terça-feira, 10 de janeiro de 2023
Jornal: espécie em vias de extinção!
CASTELO DE PAIVA ACOLHE TERCEIRA JORNADA NA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL
Torneio realiza-se no Pavilhão Municipal dos Desportos
O Município de Castelo de Paiva está a participar este ano na Liga Bóccia Sénior Inatel, com várias equipas com atletas oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes no concelho, e já amanhã no Pavilhão Municipal de Desportos, vai acolher a terceira jornada deste torneio, que já tem concretizadas duas das quatro jornadas em disputa, sendo que, no quadro competitivo, vão marcar presença equipas de Castelo de Paiva, Penafiel, Paredes, Gondomar e Gaia.
Recorde-se que, o calendário deste torneio tem quatro jornadas para disputar, sendo que, o primeiro realizou-se a 30 de Novembro em Penafiel, o segundo a 14 de Dezembro em Paredes, o terceiro será amanhã, 11 de Janeiro, em Castelo de Paiva e o quarto jogo a ter lugar a 23 de Janeiro de 2023, em Vila Nova de Gaia.
Na jornada de amanhã, o Município de Castelo de Paiva, estará representado por duas equipas com oito atletas pertencentes à ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, e Centro Social de Real, num programa que tem inicio ás 9h30 com concentração e recepção às equipas, seguindo-se os diversos jogos do Torneio e entrega de prémios às 13 horas.
Esta iniciativa inter-municipal assume particular importância e interesse, tendo em conta, o cariz social que representa, pelo convívio, confraternização e também pela promoção e divulgação da modalidade, sendo que, tem como principal objectivo, a promoção da socialização, integração e convívio desta actividade desportiva direccionada para a população sénior, através de uma competição adequada, saudável e em sintonia com as suas expectativas. O concelho de Castelo de Paiva participa habitualmente nestas actividades para os mais idosos, e pretende-se com este tipo de eventos promover a interacção entre a população sénior do concelho de Castelo de Paiva, criando momentos de acção, convívio e uma saudável rivalidade desportiva entre todos, sendo que este campeonato de bóccia se insere na programação da qual a edilidade paivense participa.
A Liga Boccia Sénior INATEL é um projecto da Fundação INATEL, que foi desenvolvido durante dois anos no Distrito do Porto, sendo que este torneio servirá de preparação para a Liga 2023, que a seu tempo terá divulgação mais detalhada.
Carlos Oliveira
Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DO MONUMENTO AO 18 DE JANEIRO DE 1934 VAI SER APRESENTADA
No âmbito de projeto coordenado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Profissionais de saúde de quatro países visitaram o Biocant Park
O Biocant Park - Parque Tecnológico de Cantanhede recebeu esta terça-feira, 10 de janeiro, a visita de equipas ligadas à área da Saúde oriundas de Portugal (através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Bangladesh, Vietname e Finlândia, que integram o projeto DigiCare, que visa a aquisição de competências de digitalização no sentido de capacitar estudantes da área da saúde para efetuarem follow up à distância de doentes com doença crónica.
Esta visita a Cantanhede decorreu a pedido da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que assume a coordenação do projeto DigiCare em cotitularidade com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia).
A comitiva, que incluía investigadores, médicos, enfermeiros, biólogos, psicólogos e bioquímicos, foi recebida pela administradora executiva do Biocant Park, Joana Branco, que fez a apresentação do parque tecnológico e conduziu uma visita à Crioestaminal, a primeira empresa a instalar-se no local e que hoje em dia é uma referência internacional na criopreservação de células estaminais.
Em representação do Município de Cantanhede esteve a vereadora Célia Simões, que considerou esta visita de investigadores internacionais “uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho de ponta que é de desenvolvido no Biocant Park, nomeadamente na área da biotecnologia e, quem sabe, abrir portas a novas oportunidades de negócio neste domínio”.
A autarca, que tutela a área da Saúde, destacou ainda a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede e ao Museu da Pedra, “locais de referência, que permitiram dar a conhecer outras dimensões do Município”.
Três universidades e instituições de saúde do Vietname e outras tantas do Bangladesh são beneficiárias do projeto DigiCare.
Participam neste projeto internacional, em representação da instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.
Proença-a-Nova | VIII Encontro de Janeireiros promove cantares típicos em Dia de Reis
O VIII Encontro de Janeireiros do concelho de Proença-a-Nova realizou-se em Dia de Reis, a 6 de janeiro, no Auditório Municipal com a presença de sete grupos provenientes das aldeias de Pergulho e Murteira, Vergão, Corgas, Sobrainho dos Gaios, Cunqueiros, Caniçal Cimeiro e Fundeiro e Vale da Carreira e ainda o Grupo Coral de Proença-a-Nova, em representação dos muitos grupos que mantêm viva esta tradição nas suas aldeias e que se vão ouvindo desde o Natal até ao fim do mês de janeiro.
Dando as boas vindas a todos os participantes e ao público presente, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, realçou a mensagem de boas festas que, de uma forma geral, está incluída nos versos das Janeiras. “Hoje, em Dia de Reis, recordamos a oferta que os Reis Magos fizeram ao Menino e que traduz o espírito da partilha que estes cantares envolvem”, afirmou.
Com algumas diferenças na forma como os grupos se posicionam e nas letras destes cantares, em comum têm o facto de pedirem uma retribuição dos populares na forma de esmola: “dai a esmola para as almas | não julgueis que a comemos | é para as benditas almas | que todos nós as lá temos”. Antigamente, esta era uma tradição que era quase exclusivamente masculina, provavelmente devido à dureza que rodeava esta prática, já que eram ofertados produtos hortícolas como batatas ou cereais que, posteriormente, eram leiloados e as verbas revertiam para mandar celebrar missas pelas almas do Purgatório.
Esta é a oitava edição do Encontro de Janeireiros que o Município promove, iniciativa interrompida apenas pela pandemia, com o objetivo de valorizar uma tradição que é parte integrante da vivência do Natal e do Dia de Reis nas aldeias, promover o intercâmbio entre diferentes formas de cantar as Janeiras que coexistem no concelho e propiciar também o reencontro das comunidades com o mesmo sentir.
Águeda | Ciclo “O Desenho como Pensamento” conta com 21 exposições e 6 conversas temáticas
Parceiros destacam a ambição e arrojo desta bienal artística que vai decorrer de 13 a 30 de setembro
Após desacatos na rua, foi preso para cumprir mandado de detenção
Cantanhede | Mostra de José António de Almeida. Exposição Pintura, minha terapia patente na Biblioteca Municipal
Reconhecimento das boas práticas de promoção da prevenção e reciclagem de resíduos na Católica no Porto. Universidade Católica no Porto recebe certificado “Coração Verde” concedido pela Lipor
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant
CÂMARA BENEFICIA SANITÁRIOS SUL DA PRAIA DA VIEIRA
CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE PARTICIPAÇÃO NO ALGARVE XTREME TRAIL. Inscrições até 19 de janeiro
Marinha Grande | JARDIM DE INFÂNCIA E ESCOLA DA COMEIRA REQUALIFICADOS
Presidente da Câmara de Espinho detido por suspeitas de corrupção
Homicídio de português em Espanha (só) foi desvendado graças a técnica pouco usada
Guilherme Oliveira estreia-se nas míticas 24 Horas de Daytona com apenas 18 anos
CRUZAMENTO DA RUA ANTÓNIO CABRITA PIRES E RUA HERÓIS DE MUCABA, EM SB MESSINES, CORTADO AO TRÂNSITO ATÉ DIA 12 DE JANEIRO
Agrária de Coimbra promove 9.ª Edição do Curso de Fogo Controlado
Encontram-se abertas, até ao próximo dia 31 de janeiro, as inscrições para a 9.ª edição do curso de curta duração de Fogo Controlado a ser lecionado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).
O curso, que tem início no dia 3 de março de 2023, destina-se a detentores de formação de nível 6 ou superior, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), cujo programa inclua, obrigatoriamente, conteúdos programáticos de proteção e defesa da floresta, silvicultura, ciências agrárias, ciências do ambiente ou ecologia.
Este curso, que pretende constituir-se como credenciação de Técnicos Especializados em Fogo Controlado e cujo processo de reconhecimento pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas se encontra a decorrer, contempla 49 horas de formação em sala aula (ao longo de três semanas) e 70 horas de práticas de fogo controlado.
Os interessados devem fazer a sua inscrição em formulário próprio, disponível no site da ESAC, em https://www.esac.pt/index.php/