terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Menor diz que relacionamento sexual com padre de Monção era consentido
Em Avis doaram sangue 27
RUA DA PORTA DA AZÓIA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 25 DE JANEIRO, ENTRE AS 10H00 E AS 12H00
A sede do Bloco de Esquerda em Coimbra abre portas para sessão sobre Revisão Constitucional
Proença-a-Nova | Projeto Eco Escolas da Escola Pedro da Fonseca recebe distinção de Excelência
O projeto Eco Escolas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi distinguido com o diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul, numa cerimónia realizada a 20 de janeiro, em Soure.
Este importante galardão reconhece a qualidade do trabalho realizado na implementação deste programa que a escola integra desde no ano letivo 2015-2016. Trata-se um programa escolar internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A Câmara Municipal de Proença-a-Nova tem sido parceira deste programa em diversas ações de educação ambiental – um dos exemplos é a entrega dos resíduos recolhidos no âmbito do Troque Resíduos por Plantas.
O Jorge Santos, professor responsável pelo projeto na escola, mostra-se orgulhoso com esta distinção, “pois reflete todo o trabalho da escola em prol das boas práticas ambientais, que todos os dias desenvolve parte do seu trabalho em prol da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e incutindo no trabalho desenvolvido com os alunos dos diferentes níveis, os princípios associados às ODS do desenvolvimento sustentável, trabalho esse de grande qualidade, resultado das diferentes atividades que desenvolvemos ao longo do ano”.
Todos os anos, a Escola organiza o Dia Eco Escolas no qual acontecem várias iniciativas destinadas à comunidade escolar e que contam com a participação dos parceiros do projeto. O tema do ano letivo 2022-2023 é Biodiversidade: preservar e regenerar espaços exteriores, no âmbito do qual está a ser implementada uma “reorganização do espaço escolar, com um projeto que estamos a trabalhar para a identificação de todas as espécies florísticas existentes em redor da escola, assim como a elaboração de um plano de sustentabilidade da escola, que será um contributo que poderemos ter no futuro para proporcionar um mundo melhor às gerações futuras. Todas as atividades vão sendo trabalhadas ao longo do ano, das mais diversas formas, sendo que o ponto alto prevê se que seja a realização do dia Eco Escolas, entre os dias 22 ou 30 março”, acrescenta Jorge Santos.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
Silves | 7ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA
PROJECTO “ENCERRADA, MAS DE PORTA ABERTA”, RECEBE CONTRIBUTO DA LOJA ERA DE CANTANHEDE E MIRA QUE REPETE NESTA QUADRA PROJECTO SOLIDÁRIO
Privilegiando a colaboração com entidades do concelho onde desenvolvem a sua atividade, a Loja ERA sediada em Cantanhede e Mira, está a desenvolver uma campanha solidária, recebendo neste Natal, bens alimentares, brinquedos e produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao projecto “Fechada, mas de Porta Aberta”.
Até ao dia 6 de janeiro de 2023, a loja de Cantanhede da ERA, vai estar a recolher os donativos dos seus clientes e de todas as pessoas que se queiram a associar a esta campanha que a ERA está a desenvolver no âmbito da sua responsabilidade social, contribuindo dessa forma para o projecto da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Desta forma, todos as pessoas que estejam interessados em unir-se nesta quadra tão especial e participar nesta recolha de bens, poderão deixar o seu precioso contributo na Loja da ERA Cantanhede, sediada no Largo Cândido dos Reis, edifício do Gaveto, nº 27, Loja 3.
Para qualquer ajuda ou informação, todos os interessados poderão contactar a ERA, pelo 231419130, ou pelo email cantanhede@era.pt.
Ameaças ao Presidente da República: detido suspeito de enviar carta com bala para o Palácio de Belém
Espetáculo marca o regresso do XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Amália, Dona de Si – o Musical no Multiusos de Febres
Fundação Serralves e Universidade Católica promovem ciclo de conversas sobre a alimentação. Entre janeiro e dezembro de 2023 na Fundação de Serralves
Comunicação | LPCC lança “Desafio 5Km” e alerta para “Cuidados mais justos”
Aveiro | “Frio, gelo e chocolate quente” este fim de semana na Fábrica Centro Ciência Viva
Câmara de Águeda promove reunião com Juntas e IPSS’s do concelho sobre a Estratégia Local de Habitação
ALEMANHA | Protesto em Hamburgo contra uso de armas nucleares na Ucrânia
euronews
EQUIPA DE MINIBASQUETE DO ESCALÃO 12 PARTICIPAM EM CONVÍVIOS DE MINIBASQUETE
As crianças do escalão de Minis 12, da equipa da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o objectivo de complementar o trabalho que vem desenvolvendo ao longo da semana e sem descurar o convívio proporcionado, com a participação em torneios e convívios da modalidade, vai participar nos próximos meses em convívios organizados e promovidos por equipas congéneres.
No próximo dia 25 de fevereiro, irão deslocar-se à cidade da Figueira da Foz, para no Pavilhão Galamba Marques, participarem num torneio organizado pelo Ginásio Clube Figueirense.
Agendado para o alto do distrito, está para se realizar a 4 de março, em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, o Torneio organizado pela Secção de Basquetebol da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense.
A 1 de abril, sábado o Pavilhão Mário Mexia, na cidade de Coimbra, por iniciativa da Associação Académica de Coimbra, vai realizar-se com início agendado pelas 10h00, igualmente um torneio para este escalão.
Para além do convívio gerado por estes jogos, pretende-se que as crianças obtenham algumas rotinas técnicas, que lhes permitam criar condições para ascender ao escalão Sub 14, que já exige algumas condições técnicas.
Nestas deslocações as crianças serão acompanhadas para além dos seus familiares, pela equipa técnica coordenada pelo Professor João André Costa e seu adjunto Miguel Gomes e pela Delegada Ana Rodrigues.
Proença-a-Nova promove-se como destino turístico na FITUR em Madrid
O Ano Municipal das Artes está a ser o mote para a promoção que o Município de Proença-a-Nova está a fazer de todo o concelho e das suas potencialidades na Feira Internacional de Turismo que está a decorrer em Madrid até ao dia 22 de janeiro. Pelo quarto ano o Município apresenta-se com um espaço próprio na maior feira de turismo da Península Ibérica com o mesmo objetivo de sempre: promover o território junto do mercado mais próximo de Portugal, reforçando a comunicação que tem sido feita nas anteriores edições de um destino que aposta na natureza, no desporto e aventura, na ciência e também nas artes.
“Em 2023 iremos estar presentes nas duas maiores feiras de turismo de Espanha e de Portugal como parte da estratégia que temos definido para este sector e que passa por criar visibilidade junto de um público que privilegia, sem dúvida, a visita às principais cidades portuguesas, mas que começa a estar disponível para realizar outro tipo de turismo, mais em contacto com a natureza, sem descurar as artes, como cada vez mais nos posicionamos”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Temos ainda muito espaço para crescer, nós e toda a Beira Baixa, sem perdermos aquilo que nos torna singulares e autênticos. Mais turismo significará mais retorno para os agentes já existentes no concelho e poderá potenciar o surgimento de novos empreendedores ligados a este sector, contribuindo para o dinamismo que queremos imprimir localmente, em linha, aliás, com o que se passa a nível nacional”, acrescenta o autarca.
Visualmente, o espaço de Proença-a-Nova destaca a obra “A Coroa”, que os SAWU Studio desenvolveram na antiga ponte do Barrão, entre as aldeias de Vale de Água e do Pergulho, no âmbito do projeto Esporo; e ainda fotografias de peças que integram o Roteiro das Artes do Município, dos seus espaços museológicos e de alguns ofícios. Os visitantes do stand podem provar as infusões do projeto BioAromas LIIS, com a marca É Capaz e estão a ser convidados a a realizar dois dos jogos disponíveis no Centro Ciência Viva da Floresta: um relacionado com a descoberta de ervas aromáticas através do olfato e o outro que convida a ouvir os pássaros mais frequentes do território.
Nesta edição da FITUR, a representação portuguesa conta com 92 empresas, além das sete regiões turísticas do país. O Secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, estiveram na FITUR no dia de abertura, a 18 de janeiro, tendo igualmente passado pelo stand de Proença-a-Nova.
SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA DA SOCIEDADE COUMBÓFILA REPRESENTADA NA 48ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE COLUMBÓFILIA E NA 1ª EXPOSIÇÃO MEDITERRÂNICA DE COLUMBÓFILIA
Os associados da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Emanuel Ventura, Lusitano Espinhal e a equipa Nuno & Filho, participaram na 48ª Exposição Nacional de Columbofilia e na 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia, eventos que decorreram no Palácio dos Desportos, na cidade de Torres Novas, de 19 a 22 de janeiro, contando com o apoio do Município daquela cidade.
No final deste evento desportivo, a equipa Nuno & Filho, esteve em destaque alcançando 2 lugares no pódio final.
Na Exposição Nacional, a equipa Nuno & Filho, na classe Sport, na categoria A – Velocidade obteve o 3º lugar, totalizando a pontuação de 22,6814, na Categoria B na especialidade de Meio – Fundo, alcançou o 8º lugar, com 85,8195 e na Categoria G – Yearlings o 11º lugar totalizando 38,9571.
Na mesma classe Lusitano Espinhal, na categoria G – Yearlings, alcançou o 8º lugar, obtendo a pontuação de 28,1017.
Ainda na mesma categoria e na mesma competição Emanuel Ventura, alcançou na Categoria H – Adultos o 17º lugar, com 143,9174 e na Categoria I Fundo 1º ano, igualmente o 17º lugar com 25,0988.
Na classe de Standard, na categoria de Mediterrânicos Machos, Lusitano Espinhal, obteve o 12º lugar, com 92,000 e a equipa de Nuno & Filho, o 35º lugar com 91,333.
Na 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, competição paralela, que se realizou no mesmo local e nas mesmas datas, a equipa Nuno & Filho, voltou a estar em destaque, alcançando na classe sport, na Categoria A – Velocidade o 3º lugar, totalizando 22,6814.
No decorrer da entrega de prémios desta Exposição a equipa Nuno & Filho, recebeu igualmente o galardão que premiou, a sua Campeã Nacional de Velocidade Sport.
Recorde-se que Emanuel Ventura, Lusitano Espinhal e a equipa de Nuno & Filho, formaram o pódio da classificação geral de concorrentes, da última Campanha Desportiva, organizada pela Secção de Columbofilia.