sexta-feira, 30 de abril de 2021
Greve da CP com “possíveis perturbações” na circulação dos comboios
Silves | MANEL CRUZ É O CONVIDADO DO PRÓXIMO LADO B
O auditório Francisco Vargas Mogo, em São Bartolomeu de Messines, irá receber a próxima sessão do Lado B que levará Manel Cruz àquele espaço, no próximo dia 14 de maio, às 21h00. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves e conta com o apoio do Crédito Agrícola de SB Messines.
Neste espetáculo, o ex-vocalista dos Ornatos Violeta apresenta-se a solo com o seu trabalho “Vida Nova”, considerado pela crítica como um dos melhores álbuns lançados em 2019.
Com um custo associado de 8 euros, os ingressos para este espetáculo poderão ser adquiridos através da bilheteira online BOL, em https://cmsilves.bol.pt/
Relembramos que a rúbrica Lado B procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
De salientar que, devido à atual crise sanitária, o concerto tem lotação reduzida, cumprindo as orientações da DGS.
O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre este concerto.
+ info sobre Manel Cruz
“Vida Nova” marca o regresso do ex-vocalista dos Ornatos Violeta, Pluto, Foge Foge Bandido e Supernada. Este trabalho teve como singles "Ainda Não Acabei", “Beija Flor", “Cães e Ossos" e “O Navio Dela", com letra, música e imagem de Manel Cruz, é composto por 12 músicas e acompanhado por um livro cujo conteúdo é complemento da obra artística.
Consequência da vontade de voltar ao estúdio e aos palcos, depois de um hiato criativo, o regresso às origens agradou Manel Cruz e resultou numa mão-cheia de canções que lhe permitem antecipar a edição de novos discos.
Atendendo ao período que se atravessa, o Município de Silves adverte que, fazendo-se cumprir as orientações da DGS, deverão ser cumpridas as seguintes indicações:
1. Acesso à sala onde decorre o evento é reservado aos titulares de bilhete;
2. Os bilhetes devem ser preferencialmente comprados antecipada e remotamente;
3. Na receção, o atendimento será realizado com distanciamento de 2 metros;
4. Os espectadores devem higienizar as mãos à entrada e à saída, assim como antes e depois de eventual aquisição de bilhete no local;
5. Qualquer objeto que seja entregue ao espectador, deve permanecer com este até ao final e não deve ser partilhado;
6. Período de entrada e saída de público alargado;
7. Entrada e saída de público desfasada com circuitos independentes de entrada e de saída, cumprindo as regras de distanciamento;
8. A lotação máxima definida de acordo com as Orientações 23 e 28/2020 e decisão final das autoridades locais de saúde;
9. Lugares sentados com distanciamento físico de acordo com as orientações da DGS;
10. Obrigatório o uso de máscara;
11. Não é permitido mudar de lugar;
12. Os espaços, equipamentos, objetos e superfícies são limpos e desinfetados periodicamente, conforme a sua frequência de utilização, de acordo com a Orientação 014/2020 da DGS.
(Conferir orientações no Plano de Contingência do evento que pode ser consultado no local)
Bibliotecas da Região de Aveiro mais acessíveis
O conjunto de 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal possuem uma longa tradição de trabalho conjunto, na busca das melhores soluções para o desempenho individual e coletivo, que promova o desenvolvimento e identidade da região.
No âmbito da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA foi identificado como estratégico, para o processo de promoção da leitura e fruição alargada desses equipamentos, a disponibilização aos seus utentes de um acesso único aos conteúdos existentes nas diferentes bibliotecas da região, bem como a facilitação do registo de utentes.
A plataforma para a gestão integrada das bibliotecas municipais e escolares visa aumentar a eficácia dos processos de registo de utilizadores e a consulta dos catálogos de conteúdos disponibilizados por todas, reduzindo o tempo média de pesquisa e possibilitando o acesso a número mais elevado de recursos, facilitando, em simultâneo, a gestão dos processos de partilha e empréstimos, entre bibliotecas, que atualmente ocorrem.
Criado catálogo coletivo intermunicipal
No sentido de agilizar e simplificar e constituição de catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro, foi constituída uma base única bibliográfica.
Permite disponibilizar portal de pesquisa dos diferentes conteúdos das diferentes bibliotecas, com a integração de dados dos 11 sistemas no comum catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro.
Gestão integrada de utilizadores
De modo a facilitar novas inscrições e a uniformizar essa informação, foi criada base única de registo de utente.
Através de formulário próprio da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, o interessado faz a sua pré-inscrição em linha. No sentido de cruzamento de informação sobre a utilização local de cada utente e uniformização de condições de acesso, a base central disponibiliza mecanismos de gestão e atualização do estado de validade do utente na rede.
O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. O seu desenvolvimento foi contratado à empresa WECUL - Sistemas de Informação pelo valor de 47.970,00€ e decorreu entre 10 de abril de 2019 e 30 de setembro de 2020, estando disponível na internet através do endereço http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt .
Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas
A partir do mês de abril está disponível um catálogo coletivo conjunto das onze bibliotecas municipais da Região de Aveiro, bem como a constituição de uma base única de registo de utilizadores.
Após o preenchimento de um formulário próprio, e sua submissão por uma das onze bibliotecas, o utente fica habilitado à requisição em toda a rede.
Através desta nova plataforma digital, poderão ter acesso a todos os documentos (cerca de 470.000) existentes nas bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Criada no âmbito do RAD - Região de Aveiro Digital, trata-se de uma ferramenta de disponibilização de serviços de valor acrescentado aos utentes e de eficiência de gestão municipal e intermunicipal.
Livro | Como Ser Um Conservador
ou os méritos do conservadorismo
Leiria | Projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar do Jardim” atribui 10 mil árvores a leirienses
Marinha Grande | CAMPO DE JOGOS DA PEDRULHEIRA
Investimento de cerca de 180 mil euros para requalificação do campo e espaço envolvente
Filme "Geme… la Vie" rodado em Cantanhede
Porto de Mós | Município disponibiliza 32 medidas de apoio social
Proença-a-Nova | Biblioteca Municipal celebra 26 anos ao serviço da cultura
Proença-a-Nova | Grupo de Desporto apresentou última de 26 aulas em direto no Facebook
Ações de sensibilização sobre a floresta percorrem as freguesias do concelho
Câmara de Águeda inaugura parque canino e lança campanha de sensibilização
Câmara de Águeda entrega Parque da Boiça requalificado
Hoje, 30 de abril || Assinatura dos Protocolos para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nos Corpos de Bombeiros
Aveiro |Revisão do acordo coletivo de empregador público com o STAL e o SINTAP
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, assinou ao início da manhã desta sexta-feira, 30 de abril, o novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) do Município de Aveiro, com os Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), Jacinto dos Santos e António Silva e os Responsáveis do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias (STAL), António Augusto e João Claro.
Este novo ACEP, é formalmente uma revisão do ACEP em vigor, e para além de permitir uma clarificação de algumas matérias respeitantes à gestão dos serviços e dos Funcionários (como por exemplo a duração da jornada contínua), vem proporcionar, em simultâneo, uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal, procurando por esta via aumentar os níveis de motivação e produtividade.
Destaque para a incorporação da dispensa do serviço para o trabalhador que proceda à doação de sangue (no dia da doação), bem como a dispensa e justificação da ausência do trabalhador, quando ocorra o falecimento de um familiar da linha colateral em 3.º grau (tio, tia, sobrinha ou sobrinha) no dia do funeral, sem perda de remuneração.
No presente acordo ficou também definido um suplemento remuneratório em casos específicos em que seja fixado o regime de isenção de horário para os Funcionários que assumem responsabilidades de gestão de unidades orgânicas da CMA (e noutras situações pontuais), assim como a atribuição de um acréscimo de três dias úteis de férias por obtenção de menção positiva na avaliação de desempenho referente ao ciclo avaliativo anterior, sendo um desses dias definido para todos os Funcionários pelo Presidente da CMA.
Este acordo foi aprovado na Reunião de Câmara de quinta-feira, dia 29 de abril.
Anexamos foto do momento da assinatura, que foi assumido pelas três entidades envolvidas, como um ato muito importante que associam às comemorações do Dia do Trabalhador.
Praia do Pedrógão volta a conquistar duas Bandeiras Azuis
Surfista francesa Justine Dupont lança filme sobre ondas gigantes da Nazaré
O filme "Inferno e Paraíso", produzido por Antoine Chicoye, que conta a história da relação da surfista francesa Justine Dupont com as ondas gigantes da Nazaré, foi apresentado no cinema São Jorge, em Lisboa.
"É uma relação de confiança, de amor, de prazer e de medo também. Gosto muito de viver o momento, intensamente, e ali [na Praia do Norte], é tudo a 100%", disse à Lusa a atleta de 29 anos, que apanhou a sua primeira onda na Nazaré há seis anos.
Justine Dupont considerou que "o mar é como as pessoas, também tem emoção", uma vez que, "por vezes, está calmo e outras produz ondas enormes".
A surfista de ondas gigantes, considerada uma das melhores do mundo na especialidade, revelou que o melhor dia que apanhou na Nazaré foi em 11 de fevereiro de 2020, quando estavam ondas gigantes, mas perfeitas, que lhe permitiram "surfar com uma velocidade muito grande, mas com um sorriso".
Justine Dupont ganhou o último Nazaré Tow Challange, em 2019, e foi a vencedora do galardão da Liga Mundial de Surf (WSL) para o melhor desempenho feminino, bem como para a melhor onda, durante o ano de 2020, impondo-se às brasileiras Maya Gabeira (recordista mundial com a marca de 22,4 metros, na Nazaré) e Michaela Fregonese, à norte-americana Paige Alms e à australiana Felicity Palmateer.
Sobre o filme, Justine Dupont, que conta no currículo com vários títulos de campeã francesa, europeia e mundial em diferentes modalidades do surf (ondas 'normais', gigantes, longboard e paddleboard), sendo reconhecida como uma das surfistas mais versáteis do mundo, sublinhou que se trata de uma história "mais intimista", que dá uma perspetiva sobre as emoções que se vivem durante um dia de ondas gigantes formadas pelo canhão da Nazaré.
Fonte e Imagem: Lusa
Pelo menos 44 mortos em peregrinação judaica em Israel
Pelo menos 44 pessoas morreram durante uma peregrinação judaica no norte de Israel, em resultado de uma debandada em massa, indicou um novo balanço de organizações de socorro locais e fontes hospitalares.
"Contamos 38 mortos no local, mas há outros no hospital", disse um porta-voz dos serviços de emergência da Magen David Adom (MDA), o equivalente israelita da Cruz Vermelha.
O hospital de Ziv, uma das instalações hospitalares para onde as vítimas estão a ser transportadas, deu conta de mais seis mortos, elevando o total para pelo menos 44.
Inicialmente, os serviços de emergência israelitas tinham anunciado que o acidente tinha feito "dezenas de feridos", incluindo "20 em estado crítico", tendo mais tarde informado que haveria "dezenas de mortes".
Em novo balanço na rede social Twitter, a MDA acrescentou que o acidente provocou pelo menos uma centena de feridos, 44 dos quais em estado crítico e 18 com ferimentos graves.
A imprensa local tinha atribuído o acidente à queda de bancadas, mas os socorristas indicaram mais tarde que se terá tratado de uma debandada.
As circunstâncias exatas que levaram ao acidente não são para já conhecidas. Um socorrista no local, Yehuda Gottleib, da organização United Hatzalah, disse que viu homens "a serem esmagados" e "a perder a consciência", de acordo com a organização.
Numa mensagem em hebreu na rede social Twitter, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, lamentou o "enorme desastre no Monte Meron", apelando às pessoas para "rezarem para salvar os feridos".
Dezenas de milhares de pessoas participavam na noite de quinta-feira para hoje nesta peregrinação anual, que ocorre por ocasião do feriado judaico de Lag Baomer, em redor do presumível mausoléu do rabino Shimon Bar Yochai, um talmudista do século II da era cristã, ao qual é atribuída a redação do Zohar, obra central do misticismo judaico.
As autoridades permitiram a presença de dez mil pessoas no recinto do túmulo, mas, segundo os organizadores, mais de 650 autocarros foram fretados em todo o país. A imprensa deu conta de 100 mil pessoas no local.
A polícia israelita tinha apelado aos participantes para "respeitarem as instruções para que as celebrações decorressem sem incidentes". Cerca de cinco mil polícias foram destacados para a segurança do acontecimento.
Os socorristas utilizaram helicópteros para retirar os feridos, que foram transportados para hospitais em Safed e Nahariya, localidades no norte do país.
Em 2019, antes da pandemia que levou ao cancelamento do evento em 2020, 250 mil pessoas participaram na peregrinação, de acordo com os organizadores.
No final de março, Israel reabriu bares e restaurantes e autorizou ajuntamentos públicos, após ter vacinado 80% da população com mais de 20 anos contra a covid-19.
Fonte: Lusa
Imagem: Observador
Portugal garante apuramento para Europeu2022 de andebol após vitória em Israel
Lusa
GNR de Vila Verde detido. Está indiciado por 66 crimes contra juíza e dois procuradores
O Tribunal de Braga decide hoje quais as medidas de coação a aplicar a um militar da GNR, residente em Vila Verde, que está indiciado pela prática de 66 crimes de difamação, injúria e perseguição, todos na forma agravada, contra uma juíza de Vila Verde e dois procuradores do Ministério Público.
Carlos Lima foi ontem detido pela Guarda e conduzido ao Tribunal de Instrução de Braga, onde foi ouvido pelo juiz.
O JN de hoje salienta que o GNR não prestou declarações sobre o caso, tendo, no final, o MP pedido a sua prisão preventiva, ainda que sob a forma domiciliária, enquanto que o advogado de defesa, João Araújo Silva, com escritório em Vila Verde, defendeu o arquivamento do inquérito, argumentando que as alegadas ameaças foram proferidas no Facebook, mas sem que no processo conste o IP (endereço eletrónico) do arguido.
A O MINHO, o jurista disse que o processo é complexo, pelo que “e atendendo a que envolve magistrados e um membro da GNR, apenas hoje se pronuncia publicamente”.
As medidas de coação vão ser lidas, hoje, sexta-feira, ao arguido, que permaneceu detido na GNR.
Condenações mal aceites
Carlos Lima, de 36 anos, foi condenado duas vezes no Tribunal Judicial de Vila Verde por causa de uma querela com uma família. O pai terá emprestado 100 mil euros a uma pessoa, e esta não os devolveu, o que terá motivado a intervenção do militar, supostamente em modos agressivos. O caso foi para Tribunal que o condenou.
Depois disso, e por ter achado que as condenações eram injustas, começou a “atacar” os três magistrados na rede social – com palavras fortes e supostamente ofensivas – e passou a ir com frequência ao Tribunal Judicial de Vila Verde, para assistir a julgamentos presididos pela juíza e com a presença de um dos procuradores.
Tê-los-á, depois, abordado na rua, e à entrada do Tribunal e mesmo no restaurante que frequentam, pedindo esclarecimentos sobre as sentenças.
É suspeito de ter cometido 43 crimes contra a juíza, 13 contra uma magistrado e 10 contra o outro. Três são de perseguição.
É considerado psicologicamente instável, embora são, o que levou a que os juízes pedissem a presença da GNR no edifício.
Queixa de jornalista arquivada
Há dias enfrentou uma queixa crime de uma jornalista de Braga, por ter postado três fotos dela na mesma rede social. Não gostara do teor “inexato” de uma notícia. A queixa deu em acusação pelo MP, mas acabou arquivada pelo Tribunal de Instrução, num processo que envolveu, há dias, o mesmo advogado.
O Minho
Mais de 1 600 ações de combate à poluição marítima na operação “30 Days at Sea 3.0”
Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal participou na Operação “30 Days at Sea 3.0”, no período compreendido entre 1 a 30 de março de 2021, tendo realizado mais de 1 600 ações de vigilância, deteção, interceção, investigação e/ou fiscalização destinadas ao combate à poluição marítima, por todo o território nacional.
De uma forma global, esta operação teve o incentivo e a coordenação da INTERPOL, sendo que, a nível europeu, foi igualmente estabelecida pela EUROPOL e pela Frontex, cabendo à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Autoridade Marítima Nacional (AMN)/Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM) /Polícia Marítima (PM) a coordenação com todas as autoridades/entidades cujas competências se encontram abrangidas pelos objetivos propostos ou que pudessem contribuir significativamente para o sucesso nacional e internacional.
Em Portugal, a parceria operacional também foi estabelecida com diversas entidades/autoridades nacionais, nomeadamente:
- Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM);
- Marinha Portuguesa (MP);
- Força Aérea Portuguesa (FAP);
- Polícia de Segurança Pública (PSP);
- Polícia Judiciária (PJ);
- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
- Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
- Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT);
- Autoridade Tributária e Aduaneira (AT);
- Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE);
- Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT);
- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC);
- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No âmbito desta operação foram realizadas em Portugal, pelas diversas autoridades/entidades acima mencionadas, 1 683 ações de investigação e/ou fiscalização, sendo que se destacam os seguintes resultados:
- 441 ações direcionadas a poluição de navios e/ou de instalações no mar, tendo sido detetada uma infração;
- 1 176 ações concretizadas a fontes de poluição terrestre ou de recursos hídricos com impacto no ambiente marinho, verificando-se a existência de 71 infrações;
- 66 ações com o objetivo de verificar a existência de tráfico de resíduos através de portos marítimos, tendo sido apuradas quatro infrações.
A nível internacional, esta operação contou com a participação de cerca de 300 autoridades/entidades em 67 países e, das 34 000 ações efetuadas, foram obtidos os seguintes resultados:
- Cerca de 500 infrações resultantes de poluição de navios e/ou de instalações no mar.
- 1 000 infrações em fontes de poluição terrestre ou de recursos hídricos com impacto no ambiente marinho.
- 130 infrações de tráfico de resíduos através de portos marítimos.
Apesar destas ações terem sido concluídas, a partir desta data serão implementadas novas ações de sensibilização em Portugal através das autoridades/entidades participantes nesta operação e de diversas organizações não governamentais (ONG) nacionais. Estas ações serão desenvolvidas através de iniciativas variadas que terão como objetivo melhorar a qualidade dos recursos hídricos e do mar, destinadas a crianças, jovens e adultos, com as devidas adaptações ao evoluir da situação da pandemia COVID-19.