quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023
Estudo pioneiro analisou a microbiota da boca dos provadores de vinho
Brincas de Carnaval saem à rua em Évora
Reunião de hoje da COTER do Comité das Regiões e o início do debate do Futuro da Política de Coesão Pós-2027
Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal ERSAR volta a reconhecer qualidade da água da torneira em Cantanhede
A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos voltou a reconhecer a qualidade da água para consumo humano de Cantanhede, colocando-a em lugar de destaque no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal - RASARP 2022.
O documento, tornado público já este mês, reúne informação relevante sobre a caraterização e evolução do setor, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal/contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.
De acordo com o RASARP 2022, a INOVA-EM aparece em lugar de destaque, acima da média nacional, nos indicadores de excelência relativos ao Serviços de Abastecimento de Água, Serviço de Águas Residuais e Qualidade do Serviço dos Resíduos Urbanos.
No que diz respeito ao Serviço de Abastecimento de Água, em 13 indicadores possíveis, a INOVA apresenta 10 a verde, quando a média nacional é de apenas 5 indicadores. O controlo, a qualidade e a segurança da água da torneira, distribuída pela INOVA-EM é, uma vez mais, comprovado por esta classificação.
De resto, foram estes mesmos dados que permitiram a atribuição à INOVA-EM, por parte da ERSAR, dos selos de Qualidade da Água e o Prémio de Excelência, relativo à Gestão de Resíduos Urbanos.
Relativamente ao alerta da entidade reguladora sobre as perdas de água da rede pública e novas formas de gestão, a INOVA-EM apresenta uma evolução positiva, em comparação com os dados de 2020, acompanhando, de resto, a tendência de melhoria a nível nacional.
A água não faturada e as perdas reais de água por ramal constituem um dos principais desafios para a empresa municipal, com vista à diminuição do desperdício e consequente redução destes valores.
Projeto de rearborização renova espaços públicos em Proença-a-Nova
Até ao final do primeiro semestre deste ano, 15 espaços da vila de Proença-a-Nova vão ser intervencionados com a criação de renovadas condições para serem usufruídos pela população ou simplesmente com a plantação de novas árvores. Resultante de uma candidatura aprovada ao Programa Compete - Apoio à Transição Climática - Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco, com um investimento total de 75 mil euros, comparticipados a 100%, estão incluídas intervenções em 10.500 m2 de área, distribuídos por toda a vila.
Cinco destas intervenções serão realizadas junto à Ribeira de Santa Margarida, curso de água que atravessa Proença-a-Nova, com recuperação das suas margens, regularização da linha de água e limpeza do leito da ribeira. Estão incluídos os troços junto à Rua de Linhares, Rua Dr. António Valente, Parque Urbano, Rua Ezequiel Lopes Ribeiro e Terreiro da Formosa. Em três destas localizações vai ser renovado o mobiliário urbano existente ou serão criadas novas zonas de estadia, com a colocação de mesas e bancos. No Terreiro da Formosa será re-naturalizada a galeria ripícola, restituindo ao local o seu potencial natural.
Na zona mais central da vila, será regularizado o talude entre os Paços do Concelho e a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, bem como o talude entre estes dois locais e a piscina municipal. No tardoz da piscina será renovado o mobiliário urbano aí existente, estando previstas novas plantações nestes locais. As zonas verdes do Campo da Vinha serão reorganizadas, com a limpeza das árvores existentes, novas plantações de árvores e arbustos e instalação de mobiliário urbano. No antigo Heliporto será renovado o parque de merendas e será colocada uma pequena estação de bicicletas, com espaço de estacionamento, para incentivar à sua utilização.
Na Primeira Circular, numa zona de enquadramento entre bairros - onde já existiram equipamentos de manutenção -, será realizada a limpeza de taludes e de árvores, será colocado novo mobiliário urbano e serão realizadas novas plantações. As restantes três intervenções a realizar ao abrigo deste projeto decorrem na Rua da Sertã, na envolvente de um grande sobreiro, com colocação de mesa de merenda, bancos e papeleira e criação de pequeno jardim com plantação de herbáceas e arbustos autóctones. No ponto oposto da vila, será intervencionado um pequeno jardim já existente, na Rua Vila Melhorada, e será criado um novo junto ao Amoras Country House, mais especificamente num espaço deixado livre pela demolição de um antigo edifício. Zona de passagem para muitos caminheiros, aí serão colocados dois bancos de descanso e um bebedouro, criando uma zona de sombra para quem precisar de recuperar forças.
Proença-a-Nova | ADCPN apoiada através do programa Fundo “Crescer 2024” da Federação Portuguesa de Futebol
MUSEU DA COVILHÃ PROMOVE TERTÚLIA MC2. O DEBUXO EM ANÁLISE POR ELISA PINHEIRO.
Sessão decorreu na Biblioteca Municipal. Projeto Bairros Comerciais Digitais apresentado aos comerciantes de Cantanhede
LADO B TRAZ ANA LAÍNS AO AUDITÓRIO FRANCISCO VARGAS MOGO EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES
Ilha do Sal - uma viagem à ilha mais turística de Cabo Verde
Não é comum voltar ao mesmo lugar no espaço de semanas, mas desta vez aconteceu mesmo. Depois de uma viagem para visitar São Vicente e explorar os trilhos de Santo Antão, regressei a Cabo Verde por quatro dias para conhecer a ilha do Sal.
Para mim, o Sal não é um destino tão atrativo como as ilhas do Fogo ou Santo Antão, visto se respirar um ambiente de férias de verão constante de que não gosto, mas naturalmente que há coisas que valem a pena para além de fazer praia. Veja, por isso, o artigo sobre o que fazer na ilha do Sal para muitas ideias (e, já agora, para conhecer os melhores hotéis e resorts da ilha, veja onde ficar na ilha do Sal).
E, a propósito de novidades, não posso deixar de referir que o meu filme sobre o Montado de Sobro e Cortiça está entre os Finalistas no prestigiado Japan World's Tourism Film Festival. Um trabalho feito com o meu grande amigo Bernardo Conde, que acaba de abrir uma agência de viagens de autor chamada Trilhos da Terra.
E quais os próximos passos?
Bom, estou agora a ultimar os preparativos para uma incursão ao Carnaval de Podence, no norte de Portugal, onde estarei em reportagem para o meu querido Rostos da Aldeia. Se alguém me vir por lá, apite. De resto, ainda antes do final do mês regressarei a África para uma viagem ao Senegal e à Guiné-Bissau. Será a primeira vez em ambos os países, e mal posso esperar!
A terminar, já sabe: utilize os seguintes links para fazer as reservas da sua próxima viagem. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blog livre de publicidade). Muito obrigado.
- Reservar hotéis na Booking através deste link;
- Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
- Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
- Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).
Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes
SENIORES FEMININAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VÃO PARTICIPAR NA SEGUNDA FASE NORTE B DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO
A Federação Portuguesa de Basquetebol, anunciou recentemente o calendário da 2ª fase - norte B do LVI – Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, no qual irá participar e equipa senior da Secção de Basquetebol, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Para além da equipa da Sociedade Columbófila, participam nesta competição, as equipas do Académico Futebol Clube, Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Basket Club Limiense, o Club 5 Basket e o Ginásio Clube de Águeda.
Este Campeonato que reúne equipas de clubes sediados na região norte/centro, terminará ao fim da realização de 10 jornadas, nomeadamente a 6 de maio.
Na primeira jornada a equipa da Sociedade Columbófila, desloca-se no próximo dia 19 de fevereiro, à cidade de Ponte de Lima, para defrontar o Basket Club Limiense, recebendo a 25 do mesmo mês, pelas 18h00, no Pavilhão Marialvas, a equipa do Club 5 Basket, viajando na semana seguinte, à cidade de Águeda para defrontar a equipa do Ginásio Clube de Águeda, deslocando-se novamente no dia 11 de março ao Porto para defrontar o Académico Futebol Clube e para terminar a primeira volta desloca-se a 18 de março, a Vila Real, para defrontar a UTAD.
Na segunda volta, a equipa da Sociedade Columbófila, vai apenas deslocar-se uma vez, recebendo em Cantanhede 4 equipas, nomeadamente a 25 de março o Limiense, pelas 21h00, na jornada seguinte deslocar-se-á, novamente ao Porto para defrontar no dia 2 de abril, pelas 16h30, o Club 5 Basket, recebendo em Cantanhede no dia 22 de abril, o Ginásio Clube de Águeda, a 29 o Académico Futebol Clube e para terminar esta fase, a 6 de maio a UTAD, jogos que serão todos realizados pelas 21h00 e no Pavilhão Marialvas.
NOTA DE ESCLARECIMENTO || MISSÃO CHILE 2023
Comunicado CPS - Em Cantanhede a oposição parece estar finalmente a alinhar-se com a posição da Câmara Municipal relativamente à saúde
Aveiro | Reunião de Câmara – 15 de fevereiro de 2023