quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Marinha Grande | EXECUTIVO MUNICIPAL REÚNE COM TRABALHADORES

O presidente e vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande reuniram com os trabalhadores do Município, na tarde desta quarta-feira, 27 de outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

O encontro visou dar a conhecer toda a composição do novo executivo municipal, empossado no passado dia 18 de outubro, e dirigir palavras motivacionais aos funcionários. O presidente Aurélio Ferreira fez-se acompanhar pelos vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó, António Fragoso, Alexandra Dengucho e Lara Lino.

Começou por evidenciar que “estamos aqui para vos ajudar e ajudar a população, queremos trabalhar com proximidade”, temos que “ser um exemplo para a nossa comunidade”.
Aurélio Ferreira pediu solidariedade entre todos, apelando à entreajuda e partilha entre serviços porque “estamos aqui para cumprir missões”. O presidente quer que os cidadãos tenham orgulho nesta Câmara, para isso “temos todos que trabalhar muito”.

Uma das intenções do atual executivo é reorganizar os serviços, para os tornar mais eficazes e eficientes, num trabalho que vai carecer do empenho de toda a organização. Vão ser retomadas as consultas de higiene e segurança no trabalho e concretizado o SIADAP - Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho.

O presidente deixou o desafio de ser retomada a atividade da Casa de Pessoal dos Trabalhadores da Câmara da Marinha Grande, desejando a reativação da cantina, bar, gabinete médico e de saúde, entre outros serviços que eram assegurados por aquela associação.

Apelou ao trabalho coletivo: “Vamos fazer com que os cidadãos gostem de nós. Enquanto cá estivemos, que sejamos úteis e ajudemos a construir uma melhor relação camarária”.

As palavras finais apelaram ao envolvimento e ajuda de todos para “sermos melhores em cada coisa que fazemos. Cada pessoa é importante na organização. Contem connosco. Vamos ajudar-vos a sermos mais felizes”.

Horário de inverno: Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de inverno, de acordo com a indicação do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Na madrugada de domingo (31 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01h00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando para as 00h00.

A hora legal voltará depois a mudar a 27 de março de 2022, marcando a mudança para o regime de verão.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

TSF


“Sou jogador profissional e sou gay.” Mundo do futebol aplaude coragem de Josh Cavallo

Josh Cavallo, de 21 anos, tornou-se o primeiro futebolista profissional a assumir homossexualidade.

Josh Cavallo é australiano, tem 21 anos, joga há duas temporadas na liga australiana, e vem agora a público assumir que é homossexual, tornando-se o primeiro futebolista profissional a fazer esta revelação. O atleta garante que não quer que mais jogadores passem pelo que tem passado durante anos.

“Há algo de pessoal que preciso de assumir a todos. Eu sou jogador de futebol profissional e sou gay”, afirma o jogador australiano, que lembra que no percurso até ao futebol profissional temeu que a orientação sexual lhe fechasse portas.

Ao crescer sempre senti necessidade de me esconder. Tinha vergonha. Vergonha porque temia que não me fosse permitido fazer o que amo e ser homossexual. Tive de esconder o que era para perseguir um sonho que tinha desde criança”, admite.

Por isso, Cavallo pede agora igualdade de tratamento.

“Tudo o que quero é jogar futebol e ser tratado de forma igual a todos os outros. Estou cansado de tentar jogar o meu máximo e ter de manter uma vida dupla. É algo que me deixa exausto e pelo qual não quero que outros passem”, confessa.

Depois deste anúncio, vários jogadores da liga australiana deram os parabéns a Josh Cavallo pela coragem. A liga australiana também aplaudiu a decisão do atleta.

Tiago Santos com Carolina Quaresma / TSF

Formação – Inscrição Gratuita – LITERACIA DO CORPO E DA SAÚDE – IN.FERTIL@CONHECER_O_MEU_CORPO.COM 2.ª Ed. – (Inscrição até 13/novembro) – 19 e 26/11/2021, 21h30-23h30m, on line



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Enfermeira especialista em enfermagem comunitária

Instrutora pioneira do projeto FertilityCare em Portugal

Coordenadora do FertilityCare em Portugal

Practitioner Fertility Care – Planeamento familiar e Infertilidade

Monitora de programa de Educação para a Sexualidade para adolescentes e jovens

Educadora para a sexualidade, literacia do corpo,

saúde da fertilidade e planeamento familiar

Formadora 

 

Dr.ª Tatiana Fonseca Santiago

 

Médica

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Educadora para a fertilidade e planeamento familiar

Formação médica FEMM e Neofertility

Interna de Medicina Geral e Familiar

Mestrado em Medicina

Educadora para a sexualidade, literacia do corpo,

saúde da fertilidade e planeamento familiar

Formadora 

 

A menstruação não é uma "monstruação"! Menstruação e ovulação são sinal de saúde.

 

Nesta formação, a fertilidade consciente é a alternativa ecológica, mais saudável, livre de químicos.

 

Procura-se sensibilizar o público em geral e os profissionais de saúde para a importância da fertilidade, apresentando as bases dos métodos modernos de planeamento familiar compartilhado, desmistificando mitos e preconceitos e recorrendo à evidência científica.

 

Pretende-se, ainda, dar a conhecer uma alternativa natural e com elevada eficácia para os casais que procuram espaçar uma gravidez ou engravidar e ajudar os profissionais da educação, da saúde e da intervenção social a responder às dúvidas dos jovens e dos casais em idade fértil ou com dificuldade em engravidar, numa perspetiva da promoção da educação para a sexualidade, da literacia do corpo, da saúde da fertilidade e do planeamento familiar, em escolhas livres, responsáveis e informadas.

 

E que dizer da infertilidade?

 

Queremos dar a conhecer a abordagem restaurativa FertilityCare, um sistema de saúde que utiliza instrumentos de saúde para a avaliação e tratamento na área da saúde da mulher, da infertilidade ou abortos espontâneos, indo às causas do problema.

 

Vamos acabar com os tabus sobre menstruação, ovulação e fertilidade! Menstruar e ovular são sinal de saúde na mulher!

 

PROGRAMA:

- Planeamento familiar informado, consciente e responsável

- Métodos de monitorização – história, mitos e preconceitos, evidências científicas, vantagens e desvantagens

- Bases dos métodos modernos de planeamento familiar compartilhado

- Anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutores

- Fertilidade no Feminino - Fertilidade no Masculino

- Promoção da saúde da fertilidade

- Monitorização da fertilidade – alternativa ecológica, saudável, livre de químicos

- Eficácia elevada

- Gravidez e espaçamento de gravidezes

- Infertilidade – ir às causas do problema

- Sistema FertilityCare

- Instrumentos de saúde para a avaliação e tratamento na área da saúde da mulher, infertilidade ou abortos espontâneos

- Princípios da abordagem médica restaurativa da infertilidade

- Avaliação e tratamento médico

- Casos clínicos

 

PARA MULHERES, HOMENS E CASAIS INFORMADOS, CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS!

 

ESTA FORMAÇÃO É PARA SI!

 

PÚBLICO DESTINATÁRIO DA FORMAÇÃO:

Casais em idade fértil que procuram atingir ou evitar gravidez

Profissionais de Saúde

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Psicólogos e Assistentes Sociais

Mediadores e Terapeutas Familiares

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INSCRIÇÕES:

 

INSCRIÇÃO GRATUITA – Inscrição obrigatória até 13 de novembro

Inscrição a partir de 13 de novembro: 15€

Inscrição no próprio dia: 20€

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A formação é "on line".


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Marinha Grande | PRESIDENTE DA CÂMARA MARCA PRESENÇA NA SEMANA DA ANIMAÇÃO DA EPAMG

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, foi convidado a estar presente numa ação de divulgação do curso de animação sociocultural da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, que ocorreu na Praça Guilherme Stephens, na tarde desta quarta-feira, 27 de outubro.

O presidente felicitou os alunos pela iniciativa, questionou sobre o trabalho e aprendizagens que desenvolvem durante os três anos curriculares e deixou como desafio aos estudantes nunca deixarem de se empenhar e lutar para terem um excelente desempenho quando ingressarem no mercado de trabalho.
A iniciativa integrou-se no programa da Semana da Animação, organizada pelos alunos do curso, que decorre de 25 a 29 de outubro, com o objetivo de divulgar as valências desta formação e as respetivas saídas profissionais.


Marinha Grande | CÂMARA PREVINE INUNDAÇÕES E ALERTA PARA PREVENÇÃO DA POPULAÇÃO

O Município da Marinha Grande está a tomar medidas no âmbito da prevenção de inundações e alerta a população para a previsão de ocorrência de chuva persistente e/ou forte para os próximos dias e até, pelo menos, ao fim-de-semana.

O Serviço Municipal de Proteção Civil está a monitorizar a evolução do estado meteorológico em conjunto com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
Foi realizada a vigilância das linhas de água, sargetas, sumidouros ou bermas, quanto à sua limpeza, estando a atuar em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, nos casos em que é necessária a sua desobstrução.
Foram encetados contactos com os Comandos dos Bombeiros Voluntários para análise e monitorização da situação e com o Capitão do Porto da Nazaré para análise e monitorização da situação na nossa costa.

EFEITOS PREVISTOS
Face à previsão de chuva persistente, por vezes forte, para os próximos dias, o Município da Marinha Grande alerta para o facto de poderem ocorrer os seguintes efeitos:
− Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
− Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
− Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
− Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
− Danos em estruturas montadas ou suspensas;
− Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
− Possibilidade de queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte;
− Possíveis acidentes na orla costeira.

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ALCOBAÇA| FESTIVAL DE LIVROS E FILMES REGRESSA AO TERRITÓRIO DA REDE CULTURA

Entre 1 e 21 de novembro de 2021, em Alcobaça

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, o Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça regressa em 2021 ao território da Rede Cultura 2027 para cumprir a sua missão de dar resposta à procura de eventos que contribuam para uma nova forma de cosmopolitismo, em que a arte circule entre todos, para todos. A decorrer entre 1 e 22 de novembro, em Alcobaça, o evento junta conversas literárias e projeção cinematográfica, exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops de ilustração e atividades lúdicas. Nesta edição, será homenageada a atriz Isabel Ruth, que estará presente na Gala Books&Movies, marcada para o último dia do festival, 21 de novembro, pelas 18h00, no Cine-Teatro de Alcobaça, João D’Oliva Monteiro.


Alcobaça e o seu Mosteiro, Património da Humanidade, foram, no passado, espaços privilegiados do ensino público, do engrandecimento da língua portuguesa e do desenvolvimento cultural da região. Foi neste cenário que, em 2014, ano da sua estreia, o festival Books & Movies levou aos cafés e espaços públicos da cidade dezenas de escritores e artistas profissionais, para, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, cativar novos públicos para a leitura e escrita.


“Este festival é um excelente exemplo do trabalho em prol da cultura que o território da Rede Cultura desenvolve junto da comunidade. Levar a cultura e os grandes nomes que dela fazem parte a comunidades que vivem longe dos grandes centros urbanos”, adianta Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.


A edição 2021 do festival realizar-se-á exclusivamente nos espaços municipais, (programação para público geral) e nas escolas (programação para público escolar), como forma de criar hábitos culturais desde cedo às crianças e jovens. O evento, para além das conversas literárias e projeção cinematográfica, inclui outras iniciativas como exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops e atividades lúdicas.


Confira em baixo a programação para o público geral da 7ª edição do Book&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

LINK PARA O PROGRAMA – https://www.cm-alcobaca.pt/pt/pt/menu/1115/booksmovies-2021.aspx


A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos. 

Para a época desportiva 2020-2021: Câmara de Cantanhede aprova Prémios de Mérito Desportivo

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de aprovar o apoio financeiro às associações desportivas que cumpriram os critérios do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo. Criado no ano passado, esse apoio refere-se ao Subprograma 4: Prémios de Mérito Desportivo do regulamento municipal do setor, tendo como objetivo premiar os resultados obtidos em provas oficiais pelos atletas individuais ou equipas federadas que representam o concelho de Cantanhede.

Os prémios devem ser requeridos até 15 de agosto de cada ano, através de candidaturas formalizadas de acordo o regulamento e da apresentação dos comprovativos dos resultados desportivos alcançados, sendo as candidaturas depois seriadas em função do somatório das pontuações atribuídas a esses resultados, considerando ainda a importância relativa das competições a que dizem respeito.

As pontuações finais de cada associação correspondem aos resultados obtidos no período a que diz respeito o processo de candidatura e, segundo os critérios estabelecidos, apenas as que obtenham uma pontuação superior a 3.000 pontos são elegíveis para receberem o Prémio de Mérito Desportivo.

Para a época desportiva transata, o executivo decidiu que o valor máximo global a atribuir neste âmbito é de 20.000 euros, o que representa um aumento de 100% face à anterior. Esse valor vai ser repartido pelas associações desportivas que tenham obtido a melhor pontuação a partir da conjugação das classificações alcançadas no conjunto de todas as modalidades federadas e do respetivo valor desportivo das competições.

Este ano são sete as entidades premiadas, designadamente a Academia CantanhedeGym – Associação, o Ançã Foot Ball Clube, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Clube União Vilanovense, o Clube de Futebol “Os Marialvas”, a Gira Sol Associação de Desenvolvimento de Febres e a União Recreativa de Cadima.

Castelo de Paiva | Dança Contemporânea no Auditório Municipal

 COMPANHIA DE DANÇA GIRASSOL APRESENTA “ ECOS D’ALMA – PARTE 1 “

“O grito – as trevas da primeira vez “ na tarde de Domingo

Um grupo de jovens paivenses, ligados à Companhia de Dança Girassol, vai promover, na tarde do próximo Domingo, dia 31, pelas 15 horas, um espectáculo de Dança Contemporânea, intitulado “ O Grito – as trevas da primeira vez “.

O espectáculo terá lugar no espaço do Auditório Municipal de Castelo de Paiva, à Rua Emídio Navarro, e os bilhetes com um custo de 3,5 euros, estarão disponíveis no local ou pré-venda.
E partindo do pensamento de que, “ a dança é a linguagem escondida da alma “, a Companhia de Dança Girassol, ligada ao Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, vai apresentar também, no dia 30, pelas 21h00, no mesmo espaço do Auditório Municipal, o espectáculo “ Ecos D’Alma – Parte1 “, com entradas simbólicas a 3,5 €, sendo que, para ambos os espectáculos, o uso de máscara de protecção é obrigatório.

Carlos Oliveira

Consulta pública do Plano de Gestão da ZEC Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas termina a 12 de novembro


O período de consulta pública do Plano de Gestão da Zona Especial de Conservação Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas decorre até ao próximo dia 12 de novembro e quem estiver interessado em manifestar-se sobre o documento pode fazê-lo presencialmente no Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, no piso superior do edifício da Loja do Cidadão.
A participação neste processo (diz respeito ao território da orla costeira do concelho de Cantanhede), a título individual ou em representação de uma entidade ou pessoa coletiva, está sujeita a marcação prévia no referido serviço (telf.: 231 423 818 / gtf@cm-cantanhede.pt) uma vez que requer a análise do plano de gestão e respetivos anexos e cartografia num computador instalado no local para o efeito. De resto, essa análise pode ser feita domesticamente no Portal PARTICIPA (em https://participa.pt), mas no Gabinete Técnico Florestal tem a vantagem de poder ser orientada por um técnico qualificado que estará disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Os participantes na consulta pública poderão deixar as suas considerações por escrito, para serem depois enviadas à entidade responsável, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em alternativa, remetê-las diretamente através de correio eletrónico para o endereço 19ZEC@icnf.pt ou por correio postal dirigido ao Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, I. P., na morada da sede do ICNF, I. P., na Avenida da República, n.º 16, em Lisboa (1050-191).

O processo agora em curso consiste num prolongamento da consulta pública efetuada entre abril e julho de 2020, sendo a proposta de plano e os respetivos anexos exatamente os mesmo então apresentados nesse período. Por isso, as pessoas que já participaram nessa primeira fase não necessitam de repetir a participação, uma vez que todos os contributos já recebidos serão igualmente considerados na ponderação e análise que o ICNF irá efetuar.

Portugal é o quinto país do mundo que mais perde emprego de baixo rendimento

De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), houve uma quebra de 8% no emprego com salários baixos de 2019 para 2020.

Mas a OIT não atribui este queda a uma melhoria das condições de vida dos trabalhadores; antes pelo contrário, a pandemia levou à perda de postos de trabalho menos qualificados e logo as empresas e as atividades com os salários mais baixos foram condenadas a fechar

"O impacto desproporcional da pandemia nas pequenas empresas e nos trabalhadores com salários mais baixos têm implicações importantes nas perspetivas de recuperação", explica a OIT na oitava edição do seu "Monitor" dedicado ao impacto da pandemia no emprego.

Neste quadro a economia portuguesa só não é ultrapassada pela Grécia, Panamá, Mongólia e Turquia.

Para a OIT, "a redução abrupta e em grande escala da participação das empresas mais pequenas pode limitar as perspetivas de emprego, visto que as pequenas empresas fornecem a maioria das oportunidades de emprego aos trabalhadores com salários mais baixos".

Por outro lado, "com a crescente disparidade de produtividade entre as economias em desenvolvimento e as avançadas, a contribuição positiva da produtividade para a promoção do crescimento inclusivo e a criação de empregos dignos está sendo ainda mais prejudicada nos países que mais precisam desse incentivo", que são os países de baixo rendimento.

Face à pandemia e aos seus impactos a OIT aponta em 2021 e 2022 para "uma recuperação de duas velocidades".

A OIT argumenta que "o otimismo que prevalecia no início de 2021 desvaneceu-se sob os efeitos de novas ondas da pandemia, o surgimento de novas variantes de COVID e o lançamento lento e desigual de vacinações. O amplo acesso às vacinas, combinado com um estímulo fiscal relativamente forte, provavelmente permitirá que os países mais ricos registem uma recuperação mais rápida nas horas trabalhadas do que o resto do mundo".

Os especialistas da OIT fizeram as contas e estimam que "para cada 14 pessoas totalmente vacinadas no segundo trimestre de 2021, um emprego equivalente a tempo inteiro foi acrescentado ao mercado de trabalho global, o que impulsionou substancialmente a recuperação", conclui.

José Milheiro/TSF

Lar em Leiria com 39 utentes e 10 funcionários infetados

O lar Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, tem 39 utentes e 10 funcionários infetados com o SARS-CoV-2, todos estáveis, disse à agência Lusa a responsável da Unidade de Saúde Pública, Odete Mendes.

Segundo explicou a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, o surto terá começado na sexta-feira, mas foi detetado no domingo.

“Os utentes fizeram o reforço da terceira dose da vacinação e a instituição associou os sintomas aos efeitos secundários. Na sexta-feira, uma utente deu uma queda e foi ao hospital, onde realizou um teste à covid-19. No dia seguinte, o resultado deu positivo”, revelou Odete Mendes.

Entretanto, nove funcionários começaram com sintomas gripais e uma trabalhadora deu também positivo, quando realizou um autoteste à covid-19.

“Desencadeámos, no domingo, a testagem a todos os utentes da ala que tinha testado positivo e 39 utentes testaram positivo. Dois estão no hospital (a primeira e uma segunda situação), mas todos estão estáveis”, assegurou a responsável.

Odete Mendes explicou ainda que o lar tem 107 utentes e está dividido em duas alas, mas apenas uma delas registou casos positivos. “Também efetuámos testes na outra ala, mas os resultados foram todos negativos. Realizámos ainda testes PCR aos 90 funcionários e dez deram positivo”, informou também.

A coordenadora da Unidade de Saúde Pública adiantou que na região não existem mais surtos. “À semelhança do que está a acontecer no país, os casos têm vindo a subir, mas não temos surtos ativos. Há casos pontuais nas escolas, mas como temos a população vacinada, são situações isoladas e acompanhadas caso a caso”, esclareceu.

Reconhecendo que “existe um desgaste” de todos, com a “necessidade de voltar à normalidade”, a médica de saúde pública apelou a que as pessoas cumpram as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Odete Mendes sublinhou ainda que o inverno está a preocupar as autoridades de saúde, tendo em conta um possível aumento das doenças respiratórias agudas.

“A população mais idosa está a ser também vacinada contra a gripe. Estamos na expectativa e há uma apreensão”, insistiu.

De acordo com a responsável, a “vacinação foi fundamental, como se sabia”, para o controlo da pandemia.

“Temos assistido a pessoas que não se vacinaram por opção própria, a repensar a sua decisão inicial. O apelo que faço é para que os que não se vacinaram por opção decidam agora vacinar-se. Vão sempre a tempo. A vacinação de cada um contribui para o bem-estar de todos. Não podemos pensar só no individual, mas num bem coletivo”, rematou.

Madremedia/Lusa

Senadores brasileiros aprovam relatório e pedem punição de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou hoje o relatório final e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente, Jair Bolsonaro.

Por sete votos contra quatro, o relatório final elaborado pelo relator Renan Calheiros foi aprovado, concluindo assim os trabalhos da CPI, que ao longo de seis meses ouviu dezenas de pessoas e investigou indícios de inúmeras irregularidades, que vão desde a defesa de fármacos ineficazes contra a doença por parte do Governo, até possíveis casos de corrupção na negociação de vacinas.

A versão final do relatório, com 1.279 páginas, recomenda o indiciamento de Jair Bolsonaro pela prática de nove crimes.

Ao chefe de Estado foram atribuídos os crimes de prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade.

De acordo com o relatório final, Bolsonaro “incentivou de forma reiterada a população a violar o distanciamento social, opôs-se ao uso de máscaras, promoveu aglomerações e tentou desqualificar as vacinas”.

No documento foi ainda incluído um pedido para que o Bolsonaro seja “suspenso” indefinidamente nas redes sociais, uma das principais ferramentas de comunicação do mandatário e que tem utilizado para divulgar desinformação sobre a pandemia, como uma relação falsa entre as vacinas contra a covid-19 e o desenvolvimento de SIDA.

Entre as figuras políticas que não foram poupadas pelo relator da CPI estão três filhos do Presidente – o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro -, que foram acusados da prática de incitação ao crime.

Entre os 80 indiciamentos pedidos, dois foram contra empresas que firmaram contratos com o Ministério da Saúde (a Precisa Medicamentos e a VTCLog) e 78 foram contra pessoas, entre o próprio chefe de Estado, ministros e ex-ministros do atual Governo, deputados, empresários, médicos, funcionários públicos, um governador — o do Amazonas, Wilson Lima – entre outros.

O parecer da CPI será agora encaminhado a diferentes órgãos públicos, como Câmara dos Deputados, Polícia Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU), a Ministérios Públicos estaduais, à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Tribunal Penal Internacional (TPI), neste último caso devido aos alegados crimes contra a humanidade.

“A CPI, depois de seis meses de trabalho, encerra os seus trabalhos com o relatório aprovado pelo colegiado e agora é uma nova etapa, é a gente encaminhar para os órgãos competentes para que a possamos fazer justiça ao povo brasileiro”, despediu-se o senador Omar Aziz, presidente da CPI.

Aziz apontou ainda que a CPI da Pandemia conseguiu contrapor-se ao negacionismo do Governo e trazer o debate político aos brasileiros.

O senador argumentou também que a CPI descobriu que Jair Bolsonaro nunca teve a intenção de vacinar a população brasileira e disse que “não houve uma única palavra de acalento e solidariedade pelo chefe maior da nação” face às mais 600 mil mortes causadas pela covid-19.

Já os senadores aliados do Presidente refutaram a tese de que Bolsonaro foi responsável pelo agravamento da pandemia no Brasil e apresentaram votos em separado nos quais pediram a investigação sobre a atuação de governadores e prefeitos.

Após proclamar o resultado da votação do relatório, Omar Aziz atendeu a um pedido da senadora Eliziane Gama e pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da pandemia.

Com mais de 606.246 mortes e 21,7 milhões de infetados pelo covid-19, o Brasil é, em números absolutos, um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.952.390 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,97 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Madremedia/Lusa

Castelo de Paiva | Reunindo mais de três dezenas de bancas de venda

REALIZAÇÃO DA “FEIRA AGRÍCOLA” REGRESSA NO PRÓXIMO DOMINGO
Mantendo a sua aposta no fortalecimento da área de feiras e mercados, o Município de Castelo de Paiva volta a realizar no ultimo Domingo do mês, dia 31, mais uma edição da Feira Agrícola, um certame que se realiza no parque de estacionamento superior da Câmara Municipal, que reúne mais de três dezenas de bancas de venda, e que tem como objectivo a promoção e valorização dos produtos agrícolas e tradicionais de todo concelho.

A iniciativa já leva mais de uma década de realização, e tem sido um sucesso para os produtores locais, constituindo uma excelente oportunidade para comprar produtos frescos e de qualidade, produzidos, produzidos no território concelhio.

Recorde-se que, desde os produtos agrícolas, este certame é aberto a vários sectores de actividade, como produtos hortícolas, aves de capoeira, fumeiro caseiro, mel, os doces regionais, licores, vinhos, compotas e outros produtos do artesanato local, produtos e trabalhos de gente que encontra nesta feira, uma oportunidade única para comercializar aquilo que vão produzindo nas suas explorações agrícolas e nos seus pequenos negócios.

O Vereador José António Vilela, é agora o responsável pelo Pelouro de Feiras e Certames, e faz questão de enaltecer a importância desta organização, assim como a oportunidade desta iniciativa municipal, aproveitando para realçar o interesse da valorização e divulgação dos produtos endógenos, evidenciando depois o interesse que motiva, e desde sempre assumida como factor de dinamização económica e de possibilidade de negócio para muitos paivenses.

Este responsável municipal sublinhou que, ainda são muitos paivenses que têm neste certame mensal, uma forma de escoamento dos seus produtos rurais, e assim a possibilidade de melhorar o rendimento familiar, assegurando-se com este evento local, um espaço previligiado e alternativo de comércio, de divulgação e um modelo para exposição de uma diversidade de produtos agrícolas de grande qualidade produzidos no território de Castelo de Paiva e que, são sempre muito procurados por quem visita o municipio de Castelo de Paiva, no ultimo Domingo de cada mês,

Recorde-se que, mesmo realizada ao ar livre, a Feira Agrícola funciona com todas as regras de higiene e segurança, esperando-se que, a população paivense e os visitantes possam continuar a aderir de forma responsável, cívica e segura, cumprindo as directrizes emanadas das autoridades de saúde pública.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Protocolo entre Institutos Politécnicos assinado em Proença-a-Nova

O Centro Ciência Viva da Floresta recebeu dia 25 de outubro a cerimónia de assinatura do protocolo entre os institutos politécnicos de Castelo Branco, Tomar e Guarda, na presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, formando uma rede politécnica unida pela A23, num projeto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, focado na Proteção de Pessoas e Bens, mas também nas competências digitais. As formações destinam-se aos jovens de cursos técnicos profissionais e alunos em licenciaturas e pós-graduações, de modo a aumentar a qualificação de várias faixas etárias. João Sobrinho Teixeira explicou o simbolismo deste protocolo ser assinado em Proença-a-Nova: “representa aquilo que é a essência do ensino politécnico, um ensino muito ligado à atividade económica e a ligação ao território”. O Secretário de Estado aponta que “este consórcio tem a lógica de abordar a A23 como forma de, aproveitando os recursos de cada um, conseguir-se mais do que aquilo que se consegue sozinho. Cada um destes institutos tem de defender a sua região, mas percebemos que se nos juntarmos podemos conseguir mais coisas, tornando ainda mais efetiva esta rede”.

António Fernandes, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, explica a história que originou a candidatura conjunta, que se iniciou ainda antes da pandemia da Covid-19: “falámos das competências que estão em instaladas em cada uma das instituições e identificámos formações que poderíamos vir a desenvolver em conjunto. Entretanto surgiu a pandemia e só houve alterações quando chegou o Plano de Recuperação e Resiliência e as instituições foram convidadas a apresentar manifestações de interesse”. Quanto ao processo de candidatura, nos casos em que as instituições de ensino superior tivessem menos de 5 mil estudantes, o que se verifica em cada uma destas instituições, teriam de se organizar em consórcio. Neste sentido, realça a humildade com que se realizou esta parceria, sabendo de antemão que o resultado só poderia ser benéfico. “Temos que ser humildes e perceber que, de facto, não estamos a conseguir dar resposta a todas as necessidades de mercado. Apresentámos um orçamento de 15.530.000 euros e estamos neste momento em período de negociação acerca do valor final do projeto”.

João Coroado Freitas, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, acrescenta três pontos: “primeiro, esta parceria nasce por uma necessidade de encontros de conhecimento e competências. Cada uma das nossas três instituições já tem competências nestas áreas, o que estamos aqui a fazer é reforçar e dar consistência para ministrar melhor estas formações. Segundo, estamos numa zona geográfica que é muito dispersa. Neste projeto contamos que haja uma mobilização de autarcas e respetivos atores do território para que estas formações tenham sucesso, pois só com a presença de todos esta manobra pode vir a responder às nossas expectativas. Por último, temos de alargar a rede, num novo paradigma da aquisição de conhecimento e de competências, por exemplo com a criação de salas síncronas, que pretendem mitigar o problema do ensino à distância e simulando com precisão o ensino presencial”, sublinhou.

Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico Guarda, referiu que este projeto é uma forma destes politécnicos darem respostas a necessidades concretas e enalteceu o trabalho desenvolvido por estes três politécnicos de pequena dimensão, apontando que poderá vir a ser seguido como exemplo noutros territórios. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e anfitrião da assinatura deste protocolo, assume que para si este dia tem um sentido especial, uma vez que é formado em Engenharia Civil e técnico das Infraestruturas de Portugal. “A A23 conseguiu, de facto, ligar toda esta rede politécnica, impactando os territórios, cruzando-os e casando-os no sentido de apresentarem uma resposta a este Plano de Recuperação e Resiliência. Proença-a-Nova está desde o início do processo disponível para acolher e ser parceiro neste projeto que trata de territórios e pessoas”.