quinta-feira, 10 de outubro de 2024

A 15 de outubro de 2024, às 17h30, na Universidade Católica no Porto. Podcast “Bloco Central” do Jornal Expresso ao vivo na Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto


Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira irão analisar os temas mais relevantes da semana e antecipar implicações para o futuro

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica será palco de uma edição especial ao vivo do Bloco Central, o podcast de análise política do Jornal Expresso. A sessão, que se realiza no âmbito do programa ADN do Jurista, que promove o desenvolvimento de estudantes de Direito enquanto cidadãos críticos, conscientes e ativos na comunidade, vai decorrer no Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, no próximo dia 15 de outubro de 2024, às 17h30. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição e lotação do espaço.
Moderada por Paulo Baldaia, jornalista do Jornal Expresso, a edição especial ao vivo do podcast Bloco Central, conta com as presenças de Pedro Marques Lopes e de Pedro Siza Vieira, ambos juristas de formação e reconhecidos pela sua atuação na vida pública. Num contexto de incerteza nas áreas nacional e internacional, pretende-se que, numa conversa dinâmica e informal, se promova o debate e a reflexão sobre os tempos que vivemos.

ADN do Jurista prepara futuros juristas para os desafios complexos da contemporaneidade .

O programa ADN do Jurista é uma iniciativa inovadora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, que procura formar estudantes de Direito enquanto cidadãos mais conscientes, críticos e ativos na comunidade em que se inserem, preparando os futuros juristas para os desafios complexos da contemporaneidade. Com base na literacia política, mediática e europeia, trata-se de um programa com formação específica em Argumentação e Retórica, Expressão Dramática, Escrita Jurídica, Negociação e Tomada de Decisão, entre outros.

Segundo Ana Martins, coordenadora executiva do programa, “na prática jurídica, independentemente da área em causa, o que se pede a um jurista é que este seja capaz de resolver problemas. Sem literacia, a capacidade de ler o mundo à sua volta nas suas diferentes dimensões, dificilmente um profissional conseguirá constituir-se como mais-valia diferenciadora no mercado de trabalho.”

O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia e está sujeito à lotação do Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.


*Fernanda Teixeira

Aveiro Tech Week 2024 encerra com balanço muito positivo e reforça papel de Aveiro como capital da inovação e tecnologia; II - EscutAMA – adiado devido à previsão de mau tempo

 I – Aveiro Tech Week 2024 encerra com balanço muito positivo e reforça papel de Aveiro como capital da inovação e tecnologia
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) faz um balanço muito positivo da 5.ª edição da Aveiro Tech Week, que decorreu de 30 de setembro a 6 de outubro de 2024, que voltou a confirmar Aveiro como um dos mais importantes epicentros de inovação, tecnologia e cultura em Portugal, no ano em que o Município assume o título de Capital Portuguesa da Cultura.
O evento, que integrou os grandes eixos Techdays e Prisma / Art Light Tech, proporcionou uma semana repleta de atividades, incluindo exposições, conferências, workshops, hackathons e demonstrações tecnológicas.
“O sucesso desta edição da Aveiro Tech Week reforça a aposta contínua de Aveiro na tecnologia e inovação como motores de desenvolvimento económico e de melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, confirmando o compromisso da Cidade com um futuro mais tecnológico, sustentável e culturalmente vibrante”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.

Aveiro como centro de inovação tecnológica
Com a apresentação de mais de 50 produtos e soluções tecnológicas ao longo da semana, a Cidade tornou-se num palco privilegiado para a apresentação de soluções inovadoras, com impacto direto no quotidiano dos cidadãos. Entre as inovações apresentadas estiveram o FiberGateway, da Altice Labs, que promete redefinir os padrões de conectividade com as velocidades de download e upload mais rápidas do mercado, e a demonstração de mobilidade autónoma e conectada, promovida pelo Instituto de Telecomunicações, que incluiu veículos autónomos e bicicletas integradas num ecossistema de cidade inteligente.
A Aveiro Tech Week 2024 voltou a demonstrar o dinamismo e a capacidade de inovação do Município. Empresas como Altice Labs, Bosch Termotecnologia, Oli e startups ligadas às Test Beds nacionais apresentaram inovações tecnológicas com impacto significativo em áreas como mobilidade, sustentabilidade e indústria.

Conferências com oradores de renome e workshops com cerca de 400 participantes
O Teatro Aveirense acolheu cinco tech sessions, com oradores nacionais e internacionais de renome nas mais diversas áreas. Estas sessões abordaram temáticas como a microeletrónica; a tecnologia e a investigação em saúde; as oportunidades de exportação para as empresas da região de Aveiro; a cibersegurança, a tecnologia de dados e os desafios do passaporte digital do produto; e a implementação de redes quânticas seguras em Portugal e Espanha.
Além das conferências, a Aveiro Tech Week incluiu cinco workshops que reuniram cerca de 400 participantes. Estas iniciativas envolveram algumas das Test Beds, promovendo uma ligação entre PME e startups; uma sessão da Inova-Ria dedicada à Agenda da Microeletrónica; o Cluster Habitat Sustentável, com foco na neutralidade carbónica no setor dos edifícios; a Movijovem, que organizou o Encontro Nacional de Municípios com Cartão Jovem; e o Route25, que apresentou os resultados da Agenda para a Mobilidade Autónoma e Conectada.

Evento com forte aposta na educação
Ao nível da educação, as hackathons focadas nas competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) envolveram cerca de 300 alunos de diferentes escolas do concelho, que foram desafiados a desenvolver projetos tecnológicos inovadores. Os alunos do 1.º ciclo participaram no Hackathon UBBU, enquanto os estudantes do ensino secundário participaram no Hackathon Tech Lab, onde criaram soluções com base nos equipamentos disponíveis no projeto Tech Lab das escolas de Aveiro.
A par disso, a 4.ª edição do Aveiro Tech City Open Day permitiu que mais de 70 alunos visitassem empresas relevantes para o desenvolvimento económico da região, como Altice Labs, Bosch Termotecnologia, Oli e ASM Metalomecânica, proporcionando momentos de networking entre empresas, estudantes e representantes da Universidade de Aveiro.

Gaming recebeu mais de 17 mil visitantes
No segmento gaming, o Worten XL Games Techdays atraiu mais de 17 mil visitantes ao Parque de Exposições de Aveiro, consolidando o evento como uma referência nacional na área dos videojogos. Influenciadores e streamers de renome participaram em competições e demonstrações, enquanto foram atribuídos prémios, no valor de 12 mil euros, nas competições de Master League, Fortnite, Counter Strike amador, Call of Duty e EA Sports FC 25.

PRISMA/ Art Light Tech: obras de criadores de todo o mundo iluminaram Aveiro
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o Município voltou a encher-se de luz com o PRISMA / Art Light Tech 2024, um festival que liga arte, ciência, tecnologia e património.
Sob o tema Corpo a Corpo, a iniciativa contou com a participação de criadores de todo o mundo, que expuseram, em várias localidades do Município, obras que assumiam o corpo como tema ou figura central.
Destaque para a criação da britânica Vicki Bennett, desenvolvida especificamente para o PRISMA e para a Capital Portuguesa da Cultura. “Mise en Abyme”, que estará em Aveiro até 20 de outubro, é uma projeção em vídeo com 30 metros por 4,50 metros, que ocupa a sala de exposições temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana.
“Este festival voltou a ter uma excelência afluência. Tivemos pessoas de diversas idades e proveniências a circular pelos vários locais do evento, que acolheram instalações – seja durante o dia, seja durante a noite – em espaços fechados e ao ar livre. Fica sublinhada a identidade de Aveiro como um território de reconhecido mérito nos campos da arte e da tecnologia, com estratégias bem definidas nestas áreas”, conclui o Presidente da Câmara de Aveiro.

II - EscutAMA – adiado devido à previsão de mau tempo
Face à previsão de condições meteorológicas adversas para o próximo fim de semana, a Câmara Municipal de Aveiro, em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e os Escoteiros de Portugal do Município de Aveiro, vê-se obrigada a adiar a 4.ª edição do evento EscutAMA - Escuteiros Acampam no Município de Aveiro, previsto para São Jacinto.
A realização do EscutAMA irá decorrer no primeiro semestre de 2025, mantendo o lema "Somos SAL És Caminho", que simboliza o espírito e os valores de união, cidadania e respeito pelo meio ambiente que norteiam esta iniciativa.
O EscutAMA - Escuteiros Acampam no Município de Aveiro conta com o apoio financeiro e a coorganização da Câmara Municipal de Aveiro, bem como a colaboração ativa do Regimento de Infantaria n.º 10 (RI10) de São Jacinto, que participa na dinamização de algumas atividades durante o evento.
Nas três edições anteriores, o EscutAMA mobilizou mais de 1.800 escuteiros e escoteiros dos Agrupamentos 136 Esgueira, 191 Aveiro, 283 Vera Cruz, 319 Santa Joana, 692 São Jacinto, 779 Cacia, 794 Vilar, 1088 São Bernardo, 1157 Aradas, 1334 Oliveirinha, 9124 Nossa Senhora de Fátima e Grupo 249 Aveiro.
Este evento tem assumido uma importância significativa não apenas pelo seu alcance, mas também pelo seu objetivo central de promover a formação cívica das crianças e jovens, sensibilizando a comunidade para a adoção de comportamentos responsáveis em prol da proteção dos ecossistemas e do ambiente.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Exercício de teste ao Plano de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza esta sexta-feira, dia 11 de outubro, um Exercício de teste ao Plano de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS AML-CL). Trata-se de um Exercício de Decisão (TTX) – TableTop Exercise –, com início previsto para as 11 horas, que visa analisar e avaliar a organização da resposta prevista no PEERS AML-CL, promovendo o debate e a reflexão sobre as melhorias dos procedimentos operacionais definidos, para uma rápida resposta a situações de emergência, catástrofe ou crise.

Participam nesta ação o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Direção Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos, o Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Comando Regional do Centro, o Comando regional do Alentejo e os Comandos Sub-regionais da Grande Lisboa, Península de Setúbal, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Oeste, Leiria, Beira Baixa e Alentejo central.

No final de Exercício, pelas 16 hora, irá decorrer uma sessão de apresentação das principais conclusões, com a presença do Secretario de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.

Local: sede da ANEPC, em Carnaxide
10 de outubro de 2024


*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização

Silves | AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DECORRERÁ DE 11 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO

 O Município de Silves informa que, entre os dias 11 outubro a 21 novembro, irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
 
» Freguesia de Armação de Pêra – 11, 14, 15, 16, 17, 18 e 21 de outubro
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Pêra – 22, 23 e 24 de outubro
» União de Freguesias Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 25, 28 e 29 de outubro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 30, 31 de outubro e 04 de novembro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 05 e 06 de novembro
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 07, 08, 11 e 12 de novembro
» Freguesia de São Marcos da Serra – 13 de novembro
» Freguesia de Silves – 14, 15, 18, 20 e 21 de novembro
Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) a efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.
 

Celorico da Beira | Carrapichana acolhe nos próximos dias 26 e 27 de outubro, o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP

 

A freguesia da Carrapichana acolhe nos próximos dias 26 e 27 de outubro, o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, organizado em parceria pelo município de Celorico da Beira e a Estrelacoop, com a colaboração da Junta de Freguesia da Carrapichana, entre outras entidades.

O certame objetiva promover o Borrego Serra da Estrela DOP, produto endógeno de excelência e um dos mais emblemáticos tesouros do património cultural e gastronómico do município de Celorico da Beira e da região da Serra da Estrela, bem como, exaltar as qualidades ímpares desta carne que o entronizam na cozinha portuguesa e, em especial, na serrana.

Com o intuito de promover, valorizar, afirmar e consolidar a posição cimeira do Borrego Serra da Estrela DOP na fileira do borrego nacional, mormente as suas qualidades singulares, advindas da alimentação à base do leite materno, como a tenrura, a maciez, o sabor, a cor e o cheiro, assim como, as diversas formas de o confecionar, que vão do tradicional assado e guisado ao sofisticado e inovador gourmet, a Organização promove de 18 a 27 de outubro a Semana Gastronómica, nos restaurantes aderentes de toda a Região Demarcada de Produção de Queijo e Borrego Serra da Estrela.

Também durante o Festival, as pessoas vão ter oportunidade de degustar e deliciar-se com Borrego Serra da Estrela DOP, confecionado pelas mãos e a arte dos Chef’s Rui Cerveira, Paulo Cardoso e da MasterChef Sandra, no recinto do certame no Espaço Restauração e “Taste on Fire” e na Oficina Gastronómica com o Chef celoricense, António Santos.
Falar do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é falar de uma típica festa tradicional, bem ao jeito beirão: animação, tradição, cultura, diversão, convívio e muitos comes e bebes.

Neste pressuposto, a Organização desenhou um programa recheado e diversificado, para todos os gostos e idades, com destaque para os concertos de David Antunes (26/10), Miguel Azevedo (27/10), diversos momentos de música tradicional portuguesa com grupos nacionais e locais, ranchos Folclóricos, concertinas, animação de rua, animação infantil, jogos tradicionais, palestras, Mostra de Gado, além das atividades habituais como a Feira de Artesanato e de Produtos Regionais, o leilão do borrego, as oficinas, o BTT e a Caminhada “Rota do Borrego”.

Ao longo dos anos, os festivais do borrego têm-se realizado no outono, no mês de outubro, por altura da parição dos borregos e quando a natureza ostenta o seu manto deslumbrante em tons outonais, tornando-os verdadeiras festas de cor, alegria, cheiros e sabores inigualáveis.

O Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é apenas o mote para uma visita ao município de Celorico da Beira. Tem à sua espera paisagens deslumbrantes, património, cultura, tradição, festa, animação constante, desporto e muita gastronomia.

Visite-nos!

*Prazeres Portugal

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra comemora 252º aniversário

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) assinala no próximo dia 12 de outubro o seu 252º aniversário. As comemorações decorrem a dia 16 de outubro, quarta-feira, pelas 14h15, no auditório da Unidade Central da Faculdade, no Polo II da UC.

A cerimónia do “Dia da FCTUC” conta com as intervenções da Presidente da Assembleia da FCTUC, Aldina Santiago, do representante dos Estudantes da FCTUC, Alexandre Matias, do Diretor da FCTUC, Edmundo Monteiro, da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
As comemorações incluem uma mesa redonda sobre o “Uso de ferramentas de IA no Ensino e Investigação”, com a moderação de Aldina Santiago (FCTUC) e a participação de Ana Paiva (IST- ULisboa), Henrique Madeira (DEI-FCTUC), Joana Costa (DCV-FCTUC), Nuno Vasques (FCTUC) e Rui Sousa Silva (Universidade do Porto), dando ainda destaque à apresentação dos projetos de investigação de Eva Domingues, João Mota e Nuno Mendes, estudantes da FCTUC.

Durante a sessão serão ainda atribuídas menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e não docentes. Pelas 17h00 haverá um momento musical com a Quantunna, Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que marca o final da cerimónia.

O “Dia da FCTUC” encerra com o “Sunset FCTUC”, que conta com a atuação do DJ BEFORE., nas Cantinas do Polo II. O evento é patrocinado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, AlticeLabs, Espectro, IBM/Softinsa., Licor Beirão, NestCollective + PinkRoom + Deemaze, TalkDesk e Trífida.

As comemorações dos 252 anos serão transmitidas em direto no YouTube da Faculdade.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

16 de outubro | 11h00 às 13h00 | Regime híbrido. Agrária de Coimbra promove 7.º Seminário “Desafios da Conservação em Portugal”


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 16 de outubro, das 11h00 às 13h00, presencialmente (sala A1.14) e on-line (via plataforma Zoom), mais uma edição do Seminário "Desafios da Conservação em Portugal".
Para este seminário, que vai já na sua 7.ª edição e é promovido no âmbito da Unidade Curricular de Biodiversidade e Conservação da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais da ESAC, estão convidados especialistas nas temáticas que compõem o programa: “Cogumelos, do «Prado ao Prato»: Um projeto de inovação e conservação”; “Conservação das espécies e habitats, desenvolvimento local e a qualidade de vida das populações”; “Desafios da conservação" e “Empreendedorismo na conservação da natureza".

O seminário conta ainda com a intervenção de Manuela Abelho, coordenadora da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais da ESAC, na sessão de abertura.

Os interessados em participar devem inscrever-se até 15 de outubro, em https://tinyurl.com/7Seminario.

Anexo: Programa do 7.º Seminário “Desafios da Conservação em Portugal”

*Isabel Silva

No âmbito do projeto “Gente da Nossa Terra”. Município de Cantanhede reconhece António Taboeira de 11 de outubro a 30 de novembro

 
A 3.ª edição do projeto “Gente da Nossa Terra” vai homenagear o músico, moleiro e agricultor, António Taboeira, de sexta-feira, 11 de outubro a 30 de novembro.
A programação inclui mais de duas dezenas de iniciativas, desde encontros, concertos, projeção de filmes e documentários, conferências, ensaios abertos, conversas, workshops teórico-práticos, performances musicais e declamações de poesia.
Foto-concertos, tertúlias, caminhadas sobre biodiversidade, leituras encenadas, visitas de estudo a museus, viagens a locais simbólicos, apresentações de livros, interpretações artísticas, bailes e sessões com a comunidade escolar são outras das atividades que vão decorrer em vários pontos do concelho de Cantanhede.
Nesta edição, o Município de Cantanhede promove abordagens em diferentes áreas: cultura, património, educação, turismo, etnografia, associativismo, ação social, recursos naturais, entre outras.
O projeto “Gente da Nossa Terra”, de duração mensal, possui uma programação multidisciplinar, incluindo diversos eventos que homenageiam personalidades marcantes na história.
Cada edição é inspirada numa figura distinta, destacando o seu trajeto, carreira e influência. O projeto visa promover a cultura local e destacar a importância dessas pessoas no contexto regional.
Após as edições dedicadas a Carlos Garcia e Jaime Zuzarte Cortesão, desta vez António Taboeira é a figura em destaque, com enfoque no legado, inspiração e interpretação das suas expressões artísticas, nomeadamente na música, etnografia, ofícios e cultura em geral.
Recorde-se que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver um trabalho parcimonioso de recolha, valorização e promoção do património material e imaterial da região. A construção pública, coletiva e participada da história contemporânea do concelho é, sem dúvida, fundamental para prevenir o desaparecimento de recordações históricas da comunidade. 
“Traçar a Memória” é outro projeto da autarquia, em curso desde 2006, que consiste na recolha de um arquivo de documentos diversos, como cartazes, textos, recortes de imprensa, plantas, mapas, fotografias, filmes ou vídeos que reportem a realidades locais de outras épocas. Este trabalho inclui também a recolha audiovisual de depoimentos orais de munícipes seniores, que servem como narrativa para ilustrar as dinâmicas das comunidades ao longo do tempo.
A exploração deste potencial histórico, cultural e artístico é muito importante para manter vivos conteúdos que constituem um legado para as atuais e futuras gerações. 


Autarquia vai requalificar vias pedonais em Outeiro e a Rua Carvalho Araújo em Reguengos de Monsaraz

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai investir 533 mil euros para requalificar vias pedonais na cidade de Reguengos de Monsaraz e na aldeia de Outeiro. A terceira fase da requalificação e modernização de vias pedonais na cidade terá um investimento de 266 mil euros e as obras de requalificação de vias pedonais de Outeiro têm o valor de 267 mil euros, tendo sido ambas candidatadas ao Eixo 2 na área da Mobilidade Urbana Sustentável do Programa Regional do Alentejo – Alentejo 2030, com taxa de comparticipação máxima de 85 por cento.
 
Em Reguengos de Monsaraz, a autarquia vai requalificar a Rua Carvalho Araújo, que faz a ligação entre a Praça de Santo António e a Rua de Moçambique, para eliminar os constrangimentos pedonais e de circulação automóvel devido à calçada irregular e à ausência de passeios. Nesta zona existe o Largo Doutor José Garcia da Costa, com uma fonte velha que não está a funcionar e que será reparada, requalificando-se esta fonte histórica e conferindo frescura ao espaço.
 
A autarquia pretende que o largo seja uma zona de estadia com mobiliário urbano e elementos vegetais para ensombramento. O largo será circundado por uma artéria de sentido único que seguirá para a Rua Carvalho Araújo, com uma faixa de via pedonal e uma via de circulação mista ladeada por estacionamentos. Desta forma, pretende-se também facilitar a mobilidade numa artéria estruturante que faz a ligação à Rua João de Deus, onde está localizada a Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Em Outeiro, a requalificação será efetuada no núcleo histórico da aldeia, em todas as artérias que ainda têm a calçada irregular, nomeadamente na Rua da Esperança, na Rua de Santo António, na Rua de São Vicente e na Travessa do Rato e envolventes. Estas artérias têm vários constrangimentos ao nível automóvel e pedonal devido à irregularidade do piso e à ausência de passeios, pelo que a autarquia vai solucionar estas dificuldades, condicionamentos e obstáculos para assegurar a mobilidade para todas as idades e garantir aos munícipes o acesso em segurança a cada habitação. A população idosa que habita nestas ruas transmitiu à câmara municipal as dificuldades que existem para aceder às suas casas, pelo que com estas obras vão ser resolvidos todos os condicionamentos que afetam os munícipes.
 
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

AVEIRO 2024 – CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA PROGRAMAÇÃO DE 11 A 31 DE OUTUBRO


MÚSICA | PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI
A História do Soldado [Ígor Stravinsky (1882-1971)]
Orquestra Filarmonia das Beiras

Data: 11 de outubro
Hora: 21h30
Local: Auditório da Sociedade Musical Santa Cecília|São Bernardo

Data: 12 de outubro
Hora: 21h30
Local: Centro Cultural de Esgueira

Data: 13 de outubro
Hora: 17h00
Local: Auditório do Edifício da Antiga Junta de Freguesia de Cacia

Célebre obra de 1918 em que a palavra e música jogam entre si, será o foco da participação anual da Orquestra Filarmonia das beiras no Programa “Cultura Perto de Si”. O ator João Fino, acompanhado por um ensemble de sete músicos a interpretar a partitura virtuosíssima concebida por Stravinsky, irá contar esta história do jovem soldado que é convencido pelo diabo a entregar o seu querido violino, tudo em troca de enormes riquezas. Venha descobrir qual é o desfecho desta história intemporal.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha artística:
Ígor Stravinsky (1882-1971) – (A história do soldado) – Texto de Charles-Ferdinand Ramuz (1878-1947);
Solistas da Orquestra Filarmonia das Beiras: João Fino (narração), Jan Wierzba (Direção musical).
OUTROS ESPETÁCULOS DO PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI:
MÚSICA | Concerto de Outono - Banda Recreativa Eixense
Data: 19 de outubro
Hora: 21h30
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha

TEATRO | Exército de Malucos - Grupo Cultural Semente
Data: 26 de outubro
Hora: 21h30
Local: Centro Comunitário de Aradas

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

TEATRO
Cantar de Galo
Mala Voadora

Data: 11 de outubro
Hora: 21h30
Local: Sala Estúdio, Teatro Aveirense

O “Galo de Barcelos” é o souvenir mais popular de Portugal. Em Cantar de Galo, ele ganha vida. Altivo, conta-nos a sua história: salvou da forca um peregrino erradamente acusado de um crime. Mas não está satisfeito, exige explicações e quem surge para o esclarecer é Salazar, o ditador que manteve Portugal no fascismo durante 40 anos. Uma peça escrita para Jorge Andrade pelo escritor americano Robert Schenkkan, vencedor dos prémios Pulitzer e Tony.

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/14 anos

Ficha Artística:
Jorge Andrade, com assistência de Pedro Moldão (direção)
Jorge Andrade (interpretação)
Robert Schenkkan (texto)
Joana Frazão (tradução)
José Capela (cenário)
José Capela, com execução de Miss Suzie (figurino)
Cidália Espadinha (caracterização)
Um Segundo Filmes (vídeo)
Sérgio Delgado (sonoplastia)
João Fonte (luz e direção técnica)
Hein?! Subtitles (legendagem)
Joana Mesquita Alves, Sofia Freitas, Inês Soares Lopes (equipa de produção)
FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Teatro Viriato, Theatro Circo (coprodução)
Teatro Nacional São João (agradecimentos)

HISTÓRIA LOCAL | PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA
Porque tens umas pernas tão longas?... e um bico tão comprido?

Data: 12 de outubro
Hora: 15h00
Local: Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Vem connosco descobrir porque é que uma ave que habita nas marinhas de Aveiro tem pernas tão longas e bico tão comprido. Com ela poderemos descobrir os segredos das marinhas, como locais de alimentação, refúgio e nidificação de aves, sobretudo limícolas

Bilheteira: 1 euros
Classificação etária: M/ 4 anos

Ficha Artística:
Museus de Aveiro

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA:
Workshop de contacto com fotografia da natureza
Data: 19 de outubro
Hora: 15h00
Local: CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/10 anos

PROGRAMA PRESCRIÇÕES CULTURAIS
Biblioteca Municipal Itinerante

Data: 16 de outubro
Horário: 9h30 - 12h00
Local: Bloco 7, Hospital de Aveiro

A Biblioteca Municipal Itinerante vai ao Hospital de Aveiro todos os meses, disponibilizando os seus serviços de requisição de livros, revistas, e outros suportes de informação das mais variadas áreas, a profissionais, utentes, doentes e seus familiares.

Bilheteira: Gratuito

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA PRESCRIÇÕES CULTURAIS:
Tosta Mista, O Clássico
Data: 25 de outubro
Hora: 10h30
Local: Sala de espera para análises, Hospital de Aveiro

Ficha Artística:
Criação e Interpretação: Thorsten Grütjen;
Operação Técnica: Paulo Brites.

EXPOSIÇÃO
A Metamorfose da Luz

Data: 18 de outubro a 2 de fevereiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu Arte Nova

Esta exposição aborda a luz no movimento Arte Nova. A luz na arquitetura do início do século XX, onde a importância da iluminação natural ganha um relevo sem precedentes e, inclusivamente, se associa à saúde e felicidade. Tudo se vai organizar tendo em conta a entrada e a circulação da luz, sem esquecer a grande inovação da luz elétrica, que revoluciona o quotidiano das pessoas. As propriedades metafísicas da luz também não são alheias à Arte Nova, principalmente no seu diálogo com o movimento simbolista.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museu Nacional de Arte Contemporânea, Biblioteca Nacional de Portugal, Arquivo Municipal de Aveiro, Palácio Nacional da Ajuda, Centro Português de Fotografia, Museus de Aveiro.

OUTRAS AÇÕES:
MESA REDONDA | A criação da Luz
Data: 18 de outubro
Horário: 18h00
Local: Museu Arte Nova

Uma conversa sobre a luz na arte, a visível e a invisível, que ora se mostra ou se esconde. Que movimentos artísticos privilegiaram a luz, tanto na arquitetura, como noutras expressões artísticas.

Bilheteira: Gratuito

TEATRO | TODOS SÃO PALCO 2024

A Mostra São Palco está de volta com novidades. Renasce como Todos São Palco e realiza-se entre 12 de setembro e 31 de outubro, com atividades em Aveiro, Coimbra, Matosinhos, Loulé, Lousã, Águeda, Ourém, Santarém, Marinha Grande e Torres Vedras. À boleia dos 50 anos do 25 de Abril, esta edição celebra a passagem por Portugal, entre 1974 e 1976, de dois dos principais renovadores do teatro brasileiro – Augusto Boal e José Celso Martinez Correa - e dá destaque a uma das vozes e corpos mais radicais da performance latino-americana, com a presença de Tiziano Cruz.

Bilheteira: 5 euros por espetáculo
                 Pack Mostra São Palco [3 peças]: 10 euros

Ficha Artística:
Produção: Teatrão. Coprodução:Teatro Aveirense, TAGV, Teatro Municipal, Constantino Nery, Cineteatro Louletano, Convento São Francisco, Teatro Municipal da Lousã, Centro de Artes de Águeda, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Sá da Bandeira, Teatro da Cerca de São Bernardo, Teatro Stephens, Teatro-cine de Torres Vedras.
Parcerias: Instituto de Estudos Brasileiros (Universidade de Coimbra), Centro de Estudos de Teatro (Universidade de Lisboa), Museu Nacional do Teatro e da Dança.
Financiamento: Iberescena, DG-Artes / Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Hamlet 16x8
Marco António Rodrigues

ESTREIA NACIONAL

Data: 18 de outubro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Uma obra cénica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos das memórias e das experiências relatadas por Augusto Boal no livro Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas. No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal, representando toda uma geração do teatro brasileiro.


Ficha Artística:
Direção: Marco Antonio Rodrigues; Atuação: Rogério Bandeira;
Dramaturgia: Marco Antonio Rodrigues e Rogério Bandeira;
Produção: Corpo Rastreado;
Iluminação: David Costa; Figurino: Cassio Brasil;
Assistente de Figurino: Carlos Escher;
Concepção de cenário: Rogério Bandeira;
Assistente de Direção: Tiago Cruz;
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro;
Fotografia: Pio Figueiroa;
Cards e filmes curtos para divulgação: David Costa e Tiago Cruz.

O Bailado do Deus Morto
Workshop de teatro do ciclo Todos São Palco

Data: 21 a 24 outubro
Hora: 18h30 – 22h30
Local: Teatro Aveirense

Os artistas do Teatro Oficina partilharão os métodos de criação teatral, musical e plástica usados pelo grupo, tendo como modelo O Bailado do Deus Morto, peça experimental de Flávio de Carvalho, montada na forma de espetáculo ritual, com direção de Marcelo Drummond. No fim do estágio será feita uma apresentação informal do resultado dos trabalhos.

Maiores de 14 anos.
Preço 15€ + oferta de bilhetes para as 3 peças do ciclo Todos São Palco
Informações e inscrições agenio@cm-aveiro.pt<mailto:agenio@cm-aveiro.pt>

Paranóia
Teatro Oficina

ESTREIA NACIONAL

Data: 24 de outubro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Espetáculo multimédia, num quase-solo de Marcelo Drummond que interpreta os poemas do livro Paranoia, de Roberto Piva. Trata-se da obra mais conhecida deste poeta de São Paulo, na qual o autor se revela como um andarilho a percorrer o centro da metrópole, uma cidade mítica e libidinosa com um dinâmico e subterrâneo mundo homoerótico. Os versos são longos e dão a dimensão de um território que não cabe em simples quadras, apresentados na forma de um show com música ao vivo e projeção de imagens.

Ficha Artística:
Texto: Roberto Piva;
Direção e atuação Marcelo Drummond;
Trilha sonora: Zé Pi;
Piano: Chicão;
Videoarte e Direção de Imagem: Ciça Lucchesi;
Câmera ao Vivo: Igor Marotti;
Intervenção caligráfica: Sonia Ushiyama;
Operação de luz: Luana della Crist;
Operação de som: Camila Fonseca;
Produção Executiva: Anderson Puchetti e Fati Rommel;
Realização: Teatro Oficina Uzyna Uzona

Esperando Godot
Teatro Oficina

Data: 26 de outubro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O clássico de Samuel Beckett, publicado em 1952, pela mão do diretor José Celso Martinez Corrêa, que o transforma numa obra urgente, potente e atualíssima, com a incorporação de temas e personagens que contracenam com a vida no Brasil de hoje. O trabalho marca também o reencontro do ator Alexandre Borges com o Teatro Oficina, quase 30 anos depois.

Ficha Artística:
Direção: Zé Celso – Licenciado por Marcelo Drummond
Dramaturgia: Samuel Beckett
Tradução: Zé Celso, Catherine Hirsch, Verônica Tamaoki
Conselheira Poeta: Catherine Hirsch
Elenco:
Estragão – Marcelo Drummond
Vladimir – Alexandre Borges
Pozzo – Ricardo Bittencourt
Lucky – Roderick Himeros
Mensageiro – Tony Reis
Direção de Arte e Arquitetura Cênica: Marcelo X
Vídeo: Ciça Lucchesi e Igor Marotti
Direção de Cena: Pedro Felizes
Trilha Sonora e Direção Musical: Felipe Botelho
Desenho e Operação de Luz: Luana Della Cristo
Operação de Som: Camila Fonseca
Figurino, Maquiagem e Visagismo: Sonia Ushiyama Souto
Camareira: Ana Sette
Identidade Visual: Igor Marotti
Produção Executiva / Administração: Anderson Puchetti
Produção: Ana Sette, Tati Rommel
Realização: Teatro Oficina Uzyna Uzona

INSTALAÇÃO
Houses of the wind
John Luther Adams + Diogo Aguiar Studio

Data: 19 de outubro a 2 de novembro
Local: Sala Estúdio, Teatro Aveirense

Houses of the Wind é uma obra de John Luther Adams composta a partir de gravações de campo no Alasca, com sons de uma harpa eólica, instrumento colocado na natureza e acionado pelo vento. Nesta instalação, assiste-se ao encontro dessa obra com uma intervenção arquitetónica do Diogo Aguiar Studio, num jogo de correspondências que tanto evoca as paisagens do Alasca como nos propõe seguir os trilhos sugeridos pelo som - entre a perda, a saudade, o consolo ou até mesmo a paz. Uma encomenda de Aveiro 2024, com curadoria musical de Martim Sousa Tavares.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Composição musical: John Luther Adams;
Dispositivo cénico: Diogo Aguiar Studio;
Curadoria musical: Martim Sousa Tavares

INSTALAÇÃO
Mise en Abyme
Vicki Bennett (People Like Us)

ESTREIA

Data: Até 20 de outubro
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana

Obra criada por Vicki Bennett para Aveiro 2024. Explora a existência humana numa experiência imersiva de cinema que liberta os atores dos seus guiões, convidando o público a entrar num espaço onde as fronteiras entre o eu e o outro, entre o sentido individual e coletivo, se diluem. Um convite para transcender as barreiras existenciais que definem e limitam a nossa compreensão da narrativa, da identidade e da conectividade, criando um espaço de introspeção coletiva e de revelação existencial.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Realização, edição e composição: Vicki Bennett;
Compositor: Peter Knight.

PERFORMANCE
Traumatheatre – variação isolada (sopro)
Pedro Barreiro e Silvana Ivaldi

Data: 25 de outubro
Hora: 21h30
Local: Parque de Estacionamento do Rossio

Uma atriz repete uma ação traumática como mecanismo de criação e representação dramática de intensidade crescente. Uma criação de Pedro Barreiro e Silvana Ivaldi que marca o regresso do Sobretudo, um ciclo de inverno com propostas artísticas apresentadas em locais inesperados.

Bilheteira: 5 euros
                 Pack Ciclo Sobretudo [3 espetáculos]: 10 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Criação de Pedro Barreiro e Silvana Ivaldi, com interpretação de Silvana Ivaldi;
Criação no âmbito do projecto “Estudo de Materiais (ou Anacronias Gerais)”, do colectivo Sr. João. Fotografia: Aline Macedo;
Vídeo: Afonso Brito;
Produção: Maria Albergaria;
Coprodução: Materiais Diversos;
Apoio: Fundação GDA;
Agradecimentos: Rua das Gaivotas 6 / Teatro Praga e Paula Sá Nogueira;
Apoio: Telpark.

EXPOSIÇÃO
Engenho e Arte: as Fábricas de Louça de Aveiro

Data: 26 de outubro a 26 de janeiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu da Cidade

Aveiro, cidade cuja tradição na indústria cerâmica remonta aos finais do século XVIII, assiste ao longo dos séculos XIX e XX a uma proliferação de Fábricas de cerâmica artística/ utilitária com qualidade comprovada, quer a nível da produção artística quer no equipamento tecnológico utilizado, que em alguns casos é de vanguarda. Esta exposição apresenta as Fábricas de Louça de Aveiro.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museus de Aveiro

MÚSICA
Chinfrim
Rita Redshoes

Data: 27 de outubro
Hora: 16h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Um espetáculo dirigido aos pequeninos e aos não tão pequeninos, feito de canções originais, ambientes visuais e performance. Temas como não querer tomar banho, animais domésticos, melhores amigos, irmãos e rebeldia na medida certa são discutidos em cima do palco, para que os pais os entendam de uma vez por todas. Uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.

Bilheteira: 3 euros
Classificação etária: M/3 anos

Ficha Artística:
Autoria, performer, voz e guitarra; Rita Redshoes;
Perfomer ( Chin): Tomás Eira;
Performer (Frim): Mariana Castro;
Áudio: Marco Batista;
Iluminação: Carlos Carvalho;
Logística: Francisco Bernardo.

EXPOSIÇÃO
Vasco Branco: roteiro irreverente de uma obra

Data: Até 27 de outubro
Local: Praça da República

Exposição evocativa da Vida e Obra de Vasco Branco, figura ímpar da cultura e sociedade aveirense, criador multifacetado que se evidenciou no campo das artes plásticas (cerâmica e pintura), no cinema e na literatura.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Curadoria: Rosa Alice Branco.

CONFERÊNCIA
Planetiers World Gathering 2024*

Data: 27 de outubro
Horário: 14h00 – 18h30

Data: 28 de outubro
Horário: 09h30 – 18h30

Data: 29 de outubro
Horário: 09h30 – 18h30

Local: Centro de Congressos de Aveiro
O Planetiers World Gathering é o encontro que reúne empreendedores, líderes empresariais e governamentais, mídia e investidores de todo o mundo para promover a troca de conhecimento e gerar oportunidades de negócios sustentáveis. A 4ª edição do evento deve receber mais de 17.000 visitantes virtuais e presenciais e conta com atividades como painéis de discussão, talks, grupos de trabalho e workshops em temas ESG, além de atrações culturais e de experimentação gratuita para famílias e público geral.

Oradores:
Sathia Tripathi | Secretário-Geral da Global Alliance for a Sustainable Planet
Dina Storey | CEO & Co-Founder da Optimum Green Ventures
Emi Van Oers | Designer de Biotecnologia e Fundadora da Nova Innova
Bibop Gresta | Fundador Hyperloop Transportation Technologies e CEO da Hyperloop Italia Kim Carstensen | Diretor Geral FSC - Forest Stewardship Council Isabel Silva | Oradora, Produtora de conteúdo e Fundadora doBem David Simas | Diretor Executivo de Pesquisa e Impacto da Emerson Collective Chris Langwallner | CEO e cofundador da WhatIF Foods Cláudia Pedra | Sócia-gerente e cofundadora da Stone Soup Tim Vieira | CEO da Brave Generation Academy e candidato à Presidência da República Portuguesa em 2026

*Consultar programa próprio

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral
www.planetiers.com

MÚSICA
Schallfeld Ensemble

Data: 31 de outubro
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O Schallfeld Ensemble traz a Aveiro o programa Text im Klang, que visa a criação de obras musicais a partir da exploração do universo de um determinado escritor. Dedicado à austríaca Elfriede Jelinek (1946), a sua sexta edição chega a Portugal duas semanas depois da estreia. A sessão inclui ainda a estreia absoluta de uma encomenda a João Carlos Pinto (1998) e a estreia nacional de obras de Katharina Roth (1990), Daria Scia (1986), Hristina Šušak (1996) e Lorenzo Troiani (1989).

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Lorenzo Derinni – violino;
Francesca Piccioni – viola;
Myriam García Fidalgo – violoncelo;
Margarethe Maierhofer-Lischka – contrabaixo;
Maria Flavia Cerrato – piano.

MULTIDISCIPLINAR/ ONLINE
Osso Gesto
Von Calhau!

ESTREIA NACIONAL

Data: 31 de outubro
Horário: 24h
Local: www.teatroaveirense.pt/pt/digital/<http://www.teatroaveirense.pt/pt/digital/>

Osso Gesto é um programa de rádio online com seis episódios. O título é uma deformação fonética do nome Cégèste, o mítico personagem do filme Orfeu, de Jean Cocteau, retrato de um poeta que emite frases radiofónicas a partir do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, conectando-os através da cola simbólica das ondas de rádio. Cola também usada neste programa, que tenta almejar ainda outra meta: conectar o mundo dos vivos com a eternidade.

Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Von Calhau! (Marta Ângela, João Alves)


EXPOSIÇÃO
Taças Tesouro
Academia Internacional de Cerâmica

Data: Até 31 de dezembro
Horário: Segunda-feira a domingo, 10h00 - 12h30 / 13h30 - 18h00
Local: Estação

A taça é uma forma arquetípica, um objeto simbólico da universal consciência e necessidade humana. A sua ligação fundamental com a humanidade encontra-se na sua função como ferramenta inspirada pela Natureza. O seu potencial expressivo, como voz de múltiplas culturas, testemunha o seu valor artístico. A coleção de Taças Tesouro da Academia Internacional de Cerâmica presta homenagem às possibilidades de função e arte, numa celebração desta ligação partilhada com todas as culturas e geografias.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
CMA | Museus de Aveiro. Parceria com Academia Internacional de Cerâmica.
Curadoria da coleção “Argila Nativa”: Misun Rheem
Artistas: Wayne Higby; Philippe Barde; Wen Yeh; Kyung Jo Roe; Toshio Ohi Chozaemon XI; Gustavo Pérez; Abbas Akbari; Janet DeBoos; Fiona Lai Ching Wong; Ann Van Hoey.
Curadoria da coleção “Apropriação”: Ludovic Recchia
Artistas: Yo Akiyama; Andile Dyalvane; Ken Eastman; Wayne Fisher; Steven Heinemann; Guillermo Jorge Mañé; Nathalie Lautenbacher; Bai Ming; Monika Patuszynska; Jo Wonjae.

EXPOSIÇÃO
Exposição de Ilustração Os 50 anos do 25 de Abril

Data: Até 25 de abril de 2025
Local: Bibliotecas Municipais de Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Composta por 11 ilustrações evocativas dos 50 anos do 25 de Abril, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro no âmbito de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, convidamo-lo a embarcar numa viagem visual através do tempo, explorando memórias e emoções que definem a revolução dos cravos. As ilustrações aqui apresentadas são mais do meras representações artísticas, são testemunhos vivos onde cada traço, cada cor, cada sombra evoca a luta e a esperança de um povo. Circulará, em itinerância, com uma periodicidade mensal, pela Rede de Bibliotecas dos Municípios da CIM Região de Aveiro, regressando à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro por ocasião do 25 de abril de 2025.

Bilheteira: Gratuito
Para mais informações, consulte: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MARINHA GRANDE INAUGURA GABINETE DE APOIO AOS MIGRANTES

 Foi inaugurado esta quarta-feira, 9 de outubro, na Marinha Grande, o primeiro gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), da recém criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA),  numa parceria com o Município, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas.

MARINHA GRANDE INAUGURA GABINETE DE APOIO AOS MIGRANTES
Na sessão solene ocorrida no Salão Nobre do Edifício do Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, admitiu que “os desafios da integração social e da multiculturalidade estão hoje na nossa prioridade de ação”.
Aurélio Ferreira acrescentou que o novo gabinete vai assegurar “um serviço essencial para a nossa população”, que será “complementar ao trabalho que já é realizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, designadamente o desenvolvido pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no apoio, informação, encaminhamento e concessão de apoios económicos, no âmbito do Regulamento Municipal do Fundo de Coesão Social, que criámos para todos os cidadãos residentes no concelho, incluindo os migrantes”.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou que “a Marinha Grande é um concelho onde a mão-de-obra é fundamental para perpetuar o sucesso do território”, acrescentando que “todos os que vêm são fundamentais para poder continuar a catapultar a Marinha Grande, o crescimento, e as exportações”.
Rui Armindo Freitas considerou que o País “precisa de atrair cada vez mais pessoas, porque temos de olhar para a imigração como uma solução para o inverno demográfico”. Elogiando esta parceria com o Município, o governante salientou que “os autarcas são fundamentais porque conhecem o terreno e para a integração ser plena, é necessário integrar quem vem mas, também, preparar quem está, para acolher”.
O presidente do Conselho de Administração da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, reforçou o compromisso de inclusão e apoio às comunidades migrantes, através deste Centro que, para além de assegurar acolhimento e informação em áreas como regularização de situação migratória, habitação, emprego, saúde, educação e empreendedorismo, vai assistir a uma modernização administrativa. 
O pretendente da AIMA identificou a existência de cerca de 4400 migrantes no concelho da Marinha Grande. Informou que “o distrito de Leiria tem 9,1% de população migrante e que a Marinha Grande tem 10,8%, o que se explica devido ao tecido industrial que necessita dessa mão-de-obra”.

Após a sessão solene, procedeu-se ao descerramento da placa do novo CLAIM, localizado na Rua Machado Santos, junto ao edifício da Câmara Municipal. De seguida, os participantes assistiram a um momento cultural no Museu do Vidro, com atuações de jovens das comunidades indiana e brasileira.

O CLAIM da Marinha Grande vai funcionar às terças e quartas-feiras, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, devendo ser feita inscrição prévia para o atendimento no Edifício dos Paços do Concelho ou através do email claim@cm-mgrande.pt.

Este gabinete vai assegurar o acolhimento, informação e apoio destinados a ajudar os migrantes em diferentes áreas como: regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, Segurança Social, retorno voluntário, saúde, educação, empreendedorismo, apoio ao associativismo, entre outros serviços.

*Gabinete de Comunicação e Imagem