No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar e tendo em vista a área da saúde sexual e reprodutiva como prioritária para a promoção de estilos de vida saudáveis, a equipa da Unidade de Cuidados Continuados de Ponte de Sor/Montargil e duas alunas de enfermagem do Politécnico de Portalegre que integram o ensino clínico, Carolina Costa e Sofia Rego, dinamizaram durante três dias ações de formação no âmbito da saúde sexual, na Escola Básica João Pedro de Andrade.
Foram realizadas sessões através de método expositivo de forma a esclarecer as dúvidas expostas pelos alunos do 6ºano, em caixa de questões. Estas intervenções tiveram como objetivos reforçar os conhecimentos sobre a puberdade, mudanças corporais e destacar as consequências de uma vida sexual ativa precoce, capacitando-os para uma adolescência mais consciente, responsável e saudável.
Decorreram nos passados dias 29 de maio e 4 e 7 de junho, tendo participado cerca de 129 alunos e 4 docentes, que manifestaram interesse tendo colocado novas questões durante as sessões.
ULSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça