade de vida (15 indicadores).

“Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O “Rating concelhio” (total) resulta igualmente da média aritmética das suas 3 componentes”, explica a Marktest no seu site.

A Câmara Municipal de Aveiro tem um contributo importante para essa performance do Nosso Município de Aveiro, com a capacitação da sua organização, a elevação da qualidade dos serviços que presta aos Cidadãos, o investimento em múltiplas áreas que temos vindo a concretizar de forma crescente, prosseguindo o seu trabalho e estratégica política assumida para o atual mandato (2017/2021), de Continuar a Mudança por Todo o Município, com o compromisso de continuar a ser um agente indutor das várias áreas de atividade, na vida de cada dia e na estruturação do desenvolvimento futuro, procurando fazer sempre Mais e Melhor pela Nossa Terra.

Águeda | Funcionamento do Mercado Municipal e Feira semanal respeita regras da DGS


Fiscais municipais garantem o cumprimento do estipulado no Plano de Contingência, no que se refere ao Mercado Municipal e Feira Semanal de Águeda.

O Mercado Municipal de Águeda, que foi o único da região que não encerrou ao público no primeiro Estado de Emergência, está a funcionar com todas as regras sustentadas pela Direção-Geral de Saúde. A Câmara de Águeda cedo adotou as medidas necessárias para cumprir todos os pressupostos recomendados pela DGS e alinhados com o Plano de Contingência municipal.
No sábado passado não foi exceção, o que pode ser comprovado pelo relatório da fiscalização municipal, que esteve no local (mercado e feira semanal) desde as 5h15 e durante toda a manhã. Foram colocadas baias com a sinalização Entrada/Saída, nas entrada Sul, Norte e Nascente do mercado, bem como sinais de trânsito para apontar o circuito a fazer (um indicando sentido proibido e outro indicando sentido obrigatório).

Foram também colocadas baias a fechar as entradas pedonais da feira, junto da Avenida 25 de Abril e na entrada Nascente e uma outra trancada com uma corrente na entrada poente da feira. Foram colocados os suportes com os avisos das normas a ter em conta devido à SARS-Cov-2 e os dispensadores de álcool gel.

Já no mercado, para além dos dispensadores de pé de álcool gel nas entradas poente e sul, os fiscais municipais, utilizando borrifadores, asseguraram que todos quantos acediam ao interior do mercado pudessem receber álcool gel diretamente nas mãos. Foi ainda controlado se as pessoas estavam a utilizar a máscara e se era garantido o distanciamento social dentro do mercado.

Segundo o relatório da fiscalização municipal, o movimento de pessoas para o interior do mercado manteve-se controlado durante toda a manhã, não tendo sido necessário impedir o acesso dos munícipes.

Tendo em conta o pouco movimento de pessoas, cerca das 11h45 foi retirada a sinalização e as baias e, às 12h20, os dispensadores de pé de álcool gel. Não obstante, até às 13 horas a fiscalização continuou a controlar o uso de máscara e o distanciamento social no interior do Mercado Municipal.

Medidas do Novo Estado de Emergência

 

Medidas do Novo Estado de Emergência

Dando sequência ao Estado de Emergência decretado no dia 6 de novembro de 2020 pelo Presidente da República, que entra em vigor às 00h00 do dia 9 de novembro, o Conselho de Ministros determinou:

  • A proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos. Esta medida aplica-se exclusivamente aos 121 concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19 e prevê algumas exceções:
    • Deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, sendo para isso necessária uma declaração*. Essa declaração deve ser:
      • i) emitida pela entidade empregadora ou equiparada,
      • ii) emitida pelo próprio, no caso dos trabalhadores independentes, empresários em nome individual e membros de órgão estatutário, ou
      • iii) um compromisso de honra, no caso de se tratar de trabalhadores do setor agrícola, pecuário e das pescas;
    • Deslocações por motivos de saúde (a estabelecimentos de saúde ou farmácias);
    • Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco;
    • Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;
    • Deslocações para cumprimento de responsabilidades parentais;
    • Deslocações para passeios higiénicos e para passeio dos animais de companhia;
    • Deslocações a mercearias e supermercados ou outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais;
    • Deslocações para urgências veterinárias;
    • Deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa;
    • Deslocações por outros motivos de força maior;
    • Regresso a casa proveniente das deslocações permitidas.

*Dispensam esta declaração os seguintes profissionais:

  • Profissionais de saúde e outros trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social;
  • Os agentes de proteção civil, forças e serviços de segurança, militares, militarizados e pessoal civil das Forças Armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica;
  • Os magistrados, dirigentes dos parceiros sociais e dos partidos políticos representados na Assembleia da República e pessoas portadoras de livre- trânsito emitido nos termos legais;
  • Os ministros de culto, mediante credenciação pelos órgãos competentes da respetiva igreja ou comunidade religiosa;
  • O pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais;

  • A possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos, no acesso a:
    • Locais de trabalho;
    • Estabelecimentos de ensino;
    • Meios de transporte;
    • Espaços comerciais, culturais e desportivos.

No caso da recusa de medição de temperatura corporal ou nos casos em que a temperatura corporal for igual ou superior a 38.º C pode determinar-se o impedimento no acesso aos locais mencionados.

A medição de temperatura corporal não prejudica o direito à proteção individual de dados.

  • A possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a COVID-19 nas seguintes situações:
    • Em estabelecimentos de saúde.
    • Em estruturas residenciais;
    • Em estabelecimentos de ensino;
    • À entrada e à saída de território nacional, por via aérea ou marítima;
    • Em Estabelecimentos Prisionais;
    • Outros locais, por determinação da DGS.

  • A possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa de acordo e mediante justa compensação.

  • A mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreamento (ex: realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa)nomeadamente:
    • Trabalhadores em isolamento profilático;
    • Trabalhadores de grupos de risco;
    • Professores sem componente letiva;
  • Enviado por Anabela Monteiro

México | Qué Nos Espera Para La Temporada Más Importante Del Retail En La Era Del COVID-19?

 


por Yesica Flores

Una encuesta de UKG revela la evolución de las tendencias en el retail para mantener viva la experiencia de los compradores y empleados en medio de la pandemia, ya que el 91% de los minoristas están seguros de que las tiendas abrirán el Black Friday.

 Al examinar el impacto significativo de la pandemia de COVID-19 en la seguridad y las prácticas de contratación de personal en el sector minorista, una encuesta de líderes de retail[1]1 realizada por UKG (Ultimate Kronos Group) revela que las tiendas estadounidenses están abordando la temporada de compras navideñas con optimismo, a pesar de los riesgos que plantea la perpetua falta de personal y la falta de planificación de contingencias que amenazan con perturbar el negocio e intensificar el estrés navideño para los empleados y los compradores.
 
“Los minoristas replantean la estrategia de la temporada navideña: Seguridad en las tiendas, cobertura de personal y tendencias de compra en la era COVID-19“, un estudio a profundidad realizado por UKG, examina las respuestas de la encuesta realizada a 302 minoristas estadounidenses, más de la mitad de los cuales operan más de 100 tiendas físicas (61%) y emplean a más de 5.000 empleados (55%), para revelar lo que hay en la tienda -lo bueno y lo malo- para los gerentes, los asociados y los compradores en esta temporada de fiestas.
 
Hechos

  • ¿Las tiendas permanecerán abiertas? Los minoristas muestran una mezcla de confianza y precaución
    • Casi todos los minoristas de Estados Unidos (91%) tienen confianza – la mitad extremadamente (54%) – de que las tiendas estarán abiertas y en pleno funcionamiento el Black Friday (27 de noviembre), el tradicional comienzo del periodo festivo.
    • Para 4 de cada 5 minoristas (83%), el cierre de una tienda durante la ajetreada temporada navideña debido a COVID-19 no es impensable, y el 53% dice que es un escenario “probable” que cerraría las operaciones de la tienda y le diría a los empleados que se quedaran en casa si su región estuviera experimentando un aumento de los casos de COVID-19.
    • Si las tiendas se ven obligadas a cerrar durante un periodo prolongado en la temporada de festividades, 3 de cada 5 minoristas (59%) tienen un plan de respuesta para preservar los empleos de los asociados.
  • El estrés de las festividades se combina con el COVID-19: Los minoristas priorizan el bienestar de la fuerza laboral
    • Casi 3 de cada 4 minoristas (72%) anticipan que los empleados de las tiendas se sentirán ansiosos o estresados por el COVID-19 mientras están en el trabajo, y la mayoría (81%) piensa que es posible que la preocupación de los empleados por el virus los lleve a renunciar a mitad de temporada.
    • Dos de cada 3 minoristas (67%) informaron de que los empleados de la tienda dieron positivo en la prueba de COVID-19 en 2020, y 3 de cada 4 (76%) esperan de manera realista que algunos asociados den positivo durante la temporada navideña, haciendo hincapié en que los minoristas reconocen y aprecian el riesgo potencial para el personal de primera línea.
    • Casi todos los retailers (95%) creen que tienen la obligación de notificar a los empleados que puedan haber estado en contacto con un compañero de trabajo que dé positivo en el test de COVID-19, y el 86% de los empleados de los Estados Unidos están de acuerdo. Pero mientras que 9 de cada 10 (90%) encuestados creen que es importante que sus tiendas implementen un programa de rastreo de contactos de COVID-19 antes de que comience la temporada navideña, sólo la mitad dice que es muy (28%) o extremadamente (26%) probable que esto se extienda a todas las tiendas a tiempo.
    • Para proteger a las personas en las tiendas, más de la mitad de los minoristas (55%) realizarán exámenes de salud a los empleados antes de cada turno, y más de una cuarta parte (28%) cubrirá el costo de los exámenes para los empleados que experimenten síntomas de COVID-19, independientemente de su cobertura de salud.
    • La flexibilidad de la fuerza laboral es más importante que nunca, según el 80% de los minoristas, que están adoptando medidas críticas para mantener el bienestar de los empleados haciendo ajustes en los horarios para los empleados en situación de riesgo (46%), compensando a los asociados por los horarios de trabajo incluso si se les ordena la cuarentena (39%), y manteniendo el pulso sobre el bienestar de la fuerza laboral a través de las encuestas a los empleados (36%).
  • La seguridad en las tiendas, el éxito y la experiencia de los empleados: Todo depende de los gerentes de ventas de retail.
    • Las exigencias del COVID-19 añaden complejidad al papel del gerente –que ya es la columna vertebral de la tienda– que ha asumido una nueva responsabilidad en la supervisión y aplicación de las normas de seguridad reforzada (72%) y el establecimiento de protocolos de limpieza para su ubicación (66%), y se espera que sean mucho más visibles en el piso durante esta temporada navideña (47%).
    • Tres de cada cuatro minoristas reconocen que las interacciones incómodas o inseguras de los clientes en las tiendas -es decir, si un cliente se niega a cumplir con los requisitos de seguridad- pueden llevar a sus asociados a renunciar, por lo que dos tercios (66%) están capacitando a los gerentes de las tiendas para que intervengan en nombre de los empleados.
  • Evolucionando hacia la nueva normalidad: La contratación, recoger en tienda (Pick Up), las exhaustivas medidas de seguridad, y el aumento de los roles en el personal, mantienen viva la experiencia de la tienda, a pesar de la perpetua falta de personal.
    • El COVID-19 da un gran impulso a la recolección en la tienda en 2020: 4 de cada 5 minoristas (83%) ofrecerán opciones de recolección esta temporada, en comparación con sólo el 44% en 2019 y el 34% en 2018, mientras que casi la mitad dice que todas las tiendas ofrecerán recolección (Pick Up) (48%) y lo llaman “máxima prioridad” para la cobertura de personal (47%).
    • La seguridad en la tienda es tendencia: 4 de cada 5 minoristas requerirán que los empleados (83%) y los clientes (82%) usen tapabocas y aumentarán la frecuencia de limpieza (80%), además de que muchos otros reforzarán el distanciamiento social (73%); proporcionarán EPP (equipo de protección personal) para el personal (67%); utilizarán mascarillas transparentes (60%); monitorearán y limitarán manualmente la ocupación de la tienda (50%).
    • Para ocupar puestos de temporada, incluidos puestos de reciente creación dedicados a ayudar a las tiendas a gestionar y hacer cumplir los protocolos de seguridad, 3 de cada 5 minoristas (59%) están buscando nuevos talentos que se adapten mejor, mientras que la mitad (51%) busca volver a recontratar a antiguos colaboradores para esta temporada en función de su familiaridad existente con el trabajo. Además, 2 de cada 5 (41%) apuntan a llamar a los empleados de la tienda que fueron suspendidos debido a cierres anteriores de COVID-19.
    • 4 de cada 5 minoristas (81%) se preparan para una reducción de personal durante la época de vacaciones debido a empleados en cuarentena, además de que el 86% indica que sus tiendas ya han experimentado una falta de personal relacionada con COVID-19, más de 1 de cada 4 (28%) están preparados para ofrecer a los asociados una compensación adicional u otras recompensas para que lleguen al trabajo si las preocupaciones relacionadas con el COVID-19 se vuelven frecuentes.

Anadia apoia Dadores de Sangue e Escuteiros


A Câmara Municipal de Anadia aprovou a atribuição de apoios financeiros aos quatro agrupamentos de escuteiros do concelho (Anadia, Sangalhos, Avelãs de Cima e São Lourenço do Bairro) e às duas associações de dadores de sangue (Mogofores e Sangalhos), no valor global de 8.000,00€. A deliberação foi tomada na última reunião de executivo, no passado dia 4 de novembro.

Os Agrupamentos de Escuteiros vão ser contemplados com uma verba de 1.500,00€ cada e as Associação de Dadores de Sangue com 1.000,00€ cada para apoiar a sua atividade regular.

O Município reconhece o trabalho desenvolvido por estas associações e entende que deve continuar a apoiar, dado que se dedicam à promoção e à divulgação da dádiva benévola de sangue, e à prática da educação integral de jovens, baseada no voluntariado, seguindo os princípios orientadores do seu fundador, Robert Banden-Powell, e que têm tentado manter a sua atividade, ainda que com os constrangimentos decorrentes do atual contexto de pandemia.