A Câmara Municipal de Lagoa pretende investir cerca de 7 milhões de euros no espaço da FATACIL, transformando-o num parque urbano e criando nele condições para receber mais feiras e eventos.
A apresentação do projecto foi feita este Domingo, o último dia da edição da FATACIL deste ano. O presidente da autarquia, Francisco Martins, referiu que “não faz sentido que o espaço funcione apenas 10 dias por ano”, pelo que quer criar condições para o rentabilizar e, ao mesmo tempo, para que os cidadãos usufruam do espaço, que vai ter espaços de lazer, merendas e de desporto.
A zona da entrada é uma das que vão conhecer alterações, sendo o edifício do secretariado que aí existe relocalizado e ampliado. Igualmente deslocalizado vai ser o restaurante que funciona no espaço.
Uma das vertentes que se pretende rentabilizar é a da equitação, que vai ficar dotada de condições e infraestruturas que lhe permita receber, com frequência, provas e eventos. Com esse objectivo, vão ser construídos um novo e maior picadeiro, boxes e equipamentos de apoio, num espaço mais amplo, situado perto daquele em que actualmente funciona esta área.
Também a zona do campo de futebol vai ser intervencionada, melhorando-se as condições existentes e criando mais algumas.
Tendo em conta o avultado investimento que vai ser preciso fazer e para não criar dificuldades à preparação e realização da FATACIL, as obras vão ser feitas por fases e ao longo de 3 ou 4 anos.
Fonte: O Algarve