O festival mais colorido do país está de regresso de 6 a 28 de julho, com 23 dias repletos de animação, atividades culturais e desportivas, todos de entrada gratuita. O AgitÁgueda 2024 foi apresentado ontem, no Centro de Artes de Águeda, num momento em que foi conhecido o cartaz e toda a dinâmica preparada para um evento que transforma a cidade num palco gigante.
A par do cartaz musical, o AigtÁgueda integra uma intensa programação que inclui Arte Urbana, o Carnaval Fora D'Horas, o Color Day, o VIII Encontro de Estátuas Vivas, o Festival i!, eventos desportivos, para além de uma Feira de Artesanato e as tasquinhas com o melhor da gastronomia local, para além do espaço Agita Kids e da piscina fluvial, que este ano terá uma novidade: terá uma ligação à outra do rio e que estará disponível nos meses de julho e agosto.
“O AgitÁgueda é uma imagem de Águeda no mundo e um embaixador incrível da nossa cidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o festival, que é reconhecido internacionalmente, atrai milhares de visitantes que, com as partilhas desta “imagem de cor e criatividade”, promovem o concelho cá e além-fronteiras.
Um impacto que tem um retorno para além do investimento que anualmente é realizado, de cerca de 1,1 milhões de euros. “O AgitÁgueda tem um retorno várias vezes superior ao investimento, na economia local de uma forma ampla (hotéis, comércio, restauração) e que cativa investidores, torna as nossas empresas mais competitivas”, declarou Jorge Almeida, que destacou a alegria, os sorrisos e o sentimento de pertença dos aguedenses.
“A alegria dos aguedenses, a afirmação do concelho, a atratividade que temos é notável”, sublinhou, frisando ainda que a par do investimento realizado em eventos como o AgitÁgueda e Águeda é Natal – que atraem milhares de visitantes e dinamizam o comércio local – o Município “faz muitos outros investimentos, de grande envergadura e que estão a transformar o concelho, com obras que percorrem todo o município, para além de aplicarmos os impostos mais baixos com impacto nas famílias e, no final, com contas municipais certas”.
Uma dinamização do concelho que vai “muito além de música e concertos”. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisou que “este ano vamos ter o maior AgitÁgueda de sempre, com eventos que nunca estiveram incluídos no cartaz, como o prólogo da Volta a Portugal em bicicleta, no dia 24 de julho, e o Benfica, que nos escolheu para fazer a pré-época da equipa principal e vai aqui realizar dois jogos, a 12 e 13 de julho”.
A irreverência e criatividade que tanto caracterizam este evento são evidentes no programa diversificado, nas atividades culturais e desportivas, nas instalações artísticas – de que os guarda-chuvas coloridos são a “imagem de marca” e que estarão instalados até setembro – e que inclui sempre novidades, que prometem surpreender. “Todos os anos trabalhamos para que o AgitÁgueda seja cada vez melhor, atraia mais pessoas, que os aguedenses sintam cada vez mais orgulho neste evento, que é cada vez maior quer na região quer a nível nacional e que dinamiza a nossa cultura, o turismo e a economia local”, disse ainda Edson Santos.
O AgitÁgueda é um “motor de dinamização urbana, que transforma a imagem da cidade, atrai investimentos, melhora a qualidade de vida dos aguedenses e cria um ciclo de crescimento e desenvolvimento sustentável”, sublinhou, adiantando que está a ser preparado um novo estudo sobre o impacto económico deste evento.
Na conferência de imprensa de ontem, marcaram presença dois dos elementos dos Taxi (João Grande e Rui Taborda), que vão atuar no dia 18 de julho no Palco AgitÁgueda. João Grande destacou “o bom cartaz” que o evento tem, com “artistas absolutamente fantásticos”, avançando que vai regressar a Águeda como espetador em muitos deles e antecipando para dia 18 uma “noite incrível”.
Programação diversificada
Entre os dias 6 e 28 de julho, todos os caminhos vêm dar a Águeda. O cartaz musical do AgitÁgueda 2024 – que pode ser consultado em
www.agitagueda.com – conta com grandes nomes do panorama musical nacional e internacional, como Nininho Vaz Maia (dia 6), Mizzy Miles (dia 12), Van Zee (dia 12), Hybrid Theory (dia 13), Némanus (dia 14), Manu Chao (dia 16), Taxi (dia 18), Lon3r Johny (dia 19), Plutonio (dia 19), David Fonseca (dia 20), Quim Barreiros (dia 25), Ivandro (dia 27) e Miguel Araújo com Os Quatro e Meia (dia 28).
Destaque para a parceria entre duas bandas concelhias e músicos de renome nacional, como a Orquestra 12 de Abril e Lena d’Águeda e os Senza, no dia 7 de julho; e a Banda Nova de Fermentelos com Tatanka (The Black Mamba), no dia 21 de julho.
O AgitÁgueda “é um palco para todos”, desde artistas renomados a emergentes, como os que surgem dos Talentos AgitÁgueda, e é um evento inclusivo, promovendo a facilidade de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida e mantendo, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.
A arte urbana, outra das referências culturais de Águeda e que poderá ser contemplada em qualquer momento utilizando a APP do roteiro (
http://agitaguedaurbanart.com), conta com uma novidade, um trabalho realizado por Lucie Jaussaud (de nome artístico Lujaam) que pintou 11 infraestruturas em espaço urbano (caixas de distribuição de energia e posto de transformação).
O AgitÁgueda é um evento muito familiar e, a pensar nas famílias, o pavilhão do GICA vai receber o Agita Kids, um espaço com diversões infantis (dos 3 aos 16 anos), como trampolins, insufláveis e um espaço dedicado à realidade virtual.
De referir ainda que para além da tenda principal do AgitÁgueda, onde vão acontecer os espetáculos musicais, há um espaço para as tasquinhas, onde 36 associações e coletividades do concelho que vão poder associar-se ao festival mais colorido do país.