sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
Acidentes de trabalho causaram a morte de 124 trabalhadores em 2022
CONFERÊNCIA LARANJA XXI INTEGRA PROGRAMA DA 7.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA
Carnaval na Praça promete animação e folia
Oito migrantes “morreram de frio” a bordo de embarcação precária ao largo de Itália
Exposição de fotografia pela lente de Pedro Miguel Mota. “Sardas” patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede
Está patente ao público, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 28 de fevereiro, a exposição “Sardas”, da autoria do fotógrafo Pedro Miguel Mota. Constituída por dez painéis informativos, a mostra apresenta registos fotográficos de modelos femininos complementados com várias informações relacionadas com a saúde cutânea, particularmente de pessoas que sofrem de problemas de pigmentação na pele e que desenvolvem efélides, vulgarmente designadas como sardas.
Ao visitar a exposição é possível conhecer algumas curiosidades históricas sobre esta particularidade epidérmica, acompanhadas por alguns testemunhos de pessoas sardentas e quais os cuidados que uma pele com estas características exige, concluindo com algumas expressões populares acerca desta especificidade cutânea.
Pedro Miguel Oliveira Mota nasceu na Mealhada, em 1989. Fez o percurso académico no concelho da Mealhada, formando-se em 2009 como Técnico de Informática e Gestão, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL). O seu espírito curioso e sempre ávido de conhecimento, levou-o a inscrever-se, em 2014, no Curso Profissional Técnico de Logística (2015), proporcionado pelo Centro de Emprego. Aqui adquiriu conhecimentos que viriam a ser fundamentais para o seu trabalho na fotografia.
Em 2016, cada vez mais apaixonado pelo mundo da fotografia, Pedro Miguel Mota aprendeu técnicas de posicionamento humano, fundamentais para as sessões fotográficas com modelos que frequentemente realizava, inscrevendo-se num workshop de Modelo Fotográfico. Nesse ano pôde investir na aquisição de equipamento de melhor qualidade para os seus trabalhos de fotografia e iniciou três projetos, em paralelo, na rede social facebook: o Pedro Miguel Fotografias, página de portfólio, o Pedro Miguel Projectos, onde realizava trabalhos com temas relacionados com o seu gosto pessoal e, a partir de 2018, o que hoje ainda se mantém no ativo, a página Pedro Miguel Tradições e Folclore.
A exposição “Sardas”, financiada pelo Município da Mealhada e pelo seu autor, teve como principal objetivo a vontade de mostrar, através da fotografia a preto e branco, a beleza das pessoas que possuem sardas e, simultaneamente, elucidar, de forma simples, em que consistem as sardas. Com a exposição, Pedro Miguel Mota associa o gosto pela fotografia à vontade de alertar as comunidades para os cuidados a ter com a pele, de forma a prevenir doenças cutâneas, em particular o cancro da pele, que todos os anos apresenta milhares de novos casos, em Portugal. “Sardas” esteve em exposição, em junho de 2021, em Barcouço, Mealhada e de fevereiro a abril de 2022, no Cine-Teatro Messias, também na Mealhada.
Territórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional
WSL World Tour - Teresa Bonvalot alcança 9.º lugar em Pipeline
|
Proença-a-Nova | São Pedro do Esteval prepara-se para receber dois novos investimentos
A freguesia de São Pedro do Esteval vai receber dois importantes investimentos empresariais que irão potenciar a criação de postos de trabalho e a criação de riqueza no território. De acordo com João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “estes investimentos que são uma consequência da atração que temos realizado ao longo dos últimos anos e que nas condições da área de expansão do Pepa e da Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco são objetivamente investimentos de capacitação do Município para continuar a atrair empresas. Também ao nível da economia social, quer em Proença-a-Nova quer em Sobreira Formosa se irão realizar investimentos distintos para novas valências nestas áreas”.
Numa freguesia em que o tecido empresarial é constituído por pequenas empresas, onde domina o sector primário e em que “nos tempos que correm, investir no interior do País representa um desafio, ao invés de ser um obstáculo, a Freguesia de São Pedro do Esteval prepara-se para criar as condições que permitirão inverter esse ciclo”, afirma Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval.
Atualmente estão na calha dois investimentos de grande dimensão para esta freguesia: a instalação de uma unidade de produção da Lusiaves, cujos Pedidos de Informação Prévia (PIP) estão já aprovados junto das entidades competentes, e a instalação de uma unidade de produção de energia solar.
A nova unidade de produção da Lusiaves contempla uma área total de 37 hectares, com 16 pavilhões de produção, mais 3 de apoio e que significará a criação de 40 postos de trabalho. No que respeita à produção de energia solar, a empresa Solitudo-Energias Renováveis, Unipessoal, Lda, pretende instalar várias unidades de produção, nomeadamente no Vale da Estrada (Lameira d’Ordem), no Vale do Pereiro (Palhota) e na Marinha/Cassabão (São Pedro do Esteval). Na localidade de Padrão, situada a sul da Freguesia, está também em fase de projeto o Parque fotovoltaico da EDP – Pracana/Padrão, com uma área de aproximadamente 80 hectares e que beneficiará vários proprietários com terrenos nas encostas do Rio Ocreza.
Hoje, a Freguesia de São Pedro do Esteval apresenta-se como um ponto de interesse para captar investimento, resultado da sua localização geográfica e proximidade das principais vias de comunicação com o litoral (IC8 e A23) e com a vizinha Espanha.
A reunião de Câmara descentralizada do dia 16 de janeiro realizou-se em São Pedro do Esteval, com o Executivo Municipal a visitar alguns dos locais destes investimentos, bem como as obras de ampliação do atual edifício da Junta de Freguesia que irá receber o polo da Biblioteca Municipal.
Proença-a-Nova | Aldeias de Cunqueiros e Sesmos reconvertem áreas florestais em agrícolas
As aldeias de Cunqueiros e dos Sesmos, ambas na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, vão ser as próximas localidades a reconverter as áreas florestais existentes na faixa de gestão de combustível de cem metros em redor do aglomerado populacional em áreas agrícolas. O executivo municipal aprovou, em reunião de Câmara de 16 de janeiro, os presentes projetos no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais. O objetivo é tornar as aldeias mais seguras na eventualidade da ocorrência de incêndios rurais, permitindo que os proprietários de terrenos nesta faixa os possam rentabilizar, recorrendo, por exemplo, a árvores de fruto.
De acordo com o disposto no Regulamento, o primeiro passo para a implementação do projeto é a identificação de todos os proprietários das parcelas a intervencionar, realizando o cadastro nas situações em que o mesmo ainda não esteja feito. Entre os seus deveres, encontra-se a manutenção das propriedades geridas durante um período de cinco anos. Da parte do Município, será garantida a mobilização mecânica do solo nas propriedades florestais que se encontram dentro da faixa de gestão combustível de proteção ao aglomerado populacional, por forma a converter estas em área agrícola; e a oferta das árvores ou espécies agrícolas identificadas pelo proprietário. O número de árvores a plantar por hectare (compasso) será de acordo com a espécie, respeitando os guias práticos de agricultura.
Estes dois projetos juntam-se a outros que têm sido desenvolvidos no concelho, nomeadamente nas aldeias de Mó - a primeira a beneficiar dos apoios deste regulamento -, Fórneas, Vale de Água, Galisteu, Giesteiras, Sobrainho dos Gaios, Corgas e Malhadal: nestas situações, os projetos foram apoiados pela iniciativa governamental “Condomínio de Aldeia” que comunga dos mesmos princípios do Regulamento Municipal.
Onde vão estar os radares da PSP em fevereiro
Instalação artística com paisagem cénica de árvores dentro de barcos exposta junto ao Centro Náutico de Monsaraz
Gala GOTY - Planeta Sinclair Awards transmitida para todo o mundo. Museu LOAD acolheu “óscares” dos jogos ZX Spectrum
O
Museu LOAD ZX, em Cantanhede, foi palco da Gala GOTY - Planeta
Sinclair Awards, evento que celebrou os jogos lançados para o ZX
Spectrum em 2022. O evento, que nas edições de 2020 e 2021 decorreu
em formato online devido à pandemia, é uma organização do blogue
Planeta Sinclair, em cooperação, desde 2020, com o Museu LOAD ZX.
Esta
edição dos prémios GOTY – cuja sigla significa Game Of The Year
– foi a primeira realizado presencialmente, e teve transmissão
para todo o mundo através do Youtube.
Na
edição deste ano foram votados 130 jogos de diversos países,
nomeadamente Portugal, Brasil, Rússia, Espanha, Reino Unido,
Austrália, Argentina, entre outros.
Ao intervir na sessão de encerramento, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, destacou, uma vez mais “a dinâmica de afirmação do Museu LOAD ZX no contexto nacional e internacional”, fruto do trabalho de “uma equipa extraordinária liderada por João Diogo Ramos" e do “suporte inquestionável do Município de Cantanhede".
“O papel e a importância do mentor e coordenador do projeto tem sido determinante para o êxito alcançado, sendo se sublinhar a criatividade, a paixão, o profissionalismo, a capacidade de iniciativa e de organização, energia, a motivação e a mobilização”, destacou o autarca, convicto de que em 2023, “o Museu LOAD ZX vai prosseguir no trilho da afirmação e internacionalização”.
João Diogo Ramos, host do evento em representação do Museu LOAD ZX e da organização, congratulou-se com a concretização de mais um importante passo na projeção do trabalho do Museu, mas também do Planeta Sinclair.
“Estes são os óscares do ZX Spectrum e isto foi só o princípio do que queremos fazer”, garantiu.
Por fim, e em jeito de balanço, André Luna Leão, fundador do Planeta Sinclair, congratulou-se com a dinâmica do evento, que trouxe até Cantanhede cerca de uma centena de pessoas.
Sobre a transmissão internacional do GOTY, destacou a presença e salutar convívio dos criadores de jogos de todo o mundo, realçando que a transmissão já conta com cerca de um milhar de visualizações.
VENCEDORES POR CATEGORIA
GOTY
Rubinho Cucaracha
Gráfico
Rubinho Cucaracha
Ecrã de carregamento
Drift! 2K22
Som
Ringo
Quebra-cabeças
Tenebra
Aventura e RPG
Loxley
Plataformas
Ringo
Ação Arcade
Rubinho Cucaracha
Aventura de texto
Donum
Basic
Loxley
Luso-Brasileiro
TCQ
Origem espanhola
Bufonada
Marinha Grande | WORKSHOP DE FORMAÇÃO PARA ASSOCIAÇÕES
15 de fevereiro de 2023| 14h30 às 16h45. Embalagens sustentáveis para o setor dos produtos hortofrutícolas em webinar
Castelo de Paiva | CÂMARA MUNICIPAL INVESTE MAIS DE 697 MIL EUROS NA REABILITAÇÃO DA REDE VIÁRIA DO CONCELHO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, liderada por José Rocha, deliberou na sua última reunião ordinária de Janeiro, aprovar a autorização de abertura do Concurso Público para a reabilitação de vários arruamentos pelo território municipal, contemplando intervenções em todas as freguesias, num investimento superior a 697 mil euros.
O edil de Castelo de Paiva reforça a vontade do executivo em permanência de investir nesta área, de forma a garantir uma rede viária interna com melhor funcionalidade, potenciando uma melhor mobilidade e qualidade de vida a todos os Paivenses.
Pretende-se com estas empreitadas a reabilitação de vários arruamentos no território municipal, ao nível do abastecimento de água, pavimentação, águas pluviais e saneamento, por forma a dotá-los de novas infraestruturas e melhores condições de circulação.
As empreitadas estão repartidas em seis lotes, correspondentes às freguesias existentes, sendo que na área geográfica da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, vão ser contempladas intervenções em Rua das Lages (Almansôr), Travessa das Cavadas, Rua Dr. Anastácio Vasconcelos, e Rua do Ponsouro, enquanto na freguesia de Santa Maria de Sardoura será intervencionada a Rua do Pinheiro.
A autarquia vai promover ainda a reabilitação do acesso da Urbanização do Vale da Mota, na freguesia de Real, bem como beneficiar as Ruas de Soalheira e Rua de Crava, em S. Martinho de Sardoura, sendo também contemplado neste rol de intervenções, o Caminho do Reguengo, na freguesia de Fornos, e a Rua Dr. Manuel Oliveira (no território da União de Freguesias de Sobrado e Bairros.
Reforçando a vontade de continuar a investir, perspetivam-se para breve novas empreitadas, sempre como uma aposta por todas as freguesias do Concelho.
O anúncio do procedimento está disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/
Carlos Oliveira
MUNICÍPIO DE SILVES ENTREGA PRÉMIOS MILAGE APRENDER +
Marinha Grande | CÂMARA REQUALIFICA BLOCOS DE HABITAÇÃO SOCIAL
Aveiro | Reunião de Câmara – 02 de fevereiro de 2023
Lote | Designação | Localização | Área | Base de Licitação |
1 | Lote 21 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 445,48 m2 | 34.000,00€ |
2 | Lote 22 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 247,60 m2 | 28.700,00€ |
3 | Lote 23 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 236,73 m2 | 28.400,00€ |
4 | Lote 24 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 226,57 m2 | 28.100,00€ |
5 | Lote 29 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 283,33 m2 | 30.800,00€ |
6 | Lote 30 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 374,78 m2 | 33.300,00€ |
7 | Lote 31 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 294,55 m2 | 31.100,00€ |
8 | Lote 32 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 273,80 m2 | 30.500,00€ |
9 | Lote 33 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 253,14 m2 | 29.900,00€ |
10 | Lote 34 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 332,50 m2 | 32.100,00€ |
11 | Lote 35 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 288,66 m2 | 30.900,00€ |
12 | Lote 36 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 174,97 m2 | 27.700,00€ |
13 | Lote 37 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 162,50 m2 | 27.400,00€ |
14 | Lote 38 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 162,50 m2 | 27.400,00€ |
15 | Lote 39 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 287,80 m2 | 30.900,00€ |
16 | Lote 40 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 405,10 m2 | 34.200,00€ |
17 | Lote 41 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 341,09 m2 | 30.600,00€ |
18 | Lote 42 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 193,23 m2 | 25.800,00€ |
19 | Lote 43 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 236,06 m2 | 26.900,00€ |
20 | Lote 44 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 268,50 m2 | 27.700,00€ |
21 | Lote 45 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 297,54 m2 | 28.500,00€ |
22 | Lote 46 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 505,82 m2 | 39.600,00€ |
23 | Lote 47 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 157,73 m2 | 24.900,00€ |
24 | Lote 48 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 176,34 m2 | 25.400,00€ |
25 | Lote 49 Para construção | Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs | 344,92 m2 | 34.800,00€ |
26 | 2 Terrenos Contíguos para Construção Industrial | Zona Industrial de Mamodeiro | 4.650,00 m2 | 92.400,00€ |
27 | Terreno | Rotunda do Glicínias | 140,00 m2 | 304.000,00€ |
28 | Casa de Habitação | Bairro da Misericórdia, n.º 40 - Aveiro | 162,00 m2 | 110.000,00€ |
29 | Terreno para Garagem | Praceta dos Bons Vizinhos - Cacia | 17,50 m2 | 2.625,00€ |
30 | Fração Habitacional (T3) | Urbanização da Quinta do Canha, 11.º andar SW, Fração ZZ - Aradas | 106 m2 | 120.000,00€ |
31 | Terreno para Construção | Avenida Vasco Branco - Aveiro | 3.093 m2 | 1.405.000,00€ |
32 | Terreno para Construção
| Rua Padre Fernão de Oliveira (junto ao Hospital) - Aveiro | 7.445 m2 | 2.945.000,00€ |
Tabela 1 - Locais e valores da hasta pública para alienação de vários imóveis
Cessado o PAM, consolidada a recuperação financeira e a capacitação organizacional da CMA, esta operação integra-se no âmbito do desenvolvimento de um elevado nível de investimento em projetos, obras, eventos e ações de múltiplas tipologias para o ano de 2023, assumindo a CMA a ambição do desenvolvimento e do crescimento, no quadro do aproveitamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), do REACT-EU e do Portugal 2030, que necessitam de liquidez e capacidade financeira, que nos permita garantir desde já as melhores oportunidades para o Município.
O processo segue para autorização prévia da Assembleia Municipal.
Assim, a segunda Reunião prevista para o dia 16, terá antes lugar no dia 15 de fevereiro, pelas 16h30, nos Paços do Concelho, mantendo o seu carácter privado.