Madremedia/Lusa
sábado, 4 de dezembro de 2021
Dois recém-nascidos encontrados sem vida numa residência em Cascais
População da Terra - Análise de dados (%)
A população atual da Terra atingiu 7,8 mil milhões de habitantes (dezembro/2020).
Em percentagem, podemos apreciá-la numa dimensão mais humanamente inteligível.
Desse total de 100%:
11% estão na Europa
5% estão na América do Norte
9% estão na América do Sul
15% estão na África
60% estão na Ásia
49% vivem no campo
51% vivem em cidades
12% falam chinês
5% falam espanhol
5% falam inglês
3% falam árabe
3% falam hindi
3% falam bengali
3% falam português
2% falam russo
2% falam japonês
62% falam sua própria língua nativa.
77% possuem casa própria.
23% não têm onde morar.
21% são cobrados a mais.
63% podem comer refeições completas.
15% estão desnutridos, comeram a última refeição, mas não passaram para a próxima.
O custo de vida diário de 48% é inferior a US $ 2.
87% têm água potável limpa.
13% carecem de água potável ou têm acesso a uma fonte de água contaminada.
75% têm telefones celulares
25% não.
30% têm acesso à internet.
70% não têm condições de se conectar.
26% vivem menos de 14 anos
66% morreram entre as idades de 15 e 64
8% têm mais de 65 anos.
83% sabem ler.
17% são analfabetos.
7% receberam educação universitária.
93% não cursaram faculdade.
33% são cristãos.
22% são muçulmanos.
14% são hindus.
7% são budistas
12% são de outras religiões.
12% não têm crenças religiosas.
Se você tem sua própria casa, faz refeições completas e bebe água limpa, tem um telefone celular, pode navegar na Internet e fez faculdade você está no pequeno lote privilegiado na categoria abaixo de 7%).
Nas condições atuais, de cada 100 pessoas no planeta, apenas 8 podem viver ou ultrapassar os 65 anos.
Se você tem mais de 65 anos, seja feliz e grato. APRECIE A VIDA, APROVEITE O MOMENTO.
Se você não deixou este mundo antes dos 64 anos, como 92% das pessoas que partiram antes de você, você já é abençoado entre a humanidade.
APRECIE CADA MOMENTO RESTANTE!
* Fonte desconhecida
Morreu Pedro Gonçalves, contrabaixista dos Dead Combo
O músico português Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, morreu este sábado, em Lisboa, aos 51 anos, disse à agência Lusa o agente do grupo, José Morais.
O contrabaixista morreu em casa, em consequência de doença prolongada.
O agravamento do estado de saúde de Pedro Gonçalves já tinha obrigado ao cancelamento dos concertos que a banda tinha agendados até ao final do ano, numa digressão de despedida.
A decisão de cancelamento tinha sido divulgada em comunicado nas redes sociais. À Lusa, José Morais, da Produtores Associados, explicou que os Dead Combo tinham 15 concertos marcados em novembro e dezembro, todos cancelados.
Em dezembro estava prevista passagem pelo Porto, Montemor-o-Novo, Marco Canaveses e duas datas em Setúbal. A digressão terminaria nos dias 20 e 21 de dezembro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
O guitarrista Tó Trips e o contrabaixista Pedro Gonçalves anunciaram a 1 de outubro de 2019 que os Dead Combo iriam acabar, não sem antes fazerem "um passeio pela [sua] história", numa digressão pelo país que se estenderia por 2020.
"Decidimos acabar, mas acabar em grande. Não é um final triste, há muita coisa para ser celebrada. De uma forma concreta, acabamos como começámos: os dois. Voltamos aos palcos com uma ‘tour’, num passeio pela nossa história", afirmavam em 2019.
Muitos dos concertos de despedida foram afetados pela pandemia da covid-19 e remarcados para outras datas, nomeadamente as que se realizariam em novembro e dezembro.
Os Dead Combo surgiram em 2003, com Pedro Gonçalves e Tó Trips a criarem composições instrumentais marcadas pelo rock, pelos blues, pela tradição da música portuguesa e com influências que se estendem a África e à América Latina.
Fonte: Sapo
Imagem: BLITZ
Actividade semanal da GNR
Estes são os números apresentados a nível nacional...
- Detenções: 249 detidos em flagrante delito, destacando-se:
- 94 por condução sob o efeito do álcool;
- 62 por condução sem habilitação legal;
- 24 por tráfico de estupefacientes;
- 17 por furto e roubo;
- Seis por posse ilegal de armas e arma proibida.
- Apreensões:
- 1300 doses de cocaína;
- 485 doses de heroína;
- 21 armas de fogo;
- 29 armas brancas ou proibidas;
- 376 munições;
- 15 viaturas;
- 665 euros em numerário.
- Trânsito:
Fiscalização: 6 479 infrações detetadas, destacando-se:
- 2 972 excessos de velocidade;
- 453 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 301 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
- 298 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
- 253 relacionadas com tacógrafos;
- 199 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
- 195 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
- 164 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Portugal regista 5649 novos casos de Covid-19 e mais 22 mortes
Nas últimas 24 horas, registaram-se menos 23 pessoas internadas em enfermarias, devido à Covid-19, e mais uma nos cuidados intensivos.
Estão confirmadas 18.514 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 22 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 1.163.001, mais 5649 nas últimas 24 horas.
TSF/DGS
Câmara de Carregal do Sal ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
A Câmara de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do aumento de casos positivos de covid-19 no concelho.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Carregal do Sal está entre os dez concelhos com mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Com a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, passa a caber a uma estrutura de coordenação, que funcionará em permanência, "a definição relativa à atuação em fase de emergência e reabilitação, de medidas de minimização ou contenção da propagação da pandemia e seus efeitos", refere um edital publicado na página da Internet do município.
Segundo a autarquia, na sexta-feira, o concelho tinha 125 casos ativos de covid-19.
No início da semana, a Escola Básica Nuno Álvares de Carregal do Sal foi encerrada temporariamente, devido ao aumento do número de casos de covid-19 no concelho, com particular incidência na comunidade escolar.
Nesse âmbito, "a Proteção Civil Municipal, em articulação com o Delegado de Saúde Local, Regional e a Diretora do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal decidiram encerrar temporariamente a Escola Básica Nuno Álvares", explicou, na altura, o presidente da autarquia, Paulo Catalino.
Atendendo à tendência de aumento de casos de infeção no concelho, há uma semana, a Comissão Municipal da Proteção Civil reuniu extraordinariamente e avançou com algumas medidas, como a criação de um gabinete de crise que integra profissionais de saúde, representantes do município e do agrupamento de escolas.
Foi também decidido pedir às empresas, associações e instituições que cancelem todos os convívios de Natal e testar todos os elementos do corpo docente e não docente e os alunos da Escola Básica Nuno Álvares.
Covid-19: Rio de Janeiro cancela festas de passagem de ano
As autoridades do Rio de Janeiro cancelaram as festas da passagem de ano por causa da covid-19, seguindo pareceres de peritos, anunciou hoje o presidente da câmara da cidade brasileira, Eduardo Paes.
“Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comités científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O Comité da prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio”, escreveu Eduardo Paes nas redes sociais.
O autarca acrescentou que não seria possível organizar uma festa de passagem de ano com a dimensão que tem no Rio de Janeiro sem a garantia de todas as autoridades sanitárias.
"Infelizmente não temos como organizar uma festa dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação", acrescentou.
"Se é esse o comando do Estado (não era isso o que me vinha dizendo o governador), vamos acatar. Espero poder estar em Copacabana abraçando a todos na passagem de 22 para 23. Vai fazer falta, mas o importante é que sigamos vacinando e salvando vidas", acrescentou Eduardo Paes.
Esta decisão é o culminar de uma semana de debate entre as autoridades do Rio de Janeiro sobre as festas de passagem de ano, depois de a variante mais recente do vírus da covid-19 (Ómicron) ter chegado ao Brasil.
Na quinta-feira, a autarquia decidiu impor a necessidade de passaporte de vacinação contra a covid-19 para a entrada em espaços como restaurantes, bares, hotéis ou cabeleireiros.
O Rio de Janeiro soma-se assim a outras 21 capitais regionais do Brasil, como São Paulo, a cidade mais populosa do país, que já decidiram cancelar as festas previstas para o fim do ano.
Madremedia/Lusa
Alguns hotéis da Serra da Estrela já têm a lotação esgotada para a passagem de ano
Com o Natal e a passagem de ano a aproximarem-se, as reservas nos hotéis na Serra da Estrela confirmam o ponto mais alto de Portugal continental como um dos principais destinos desta época, havendo hotéis que já têm lotação esgotada.
Um dos primeiros hotéis a esgotar foi o H2otel, em Unhais da Serra, Covilhã, que tem 90 quartos e cujo programa especial de fim de ano abrange três noites, com um preço médio de 980.
“Estamos esgotados desde outubro, quer para o Natal, quer para a passagem de ano. E isso não nos surpreende, dado que esta é uma oferta diferenciadora, que conquista os clientes de um ano para o outro”, disse à agência Lusa Luís Veiga, administrador do grupo Natura IMB Hotels.
Igualmente esgotado está o Puralã, na Covilhã, que pertence ao mesmo grupo e cujo programa de passagem de ano custava 390 euros por pessoa.
Nas restantes unidades do grupo as reservas também decorrem “a bom ritmo”, estando com valores semelhantes aos registados pré-pandemia, designadamente no Sport Hotel Covilhã, que, mesmo sem programa especial, já está a 90% para a passagem do ano.
Por seu turno, o Lusitânia, na Guarda, já tem o Natal fechado. Para a passagem do ano, as reservas já estão a 80%, sendo que a expectativa é a de que venha a esgotar.
“Estamos com números semelhantes aos de 2019 e, portanto, esperamos que tudo se mantenha, mesmo com as restrições que têm surgido face à covid-19, até porque os nossos hotéis têm um protocolo de segurança muito rigoroso e a garantia de que temos quase 100% dos funcionários vacinados”, explicou.
Lotação esgotada é também a expectativa para o Hotel Luna Serra da Estrela, onde o programa especial de duas noites para o 'réveillon' pode variar entre os 500 e os 1.200 euros por pessoa.
Este ano, o hotel optou por uma estratégia de vendas faseadas, que permite às pessoas terem mais tempo para se organizar, mas as reservas para os últimos dias do ano já ultrapassam os 70% e o histórico leva a crer que todos quartos fiquem ocupados antes da ceia de Natal ou do dia 31 de dezembro.
“Estamos a contar ficar completos e acreditamos que vamos ter uma época festiva com a serra vestida de branco, porque a neve já começou a cair e as previsões para as próximas semanas indicam que vai continuar”, apontou Carlos Santos, diretor desta unidade que fica no coração da Serra da Estrela.
Este responsável também não espera que as novas regras relativas à prevenção da covid-19 tenham impacto na procura, até porque estão em linha com os procedimentos que o hotel já estava a seguir.
Criada a partir da recuperação do antigo Sanatório dos Ferroviários, a Pousada Serra da Estrela, do grupo Pestana, tem ofertas especiais para o Natal, com jantar de consoada e almoço de Natal, e apresenta um programa de três noites para a passagem do ano, que custa 899 euros para duas pessoas em quarto duplo, estando as reservas a correr dentro das expectativas.
“O número de reservas está muito próximo do ano de 2019 e, apesar de ter havido esporadicamente alguns cancelamentos como reação às medidas entretanto apresentadas, as mesmas foram imediatamente compensadas por novas reservas”, apontou o grupo Pestana, em resposta à agência Lusa.
Noutra das principais portas de entrada da Serra da Estrela está o Vila Galé Serra da Estrela (Manteigas), que já não tem nenhum quarto para reservar, segundo informação dada pelo hotel.
No Hotel Eurosol Seia Camelo, ainda é possível fazer reservas quer para o Natal, quer para a passagem do ano.
Este ano o hotel só vai trabalhar com alojamento e pequeno-almoço e as reservas estão a chegar mais lentamente, estando a taxa de ocupação para a passagem de ano a rondar os 75%, explicou o diretor daquela unidade, Miguel Camelo.
Madremedia/Lusa
Efeitos do frio na saúde
Dia Mundial da Qualidade | Sustentabilidade
Dê Sangue! Ajude a estabilizar as reservas de sangue em Portugal
Ómicron pode dominar na Europa nos próximos meses
"Mais de metade das infeções com o SARS-CoV-2 na União Europeia nos próximos meses" poderão resultar da variante Ómicron. O aviso é feito pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, ao mesmo tempo que um estudo realizado por cientistas sul-africanos indica que o risco de uma segunda contaminação é acrescido com a nova estirpe.
Na Noruega, onde uma festa resultou num surto com 50 casos da variante Ómicron, Line Vold, do Instituto de Saúde Pública, explica que a estirpe "tem ainda mais mutações do que a Delta" e diz que é preciso vigiar "para ver se as vacinas funcionam bem com esta variante".
A maioria dos governos e instituições oficiais insiste na necessidade de reforçar as campanhas e taxas de vacinação. Na Alemanha, um hospital da Baviera decidiu iliminar-se com luzes vermelhas para sublinhar a urgência.
Na sequência de uma reunião com o sucessor, Olaf Scholz, a chanceler Angela Merkel anunciou um endurecimento das restrições no país, que vai estudar também no parlamento um projeto lei sobre uma obrigação vacinal generalizada.
No Reino Unido, o primeiro-ministro decidiu dar o exemplo a respeito da recomendada dose de reforço.
Mas Boris Johnson também defende que não se deve exagerar nas reações à nova variante e sublinha que "o mais importante é que as pessoas sigam as indicações" dadas pelo governo e que "não há necessidade [...] de cancelar" seja o que for. Trata-se de "dar uma resposta adequada à chegada da variante Ómicron".
Entre o reforço ou a eventual obrigação da vacina e apertar novamente restrições, governos por toda a Europa equacionam as medidas a avançar e eventuais consequências políticas em plena quadra natalícia.
Entretanto, nos Estados Unidos e na Austrália foram assinalados os primeiros casos de transmissão local da variante Ómicron.
Fonte: euronews
Aveiro | Reunião de Câmara – 03 de dezembro de 2021
A participação como membro cofundador da AptCC aliada à aposta importante na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro – que tem crescido de forma estruturada ao longo dos últimos anos – representa um importante passo na valorização do património Cerâmico e Cultural existente, assumindo a CMA um papel de liderança nacional, nesta matéria.