terça-feira, 15 de novembro de 2022
Aveiro e Porto: 14 detidos e rede de tráfico de estupefacientes desmantelada
Mísseis atingem Polónia e matam duas pessoas. Rússia nega ataque
Cinco anos de prisão para oficial da GNR por “violência absolutamente desnecessária”
SILVES PASSA A CONTAR COM 6 EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE (EIP). A Proposta foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de 07.11.22.
SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTREIA-SE EM COMPETIÇÕES DE NATAÇÃO ADAPTADA
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve pela primeira vez na sua história representada numa competição Natação Adaptada.
Coube a Bogdan Zaporozhets a estreia da coletividade de Cantanhede nas competições de Natação Adaptada.
A prova em causa foi o IV Open de Natação Adaptada e foi coorganizado pela Associação de Natação de Coimbra e pelo Município de Coimbra.
A competição realizou-se no passado domingo, dia 13 de novembro e teve como palco o Complexo Olímpico de Coimbra, estando presentes nesta competição, cerca de 125 atletas em representação de 21 clubes oriundos de várias associações distritais do Pais.
Recorde-se que Bogdan é um dos milhares de refugiados da Ucrânia que chegou em março ao nosso Pais e foi de imediato acolhido e integrado na equipa de natação da SCC.
O esforço e dedicação do atleta ao longo destes mese, foi bem patente nas 4 provas individuais em que competiu, tendo o mesmo assegurado desde já mínimos de participação no Campeonato Nacional de Inverno que terá lugar a 17 de dezembro em Rio Maior.
ONDE ESTÁS BAZUCA?
Uma montanha de dinheiro da União Europeia que vai transformar Portugal, a última oportunidade para fazer sair o país da cepa-torta, finalmente! Agora é que vai ser, com um pacote financeiro de dinheiro a fundo perdido da Eurolândia como jamais existiu, a famosa bazuca europeia! A grande oportunidade para equilibrar a balança comercial com o exterior. A oportunidade para investir no nosso futuro, assegurar o futuro, garantir que as gerações vindouras vão herdar um país melhor! Um país com futuro! Finalmente!
Creio que todos ouvimos isto. E muitos ficaram crentes. Com tamanha quantidade de dinheiro dado finalmente vamos ter condições para garantir o futuro!
Na prática, é mais do mesmo. É mais uma oportunidade desperdiçada.
A maior fatia da montanha de dinheiro vai para o estado. Os dez maiores consumidores dessa bazuca são empresas ou instituições do estado. A maior parte delas de Lisboa. Na prática, a bazuca vai pagar as despesas que o estado tem que pagar. ‘Em compensação’, as contas do estado vão ficar ‘certas’! Vai ser um festim! Temos ‘contas certas’ no estado! Vão ser as manchetes, os discursos! ‘Contas certas’ porque está a ser desviado para pagar as contas do estado o montão de dinheiro da Eurolândia. Que devia ser usado para investir no nosso futuro. Futuro? Que é isto? O importante é termos contas certas hoje! O importante é assegurarmos o tacho hoje! Estes discursos enojam!
Pouco parece importar quem nos governa e sempre governou, que os nossos jovens e melhores profissionais abandonem o país! Porque sentem que aqui não tem futuro!
Um país sempre adiado… Triste sina a nossa.
O presidente da Direção da ANIR
Eduardo Costa, Correio de Azeméis
Destaque:
“‘Contas certas’ porque está a ser desviado para pagar as contas do estado o montão de dinheiro da Eurolândia“
Reguengos de Monsaraz recebe prova do campeonato nacional de automóveis elétricos
Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal regressa ao Pavilhão Municipal dias 17 e 18 de dezembro
O Mercado dos Sabores de Natal está de regresso ao Pavilhão Municipal no fim de semana antes do Natal, a 17 e 18 de dezembro, promovendo os produtos gastronómicos associados a esta época, em especial as filhós, e apresentando propostas de artesanato e produtos locais que podem fazer parte da mesa de Natal e dos presentes que se costumam trocar. As inscrições para os expositores, limitadas a empresas e associações do concelho, abriram esta terça-feira, 15 de novembro, e prolongam-se até dia 2 de dezembro. Em função do espaço disponível no Pavilhão Municipal, as inscrições – que são aceites por ordem de chegada – estão limitadas a 12 associações e a 20 artesãos e pequenos produtores. O guia de participação e respetiva ficha de inscrição estão disponíveis na página do Município.
Paralelamente à venda de produtos, o Mercado dos Sabores de Natal conta com o programa de animação, de onde se destaca a presença do Pai Natal no espaço infantil com diversas atividades para os mais pequenos; as cozinhas ao vivo com as associações presentes que assim entenderem dinamizar uma sessão sobre um dos seus pratos típicos; e arruadas com concertinas. Paralelamente, fora do Pavilhão Municipal estão ainda previstas duas outras iniciativas: na manhã de dia 17 de dezembro uma plantação de árvores no âmbito do projeto Fôlego, resultado do projeto “Planta Party”; e na manhã do dia 18 de dezembro o tradicional passeio pedestre “NaTal Rota Gourmet”, este ano a realizar-se em redor da aldeia de Giesteiras. Em breve será divulgado o programa completo do Mercado dos Sabores de Natal, bem como os locais onde se poderão formalizar as inscrições para a plantação de árvores e o passeio pedestre.
Professor de Moral vai a julgamento por 87 crimes de abuso sexual
Mau tempo: Infraestruturas de Portugal adia trabalhos na Ponte da Figueira da Foz
Micro, pequenas e médias empresas dispensadas de metade do 3.º pagamento por conta
No próximo dia 21 de novembro, na sala C do Biocant Park. Segunda edição do Região de Coimbra Empreende+ apresentado em Cantanhede
Estão abertas inscrições para o workshop de apresentação da 2.ª edição do projeto Região de Coimbra Empreende + que vai ter lugar no próximo dia 21 de novembro, às 14h30, na sala C do Biocant Park.
Organizado em conjunto pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), a iniciativa visa estimular e sensibilizar para o empreendedorismo qualificado e criativo na região, através de workshops de sensibilização que vão percorrer os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Com participação gratuita, as sessões de trabalho pretendem assim reunir potenciais empreendedores, bem como mentores, com experiência em empreendedorismo e inovação, para melhorar as ideias de negócio e capacidades de comunicação dos participantes, bastando apenas de uma pré-inscrição através do link https://forms.office.com/r/RmmpcDgpTE para o efeito.
Este programa de aceleração de ideias é co-financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PT2020 e do CENTRO 2020 e está a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro, com todas as informações disponíveis para consulta no site https://www.regiaodecoimbramais.pt/
Recorde-se que entre abril e maio deste ano, o programa Região de Coimbra Empreende+ fez um périplo por todos os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde apresentou o programa a potenciais empreendedores. Desse roteiro pelo território foram submetidas 92 as candidaturas, tendo sido selecionadas 30 ideias de áreas tão diversas como o turismo, design, saúde e bem-estar, comunicação, marketing ou tecnologias de informação.
Este projeto visa ainda apoiar o desenvolvimento de ações de capacitação para o estímulo ao espírito empresarial, para a criação de novas empresas, para a inovação, internacionalização, e para a prospeção e acesso a novos mercados, com competências especificas e complementares: conhecimento do território e apoio a empreendedores.
O Região de Coimbra, Empreende+ prevê ainda várias ações num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.
INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, DIA 15 DE NOVEMBRO, EM VALE DE LOUSAS, FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido em Vale de Lousas, Freguesia de Alcantarilha, por um período indeterminado, de dia 15 de novembro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.
“Águeda é Natal” transforma a cidade num palco gigante de luz e sonhos
Projeto FÔLEGO apresentado na COP 27
O projeto FÔLEGO – que alia artes e ciência para refletir e agir sobre o clima - integrará duas sessões oficiais da 27ª conferência das Nações Unidas para o clima (COP 27), a 10 e 17 de novembro. Baseado em cinco municípios do Centro de Portugal - Mação, Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei – o projeto FÔLEGO leva a realidade deste território até à conferência, decorrente no Egipto, no âmbito da agenda para o combate às alterações climáticas.
As apresentações, dedicadas à problemática dos incêndios florestais – tema central do projeto e um dos maiores desafios climáticos da região e do país - estarão a cargo dos parceiros do FÔLEGO Steve Hartman, diretor executivo da BRIDGES Sustainability Science Coalition e António Louro, vice-presidente do município de Mação. Esta sinergia já resulta do intercâmbio de residências artísticas e académicas “Ice and Fire” – atividade do FÔLEGO que liga Portugal e a Islândia neste esforço conjunto.
A participação na COP - maior e mais importante conferência anual dedicada ao clima – ocorre no mês em que o projeto completa um ano de atividade no território, dezenas de atividades integradas num programa de espetáculos e trabalhos comunitários com a população, visando a sensibilização para o problema por via das artes.
A COP reúne líderes mundiais com o objetivo de firmar compromissos mais fortes entre governos para combater as alterações climáticas à escala global. A adaptação dos territórios às consequências das alterações climáticas (aumento dos riscos de incêndio, seca, inundações e variações de temperatura) será um foco principal, a par da mitigação dos efeitos – com principal destaque para a redução da emissão de gases de efeito estufa – e da avaliação de métodos e compromissos para financiar a transição verde.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto FÔLEGO é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, Heidi Rustgaard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.
Em 2023, o FÔLEGO, bem como seu âmbito e território, será de novo apresentado numa conferência internacional de parceiros da rede “Future Earth”.
Coimbra | 17 de novembro | 10h00 | ESAC – Auditório H1 "A experiência australiana para a prevenção e supressão de incêndios em Portugal" em seminário na ESAC
Sábado, dia 19 de novembro: Sabores locais em prova no Mercado de Cantanhede
O Mercado Municipal de Cantanhede vai ter na manhã do próximo sábado, 19 de novembro, um ambiente diferente do habitual, com a realização de algumas ações de animação. O objetivo é dinamizar a afluência de visitantes e evidenciar algumas das vantagens de fazer compras numa área comercial vocacionada para a venda dos produtos locais.
Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a CIM - Região de Coimbra, no âmbito do projeto “Rota dos Mercados”, o evento inclui a participação da Chefe Inês Branco, que num showcooking irá confecionar sabores a partir da utilização de produtos agrícolas cultivados na zona. Vencedora do “Young Chef Award Região de Coimbra/2021, Inês Branco contará com o apoio de alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, que irão oferecer aos visitantes do mercado o resultado da experiência, servindo ainda vinhos de empresas produtoras locais que se associaram à iniciativa. São elas a Adega Cooperativa de Cantanhede, a Quinta de Baixo,a Quinta do Pingão, a Alfora Vinhos, a Avelino Reis dos Santos, a Quinta Vale d’Igreja, a Adega Silva Salgado e Idálio Estanislau, assinalando-se assim o Dia Mundial do Enoturismo.
Outra vertente relevante do programa é a inauguração da exposição de fotografia “Tanoaria — uma arte em extinção?!”, um testemunho que segundo a autora, Ana Cristina Silva, visa dar visibilidade a uma atividade cada vez menos conhecida e promover o reconhecimento da sua importância.
A animação musical do recinto do Mercado Municipal estará a cargo da concertinista Laura Nadine Santos e do guitarrista José Loureiro.
Esta ação no âmbito da “Rota dos Mercados” visa promover também a plataforma digital Da Terra à Mesa, através da qual se faculta o contacto direto dos consumidores com os pequenos agricultores locais, incrementando por essa via a comercialização dos seus produtos.
Criada no âmbito do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA), a plataforma representa uma aposta na dinamização do setor primário da economia, pois assegura um circuito curto de comércio que reduz a intermediação e que não só facilita a todos os consumidores um acesso rápido a produtos saudáveis e de elevada qualidade, como funciona como um canal eficaz para o escoamento da produção local em pequena escala.
Águeda | Ecopista do Vouga inaugurada em “mais um dia feliz para a região”
Ana Sofia Pinheiro
Câmara de Águeda apoia Bombeiros Voluntários com mais de 380 mil euros