I – Pa(i)ysage[n]s: a especialidade do mastro chinês estreia em Aveiro
Uma obra criada especialmente para a Capital Portuguesa da Cultura por um artista pioneiro na área do circo contemporâneo em Portugal. Estreia a 27 de setembro no Teatro Aveirense.
Aveiro, 20 de setembro de 2024 – O espetáculo de mastro chinês Pa(i)ysage[n]s, escrito e interpretado por João Paulo Santos – pioneiro no circo contemporâneo em Portugal – tem estreia marcada em Aveiro. A obra, criada especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, será apresentada no próximo dia 27 de setembro, às 21h30, no Teatro Aveirense.
Nesta atuação, o artista utiliza o mastro chinês para encaminhar o espectador numa viagem sensorial e visual, à semelhança de um peregrino. Uma experiência enquadrada num cenário que recria paisagens naturais e explora a passagem do tempo e a nossa relação com o mundo.
Pa(i)ysage[n]s é a mais recente criação de João Paulo Santos, artista precursor no circo contemporâneo nacional e cuja carreira esteve sempre ligada à técnica do mastro chinês.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em Ticketline.
Imagens de Pa(i)ysage[n]s aqui: https://we.tl/t-DrQhFsm7YO
II – Jornadas Europeias do Património em Aveiro decorrem a 21 e 22 de setembro
Visitas guiadas a igrejas, uma mesa redonda e um espetáculo são as propostas, de entrada gratuita, desta iniciativa europeia.
A edição de 2024 das Jornadas Europeias do Património em Aveiro decorrem nos dias 21 e 22 de setembro, com diversas iniciativas, de entrada gratuita, por todo o Município.
Sob o tema «Rotas, Redes e Conexões», a iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia convida à reflexão sobre um património europeu comum, cuja riqueza reside na sua diversidade e partilha. Neste âmbito, e com o objetivo de descentralizar os eventos culturais no concelho, os Museus de Aveiro vão organizar visitas guiadas às igrejas das freguesias, explorando a sua história, bem como o património artístico existente.
A programação das Jornadas Europeias do Património em Aveiro inclui ainda o espetáculo OCTAVE, uma performancesonora e visual que explora a ligação do cinema e da música numa sucessão de clips manipulados ao vivo, cruzando várias estéticas e técnicas. O projeto é constituído por Pedro Cardoso (Músico e Sonoplasta) e José Pires (Cineasta), a ter lugar sábado, dia 21, às 19h30, no Mercado do Peixe/Mercado José Estevão.
Criadas em 1999, as Jornadas Europeias do Património são uma das manifestações culturais mais participadas pelos cidadãos europeus. Nos 50 países participantes irão decorrer centenas de eventos que pretendem sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações futuras.
Segue abaixo o programa completo das Jornadas Europeias do Património em Aveiro.
21 de setembro (sábado)
10h00 Carmelo de Cristo Redentor, S. Bernardo
10h00 Igreja paroquial de Sto. André, Esgueira
11h00 Igreja paroquial de S. Paio, Requeixo
15h00 Mesa Redonda O LADO DE LÁ, Atlas Aveiro
17h00 Igreja de Nossa Senhora da Vitória / Sto. Amaro, Vilar
17h30 Igreja de Santa Joana Princesa, Santa Joana
18h00 Igreja paroquial de Sto. António, Oliveirinha
19h30 OCTAVE, Mercado do Peixe
22 de setembro (domingo)
10h30 Igreja paroquial de Nossa Senhora das Areias, S. Jacinto
12h00 Igreja paroquial de S. Julião, Cacia
16h00 Igreja paroquial de S. Pedro, Aradas
17h00 Igreja paroquial de Sto. Isidoro, Eixo
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro