sábado, 8 de junho de 2024

UCC de Ponte de Sôr / Montargil no projecto ” Empoderamento da Mulher”


No passado dia 24 de Maio decorreu, no edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, uma ação de educação para a saúde inserida no Projeto “Empoderamento da Mulher”, dirigido às beneficiárias do Rendimento de Inserção Social, integrado no plano delineado pela equipa para o ano 2024.
Com o objetivo de promover a saúde da mulher e reforçar os conhecimentos face a várias temáticas inerentes a esta área, as enfermeiras Almerinda Marques e Paula Belo, da UCC de Ponte de Sor, juntamente com a enfermeira Susana Delgadinho e os alunos de Enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre que frequentam o ensino clínico de integração à vida profissional em Cuidados Comunitários, procederam a uma apresentação sobre métodos contracetivos, doenças sexualmente transmissíveis e menopausa.
As oito participantes demonstraram interesse nos temas, trocaram experiências e dúvidas e, no final, houve um momento de convívio.


ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

FESTA DISTRITAL DO MINIBASQUETE ORGANIZADA PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTOU A SER UM ÊXITO

 

Realizou-se no dia 1 de Junho, no Pavilhão Marialvas e no parque adjacente ao Complexo de Piscinas Municipais, a grande Festa Distrital do Minibasquete 2024, decorrendo na cidade de Cantanhede pelo 12º ano e mais uma vez, com a organização da Secção de Basquetebol da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e teve a participação dos clubes pertencentes à Associação de Basquetebol de Coimbra, contando com o apoio desta Associação, do Município de Cantanhede, da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e da Loja Intermaché de Cantanhede.

Participaram neste evento 9 clubes, representados pelas equipas dos diferentes escalões Sub 8, Sub 10 e Sub 12, nomeadamente a B. C. Condeixa, Associação Académica de Coimbra, Lousanense, Olivais, Sampaense, e as equipas da Associação organizadora.

As equipas ao longo de todo o dia, realizaram vários jogos nos respectivos escalões, utilizando os quatro campos montados no pavilhão.

Para além dos jogos de Minibasquete, todas as crianças participantes, ao longo do dia, tiveram a oportunidade de participar nas actividades lúdicas que decorreram no Parque de S. Mateus em Cantanhede, no âmbito da Festa da Criança, promovida pelo Municipio de Cantanhede.

Participaram neste evento cerca de 250 crianças de ambos os sexos. acompanhados pelos seus directores e treinadores, colaboradores e familiares, que manifestaram o seu agrado com a excelente organização, referindo que a cidade de Cantanhede oferece condições excelentes para dinamizar este tipo de actividades.

A Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, ofereceu a todas as comitivas que participaram nesta festa o almoço, contando ainda com a colaboração da Associação de Basquetebol de Coimbra, Loja Intermaché de Cantanhede da Nestlé/Longa Vida e Padaria 5 de Outubro, permitindo dessa forma oferecer o lanche, contando igualmente, com os pais dos seus atletas, que colaboraram na organização e preparação das refeições.

A presidente da autarquia Helena Teodósio, teve oportunidade de acompanhar as actividades, deixando algumas palavras de incentivo aos organizadores.

Para além da autarca, os responsáveis por esta festa, receberam igualmente, Adérito Machado e Célia Simões, Vereador do Desporto e da Acção Social da Autarquia de Cantanhede e de Luis Santarino, Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra.

Na Cerimónia de Encerramento, a organização com a colaboração de alguns treinadores e dirigentes dos clubes participantes distribuiu a lembrança, do Comité Nacional de Minibasquete, aos atletas de cada equipa.

Durante a cerimónia de Encerramento, Jacinto Silva, dirigente da Sociedade Columbófila e responsável pela modalidade na Sociedade Columbófila, agradeceu a presença de todos os atletas, treinadores, dirigentes, deixando uma saudação às famílias dos pequenos atletas, que os acompanharam ao longo de todo o evento, incentivando com grande espirito de Fair Play, terminando agradecendo a colaboração do Município de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Associação de Basquetebol de Coimbra e a todos as empresas que colaboraram na iniciativa, deixando por último uma palavra de grande agradecimento pela colaboração prestada pela direcção da Associação de Basquetebol de Coimbra e em particular pela dedicação e apoio do seu Presidente Luís Santarino.

Bilhete Postal - "Convenci-os a votar?"

 

Os nossos jovens estão motivados para votarem nas eleições europeias deste domingo, 9 de junho? Ouvimos os jovens a dizer-nos que não conhecem a União Europeia. Não sabem dos benefícios que tivemos com a adesão à então CEE.

Perguntei a um grupo de jovens se sabia que a sua escola havia sido reformada com dinheiros europeus. Não sabiam. Perguntei se sabiam que muitas das residências universitárias foram construídas com fundos europeus. Mostraram espanto. Questionei se sabiam que as empresas em melhor condição técnica, humana e económica que podem garantir o seu emprego se modernizaram com fundos europeus. Não sabiam. Lembrei que uma viagem de automóvel de Porto a Lisboa demorava seis horas sem as autoestradas feitas com fundos europeus. Riram. Questionei se sabiam que uma considerável percentagem dos portugueses tinha frequentado cursos de formação que permitiram que haja mão de obra mais qualificada e, assim, assegurando emprego e viabilizando as empresas. Encolheram os ombros.

Ouvi deles que depois de se licenciarem talvez fossem para algum país europeu para viver e trabalhar. Mas não sabiam que isso só é possível com Portugal a integrar a União Europeia.

Uma coisa lhes dei toda a razão: não são esclarecidos no ensino que frequentam sobre a influência crescente nas nossas vidas das decisões tomadas em Bruxelas. Gostam de ser cidadãos europeus e poderem viajar para qualquer país da UE sem necessidade de passaporte, fronteiras e outras burocracias? Sim, gostamos, mas isso é porque pertencemos à União Europeia?

Não sei se os convenci a votar.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

[Os jovens] não são esclarecidos no ensino que frequentam sobre a influência crescente nas nossas vidas das decisões tomadas em Bruxelas.

Marinha Grande | TORNEIO DE FUTEBOL VÍTOR PINA NO ESTÁDIO MUNICIPAL

 O Estádio Municipal da Marinha Grande recebe o Torneio Interescolas Victor Pina em futebol 5, no dia 15 de junho (sábado), entre as 9h00 e as 19h30, dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande e pretende homenagear Víctor Azambuja Pina. Tem como objetivos aliar o desporto ao convívio e o intercâmbio entre as diversas escolas, lembrando que, no Torneio Interescolas apenas é permitida a participação a todos aqueles que fazem do desporto uma festa.
No âmbito deste evento, está a decorrer a campanha “Passo Solidário”, que visa recolher calçado desportivo em 2.ª mão,  que será doado a famílias carenciadas e instituições sediadas no concelho da Marinha Grande.

Os donativos podem ser entregues nos Agrupamentos de Escolas, assim como no Estádio Municipal da Marinha Grande, até ao próximo dia 15 de junho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | RUI MASSENA APRESENTA NOVO ALBÚM NO TEATRO STEPHENS

 O maestro e compositor Rui Massena atua, pela primeira vez, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 15 de junho, pelas 21h30, para apresentar o novo álbum.
Depois dos três álbuns de originais e do EP 20Perception, Rui Massena apresenta o seu novo trabalho, no Teatro Stephens.

O artista teve uma introdução à música bem cedo na sua vida. Licenciado em Direção de Orquestra, trabalha profissionalmente como Maestro desde os vinte e sete anos, altura em que assumiu a Direção Artística e a função de Maestro titular da Orquestra Clássica da Madeira, cargo que manteve durante 12 anos. 
Entre 2001 e 2013, estreou dezenas de obras e dirigiu mais de 30 orquestras nacionais e internacionais, em salas de concerto de renome mundial, situadas em 14 países, com destaque para o Carnegie Hall em Nova Iorque, e o Tonhalle em Zurique.  Em 2010, é convidado para liderar o projeto da área da Música na ‘Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012’, através do qual fundou a orquestra sinfónica ‘Fundação Orquestra Estúdio’, constituída com músicos de 22 nacionalidades europeias. Ao longo deste tempo, Rui Massena escreveu, dirigiu, arranjou em linguagem sinfónica composições de inúmeros artistas. 
 
Desde 2015 iniciou uma carreira a solo com as suas próprias composições, como Artista da Universal Music, e lançou até hoje, quatro álbuns e um EP. Com cerca de meio milhão de ouvintes mensais nas plataformas de streaming, a sua música é hoje apreciada por pessoas em mais de 90 países. Rui Massena foi escolhido como talento global contemporâneo pela prestigiada editora ‘Deutsche Grammophon’.  

Em 2023, Rui Massena estreiou-se na composição de música para jogos ao assinar a banda sonora do jogo “Planet Free”. 

A música de Rui Massena está, hoje, ao lado de grandes compositores mundiais como Philip Glass e Ludovico Einaudi, com uma das suas composições, Valsa, incluída na compilação ‘EXPO 1’ pela Deutsche Grammophon, que apresenta a música dos principais compositores ‘neo-clássicos’ da atualidade. Em 2021, a convite da editora, ao lado de Maria João Pires e de outros 15 intérpretes e compositores de renome internacional, participou no festival World Piano Day 21, difundido mundialmente. 

Atualmente, Rui Massena continua a trabalhar como maestro, compositor, produtor e performer, com base no seu estúdio, junto à praia da Granja, na criativa cidade do Porto. Dirige e toca a sua música ao vivo em salas de concerto por todo o mundo.  

Público-alvo: geral 
Preço: 7€
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “VOLÓDIA” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA E NO TEATRO STEPHENS

 O Município da Marinha Grande inaugura a exposição de pintura “Volódia”, da autoria de Vladimir Aires Rodrigues, no dia 15 de junho de 2024, que vai estar patente no Museu Joaquim Correia e no Foyer do Teatro Stephens.


No Museu Joaquim Correia é inaugurada a mostra “VOLÓDIA: CÂNTICO SELVAGEM”, no dia 15 de junho, pelas 16h00. Pela 17h00, no Foyer do Teatro Stephens, é inaugurado outro polo da exposição intitulado “VOLÓDIA: PAISAGENS MENTAIS”.

Vladimir Rodrigues nasceu em 1969 em Paris. Viria a falecer na Marinha Grande, aos 47 anos, em dezembro de 2016, onde se encontrava radicado desde jovem.
 
As exposições “Volódia”, assim intituladas com o nome com o qual os amigos tratavam Vladimir, reúnem em duas áreas expositivas, uma antologia artístico-literária da obra deste artista marinhense.
 
Dois espaços diferenciados, onde o público é convidado a descobrir a compulsiva e prolífica produção artística de Vladimir Rodrigues, a partir do espólio gentilmente cedido pelo pai António Aires Rodrigues, e também por familiares e amigos.
 
Com curadoria da artista plástica Vânia Colaço, “Volódia: Cântico Selvagem” ocupará a sala de exposições temporárias do Museu Joaquim Correia e “Volódia: Paisagens Mentais” estará no Foyer do Teatro Stephens, patentes até dia 2 de Novembro de 2024.
 
Cada espaço agrupa, em conjuntos temáticos, desenhos, pinturas, poemas, anotações e fragmentos literários, construindo um retrato do pintor-poeta através da sua obra.

Horário:
Museu Joaquim Correia
Quarta a Sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30)

Fpyer do Teatro Stephens
Terça a Domingo | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30)

*Gabinete de Comunicação e Imagem