Associação de Profissionais do Regime de Amas está "incrédula" com o valor.
terça-feira, 20 de setembro de 2022
Amas vão receber 88 euros/mês por criança para alimentação
Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento
Amas vão receber 88 euros/mês por criança para alimentação
Condenada a um ano e meio de prisão mulher que fingiu ser sequestrada em 2016
Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decide contra pais de Maddie McCann na queixa contra Portugal
Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. À Conversa com… Elsa Ligeiro sobre José Saramago e a sua obra
“À conversa com…Elsa Ligeiro sobre José Saramago e sua obra “A bagagem do viajante” será o mote de uma sessão que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Cantanhede, amanhã, dia 21 de setembro.
A coordenar a iniciativa estará Elsa Ligeiro, jornalista e responsável pela editora Alma Azul, que aproveitará o ambiente descontraído e informal para abordar a temática relacionada com José Saramago e particularmente a sua escrita na obra “A bagagem do viajante”.
Integrada nas iniciativas previstas para o último quadrimestre do projeto Tardes Comunitárias, a sessão assinala também o 30.º aniversário da entrada em funcionamento das atuais instalações da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Sobre José Saramago
Sobre José de Sousa Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga do Ribatejo, Golegã e faleceu 18 de junho de 2010, em Tias, Espanha, assinalando-se este ano o centenário do seu nascimento. Autor profícuo, José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto da sua obra, em 1998.
Entre os inúmeros prémios que recebeu, destaque para o Prémio Camões, o mais importante prémio literário português atribuído em 1995 ao escritor, como reconhecimento pelo grande trabalho na difusão da prosa em língua portuguesa pelo mundo e a condecoração, a título póstumo, em 2021, com o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões no âmbito da abertura oficial das comemorações do centenário do seu nascimento, por "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas".
Sobre Elsa Ligeiro
Elsa Ligeiro nasceu em 1962 em Alcains, concelho de Castelo Branco. Foi jornalista no Jornal do Fundão, que também é editora, onde começou a tomar contacto e a apaixonar-se pela feitura do livro.
Decidiu então investir o seu tempo na cultura, na poesia, e fundou em Coimbra a livraria e editora A Mar Arte em 1993 que se dedicava ao lançamento de novos poetas, mas tinha também uma componente de promoção cultural. Publicou, no total, 87 obras, na sua maioria de poesia, entre as quais os dois primeiros livros de Valter Hugo Mãe. Em outubro de 1999, fundou a Alma Azul que, além de editora, é produtora de atividades culturais, com o objetivo de lançar novos livros para o mercado, mas também promover a cultura. Dentro da sua atividade cultural, a Alma Azul faz animação em bibliotecas municipais e outros locais, promovendo a poesia portuguesa de autores como Álvaro de Campos, Mário Sá Carneiro, Al Berto, Eugénio de Andrade ou Sophia Mello Breyner.
Marinha Grande | DIA DO IDOSO ASSINALADO NO DIA 3 DE OUTUBRO
Marinha Grande | VISITA GUIADA AO PATRIMÓNIO VIDREIRO
Proença-a-Nova | Alunos de excelência e de mérito distinguidos no arranque do novo ano letivo
99 alunos de excelência e de mérito do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foram distinguidos numa cerimónia pública que aconteceu a 16 de setembro, o primeiro dia de aulas do novo ano letivo 2022/2023, numa organização da Associação de Pais e ou Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Públicas do Concelho de Proença-a-Nova, com o apoio dos seus parceiros: Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Município e União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. “Aqueles que atingiram este patamar têm que ser capazes de influenciar e de dar apoio aos seus colegas”, incentivou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Nós somos uma sociedade que tem de ser inclusiva e a escola pública tem de facto uma matriz que acolhe todos”. Perante uma plateia composta por alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, o autarca destacou a nobre missão da escola de transmitir conhecimento que traduz a diferenciação na sociedade que se pretende construir. Desejando um bom ano letivo para todos, João Lobo apontou a capacidade de as escolas também serem pontos de atração de novos residentes.
João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento, reforçou esta ideia, apresentando outro sinal da atratividade da Escola: o facto de no início do novo ano letivo não haverem alunos sem professores. Em relação à cerimónia, referiu ser “o epílogo de um ano de trabalho, do ano anterior, especialmente para os premiados, mas também para a comunidade educativa que está sempre presente e nós aqui na escola tentamos sempre garantir as melhores condições para que os alunos tenham o sucesso que pretendem e atinjam estes patamares de excelência ou de mérito”. Recordou ainda que o sucesso não é um processo solitário, antes o resultado de um esforço partilhado entre toda a comunidade escolar que exige trabalho diário. “Desejo-vos sinceramente que em tudo o que façam sejam felizes”.
Jorge Cardoso, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, que ofereceu 250 euros a cada um dos quatro melhores alunos do 9º ano e ao melhor aluno do 12º ano, deixou uma palavra especial aos “professores e à escola de onde sempre saíram alunos brilhantes e hão de continuar a sair supostamente porque a massa humana também é boa” e um alerta aos pais: “a escola é um parceiro na formação dos vossos filhos, a educação tem de começar sempre em casa”. Paula Sequeira, presidente da Associação de Pais, salientou a felicidade de regressar à cerimónia de mérito presencial. “É com muito prazer que hoje damos início a mais uma cerimónia, vamos reviver os vossos melhores momentos, marcar esta caminhada e o vosso percurso porque só assim faz sentido”. Agradeceu às empresas parceiras desta iniciativa, Ambienti d’Interni que ofereceu os troféus e Super Proença pela colaboração no lanche.
Para além da distinção como alunos de excelência e mérito, foram ainda entregues troféus nas categorias de participação e iniciativa (nomeadamente aos alunos que se envolveram em iniciativas como o Canguru Matemático, Concurso Nacional de Leitura, Desafios Eco Escolas), Solidariedade e Companheirismo e Mérito Desportivo.
Durante a cerimónia foi assinado um protocolo, entre o Município, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular (AEC’s) no 1.º ciclo do ensino básico, de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, no valor de 14. 631,29 €. No ano letivo 2022/2023 estão disponíveis as disciplinas de expressão plástica, yoga, música, oficina de inglês e dança e expressão.
INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA DIA 21 DE SETEMBRO, ENTRE AS 08H30 E AS 17H00, NA RUA DO CASTELO E NA RUA 1.º DE MAIO, FREGUESIA DE SILVES
INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, DIA 20 DE SETEMBRO, NO VALE DO OLIVAL E NA ESTRADA DO QUINTÃO (FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA)
REINO UNIDO | Funeral de Estado da Rainha Isabel II em Londres
De salientar que o serviço fúnebre foi conduzido por David Hoyle, deão de Westminster. Já o sermão foi lido por Justin Welby, arcebispo da Cantuária e líder da igreja anglicana.
A Rainha chega ao final da tarde desta segunda-feira à sua última morada, a capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde será sepultada juntamente ao marido, o príncipe Filipe e aos pais (o rei Jorge VI do Reino Unido e Isabel Bowes-Lyon). Neste local, existirá uma cerimónia final de despedida privada, reservada aos membros da família real.
Fonte: euronews
MARINHA GRANDE ADERE À SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE
O Município da Marinha Grande vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade através de um conjunto de iniciativas que decorrem no dia 22 de setembro, que pretendem consciencializar os cidadãos para a escolha de modos de transporte sustentáveis e apelar para a adoção de comportamentos que visam a proteção do ambiente.
Câmara de Águeda alarga plataforma de gestão da educação e lança Cartão Municipal do Aluno
Através de uma plataforma digital, o cartão poderá ser carregado para efetuar pagamentos de refeições, transporte escolar, bar e papelaria
A Câmara de Águeda lançou o Cartão Municipal do Aluno que irá ser entregue pelos estabelecimentos de ensino aos alunos, durante a primeira semana do novo ano letivo. Este é um novo serviço prestado pelo Município e que surge no seguimento do processo de descentralização de competências na área da educação.
A par dos alunos, também o pessoal docente e não docente passam a ter um cartão para utilização dentro dos estabelecimentos de ensino, uma medida que foi tomada pela Câmara Municipal, que este ano assume a totalidade do fornecimento de refeições em todos os ciclos de ensino, substituindo a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, no 2.º, 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Secundário, à imagem do que já sucedia para o pré-escolar e 1.º CEB.
“Decidimos disponibilizar este serviço a toda a comunidade educativa para ser usado em toda a rede escolar do Município, acreditando que a comodidade e funcionalidade são mais-valias para encarregados de educação e na gestão das necessidades dos alunos, professores e auxiliares em ambiente escolar”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, sublinhando que, sendo uma novidade, esta é uma medida que poderá implicar um processo de ajuste e adaptação. Ainda assim, defende que dotar os estabelecimentos de ensino de modelos de funcionamento semelhantes e implementados de igual modo por todos, terá ganhos na vivência prática no dia-a-dia da comunidade escolar.
O cartão, que funciona em sistema de pré-carregamento e será utilizado em todos os estabelecimentos de ensino do 2.º, 3.º CEB e Secundário, pelos alunos, professores e pessoal não docente, de forma uniforme, permitirá, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos, ficando com saldo para o pagamento de refeições, transporte escolar, bar e papelaria. Permitirá ainda uma gestão integrada dos educandos, mesmo que estes frequentem estabelecimentos escolares diferentes.
Esta é uma medida que surge, como referido, no âmbito do processo de descentralização de competências na área da educação, sendo que para compatibilizar todas as mudanças e dando cumprimento às alterações legislativas, o Município decidiu, em articulação com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho, implementar uma aplicação integrada de gestão escolar, transversal a todos os estabelecimentos de ensino – a Plataforma SIGA. Esta plataforma já se encontra implementada no Pré-escolar e 1º CEB no ano letivo transacto, onde não existirá, para já, alteração no modelo de funcionamento.
É nesta plataforma que é efetuada a gestão do Cartão Municipal do Aluno, sendo que para ativar as funcionalidades, os encarregados de educação deverão aceder à Plataforma SIGA, seguindo os passos descritos no folheto informativo disponível no site do Município, em https://www.cm-agueda.pt/
Para uma maior comodidade, o cartão pode ser carregado através de Payshop, Multibanco e MB Way, sem qualquer tipo de custo para o utilizador. Assim que o cartão for carregado, o saldo fica imediatamente disponível, podendo ser usado em todos os estabelecimentos de ensino do Município de Águeda.
De referir que, sendo uma fase de transição e de adaptação ao novo sistema, durante a primeira semana de aulas, os serviços serão garantidos independentemente do carregamento ter sido efetuado atempadamente pelo encarregado de educação, sendo que após o carregamento, os valores deste período serão debitados automaticamente.
Para mais esclarecimentos, os interessados devem contactar o Serviço de Educação do Município, através do e-mail educacao@cm-agueda.pt ou utilizando o número 234 611 290.
Arouca | Laboratório de Cidadania Jovem regressa para segunda sessão