O Passeio Pedestre nº200 do Município de Proença-a-Nova reuniu cerca de 850 participantes, entre caminheiros e voluntários que deram apoio na organização deste marcante momento da história do concelho. Realizado a 17 de dezembro, o ponto de encontro marcado para a comemoração foi no Parque Urbano Comendador João Martins, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de tomar o pequeno-almoço e validar a sua presença para o histórico Passeio Pedestre 200.
“Ultrapassámos os 850 participantes, que por si já é um feito importante. Os Passeios Pedestres configuram uma estratégia do Município de Proença-a-Nova que já faz 20 anos. O primeiro passeio data de junho de 2003 e ao longo destes anos foi-se criando uma estratégia do ponto de vista turístico que tem na natureza e no património natural o seu principal foco. Fica bem expressa esta continuidade, uma vez que os vários executivos municipais concretizaram a mesma visão, resultante num projeto que continua a garantir sucesso passado tanto tempo. Deixar o meu reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que contribuíram para este evento, projetando o nome e as potencialidades que nosso concelho tem”, destaca João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Entre os mais de 700 caminheiros inscritos neste Passeio, mais de 50% vieram de fora dos limites geográficos do concelho, prova do alcance que a comemoração teve a nível nacional e internacional, com participantes oriundos de Espanha.
Para marcar o arranque, contou-se com o aquecimento inicial, dinamizado pelo Grupo de Desporto do Município, e antecedido pela entrega de prémios aos colaboradores do Municipio que ao tempo iniciaram este projeto, bem como a outros munícipes que se juntaram ao longo dos anos contribuindo para a realização dos Passeios Pedestres, que a todos os terceiros domingos de cada mês vão construindo a história desta iniciativa.
Partindo do Parque Urbano Comendador João Martins, os grupos, repartidos por cerca de 50 pessoas cada, foram partindo com cada um dos 14 guias responsáveis. Pelo percurso os caminheiros encontraram diversos pontos de interesse, como são exemplos: a passagem no Intermaché para recolha de água e uma peça de fruta; a prova de pão com Plangaio e de vinhos “Vale do Linho”, na Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco; prova de pão, parceria da Estrela Doce, com enchidos, chá e vinho, na Associação de Casais e prova da Tiborna na Associação de Galisteus; a prova de infusões e chágria do projeto BioAromas nas Azinharias; a realização de circuito desportivo e recolha de uma fartura, no Campo Nossa Senhora das Neves, com o almoço final nos Paços do Concelho, que dava direito a sobremesa e café no Mercado dos Sabores de Natal, que decorreu no Pavilhão Municipal entre os dias 16 e 17 de dezembro.
Ao longo do percurso foi ainda possível assistir a diversos momentos teatrais e musicais, da responsabilidade dos artistas “Ribeirinhos da Concertina” e “Fábio Farinha”, bem como dos grupos “Váatão - Teatro de Castelo Branco” e “Arquê Teatro de Rua”. Fizeram também parte do Passeio Pedestre 200, a Farmácia Roda com oferta de um sabonete por participante, diversas associações do concelho, o apoio constante da corporação de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho dos militares do Posto da GNR. Entre os vários participantes, tivemos numerosos grupos como foram o caso da UGT (União Geral de Trabalhadores), da Caixa Geral de Depósitos, do Grupo de Desporto de Castelo Branco, entre outros que se reuniram para passar o dia em Proença-a-Nova.
*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos