quinta-feira, 4 de julho de 2024

Dia 12 de julho, às 14h30, na Faculdade de Educação e Psicologia. Católica promove debate sobre a Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas

 Reunir cinco serviços centrais do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para pensarem juntos na resposta a duas grandes e interpelantes questões: Como servimos as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? Como nos podemos articular melhor para que as práticas educativas sejam mais inclusivas, mais eficazes e mais justas? Este é o grande objetivo do Seminário de Educação organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia. Estão confirmadas as presenças de David Sousa (Diretor-Geral da Educação), Susana Castanheira Lopes (Diretora-Geral da Administração Escolar), João Miguel Gonçalves (Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares), Ariana Cosme (Inspetora-Geral da Educação e Ciência) e de Filipa Henriques de Jesus (Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional)
José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, salienta a importância de “se adotar uma abordagem multifacetada que envolva vários aspetos do sistema educacional, nomeadamente a aposta na formação de professores, incluindo a formação continua;  a mobilização e empoderamento das pessoas para reforçar as comunidades educativas; a adoção inteligente das ferramentas tecnológicas; o incremento de  um currículo flexível que possa ser adaptado para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Adotando estas e outras estratégias, as escolas podem criar um ambiente mais inclusivo, eficaz e justo para todos os alunos, promovendo o desenvolvimento integral e o sucesso académico de cada um.” Este evento é “uma oportunidade única para pensarmos e produzirmos cenários renovados para a educação portuguesa.”
 
Com a presença do Diretor-Geral da Educação, David Sousa, da Diretora-Geral da Administração Escolar, Susana Castanheira Lopes, do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, da Inspetora-Geral da Educação e Ciência, Ariana Cosme e da Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Filipa Henriques de Jesus, vai existir um momento de esclarecimento e debate moderado por José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Como comentário final está prevista a presença de Amélia Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
 
A abordagem deste tema requer uma compreensão abrangente do equilíbrio entre a administração centralizada e a autonomia das escolas, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade da educação para todos os alunos,” refere Diana Soares, membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia.
 
Seminário de Educação: Um Programa para a ação – “A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas”, organizado pelos professores de Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, realiza-se a 12 de julho entre as 14h30 e as 18h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Fernanda Teixeira

Número de portugueses a planear férias de verão fora de Portugal aumenta e supera valores pré-pandemia


  • 37% dos portugueses tencionam passar férias fora do país, superando os valores pré-pandemia (30% em 2019).
  • Espanha continua a obter a preferência dos inquiridos (38%) que pretendem viajar para fora do país.
  • Em Portugal, Faro é o principal distrito de eleição para o destino de férias, apesar de ter sofrido uma quebra de 17% em relação a 2022.
  • Condições financeiras dos inquiridos limitam a escolha do verão para usufruir das férias nesta época do ano.
Na altura do ano em que milhares portugueses se preparam para fazer as malas para usufruir de um período de descanso, Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, questionou os portugueses sobre as intenções para as férias de verão. O número de cidadãos que tencionam usufruir do período de descanso nos meses mais quentes do ano fora de Portugal ultrapassa os valores pré-covid: 37% em 2024 vs 30% em 2019. Porém, a maioria continuará a eleger o nosso país (60%), embora esta maioria tenha sofrido uma diminuição em relação a 2022 (-17%).
No que toca ao destino preferencial, Faro continua a ser o principal distrito de destino das férias de verão em Portugal, no entanto o estudo revela uma quebra de 17% em relação a 2022 na preferência dos inquiridos (35% em 2024 vs 52% em 2022). Em contraponto, Espanha continua a obter a preferência dos portugueses que escolhem viajar para fora do país, superando os valores pré-pandemia: 38% em 2024 vs 35% em 2019. Também o interesse em outros países aumenta, como França (14% em 2024 vs 11% em 2022), Itália (12% em 2024 vs 6% em 2022) e Marrocos (8% em 2024 vs 3% em 2022).
Entre os que elegeram Portugal para as férias, 73% planeiam passá-las fora de casa (+27% em relação a 2022). Já 14% afirmam que irão usufruir do período de descanso na residência principal, um número muito menor quando comparado com 2022 (54%), mas igual ao ano pré-pandemia (2019).
Portugueses apontam falta de condições financeiras para não fazerem férias no verão
Apesar do verão ser o período de eleição da maioria dos portugueses para as férias (80%), há 8% que afirmam que não planeiam fazer férias nos meses mais quentes do ano. Entre os principais motivos estão a falta de condições financeiras (39%) e também o facto de os preços serem mais elevados nesta altura do ano (13%), dados que espelham a situação económica que o país atravessa e que tem afetado milhares de portugueses. Além disso, não poder fazer férias nos meses de verão (42%) e a preferência por usufruir de férias em outra altura do ano (14%) são outras das razões apontadas.
De salientar, ainda, em que quase todas as faixas etárias se verifica uma maior percentagem de cidadãos que escolhe outros períodos do ano para usufruir de férias, à exceção da faixa dos 45 aos 54 anos, na qual o número de inquiridos a escolher o verão é superior (83%). Paralelamente, é nas classes sociais mais altas - Alta e Média-Alta - que há um maior número de pessoas e eleger esta estação do ano (86%). As regiões do Porto (91%) e de Lisboa (82%) são aquelas onde há mais inquiridos a escolher este período para o descanso.

*Andreia Martins

Marinha Grande | SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE PROSPEÇÃO DE AREIAS E ARGILAS NA MOITA

 O Município da Marinha Grande e a Junta de Freguesia da Moita convidam a população a participar na sessão de esclarecimentos sobre a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa dos depósitos minerais de areias siliciosas e argilas especiais, na área de Almoinha Velha, Freguesia da Moita, concelho da Marinha Grande, a ter lugar no dia 6 de julho de 2024, pelas 15h30, no Largo da Capela da Moita.
Participe nesta sessão que visa informar os munícipes, na sequência do EDITAL da DGEG relativo à participação pública de pedido de atribuição do direito de prospeção.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | “100 ANOS DE GUILHERME CORREIA” PELO OLHAR DAS CRIANÇAS

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente a exposição “100 anos de Guilherme Correia”, sendo apresentados trabalhos da autoria das turmas CM1 e CM5 da Escola Básica de Casal de Malta.
Este projeto artístico foi trabalhado desde outubro de 2023 e envolveu professores, alunos e suas famílias, numa jornada de descoberta da vida e obra do pintor Guilherme Correia, no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Através de sessões criativas, os alunos puderam explorar novas técnicas artísticas e desenvolver as suas habilidades, inspirados pelo trabalho de Guilherme Correia.
A exposição “100 anos de Guilherme Correia” teve inauguração a 14 de junho e fica patente até 5 de outubro de 2024, podendo ser visitada de quarta a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (últimas entradas às 12h30 e 15h30); e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Investimento ascende os 400 mil euros. Câmara Municipal de Cantanhede investe 413 mil euros em infraestruturas da Zona Industrial de Febres


O Município de Cantanhede acaba de formalizar o auto de consignação que marca o início da ampliação da rede viária da Zona Industrial de Febres, empreitada que foi adjudicada por 413 mil euros.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, no local de realização da obra, onde esteve também a presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, entre outros participantes.
Nos termos do que está definido no caderno de encargos, a intervenção tem como objetivo expandir o loteamento industrial através da ampliação da rede viária para acomodar novos pavilhões industriais. Nesse sentido, está prevista a criação de uma rede em malha que vai ligar as vias existentes com outras a construir no âmbito do processo de infraestruturação. Um aspeto relevante da empreitada é a ligação direta à Estrada Nacional 234, o que facilita imenso o acesso à Zona Industrial e favorece o desenvolvimento económico daquela zona.
“Esta é uma aposta estruturante no âmbito do processo de desenvolvimento económico que a Câmara Municipal preconiza para o concelho” sublinha Helena Teodósio, adiantando que “deste modo se está a dar resposta à crescente procura que a Zona Industrial de Febres tem vindo a registar, abrindo novas perspetivas para a dinamização da base económica do território, em articulação com outros investimentos que estão a ser realizados nesse âmbito”.
Para a autarca, “a localização estratégica da Zona Industrial de Febres, numa área contígua à Estrada Nacional 234, facilita o acesso à rede viária do concelho e a alguns dos principais nós de acesso aos principais corredores rodoviários nacionais, fator que as empresas valorizam imenso do ponto de vista do transporte de mercadorias e logística empresarial. Este projeto de ampliação não só responde à procura atual, mas também posiciona a Zona Industrial de Febres como um polo dinâmico de desenvolvimento industrial, atraindo investimentos e criando novas oportunidades de negócio”, frisou.
Além da abertura de novas vias, os trabalhos a realizar contemplam limpeza de bermas e taludes, bem como a colocação de sinalização adequada, de acordo com as normas e regulamentos em vigor.

Sara Correia em Figueiró dos Vinhos no Festival do Fado 2024

 Sara Correia, António Ataíde, Inês Brito, Inês Graça e Carolina Pessoa são os fadistas que irão abrilhantar o programa da 3.ª Edição do Festival do Fado de Figueiró dos Vinhos.
O Festival do Fado 2024 acontece entre 2 e 24 de agosto em 5 noites, 5 locais do concelho e com 5 vozes do mítico e inconfundível género musical português, que também é Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
A edição deste ano inicia-se na noite de 2 de agosto com Sara Correia, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos. Seguem-se António Ataíde acompanhado por António José Moreira (Guitarra Portuguesa) e Nuno Botelho (Viola), na noite de11 de Agosto, em Aguda (sede da Junta de Freguesia de Aguda); Inês Brito acompanhada por Ricardo Silva (Guitarra Portuguesa) e Luís Carlos Santos (Viola) na noite de 15 de Agosto, em Arega (Adro da Igreja); Inês Graça acompanhada por Jorge Santos (Guitarra Portuguesa) e Hugo Martins (Viola) na noite de 17 de Agosto, nas Bairradas (Igreja); e Carolina Pessoa acompanhada por Hugo Gamboias (Guitarra Portuguesa) e Diogo Passos (Viola) a 24 de Agosto, em Campelo (Igreja).
Os concertos são de entrada gratuita e têm hora marcada para as 21h30.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos
Município de Figueiró dos Vinhos


Lançamento da Biografia de Vítor Cabrita Neto em Silves

O Município de Silves tem a honra de convidar o público para o lançamento da obra “Vítor Cabrita Neto – Uma não Biografia”, da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte. O evento irá decorrer no dia 18 de julho às 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves.
A iniciativa integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!, e visa homenagear a vida e o legado de Vítor Cabrita Neto, uma figura central na luta antifascista e na construção da democracia em Portugal. Nesta biografia, será explorada a trajetória de um homem, lutador de causas, cidadão exemplar, intelectual, político e empresário.
Esperamos por si!

+ sobre Vítor Cabrita Neto
Empresário e político.
Vítor José Cabrita Neto nasceu a 18 de julho de 1943.
Passou a infância em S. Bartolomeu de Messines e, em 1953, foi para Faro continuar os estudos liceais. Em 1961 ingressou no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, tendo participado nas manifestações estudantis da época. Em resultado da sua participação na crise académica de 1962, foi preso pela PIDE e forçado a abandonar a universidade.
As perseguições da PIDE forçaram-no a abandonar o país, tendo rumado a Itália, onde se matriculou na Universidade de Génova.
Passou onze anos no estrangeiro, que dedicou à luta democrática e permanente denúncia do regime fascista, em colaboração com forças políticas portuguesas ativas na Itália, França, Suíca e Argélia, militando no PCP. Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, tendo participado durante vários anos na vida política portuguesa, tendo sido destacado dirigente do PCP e membro do seu Comité Central. Em 1989 assumiu a direção das empresas fundadas pelo pai, Teófilo Fontainhas Neto, ligadas à distribuição alimentar, as quais modernizou e diversificou, expandindo os negócios aos sectores imobiliário, de turismo e restauração.
Em novembro de 1997, foi convidado para Secretário de Estado do Turismo, cargo que ocupou até abril de 2002, nos XIII e XIV Governos Constitucionais de António Guterres. Foi ainda deputado pelo Partido Socialista (PS) na IX Legislatura, pelo círculo eleitoral de Faro. Nessa qualidade, foi membro da Comissão de Economia e Finanças e da Comissão de Execução Orçamental.
Presidente da NERA (Associação Empresarial da Região do Algarve) e da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa, vogal da Confederação Empresarial de Portugal e vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa. Cônsul honorário de Itália em Faro.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

NO DIA 06 DE JULHO, PELAS 21H30, O GRUPO DE TEATRO DO POLO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE PÊRA APRESENTA A PEÇA “ABRIL SEMPRE”, NO CENTRO PASTORAL DE PÊRA

 A peça de teatro “ABRIL SEMPRE", protagonizada pelo Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra (previamente gravada), será apresentada em vídeo, no Centro Pastoral de Pêra, no próximo sábado, dia 06 de julho, pelas 21h30.
A iniciativa dinamizada pelo Município de Silves, é desenvolvida nos diferentes Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves e decorre nas freguesias de Armação de Pêra, São Marcos da Serra, Silves, Pêra e Tunes.
A atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental
dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.
A entrada é livre.

CASA CHEIA NO CONCERTO NAS PISCINAS MUNICIPAIS EM CANTANHEDE


Na noite de 3 de julho, houve sessão das “IV Clássicas”, em Cantanhede, no terraço das Piscinas Municipais numa sessão ao ar livre, com organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede.
Com lotação esgotada, foi apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Charlot Violinista” (1916) realizada por Charlie Chaplin, com a estreia da banda sonora criada pelos músicos Roberto Muniz e Betinho Muniz.
Roberto Muniz nasceu em João Pessoa, no Brasil, reside há 6 anos em Portugal e é um baterista-multi-instrumentista, tendo entrado em vários projetos em ambos os países em estilos musicais muito diversos. Betinho Muniz também é natural de João Pessoa, no Brasil, sendo que a sua carreira trajetória profissional se iniciou na década de 80 do século passado. Construiu grandes e notórios projetos, como compositor, arranjador, instrumentista, diretor musical e/ou produtor, com enorme paixão pelos teclados, sanfona e acordéon.

O filme conta a história um violinista que ganha a vida a tocar nos bares e na rua. Certo dia, chega a um acampamento e vê uma jovem a ser roubada e maltratada. Decide então defendê-la e salvá-la… O anfitrião do evento foi, como habitualmente, Vasco Espinhal Otero que contou com Nuno Fonseca na apresentação do filme.

Recorde-se que as “IV Clássicas" ocorrem, em Cantanhede, desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.

Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria do Município de Cantanhede e apoio de União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.

O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.

*Enviado por Vasco Otero c/imagens

ASSINADO CONTRATO DE PROJETO DE ARQUITETURA DO MEDICINA ULISBOA – CAMPUS DE TORRES VEDRAS


Foi assinado hoje, dia 3 de julho, o contrato de aquisição de serviços para elaboração do projeto de arquitetura do Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, entre o Município de Torres Vedras, representado pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, e a empresa Frederico Valsassina, Arquitectos Lda., representada pelo gerente Frederico Valsassina.
O contrato foi assinado no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, o conjunto edificado que vai dar origem ao complexo interdisciplinar na área da medicina e que integrará um polo de cuidados de saúde, um polo académico e de investigação e um polo de medicina humanitária, de emergência e catástrofe. Presentes no momento contratual estiveram também o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico da Fonseca, e o coordenador do projeto por parte da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Joaquim Ferreira.

Porto de Mós | Festas São Pedro 2024


O Recinto das Festas de São Pedro sofreu um incidente no decorrer desta tarde, tendo-se registado um incêndio e explosão. A situação foi prontamente controlada pelos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, que chegaram rapidamente ao recinto. O incidente ocorreu fora das Tasquinhas, embora por precaução, as duas tasquinhas mais próximas do incidente tenham sido temporariamente encerradas.
Após a avaliação de todas as entidades externas, incluindo as que certificam as redes infraestruturais de abastecimento energético, foi dado parecer positivo em termos de segurança para o normal funcionamento das Tasquinhas. Deste modo, o Recinto das Festas e todas as atividades programadas decorrerão com normalidade.

O Município de Porto de Mós agradece publicamente todo o empenho por parte dos elementos da Proteção Civil, desejando as rápidas melhoras aos dois bombeiros feridos no decorrer da operação.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Cantanhede | Mostra patente durante o mês de julho. Exposição de pintura O lado menos visível das coisas na Biblioteca Municipal

 
Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de julho, a exposição O lado menos visível das coisas. A mostra é da responsabilidade da artista plástica Silva Pessôa, que aceitou o desafio lançado pela Biblioteca Municipal para expor neste espaço alguns dos seus mais recentes trabalhos de pintura.
A exposição apresenta pinturas em acrílico e técnicas mistas, aguarelas e pastel, centram-se no imaginário da região da Gândara, à qual a artista está ligada pelo berço e pelo coração.
Silva Pessôa cristaliza, nas suas criações artísticas, fragmentos da terra gandaresa, retratados com mestria. Nas paisagens, flores frágeis e modestas matizam de cor os verdes cenários campestres, onde pairam no ar os doces perfumes imaginários dos frutos da terra, fixados no papel e na tela. O mar, os humildes barcos da Xávega - ornamentos dos brilhantes areais da Praia da Tocha - e outras tantas memórias da terra natal, páginas que compõem o romance da sua vida, são, também, imagens que Silva Pessôa enclausura, alegremente, nos trabalhos que cria. Nas suas palavras, “as emoções que as suas pinturas provocam cruzam-se entre a realidade e a fantasia simbólica, entre o real e o seu mundo interior.”
Silva Pessôa, nome artístico de Célia Silva Pessôa, é natural de São Caetano, Cantanhede, e vive em Coimbra. Licenciada em Pintura, sempre se sentiu motivada pelas Artes. Desde muito cedo que fruiu a arte de pintar, como forma de ver o Mundo, numa atitude evolutiva, em que o simbolismo permite a si e ao observador a libertação de emoções.
No percurso artístico, a pintora conta com várias exposições individuais e coletivas, realizadas em Coimbra, Cantanhede, Porto, Lousã, Góis, Vila Nova de Cerveira e Miranda do Douro.

“O LIFE é um projeto que orgulha Águeda”

Projeto, que está a ser desenvolvido na reabilitação dos rios Águeda e Alfusqueiro, vai ser prolongado por mais um ano

“O LIFE é um projeto que orgulha Águeda”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no encerramento do workshop “Passagens Naturalizadas: Desenho, Construção e Monitorização”, promovido no âmbito do LIFE Águeda e que reuniu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, especialistas nacionais no domínio das passagens para peixes.
O LIFE ÁGUEDA é desenvolvido há 7 anos (desde agosto de 2017), num trabalho que passa pela (re)naturalização do percurso fluvial e pelo restauro ecológico dos habitats naturais (rio e margens) ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro. Neste período muito tem sido feito, “na reabilitação de rios e ribeiras, utilizando técnicas de base natural que têm sido olhadas como exemplo de boas práticas”, declarou.
“Falamos de coisas que parecem simples, mas que têm um impacto muito grande; andamos empenhados neste trabalho e ficamos orgulhosos quando vemos projetos como o que está construído na Redonda, porque percebemos que contribuímos para deixar o nosso mundo um bocadinho melhor”, salientou Jorge Almeida, apontando o exemplo da passagem para peixes construídas na Redonda, Presa da Carvalha, Bolfiar e Moinhos da Vermelha (esta no Rio Alfusqueiro), alguns dos quais foram, ontem, visitados por este grupo de especialistas para verificarem no local como este projeto está a ser implementado.
O Presidente da Câmara recordou, ainda, o exemplar trabalho que foi feito na ribeira da Aguieira, num processo que culminou com a renaturalização da ribeira e que de um local de despejo, “hoje é bom ir lá e ver peixes”. Na parque próximo da ribeira está instalada a Casa dos Rios, um espaço onde se debate e promove ações de sensibilização sobre a temática dos rios e da importância da sua sustentabilidade.
No encerramento do encontro, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apontou ainda um outro projeto “muito caro” para o Município e que está a ser ultimado. Trata-se do Centro de Interpretação do Rio, instalado no antigo Centro de Canoagem, que “resulta deste projeto (LIFE ÁGUEDA) e que estará concluído muito em breve”.
Este centro, onde vão estar instalados aquários com peixes nativos desta região, vai permitir, entre outros objetivos, “transmitir conhecimento para as novas gerações, para que eles possam ter um futuro melhor”, com um trabalho pedagógico e de sensibilização que vai ser desenvolvido com as escolas.
“A nossa estratégia de atuação, neste e em muitas outros projetos, é a longo prazo, investindo nas crianças e sensibilizando para as temáticas ambientais desde pequenos”, sublinhou Edson Santos, apontando ainda o LIFE ÁGUEDA como “um grande projeto, uma parceria de sucesso e que queremos manter”.
Pedro Raposo de Almeida, coordenador geral deste projeto (através da Universidade de Évora e do MARE), avançou que o LIFE ÁGUEDA irá ser prolongado por mais um ano. Aproveitou o momento para salientar que estes anos a trabalhar em parceria com o Município de Águeda “tem sido muito gratificante e só tenho a agradecer o apoio que nos têm dado”.
No encontro de dois dias (1 e 2 de julho), que terminou ontem, Pedro Raposo demonstrou o trabalho realizado pelo projeto e as medidas implementadas, que são referência nacional no domínio da sustentabilidade e preservação ambientais. Também foi abordada a continuidade longitudinal em rios portugueses, as passagens para peixes e a aplicação do Índice de Continuidade Fluvial em Portugal.
Para além de alguns casos de estudo relativo às migrações de peixes, ontem foi feita uma visita “de campo” a passagens para peixes construídas nos rios Águeda (Presa da Carvalha, Bolfiar e Redonda) e Mondego.
O LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, sob a coordenação da Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integra o Município de Águeda, território onde se realiza a maioria das intervenções e que pela experiência e funções associadas, assume um papel de relevo no projeto. Estão envolvidas também várias entidades parceiras, nomeadamente o Município de Mora, através da equipa responsável pelo Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

Dia 10 de julho, a partir das 10h00, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes. Evento na Católica acolhe especialistas em educação para o cinema

  

Núria Aidelman, (da Associação A Bao A Qu) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema), figuras de relevo na educação cinematográfica, são dois dos nomes que vão estar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa para o II Encontro de Cinema e Educação, direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário. Este encontro, cuja nova edição se realiza no dia 10 de julho, nasceu em 2023 no âmbito do projeto INSERT, que tem como objetivo promover a literacia fílmica em várias escolas nacionais. 

O INSERT começou por ser um projeto de investigação e é hoje uma estratégia digital de literacia fílmica, baseada num conjunto de recursos online, direcionado para contextos educativos,” explica Pedro Alves, coordenador do projeto de investigação INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e parceria do Plano Nacional de Cinema. “No total são 20 vídeos tutoriais e 1 caderno pedagógico sobre teoria e prática cinematográfica, disseminados digitalmente e em acesso aberto” explica Pedro Alves. “Não fazia sentido promover este tipo de estratégia sem criar também um encontro, anual para debater os resultados deste e de outros projetos em curso no campo da educação para o cinema. Consideramos que essa é uma responsabilidade educativa, cultural e social da Escola das Artes e do CITAR,” completa o coordenador do projeto.
II Encontro de Cinema e Educação
Nesta segunda edição, o evento contará com a presença de Núria Aidelman, da Associação A Bao A Qu, que apresentará alguns dos projetos de educação para o cinema desenvolvidos pelo coletivo. Segue-se uma mesa-redonda sobre “Serviços educativos para o cinema”, que contará com Dario Oliveira e Melanie Pereira (Porto/Post/Doc), Fernando Galrito (Monstra), Isabel
 
Coelho (DocLisboa/abcDoc), Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde) e Vítor Ribeiro (Casa das Artes de Famalicão). A parte da tarde começa com a intervenção de Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema, que falará sobre aquela que é a principal estratégia pública de educação para o cinema em Portugal. Segue-se a segunda mesa-redonda, “Educação para o cinema nas escolas”, onde as professoras Cecília Espinho (AE de Pinheiro, Penafiel), Elsa Cerqueira (ES de Amarante) e Eva Maia (EB Mindelo/AE D. Pedro IV, Vila do Conde) apresentarão atividades realizadas em escolas no âmbito do PNC. A terceira e última mesa-redonda do dia seguir-se-á à apresentação do projeto INSERT por parte de Pedro Alves (coordenador do projeto) e abordará “Experiências INSERT” desenvolvidas em quatro escolas, com os docentes Ana Paula Fadigas (AE Severim de Faria, Évora), Cristina Feyo e Natividade Santos (AE À Beira Douro, Gondomar), David Pires (AE Aver-o-mar, Póvoa de Varzim) e José Artur Matos (AE João de Araújo Correia, Peso da Régua).
 
Formação INSERT
Este ano, além do Encontro no dia 10, vai realizar-se, nos dias 11 e 12 de Julho, um curso de formação teórico-prática no âmbito do projeto INSERT, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes. A formação permitirá uma abordagem dos recursos do projeto centrados na exploração e aplicação de conceitos cinematográficos em exercícios e atividades de cariz prático e pedagógico.
 
O II Encontro de Cinema e Educação 2024 terá lugar no dia 10 de julho, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.


*Fernanda Teixeira

Aveiro | Edição de junho do Boletim Municipal


 Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de junho do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Silves | INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA RUA DO CORREIO, EM TUNES, NO DIA 4 DE JULHO ENTRE AS 09H00 E AS 12H00


O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos de reparação de rotura na rede pública de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido, na Rua do Correio, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, entre as 09h00 e as 12h00, amanhã, no dia 4 de julho. Considerando, que se trata da principal conduta de abastecimento, poder-se-á verificar anomalias de caudal e pressão na restante rede.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Câmara de Aveiro e Vista Alegre celebram Protocolo de Cooperação que assinala os 200 anos da empresa e a iniciativa Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024


Câmara de Aveiro oferece concerto de Carlão que atua esta sexta-feira, na abertura das Festas da Vista Alegre

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Vista Alegre Atlantis S.A. vão celebrar um Protocolo de Cooperação institucional enquadrado pelo Programa de Comemoração dos 200 anos da Vista Alegre e da iniciativa Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.

A ideia base dessa cooperação reside no facto da Vista Alegre ser uma das marcas mais prestigiadas de Portugal no Mundo, ter uma História rica de Cultura, e ter origem, raiz e vida na Região de Aveiro, com sede em Ílhavo.

Neste âmbito a CMA entrega uma comparticipação financeira à Vista Alegre no valor de 61.500€ e oferece, no âmbito de Aveiro 2024, o concerto de Carlão, que abre esta sexta-feira, dia 05 de julho, as Festas da Vista Alegre, em Honra de Nossa Senhora da Penha de França, este ano comemorada de forma especial devido à celebração dos 200 anos da Vista Alegre.

Além disto, a CMA também vai disponibilizar à Vista Alegre, a título gratuito o Teatro Aveirense para a antestreia do filme sobre os 200 anos da empresa e o Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte para a final do Torneio de Futebol de Veteranos.

Em contrapartida, a Vista Alegre (VA) divulga amarca e as ações principais do programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 e irá oferecer à CMA um dos exemplares da Talha evocativa dos 200 anos da Vista Alegre, entre muitas outras peças VA e livros de edição especial da Vista Alegre 200 anos, e descontos comerciais excecionais em produtos VA.

Os 200 anos da Vista Alegre são um marco de celebração da História da empresa e do seu vasto património de elevado valor cultural, da História da família fundadora e, principalmente, da comunidade de pessoas que fizeram e fazem parte do mundo “Vista Alegre”, contribuindo para a promoção de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro Cidade, Município e Região.

O Protocolo vai ser alvo de deliberação e seguramente de aprovação na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 04 de julho.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Volta a Portugal Feminina em Bicicleta passa por Cantanhede


O concelho de Cantanhede recebe esta quinta e sexta-feira o pelotão da 4.ª Volta a Portugal Feminina em Bicicleta.
Já amanhã, 4 de julho, dia da 2.ª etapa que liga a Mealhada a Sever do Vouga, as ciclistas têm prevista a passagem pela freguesia de Murtede, às 13h36.
Na sexta-feira, em que se cumpre a 3.ª etapa, que liga Anadia a Pombal, o pelotão atravessa a cidade de Cantanhede, pelas 13h00, passando pela rua dos Bombeiros Voluntários, Praça Marquês de Marialva e rua Dr. António José de Almeida, seguindo pela EN 335, em direção a Arazede.
A passagem da caravana pelo concelho obrigará ao corte temporário da circulação automóvel.
São 120 corredoras, de 19 equipas (sete de categoria continental UCI), de oito países: Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Noruega, Panamá, Portugal e Reino Unido.