sábado, 16 de julho de 2022
TORRES VEDRAS | ESPÍRITO DO OCEANO ESTÁ DE REGRESSO COM O SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT
Centro Qualifica do CEARTE certifica adultos de Coimbra
ANADIA | Áreas de Reabilitação Urbana em Consulta Pública
Encontra-se a decorrer o período de discussão pública das propostas de delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e respetivos projetos de operação de reabilitação urbana de Aguim, Ancas, Fogueira, Mogofores, Sangalhos e Vila Nova de Monsarros.
Durante o período de discussão pública, qualquer interessado poderá apresentar, por escrito, junto dos serviços, por via postal ou através de correio eletrónico, as reclamações, observações ou sugestões, a fim de, em fase ulterior, serem apreciadas e ponderadas pelo executivo municipal.As propostas encontram-se disponíveis para consulta dos interessados no edifício da Câmara Municipal de Anadia, bem como na página da internet do Município em www.cm-anadia.pt.De referir ainda que a Câmara Municipal de Anadia vai levar a efeito, no dia 25 de julho, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma sessão de esclarecimento sobre as propostas que se encontram em consulta pública.
Apresentação de livro na Biblioteca Municipal de Anadia, neste sábado
Homem detido por incêndio em Vieira do Minho
Grandes empresas de combustíveis ganham cada vez mais com margens de lucro
Varíola-dos-macacos: Portugal ultrapassa os 500 casos confirmados de infeção
Actividade semanal da GNR
Entre os dias 8 a 14 de julho
- Detenções: 493 detidos em flagrante, destacando-se:
- 248 por condução sob o efeito do álcool;
- 102 por condução sem habilitação legal;
- 38 por tráfico de estupefacientes;
- 14 por posse de armas proibidas;
- 12 por violência doméstica;
- Nove por furto e roubo;
- Sete por incêndio florestal.
- Apreensões:
- 2 122 400 doses de haxixe;
- 903 doses de cocaína;
- 659 doses de LSD;
- 45 plantas de canábis;
- 44 armas de fogo;
- 28 armas proibidas;
- 21 viaturas;
- Quatro embarcações;
- 76 220 euros em numerário.
- Trânsito:
Fiscalização: 6 726 infrações detetadas, destacando-se:
- 1 526 excessos de velocidade;
- 528 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 304 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
- 298 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
- 226 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
- 222 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
- 193 por falta de seguro de responsabilidade civil;
- 135 relacionadas com tacógrafos.
Aberto primeiro Balcão SNS 24 em Ansião
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esteve hoje em Ansião para assinalar a abertura do primeiro Balcão SNS 24 no concelho.
O ato teve lugar na delegação da Junta de Freguesia de Pousaflores em São João de Brito, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues; do Presidente da Junta de Freguesia de Pousaflores, Carlos Mendes; da Presidente do Conselho Diretivo da ARSC - Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques; do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo; e do Vogal Executivo do SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Ponciano Oliveira.
Este serviço permitirá aos cidadãos o acesso a cuidados de saúde digitais, como teleconsultas, promovendo uma maior proximidade entre a população e o Serviço Nacional de Saúde. A funcionar 24 horas por dia, esta valência representa uma melhoria significativa na prestação de cuidados de saúde à população mais envelhecida e com maior dificuldade de deslocação às unidades de saúde.
Na sua visita, o Secretário de Estado da Saúde esteve também no Centro de Saúde de Ansião, onde tomou conhecimento do projeto de remodelação previsto para esta infraestrutura, resultante de um protocolo de colaboração entre o Município de Ansião e a ARSC e cujo investimento deverá ascender a mais de um milhão e meio de euros.
Aproveitando a passagem por um dos territórios fustigados pelos incêndios, António Sales esteve ainda numa das zonas ardidas no concelho; no Posto de Comando e Comunicações instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ansião, onde se inteirou das operações em curso; e no centro de apoio logístico instalado na Casa da Amizade para efeitos de alojamento e de alimentação não apenas da população que teve de abandonar as suas casas, mas também dos operacionais no terreno.
ATL de férias decorre de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. Jovens aprendem a valorizar a natureza durante o verão
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), está a promover a iniciativa “Férias com a ASPEA”, disponibilizando um ATL de férias, com várias atividades de verão, para jovens com idades entre os 10 e 14 anos, de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Sítio do Calhau, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. Esta iniciativa visa consciencializar os mais jovens para a necessidade urgente de se cuidar do ambiente.
“Entramos numa era em que nos estamos a afastar cada vez mais, e cada vez mais cedo, da Natureza. Com esta iniciativa que tem como conceito «aprender fora de portas» pretendemos que os participantes façam uma reaproximação aos espaços naturais. Como tal, estão a ser desenvolvidas várias atividades de verão, destacando: caminhadas exploratórias da fauna e flora do parque de Monsanto; atividades experimentais de físico-química; e atividades de jardinagem, numa localização privilegiada, tendo como apoio a sede da ASPEA, no Bairro do Calhau, Monsanto, em Lisboa”, destaca Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.
E acrescenta: “Os mais jovens precisam de construir amizades, desenvolver resiliência e confiança, desenvolver capacidades físicas, aproveitar a vida ao ar livre, desenvolver capacidades de liderança e principalmente de aprender de uma forma divertida, e uma das formas de o fazerem é a brincar e em contacto com o ar livre. Conhecido como o pulmão verde de Lisboa, o parque Florestal de Monsanto é um refúgio de Natureza ideal para que os jovens possam também “desligar-se” da vida citadina, conviver e partilhar experiências entre si”.
O Parque de Florestal de Monsanto, com aproximadamente 1000 hectares, é um espaço privilegiado, um playground para os mais jovens, um local para piqueniques, exercício físico, passeios e selfies para todas as idades, onde é possível observar várias espécies: sobreiros, azinheiras e carvalhos, cujo fruto é um bom petisco para os esquilos que ali vivem. Monsanto é ainda um refúgio para as espécies com dificuldade em sobreviver à presença humana, que ali encontram alimento e um local para reprodução, e para as espécies migratórias ao longo do seu trajecto.
No ATL de férias podem participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos. As atividades serão realizadas no exterior, bem como as refeições (regime de piquenique), no horário das 09h00 às 17h00, com um custo de 25 € por semana.
A inscrição dos participantes é feita mediante o envio de um e-mail para lisboa@aspea.org.
Estudantes de Arquitetura da Universidade de Coimbra distinguidas no Archiprix Portugal
As estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Bárbara Silva e Cátia Baptista, foram distinguidas na 10ª edição do “Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista – Archiprix Portugal”.
O projeto de Bárbara Silva, intitulado “Sensores de Paisagem. Descodificar a paisagem, em São Pedro de Moel, através da leitura dos lugares”, foi distinguido com a “Menção Especial Paisagem”. O trabalho, orientado pelo docente João Paulo Cardielos, como o título indica, tem São Pedro de Moel como objeto de estudo.
A identidade da praia deve-se à intensidade do pinhal envolvente sobre as dunas que lhe suportam a imagem e também ao êxito de um plano que forçou a arquitetura a integrar a natureza, onde habitações emergem entre pinheiros. Hoje, a luta dos cidadãos empenhados no desenvolvimento do seu lugar urbano reflete o medo acrescido pelo desgaste do tempo.
O desafio do projeto amplifica-se com a exploração deste território sensível, polvilhado de espaços que iludem subtemas adormecidos, que inspira o acrescentar de valores à sua condição essencial. A intensificação da leitura da paisagem é denominador comum para um percurso pedonal estruturante, que tem como objetivo proporcionar experiências de imersão sensorial no território. Ao complementar as voltas dos cinco e dos sete, pequenas rotas estabelecidas na faixa de proteção litoral do Pinhal do Rei, o percurso proposto sinaliza pontos de categorias diversas, puramente fisiológicas ou de aventura e descoberta. A sequência de lugares inscritos na paisagem desafia os utilizadores para a oportunidade de experimentar distintas perceções sensoriais.
Já o trabalho de Cátia Baptista, com o título “Co-Habitar no mundo Pós-Carbono e Pós-Pandemia. Proposta para um quarteirão sustentável na antiga Refinaria do Cabo do Mundo”, recebeu a “Menção Honrosa do Prémio ARCHIPRIX 2022”. O projeto propõe um quarteirão sustentável na antiga Refinaria do Cabo do Mundo e foi orientado pelo docente Nuno Grande.
A proposta foca-se na reconversão urbana da Refinaria do Cabo do Mundo, em Leça da Palmeira, na perspetiva da sua anunciada desativação, sem destruir, no entanto, a memória industrial que marca aquele lugar: as chaminés, os pipelines e os depósitos. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre os modos de vida em comum, num mundo pós-carbono e pós-pandemia COVID-19, criando habitats que proporcionem o isolamento e a privacidade familiar, em articulação com a partilha sustentada e qualificada dos recursos urbanos e naturais.
Instituído em Portugal em 2012, o prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de Mestrado em Arquitetura de todas as universidades portuguesas.
Cristina Pinto
Temperaturas começam a descer no fim de semana
Ex-secretário de Estado acusado de fraude no caso das golas inflamáveis
O caso de 70 mil golas antifumo que eram afinal inflamáveis tem 18 arguidos, entre eles um ex-governante.