quarta-feira, 19 de junho de 2019
Moçambique | Governo ignora iminente perda de 3 mil postos de trabalho na Açucareira de Mafambisse
O Governo de Filipe Nyusi está a ignorar a iminente perda de mais de 3 mil postos de trabalho permanente e milhares de outros sazonais na Açucareira de Mafambisse na sequência dos escândalos financeiros em que o principal accionista, a empresa sul-africana Tongaat Hulett, está envolvida acumulando uma dívida bancária de 11 biliões de rands. “Eles estão só a tirar matéria-prima, cortam a cana, carregam para a fábrica para processar e não estão a tratar a plantação que deixou de ser até regada, eles cortam e abandonam, eles não querem isto”, revelou ao @Verdade o Secretário do Comité Sindical da empresa onde o Estado é accionista minoritário.
No final do mês de Maio a Administração da empresa Tongaat Hulett informou aos seus accionistas na Bolsa de Valores de Joannesburgo, na África do Sul, que o Relatório e Contas auditado do exercício económico de 2018 tinha de ser “revisto” pois não refletia a situação financeira de forma correcta.
A imprensa económica sul-africana reportou que desde 2015 as acções da Tongaat Hulett desvalorizaram de 173 rands para 53,17 rands, no início de 2019, e estavam cotadas a 13,50 rands antes de serem suspensas da Bolsa de Valores de Joannesburgo e também do mercado secundário da Bolsa de Valores de Londres, no Reino Unido. A empresa deve 11 biliões de rands a vários bancos.
Vários executivos demitiram-se com destaque para o Chief Executive Office do grupo Tongaat Hulett, Peter Staude, assim como do Chief Finance Office, Murray Munro. O @Verdade apurou que Rosário Cumbi, o responsável pela operação da empresa em Moçambique também deverá renunciar em breve.
O @Verdade abordou o primeiro-ministro na passada quarta-feira (12) para saber se o Governo de Moçambique está a par da situação assim como as implicações para os investimentos da empresa que no nosso país detém 85 por cento da Açucareira de Mafambisse e 88 por cento da Açucareira de Xinavane.
Contudo Carlos Agostinho do Rosário revelou desconhecer a situação e sugeriu contactar o ministro da Indústria e Comércio. Interpelado, o ministro Rangendra de Sousa disse apenas “falamos noutra altura”.
“Quando eles chegaram os campos estavam vivos, e questionamos porque é que agora na hora de saída estão a delapitar a plantação?”
O @Verdade apurou que na Açucareira de Mafambisse desde a semana passada o Administrador delegado executivo, Sérgio Zandamela, e a Directora executiva de Recursos Humanos, Felizarda, têm reunido com os trabalhadores para os preparar para um possível encerramento da fábrica.
“Desde Maio que eles estão só a tirar matéria-prima, cortam a cana, carregam para a fábrica para processar e não estão a tratar a plantação que deixou de ser até regada, eles cortam e abandonam, eles não querem isto”, revelou António Bassopa, funcionário da empresa desde 1995 e líder sindical.
Após um encontro realizado na manhã desta terça-feira (18), e que deve continuar nos próximos dias, Bassopa disse que o representantes dos proprietários “tem falado que querem encerrar, mas nós dissemos-lhe que não podem encerrar só podem sair, não faz sentido alguém fechar a fábrica e destruir a plantação” .
“Nós dissemos-lhes que se querem abandonar a fábrica não cortem e deixem de tratar a plantação, porque um outro investidor poderá não querer. Lembramos-lhes que quando chegaram a Açucareira acabava de ser reabilitada, com fundos do Banco Africano de Desenvolvimento, e nós tínhamos todo equipamento tractores, máquinas para movimentar terras, autocarros, quando eles chegaram os campos estavam vivos, e questionamos porque é que agora na hora de saída estão a delapitar a plantação”, disse o Secretário do Comité Sindical.
Bassopa afirmou que o Comité Sindical tem alertado a Administração da Açucareira de Mafambisse sobre “as contratações de mão-de-obra zimbabweana a pagarem salários altos, abriram sub-empresas deles trazendo as suas famílias e máquina que alugam”.
António Bassopa clarificou ao @Verdade que o Governo, accionista da Açucareira, parece alheio a iminência de perda de 3.800 postos de trabalho permanentes e outros 4 mil sazonais. “Foi um pouco estranho, sabemos que eles tem estado em contacto com o Governador e o Ministério do Trabalho mas nunca nos levaram. Ontem (segunda-feira) é que nos levaram para uma reunião no Gabinete do Administrador do Distrito do Dondo”.
Moçambique | Presidente Nyusi realiza segunda visita de Estado à Portugal em Julho
A Comissão Permanente da Assembleia da República autorizou o Presidente Filipe Nyusi a realizar a sua 2ª visita de Estado à Portugal no início de Julho.
A convite do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Chefe de Estado moçambicano visitará o país europeu nos próximos dias 2 e 3 de Julho.
Não é ainda conhecida a agenda pública da visita mas para além dos encontros com o seu homólogo e o primeiro-ministro, António Costa, o Presidente Nyusi deverá reunir com a comunidade moçambicana residente em Portugal.
O @Verdade apurou que Filipe Nyusi, que além de membros do seu Governo será acompanhado por uma delegação de empresários, irá participar da IV Cimeira Portugal-Moçambique.
É a terceira deslocação do Presidente Filipe Nyusi à Portugal porém será a 2ª visita de Estado, a primeira aconteceu em Julho de 2015.
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Moçambique | DFI na Área 1 rubricada sem a presença do maior partido de oposição e com música estrangeira
“Hoje damos um passo real para o progresso de todos os moçambicanos e das gerações vindouras” afirmou nesta terça-feira (18) o Presidente Filipe Nyusi, após testemunhar a assinatura da Decisão Final de Investimento (DFI) entre o ministro dos Recursos Minerais e Energia e o CEO da Anadarko, que lidera o Consórcio que vai investir 25 biliões de Dólares em Moçambique. O deputado do MDM Lutero Simango foi o único representante dos partidos de oposição num evento onde também faltou a música moçambicana.
Num evento em tons de verde, quiçá tentando dar a impressão que o gás natural, que os cientistas hoje sabem ser mais poluente que o carvão mineral, é uma energia limpa, a música moçambicana também esteve ausente. Salvo algumas batucadas a música sul-africana dominou o evento que abriu ao som do “The Lion Sleeps Tonight” e “Pata Pata”.
Ernesto Max Tonela, em representação do Governo de Moçambique, e Al Walker, CEO da Anadarko e representante do consórcio formado pela japonesa Mitsui, a tailandesa PTT Exploration & Production, as indianas ONGC, Barhat Petro Resources e Oil India e pela ENH, rubricaram o maior investimento privado de sempre em África e em Moçambique que irá tornar o nosso país no maior produtor e exportador de Gás Natural Liquefeito (GNL) do continente.
“Hoje damos um passo real para o progresso de todos os moçambicanos e das gerações vindouras (...) com este acto testemunhamos a garantia de cumprimento pelas partes da exploração de um recurso fundamental para a prossecução de um Moçambique melhor e próspero”, declarou o Presidente Nyusi que teve como convidados de honra o Rei de Eswatini, o Presidente do Zimbabwe e o primeiro-ministro do Lesotho.5,5
Ignorando que a oposição esteva apenas representada pelo deputado do Movimento Democrático de Moçambique, Lutero Simango, o Chefe de Estado prometeu que este investimento “é o caminho que nos permitirá para o desenvolvimento sustentável, integrado e inclusivo e será o veículo firme para uma justiça social efectiva no nosso país”, só faltou Nyusi declarar que o futuro melhor começava em 2024.
A verdade é que os milhares de empregos que hoje já estão criados, muitos deles para naturais de Palma, vão perder-se quando a produção do gás natural iniciar-se tal como perderam-se na Matola, após a Mozal iniciar a produção de alumínio, em Inhambane após a Sasol começar a extrair o gás natural e desapareceram em Tete depois da terra começar a ser escavada.
Pelo meio Moçambique terá de encontrar uma solução das as dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM mas também pagar as dívidas legais da Empresas Públicas, só a ENH deve mais de 5 biliões de Dólares, e ainda pagar os Títulos do Tesouro que continuam a ser vendidos.
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Prémio Jovens pela Igualdade 2019 Concorre de 01 de julho a 13 de setembro de 2019
O IPDJ dinamiza o Prémio Jovens pela Igualdade, que a partir deste ano passará a ter uma regularidade anual.
Se és líder de uma associação juvenil (exceto associações de estudantes) inscrita no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem concorre de 01 de julho a 13 de setembro de 2019.
A tua associação pode receber um prémio no valor de 500€!
Esta distinção visa distinguir as Associações juvenis com boas práticas na integração das seguintes áreas:
- Igualdade de Género,
- Cidadania e
- Não Discriminação;
quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades desenvolvidas.
Calendarização
• De 1 de julho a 13 de setembro, divulgação no Portal da Juventude da iniciativa e abertura de candidaturas;
• De 23 de setembro a 11 de outubro análise e avaliação das candidaturas pelo Júri;
• A 14 de outubro comunicação e publicação dos resultados, no Portal da Juventude;
• De 15 a 28 de outubro audiência dos interessados;
• A 05 de dezembro apresentação dos projetos vencedores publicamente, na cerimónia das Boas Práticas Associativas e de Voluntariado Jovem.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.
Três mortos em colisão de comboio e automóvel numa passagem de nível de Barcelos
Diário de Notícias |
Três pessoas, avós e neta, morreram hoje na sequência de uma colisão entre um comboio e um automóvel numa passagem de nível em Carapeços, concelho de Barcelos, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.
Segundo a fonte, a menina teria 10 anos e as três vítimas mortais seguiam no automóvel.
O acidente ocorreu às 09:48 numa passagem de nível automatizada.
A circulação naquele troço da Linha do Minho está cortada.
De acordo com o site da Proteção Civil, às 11:00, no local encontravam-se 26 homens apoiados por 10 viaturas.
Fonte do INEM disse terem sido acionados para o local três ambulâncias de Barcelos, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Barcelos, bem como uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Lusa
Comissão Política Distrital do PAN
A Comissão Política Distrital do PAN – Pessoas – Animais – Natureza de Aveiro irá realizar
uma manhã aberta, no próximo sábado, dia 22 de Junho, entre as 10 e as 12h, na sua
sede, convidando para esse efeito filiados e simpatizantes do partido, com o intuito de
continuar um trabalho de proximidade, de conhecer as realidades e necessidades locais,
e promover uma discussão com o objectivo de se encontrarem soluções e respostas em
conjunto, contributos estes que irão enriquecer o trabalho que o partido pretende
continuar a desenvolver. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de iniciativas que o
PAN irá levar a cabo no distrito de Aveiro por uma cidadania mais participativa e
responsável.
Para além desta iniciativa, encontra-se também agendado para o dia 26 de Junho, pelas
18h, a visualização do documentário Dominion e no dia 28 de Junho, pelas 18h, um
Workshop com o activista internacional Joshua Entis.
BE FASHION ABRIU “OFICIALMENTE” O VERÃO EM SANTA CRUZ
Nomes de relevo das passerelles e da televisão passaram, como já é habitual, por Santa Cruz, marcando o início da época balnear no Concelho de Torres Vedras.
Foi mais uma edição do Be Fashion Santa Cruz, que trouxe, na noite do dia 15 de junho, a esta estância balnear, figuras como Marta Melro, Francisco Côrte Real, Cláudia Borges, Valter Carvalho, Iva Lamarão e João Mota.
Neste evento desfilaram ainda manequins do Concelho de Torres Vedras, mais concretamente Beatriz Aniceto, Beatriz Pereira, Beatriz Sousa, Catarina Santos, Gonçalo Ferreira, Inês Santos, Júlia Tapordei, Leandro Bernardo, Mariana Gomes, Miguel Ferreira, Sara Santos e Verónica Neves.
Numeroso público assistiu ao desfile na passerelle de 60 metros estendida na rua principal de Santa Cruz, onde se pôde apreciar as coleções de primavera/verão dos estabelecimentos aderentes à iniciativa.
Foram eles: Roupitas; Optivisão; Manel Sport; Bella Donna; FC...in; La Bianca; Marta Lee; Sara X Design; Manuela Melo; Cristina Neves e Andreia Lobato.
A maquilhagem esteve a cargo de Eliane Guerra e o hairdesign de Corte à la Carte. A música foi assegurada pela Dj Joana Rosa Mota.
O Be Fashion teve os objetivos de atrair público a Santa Cruz e de dar ênfase ao comércio tradicional local, integrando-se nos programas “Onda de Verão” e “Santa Cruz.365”.
VISEU QUER ATRAIR E FORMAR JOVENS TALENTOS EM PROGRAMA DE VERÃO
Entre 24 e 27 de julho, 50 jovens irão desenvolver capacidades de liderança através de uma dinâmica criativa que funcionará como “open week” de promoção do destino Viseu.
A Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu dinamiza, entre os dias 24 e 27 de julho, o programa de verão “Young Leaders Summer Bootcamp”, uma iniciativa inédita em parceria com a VISEU MARCA.
O plano de formação assenta num conjunto de atividades criativas, workshops, desafios individuais e de grupo, pensados numa ótica de desenvolvimento de capacidades de liderança e empreendedorismo em jovens entre os 17 e os 23 anos.
Ao longo destes quatro dias, os participantes irão abordar temáticas como liderança pessoal, inteligência emocional, motivação, gestão de equipas, tempo, stress e mudança, design thinking e preparação da entrada para o mercado profissional.
“Neste programa de verão, os jovens serão desafiados a viver uma experiência memorável de desenvolvimento das suas capacidades de liderança, através de workshops e outros desafios práticos e divertidos”, declara Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Associação Vissaium XXI. “Os conteúdos do programa estão estruturados para ter impacto imediato na vida dos participantes e relevância no seu CV”, acrescenta.
Para além da componente formativa, o “Young Leaders Summer Bootcamp” funcionará como uma autêntica “open week” de promoção do destino Viseu, com destaque para as suas infraestruturas e valências nas áreas científicas, empresariais, desportivas, culturais e turísticas.
Os eventos, a decorrer em vários locais e instituições da cidade, terão a orientação de um reputado painel de formandos, com o Chef Diogo Rocha (Restaurante Mesa de Lemos), Miguel Oliveira (Oceanário de Lisboa), Jorge Quintão (Blueticket), Rute Pereira (Universidade Nova de Lisboa) e João Torneiro (Galp).
Para Jorge Sobrado, Diretor da VISEU MARCA e Vereador do Município de Viseu com o Pelouro do Marketing Territorial, “este programa reforça a promoção e valorização da cidade de Viseu enquanto polo de atração de talentos, inovação e empreendedorismo”.
As inscrições já estão a decorrer através de um formulário online, disponível na página de Facebook da Associação (@vissaiumxxi).
O programa inclui refeições, estadia e deslocações entre os vários locais a visitar, e tem o custo de 100€ por participante. A iniciativa é limitada a 50 candidatos (25 jovens entre os 17 e os 20 anos e 25 jovens entre os 21 e os 23 anos), após seleção por parte de um júri.
Criada em outubro do ano passado, a Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu propõe-se a dinamizar o ecossistema empreendedor de Viseu, apostando na modernização da cidade e da região, nomeadamente através da criação do centro de incubação tecnológica V21.
Viseu, 19 de junho de 2019
Torres Vedras | BAILE GAITEIRO | WORKSHOPS DE DANÇA, CONCERTOS E BAILES
O Baile Gaiteiro está a decorrer até 31 de agosto, com workshops de dança, concertos e bailes nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã. Esta iniciativa integra a programação do Festival Novas Invasões 2019, a acontecer de 29 de agosto a 1 de setembro.
No dia 23 de junho, às 15h00, realiza-se o workshop II Danças Históricas e de Tradição Europeia, no Salão Nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
O Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz, vai ser palco de um concerto com os Balsol Quarteto, no dia 30 de junho, pelas 22h00. Um espetáculo que convida a dançar ao som de temas de várias partes do mundo e de outros tempos.
No âmbito do evento Batalha do Vimeiro 1808, no dia 19 de julho realiza-se o Baile Oitocentista que terá lugar no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, no Vimeiro, Lourinhã. Segue-se o workshop Danças Oitocentistas, no dia 20 de julho, às 17h00, no mesmo local.
No dia 4 de agosto, a praia de Porto Novo recebe mais um concerto integrado na programação do Baile Gaiteiro. A partir das 22h00, é possível dançar ao som do Colectivo Foice, um grupo com um reportório tradicional.
A programação do Baile Gaiteiro encerra com a realização do Baile Gaiteiro de Torres Vedras, no dia 31 de agosto, às 22h00, em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras. Um momento de celebração do tempo promovendo e privilegiando o encontro e a relação entre pessoas de diversas e diferentes origens, comemorando o encontro, a alegria e a festa.
PAMPILHOSA DA SERRA | Jovens alunos do concelho “No palco com o Gaspar e a Inês”
Irá decorrer no próximo dia 21 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Edifício Monsor Nunes Pereira, uma apresentação de danças e cantares tradicionais pelos alunos do 1º e 2º ano da Escola Sede, e a peça de teatro “O Gaspar e a Inês numa fantástica viagem ao passado”, protagonizada pelos alunos do 3º e 4º ano da mesma escola.
A atuação dos jovens alunos Pampilhosenses, surge no âmbito da iniciativa “No palco com o Gaspar e a Inês”, integrada no projeto “Realiza.te” - programa de empreendedorismo desenvolvido nas escolas da CIM Região de Coimbra.
Este é um espetáculo no qual os jovens alunos terão oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, com o apoio dos respetivos professores. Perante os pais, encarregados de educação, amigos e comunidade escolar, podem ainda revelar o seu lado criativo, perfil empreendedor e espírito de equipa, características potenciadas no decorrer das sessões de preparação.
Recorde-se que esta é já a 6ª edição do projeto de empreendedorismo “Imagine.Create.Suceed” desenvolvido nas escolas dos 19 municípios que integram CIM Região de Coimbra. O referido projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, FSE e União Europeia, e conta com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra e o Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra.
Detido ex-professor suspeito de criar perfis falsos para aliciar menores
SIC Notícias |
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, em Lisboa, um professor reformado de 71 anos suspeito de criar perfis falsos em redes sociais para aliciar menores a práticas sexuais, foi hoje divulgado.
O suspeito, sem antecedentes criminais, criou "inúmeros perfis em redes sociais, fazendo-se passar por um adolescente", para manter conversas de cariz sexual com raparigas, algumas com menos de 14 anos, às quais pedia para enviarem "vídeos e fotografias em poses pornográficas", adianta a PJ em comunicado.
O arguido, que, alegadamente, depois divulgava e partilhava fotografias e filmes com conteúdos pornográficos envolvendo menores, está indiciado pelos crimes de abuso sexual de crianças, pornografia de menores e aliciamento de menores para fins sexuais, adianta a PJ em comunicado.
"Para facilitar o processo de atração, o arguido partilhava fotos de jovens com idades aproximadas às das vítimas, em nudez integral e na prática de atos sexuais explícitos e adaptava o tipo de escrita e conversação aquela faixa etária", refere ainda o comunicado.
A detenção ocorreu na sequência de uma investigação desenvolvida pela diretoria do Sul da PJ por pornografia de menores e tutelada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público de Albufeira.
O arguido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação adequadas.
Lusa
Desporto | César Peixoto é o novo treinador da Académica
Segunda experiência do jovem técnico, depois de ter conseguido salvar o Varzim da descida.
César Peixoto é o novo treinador da Académica. O clube confirma a contratação do técnico que salvou o Varzim da descida na II Liga, esta temporada. É a segunda experiência como treinador do antigo internacional português, que jogou, entre outros, no FC Porto e no Benfica.
Peixoto, de 39 anos, terá a missão de tentar devolver a Académica à I Liga, depois de quatro épocas no segundo escalão.
O novo treinador será apresentado, esta quarta-feira, às 17:00 horas, em Coimbra.
Coimbra | Elite mundial da ciência polar reúne-se em Coimbra para debater o efeito das alterações climáticas na vida da Antártida
27 cientistas polares de 12 países vão reunir-se na Universidade de Coimbra (UC), entre 24 e 27 de junho, para identificar o progresso científico na região Antártica em relação às alterações climáticas nos últimos 10 anos na vida dos animais que lá vivem.
Nesta reunião, cuja sessão de abertura decorre às 16 horas do dia 24 no Museu da Ciência, vão ser discutidos e analisados vários problemas que preocupam os cientistas que estudam a Antártida, entre os quais, o tipo de respostas dos animais às alterações climáticas, as mudanças no oceano Antártico no que respeita à vida dos animais marinhos, a adaptação e resiliência de espécies às alterações climáticas e o impacto da poluição na Antártida.
Deste encontro, que surge no âmbito do programa internacional SCAR AnT-ERA, resultará um documento que deverá ser publicado como um produto do Comité Científico para a Investigação Antártica (Scientific Committee on Antarctic Research – SCAR), por forma a ajudar todas as partes interessadas: decisores políticos, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), mas também cientistas, as gerações mais jovens e o público em geral.
José Xavier, docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), e um dos coordenadores (e único cientista português) do SCAR AnT-ERA, realça que esta iniciativa «reúne alguns dos melhores cientistas do mundo com o objetivo claro de se tentar perceber quais as espécies que irão sobreviver e quais as que se poderão extinguir numa região que mais tem sido afetada pelas alterações climáticas, com lições para o resto do planeta».
Por seu lado, Julian Gutt (Alfred Wegener Institute, Alemanha), coordenador-chefe do programa internacional SCAR AnT-ERA, evidencia que «estamos desejosos de reunir os mais recentes resultados sobre alterações em ecossistemas antárticos, desde pequenas algas aos carismáticos pinguins e baleias».
Já Enrique Isla, do Institut de Ciéncies del Mar (Espanha), também coordenador do programa, afirma que «esta iniciativa irá fornecer importantes informações para ações futuras na investigação e na criação de decisões políticas eficientes em direção a uma sociedade global sustentável».
Cristina Pinto
Está a chegar as Festas do São João em Febres
O Litoral Centro apoia mediante a divulgação os eventos que se realizam de Norte a Sul do país, desde que façam chegar até nós os cartazes, com alguma antecedência.
Aqui temos um exemplo, um leitor dos lados de Febres enviou-nos este lindo cartaz para o divulgarmos. Já está!
Que a Festa seja um sucesso, que se traduza numa saudável diversão, já agora, beber com moderação, porque apesar de vivermos num mundo confuso, de injustiças, desigualdades, de cinismo, ainda vale a pena viver.
Sejam felizes!
J. Carlos
Director
Mundo | A Terra está cada vez mais verde
A NASA constatou que o aumento da superfície plantada deixou o mundo mais verde nos últimos 20 anos. A reforma agrária socialista na China havia devastado florestas e terras agricultáveis; mas agora, tendo que alimentar sua população, adotou esquemas do agronegócio e lidera o reverdecimento mundial.
Em segundo lugar está a Índia, outrora famosa pela fome, mas que modernizou sua agropecuária. O aumento da área verde equivale a uma outra Amazônia. Fica assim desmentido o mito ecologista de que o planeta se desertifica pelo desmatamento e/ou pelo agronegócio. Na realidade, a ameaça de desertificação provém das políticas socialistas. E também das práticas de povos primitivos, que no entanto o ambientalismo de origem esquerdista acha bem adaptadas à natureza.
ABIM
Oeste | SANTA CRUZ VAI SER PALCO DE MAIS UMA EDIÇÃO DO CARNAVAL DE VERÃO
O Carnaval de Verão está de volta a Santa Cruz no dia 22 de junho, sábado. O evento promete encher de música e cor as ruas de Santa Cruz, com cerca de 600 figurantes oriundos de diversas partes do país a desfilarem ao ritmo dos tambores, naquele que se constituiu como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”.
A folia começa às 16h00, com Cabeçudos e Zés Pereiras a percorrerem as ruas da localidade, anunciando o desfile noturno que tem início às 21h30. Para terminar a noite em festa, às 24h00, no estacionamento da Praia Formosa, vai ser anunciado o tema do Carnaval de Torres Vedras de 2020, seguindo-se um espetáculo de fogo de artifício.
Decorre ainda no Parque Municipal de Santa Cruz, às 21h00, um momento de homenagem à Federação Portuguesa de Canoagem.
Considerado o “mais antigo Carnaval fora de época de Portugal”, o Carnaval de Verão surgiu em 1995 e tornou-se numa tradição para torrienses e visitantes.
Programa
16h00 | Cabeçudos e Zés Pereiras (ruas de Santa Cruz)
21h00 | Homenagem à Federação Portuguesa de Canoagem (Parque Municipal de Santa Cruz)
21h30 | Desfile de Carnavais;
24h00 | Anúncio do tema do Carnaval de Torres Vedras 2020 e fogo de artifício (estacionamento da Praia Formosa)
Participantes
Suas Altezas, os Reis do Carnaval de Torres Vedras
Cabeçudos
Bombos Santa Maria de Jazente
Associações Carnaval de Torres Vedras
Fidalgos
Marias Cachuchas
Ministros e Matrafonas
Lúmbias
SacAdégas
Real Confraria do Carnaval de Torres
Grupos de Mascarados do Carnaval de Torres Vedras
Cúzidinho à Portuguesa
Dá-me à Bombinha que Eu Acendo a Luzinha
Defuntas do Panteão
Eh Toiro Lindo!
Esmaga-me o Cacho Por Cima e Por Baixo
Foliões Cagueiro D'Oiro - Moes-me o Juízo
Galaruchos do Gradil
Lókura Kasal - Made in Portugal
Mama Aqui Oh Zé
Vigilância à Portuguesa
Carnavais Convidados
Caretos de Podence
Carnaval de Ovar
Dança dos Cus - Cabanas de Viriato
Grupo Foliões do Fidalgo - Cuba do Alentejo
Grupos de Percussão
Bardoada
Ida e Volta
Karmadrums
Ribombar
Rufinhos
Viatura oficial: Toitorres-Toyota
Info: Promotorres
O Carnaval de Verão integra os programas "Onda de Verão", "Santa Cruz.365". No âmbito do programa "Onda de Verão", estão ainda previstas proximamente as seguintes atividades:
Oeste | CONGRESSO EUROPEU DE ENOTURISMO DECORRE EM TORRES VEDRAS
Nos dias 27 e 28 de junho, Torres Vedras acolhe o Congresso Europeu de Enoturismo. O evento, que irá decorrer no Auditório do Edifício Paços do Concelho, dá continuidade ao Congresso Ibero-Americano de Enoturismo e tem como tema “Cultura, património e vinho”.
Programa
27 de junho | quinta-feira
14h30 | Receção dos Convidados
15h00 | Abertura
Presidente da Associação Internacional de Enoturismo - AENOTUR, Ivane Favero
Presidente da RECEVIN, José Calixto
Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho - AMPV, Pedro Ribeiro
Presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal - ARVP, Angelo Machado
Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho - IVV, Bernardo Gouvêa
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes
15h00 | 1º Painel – Apresentação das Conclusões do 7º Congresso Latino Americano de Enoturismo realizado em junho de 2018
- Ivane Favero
16h00 | Apresentação Proposta da Zona Franca dos Vinhos do Brasil
- Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho. – Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul – Brasil
- Vinhos do Brasil
- Representante do IBRAVIN – Instituto do Vinho do Brasil
16h30 | Apresentação ITER VITIS Europa - Paulo Barreiro de Sousa - Câmara de Ponte de Lima
17h00 | Rede Museus do Vinho - Fernando Seara - Museu do Douro
17h30 | Coffee Break
18h00 | Visita (opção):
- Unidade de Enoturismo (50 pessoas – mediante inscrição prévia)
28 de junho | sexta-feira
09h30 | Abertura Congresso
- Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes
- Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado
- Presidente da RECEVIN, José Calixto
10h00 | Wine&Senses International Workshop
- Eno Heritage. Herança e Património Vínico como forma de descobrir as regiões. Oriol Vicente Campos, da UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA.
Apresentações de:
- NPU (Rep. Checa); MAD (Hungria); Parco 5 Terre (Itália); Inforamuse (Itália); Cultur Viajes (Espanha); AEICE – Duero Douro (Espanha); Recevin.
12h30 | Almoço
14h30 | Apresentação do Projeto “Enoturismo.pt” - José Arruda - AMPV/ARVP
15h00 | Apresentação do Projeto “Strategies for wine tourism development: for winery managers and bwine tourists” – António Pé Curto, ISCTE – IUL – Marketing PhD – Wine tourism researcher
15h30 | Apresentação da V Conferência Mundial de Enoturismo - Presidente da RECEVIN, José Calixto
16h00 | Projeto Enoturismo Portugal –Turismo de Portugal, Nuno Fazenda
16h30 | Coffee Break
17h00 | Encerramento
Organização: AENOTUR
Parcerias: Câmara Municipal de Torres Vedras; AMPV e ARPV
Parcerias: Câmara Municipal de Torres Vedras; AMPV e ARPV
Estarreja | 500 mil pessoas acendem as luzes da ribalta: Parabéns CTE
Cinema, concertos, orquestra de jazz, peças de teatro, grupos de teatro, laboratório de aprendizagem criativa e exposições. É desta matéria que o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) respira há 14 anos.
A 18 de junho de 2005 acendiam-se os projetores do palco do CTE para receber uma programação regular, com uma oferta cultural diversificada e abrangente que, nas palavras da Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, "é um orgulho e continua a captar e a formar novos públicos, e a agradar aos que já nos são fiéis, afirmando, claramente, Estarreja como um polo cultural."
O público afirmou este sucesso, pois quando há bons espetáculos, há salas esgotadas e cheias de entusiasmo, de energia e de expectativa. Volvidos 14 anos fazem-se as contas: quase meio milhão de espectadores e quatro mil eventos. Só no ano passado, o CTE acolheu 31064 espectadores e recebeu 185 espetáculos.
A veia artística dos nossos
Subiu-se a cortina e deu-se espaço a uma política cultural que privilegia a formação de públicos e a qualificação da oferta cultural, que tem levado ao incremento de práticas e consumos culturais, num exercício de verdadeira democratização da cultura, e tem permitido ainda a valorização do território e dos agentes culturais, educativos e criativos do concelho.
Nesta sala emblemática cresceram projetos artísticos que hoje têm projeção não só nacional mas também internacional. A criação do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa incrementou um serviço educativo com nova dimensão, dinâmica e abrangência.
"Assente nos princípios da educação pela arte e da aprendizagem ao longo da vida, o LAC potencia o trabalho em rede, nos vários equipamentos culturais do Município, desenvolvendo atividades de fruição e intervenção artística, de estimulação da criatividade, dirigidas aos diversos segmentos de público, utilizando estratégias lúdico-pedagógicas das áreas das artes performativas e expressões artísticas", explica Isabel Simões Pinto.
A programação cultural tem ainda como foco consolidar o sentimento de pertença através do envolvimento da comunidade, estimulando a sua criatividade e incentivando à preservação da memória e interpretação do território e do património.
A responsável pelo pelouro da cultura relembra o mais recente exemplo deste envolvimento da comunidade tão singular. "ESTEIROS é um projeto completamente transversal que contou com a participação de várias gerações, cocriadoras desta intervenção artística numa leitura sobre a nossa cidade, a nossa história local e identidade cultural."
A aposta do Município chega também às artes performativas e à música. Surgem assim produtos culturais e artísticos de grande qualidade como o Grupo de Teatro Juvenil "Teatro do Desassossego", o Grupo de Teatro Infantil Trama e a Orquestra de Jazz de Estarreja - Big Band Estarrejazz.
A celebração é em direto com David Fonseca, em Radio Gemini
Esta quarta-feira, dia 19, às 21h30, para comemorar o 14.º aniversário da reabertura da maior sala de espetáculos de Estarreja, há um concerto imperdível: "Radio Gemini Closer" de David Fonseca.
Neste concerto único há música nova para descobrir, e o público será transportado num percurso intimista pelo imaginário peculiar do cantor, num cruzamento multimédia de imagens com a sua música. Um mundo de coisas nunca antes feito nos concertos do ex-Silence 4.
Numa sala onde cabem iniciativas que vão da comédia à tragédia, da música clássica à pop, de seminários a exposições, de oficinas a masterclasses, há espaço também para os festivais. Do mundo para a cidade de Estarreja, nos dias 5 e 12 de julho, o Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo importa nomes provenientes de países como Polónia e Cuba.
O primeiro a chegar é o quinteto de cordas Volosi (5 de julho) e é uma estreia absoluta em Portugal. Os ilusionistas da voz, Vocal Sampling (12 de julho) vão impressionar num concerto tão potente como qualquer orquestra completa.
Os projetores continuarão acesos e as tábuas do palco guardarão muito mais memórias, porque há muito mais para fazer, para oferecer e, essencialmente, para criar. Um desafio constante e um trabalho contínuo.
Em cena estará sempre Estarreja "que é reconhecida pela "sua Cultura", desde o CTE aos grandes eventos culturais, como o ESTAU ou o Carnaval, o que tem permitido a atração de novos públicos e de turistas. Estamos, também, atentos a estas dinâmicas e preparados para responder culturalmente aos desafios do turismo", afirma Isabel Simões Pinto.
______________________
Oeste | REQUALIFICAÇÃO DA ORLA COSTEIRA DO CONCELHO DE TORRES VEDRAS CHEGOU À PRAIA AZUL
Para sul… assim continua o trabalho de requalificação da orla costeira promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
Depois de Porto Novo e Santa Cruz, foi agora a vez da Praia Azul ser alvo de obras de proteção costeira, as quais foram inauguradas este sábado, dia 15 de junho.
No decorrer do ato inaugural das mesmas foi ainda aberta oficialmente a época balnear no Concelho de Torres Vedras.
Na cerimónia esteve presente o ministro do Planeamento, Nélson de Souza, bem como o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, para além do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
A intervenção
Esse ato inaugural começou com um périplo pela intervenção, iniciado na escadaria norte, tendo, já junto à praia, o responsável pela Área de Projeto da Câmara Municipal, Tiago Batista, efetuado uma explicação da obra.
Na ocasião foi referido que a mesma incluiu seis vertentes:
- Atuação sobre os fatores hidrológicos no topo da arriba, o que passou: pela construção de coletor e poços de absorção para encaminhamento de águas pluviais; pela inversão de pendentes e fiadas de água; e pelo encerramento do acesso automóvel ao topo da arriba;
- Criação de condições de segurança no acesso norte à praia, o que passou: pela construção de um muro de espera à queda de blocos; pela regularização do caminho existente por meio da estabilização do respetivo piso, o que implicou a correção de zonas de pendente excessiva com sistemas de degraus rampeados, sendo também de referir a implantação de uma guarda de proteção e corrimão; e pela redução da pressão automóvel;
- Construção de uma estrutura de defesa aderente de proteção à ação do mar e de contenção à queda de blocos, o que passou: pela defesa efetiva, segura e duradoura da linha costeira em relação à ação do mar por meio de introdução de pendente para dissipação da energia das ondas e de sistema de enroncamento com blocos de dimensão adequada e fundados no bedrock; pela elevação da cota do topo da estrutura como medida de proteção à linha limite máxima da preia-mar atual e antecipando um cenário de subida do nível médio da água do mar; pela permeabilidade do sistema construtivo em blocos de pedra que permite que o sistema de defesa aderente funcione como filtro drenante contínuo às águas provenientes da arriba; pela criação de zonas de espera à queda de blocos; e pela pedonalização da base da arriba a norte;
- Criação de condições de segurança no acesso sul à praia, o que passou: pela construção de um muro de espera e suporte à queda de blocos; pelo recuo e realinhamento do limite poente do caminho; pela diminuição da largura do espaço canal com redução do perfil do acesso automóvel, inviabilizando-se o estacionamento ao longo do caminho; e pela drenagem superficial da via mediante a aplicação de grelhas de enrelvamento;
- Aplicação de redes de encaminhamento à queda de blocos;
- Reperfilamento de arriba em troço de erosão elevada;
- Proteção do sistema dunar, o que passou: pela delimitação do estacionamento e acesso automóvel; e pelo estabelecimento de um sistema de acessos pedonais à praia que evite o pisoteio da duna primária.
Apresentação do projeto "Conhecer para Preservar – Rede Natura 2000"
Seguidamente, a técnica municipal, Joana Rodrigues, efetuou uma apresentação do projeto "Conhecer para Preservar – Rede Natura 2000", o qual, durante dois anos, contribuiu positivamente para o aumento do nível de participação ativa da comunidade jovem e escolar dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã na proteção, restauração e utilização sustentável dos valores naturais classificados. À semelhança da obra de proteção da orla costeira da Praia Azul, esse foi também um projeto financiado por fundos comunitários.
Os discursos oficiais
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras enalteceu o processo de descentralização de competências para as autarquias que tem sido levado a cabo, o que permitiu a realização de uma obra como a que estava a ser inaugurada. Carlos Bernardes revelou também na ocasião que já foram aprovadas 32 ações do Município de Torres Vedras no âmbito do "Portugal 2020", tendo realçado a importância dos avanços que o governo tem dado relativamente à modernização da Linha do Oeste e à construção do IC11. A finalizar a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras lançou ainda o repto ao ministro do Planeamento para que seja concretizada a ligação da A8 à plataforma alimentar das Palhagueiras e a construção do Hospital central do Oeste.
Já Nélson de Souza salientou que a obra que estava a ser inaugurada constitui-se como uma intervenção política moderna, por ser integrada, dado que abrange vários objetivos em simultâneo. O ministro do Planeamento referiu ainda que a obra de proteção costeira da Praia Azul é o maior projeto executado na região no âmbito do "Portugal 2020", sendo uma prova de que se “consegue transformar boas ideias em bons projetos e executá-las convenientemente”. Este responsável governamental revelou ainda que o Concelho de Torres Vedras está a ser capaz de executar os fundos comunitários a uma média superior à nacional, em 4%.
De referir ainda que antes dos discursos, duas crianças da associação Sealand tinham lido textos por elas elaborados relativos à intervenção inaugurada.
Apresentação do “sushi” de carapau
Este ato inaugural terminou no hotel/restaurante Praia Azul com um beberete e a degustação de produtos locais, o que incluiu a apresentação do “sushi” de carapau, ou não se tivesse iniciado no dia 15 de junho a Quinzena do Carapau, que está a decorrer nos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã.
De referir também a numerosa presença de elementos do projeto municipal de desporto sénior nesta inauguração.
Valores do investimento
A obra de proteção costeira da Praia Azul representou um investimento de 1.673.150 euros (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a partir do programa Portugal 2020, mediante o Fundo de Coesão da União Europeia).
Vagos | Vencedores do Concurso Literário ” João Grave 2019″
bibliovagos |
A Câmara Municipal de Vagos, enquanto promotora da Cultura Vaguense e parceira da Comunidade Educativa do Concelho, promoveu, juntamente com a Rede de Bibliotecas de Vagos, o Concurso Literário “João Grave” que, este ano, esteve subordinado ao tema “Histórias da minha rua”, com a modalidades a prosa e poesia.
O presente concurso teve como objetivo desenvolver e consolidar competências de utilização eficaz da palavra escrita em diferentes vertentes literárias, incentivar a criatividade e estimular o envolvimento efetivo da população escolar.
O concurso esteve aberto a toda a população escolar do concelho de Vagos e foi distribuído em várias categorias:
Educação pré-escolar (categoria A),
1.º ensino básico (categoria B),
2.º ensino básico (categoria C),
3.º ensino básico (categoria D),
Ensino secundário (categoria E),
Alunos com Currículo Específico Individual (CEI) (categoria F)
Após a receção dos textos a concurso e após reunido o júri para a leitura, análise e discussão das obras submetidas a este Concurso, foi deliberado a atribuição dos prémios, previstos no documento orientador do referido concurso.
A entrega dos prémios decorre no dia 19 de junho 2019, pelas 18h30, no Largo da Biblioteca Municipal João Grave.
Esta iniciativa contou com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de Vagos.
VENCEDORES E MENÇÕES HONROSAS:
CATEGORIA: A (Pré-Escolar)
VENCEDOR:
Nome: Jardim de Infância 9 - Centro Escolar da Fonte de Angeão
Pseudónimo: “Pirolitos”
Título: “Um passeio de bicicleta”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Alunos do Centro Escolar da Boa Hora JI-02
Centro Escolar da Boa Hora - Grande grupo – nível etário 3/6 anos
Pseudónimo: “Cuscas”
Título: “Histórias da minha rua”
CATEGORIA: B (1º Ciclo)
VENCEDOR:
Nome: João Bernardo Baptista Cristo
Pseudónimo: “Zé Manuel”
Título: “Histórias da minha rua”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Ísis Amaral Velarde
Pseudónimo: “Luluca”
Título: “Uma história da minha rua”
CATEGORIA: C (2º Ciclo)
VENCEDOR:
Nome: Nuno da Rocha Duarte
Pseudónimo: “A minha rua”
Título: “Onun”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Leonor da Cruz Ramos
Pseudónimo: “Eva Fontes”
Título: “Da fonte ao quintal da avó”
CATEGORIA: D (3º Ciclo)
VENCEDOR:
Nome: Fátima Ferreira Santos
Pseudónimo: “Morador da minha rua”
Título: “Memórias da minha rua”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Nadine Nogueira Rocha
Pseudónimo: “Laura Donner”
Título: “Histórias da minha rua”
CATEGORIA: E (Secundário)
VENCEDOR:
Nome: Francisca Ferro Abril Monteiro
Pseudónimo: “Edviges Belmonte”
Título: “Histórias da minha rua”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Vítor Hugo Maduro Miranda Claro
Pseudónimo: “Vitrúvio”
Título: “Para além da tua rua”
CATEGORIA: F (Currículo Específico Individual)
VENCEDOR:
Nome: Rafael Lucas Santos
Pseudónimo: “Lucas Manuel”
Título: “Histórias da minha rua”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Rúben André Simões dos Santos
Pseudónimo: “João Rua”
Título: “Histórias da minha rua”
MENÇÃO HONROSA:
Nome: Diogo Manuel Pires do Vale
Pseudónimo: “Fernando Mendes”
Título: “Histórias da minha rua”
____________________
Assinar:
Postagens (Atom)