quarta-feira, 6 de setembro de 2023
POETRY SLAM TORRES VEDRAS JÁ TEM REPRESENTANTE PARA A GRANDE FINAL NACIONAL
TÁBUA - Encontro Regional de Escolas de Ciclismo & Campeonato Inter-Regional XCE
Novo estudo sobre "Ética e Diversidade Geracional no Trabalho" . Fórum de Ética quer perceber como é vista a diversidade de gerações nos locais de trabalho
MARINHA GRANDE PROMOVE 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CINEMA NA PRAÇA PROPORCIONOU REPORTAGEM À SOCIEDADE COLUMBÓFILA
Graças ao protocolo de colaboração com a “Missão Continente”, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi no passado dia 31 de agosto, visitada por uma equipa de reportagem, que ao longo da tarde desse dia, captou na sua sede social um conjunto de imagens para a realização de um filme integrado no projecto “Cinema na Praça”, promovido neste verão, pelas lojas Continente/Modelo, nomeadamente 40 sessões de cinema ao ar livre, gratuitas, de norte a sul do país.
Para além da reportagem a equipa procedeu a uma breve entrevista com a Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva e com a colaboradora Dora Santos, estando em destaque a parceria que se vem mantendo já há alguns anos e que permite aquela Associação, receber as sobras alimentares da Loja Continente/Modelo, sediada na cidade de Cantanhede.
Este protocolo inicialmente celebrado com a Fundação Belmiro de Azevedo e hoje coordenado pela “Missão Continente”, já vigora desde o ano de 2008, inserindo-se na política que o grupo Sonae, tem assumido ao longo dos anos no âmbito da sua responsabilidade social e num estimulo e contributo à solução de problemas sociais, através de parcerias com entidades que tenham uma perspetiva de inovação e mudança a favor das comunidades mais desfavorecidas, permitindo desta forma, continuar a responder às necessidades e atenuar algumas das dificuldades diárias das famílias, que a Sociedade Columbófila acompanha.
Paralelamente, as quebras alimentares recebidas, que foram reforçadas nos últimos anos, tem permitido criar na Instituição uma “reserva” sempre pronta para acudir às emergências de uma forma inovadora na resposta social aos mais carenciados.
Esta política de mecenato que é desenvolvida pela “Missão Continente”, para além do apoio às actividades de carácter social, tem igualmente dedicado a sua atenção a áreas como a Educação, Artes, Sustentabilidade, Cultura e Inovação.
Esta colaboração que mantém a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nas listas das Instituições de Solidariedade Social beneficiárias destas quebras alimentares, tem permitido também cimentar um relacionamento cada vez mais estreito com a Administração da Loja Continente/Modelo, que tem desenvolvido um trabalho notável no apoio às mais diversas iniciativas e á permanente disponibilidade para apoiar as causas sociais do concelho de Cantanhede.
Câmara Municipal de Aveiro garante financiamento de 921 mil euros para o Bairro Comercial Digital de Aveiro
Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 8 DE SETEMBRO
INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO LARGO 1º DE DEZEMBRO EM TUNES DE 07 A 10 DE SETEMBRO
O
Município de Silves informa que o Largo 1º de Dezembro, em Tunes,
sofrerá um corte de trânsito entre 07 e 10 de setembro, entre as
09h00 e as 02h00, na sequência da realização de festas populares.
A
autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta
situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
Liga MEO Surf: Allianz Triple Crown traz competitividade ao surf nacional
2ª fase decorre até 15 de setembro. Câmara de Cantanhede aceita candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria
Até ao próximo dia 15 de setembro, decorre a segunda fase de candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria, programa de incentivo e apoio à investigação científica inovadora instituído no âmbito de um acordo do cientista patrono com a Câmara Municipal de Cantanhede. Conforme consta da deliberação camarária aprovada para o efeito, até 2025, serão concedidas duas bolsas anuais, no valor de 1.000 euros cada, uma delas patrocinada pela autarquia, outra por António Lima-de-Faria, eminente geneticista, académico e investigador há muitos anos radicado na Suécia.
As duas prestações pecuniárias anuais destinam-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração num laboratório, em Portugal ou no estrangeiro, o que implica a demonstração do mérito por parte dos candidatos, através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.
São admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior (1.º, 2.º ou 3.º ciclos), dos 15 aos 35 anos de idade. A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri constituído por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade, que preside, Helena Teodósio, líder do executivo camarário cantanhedense, e os académicos e professores universitários Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.
O regulamento está disponível no portal do Município de Cantanhede (https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/documento/5127/bolsas-de-inovacao-cientifica--lima-de-faria--regulamento e https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/documentos/13/0/Educacao) e as candidaturas podem ser entregues na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal, na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio, dirigidas à Professora Doutora Manuela Grazina, Coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria para a seguinte morada: Câmara Municipal de Cantanhede / Praça Marquês de Marialva / 3060-133 Cantanhede.
Além de patrocinar as Bolsas de Inovação Científica e de assegurar o pagamento de uma delas, o Professor António Lima-de-Faria dá o nome ao prémio pecuniário instituído pelo Município de Cantanhede que desde 1991 distingue o aluno do concelho com melhor média final no ensino secundário, tendo também doado à autarquia, há alguns anos, um valioso acervo da sua biblioteca científica que inclui livros sobre diversas áreas do conhecimento e uma importante coleção de mapas de Portugal, alguns datados do século XVI.
COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES PARA A PRÁTICAS DE VÁRIAS MODALIDADES
Após efectuado pelos responsáveis das diversas secções e pela Direcção Geral a avaliação do trabalho desenvolvido na última época desportiva e o planeamento da nova época que se vai iniciar, encontram-se abertas as inscrições para as diversas modalidades que vão estar em prática nos próximos meses na Associação da cidade de Cantanhede.
Enquadradas por técnicos com formação superior nas áreas propostas e dirigidas aos vários escalões etários, os interessados poderão praticar na Associação as modalidades de Basquetebol, nos escalões de formação, Natação, Karaté, Ballet, Ginástica Stretching e localizada, Hip-Hop, Power Combat e Step.
Para além destas e de uma forma mais informal, os interessados no Cicloturismo, poderão também obter informações para a sua prática organizada.
Para além destas, a Direcção Geral e decorrente do Encontro realizado em Julho passado, com os restantes elementos quer integram os Órgãos Sociais, vai brevemente levar ao conhecimento de todos os associados, um conjunto de actividades que vai lançar e que vai proporcionar a prática de outras valências na Associação e cidade.
Igualmente e após a melhoria de condições quer físicas, quer estruturais, nomeadamente nos horários de funcionamento, que ficarão mais ajustados ás necessidades das famílias, estão abertas as inscrições para a frequência do Clube de Tempos Livres.
Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações no www.scc.pt, ou nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, durante os horários de expediente.
Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados, os Associados com a quotização regularizada vão esta época desportiva, obter um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua dedicação à Associação.
JOÃO ANDRÉ COSTA CONTINUA A ASSUMIR A LIDERANÇA DA EQUIPA FEMININA ASSSCC/FLATLANTIC
João André Costa, vai continuar a liderar a equipa senior feminina ASSSCC/FLATLANTIC, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que vai disputar na época desportiva 2023/2024, a Zona Norte, do LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina.
Integram ainda o grupo de trabalho liderado por João Costa, Gonçalo Melo, na qualidade de treinador-adjunto, Rita Mendes, que se ocupará dos trabalhos físicos, contando também com a colaboração de Ana Rodrigues, que continuará a assumir as funções de Team Manager, da equipa ASSSCC/FLATLANTIC continuando igualmente a dar a sua colaboração às restantes actividades da Secção de Basquetebol da Associação.
Em pleno período transitório, João Costa, a par com Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, têm vindo a planificar o início da próxima época, nomeadamente a pré-epoca e com a organização do plantel, bem como a definição de diversos aspetos metodológicos e de calendarização, tendo o início dos trabalhos arrancado no passado dia 3 de setembro.
Igualmente os responsáveis tem vindo a ocupar-se na formação de uma equipa competitiva que permita passar as diferentes fases do campeonato com sucesso e as eliminatórias da Taça de Portugal, continuando a contar com a esmagadora maioria das atletas que transitaram da época anterior.
A equipa ASSSCC/FLATLANTIC, vai também contar com alguns reforços, nomeadamente com Beatriz Vieira, que completou a sua formação no Illiabum Clube e no Grupo Desportivo da Gafanha, com passagem ainda, pela Associação Desportiva Sanjoanense e Gica - Ginásio Clube Águeda e Ana Ferreira, que efectuou a sua formação desportiva no Brandoense, tendo posteriormente passado pelo Clube dos Galitos e AD Vagos, onde teve também a oportunidade de experienciar a Liga Principal.
Embora ainda sem data definida, a equipa técnica de João Costa, pretende vir a realizar um jogo de apresentação da equipa aos seus apoiantes, a realizar na cidade de Cantanhede, bem como outros jogos de preparação.
ESCOTEIROS DE PORTUGAL CELEBRAM 110.º ANIVERSÁRIO COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “HÁ 110 ANOS DE HISTÓRIA EM CADA UM DE NÓS”
Universidade de Coimbra acolhe XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, de amanhã a 9 de setembro, o XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA 2023). Esta iniciativa, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) em colaboração com a FCTUC e a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), terá lugar no Departamento de Engenharia Química, Pólo II da Universidade de Coimbra.
Este encontro realiza-se anualmente e pretende, além de reunir a comunidade científica de Astronomia e Astrofísica nacional, divulgar os últimos resultados científicos obtidos por investigadores nas instituições portuguesas nestas áreas científicas.
Além disso, a iniciativa serve para discutir e ajudar a definir a estratégia futura da comunidade científica, com o intuito de fortalecer as interações entre as diversas entidades, estruturas e redes dedicadas à produção, difusão e transmissão de conhecimento do sistema nacional de ciência e tecnologia, seus cientistas, e a participação portuguesa nos organismos internacionais dos quais faz parte, como a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO), e a Rede de Um Quilómetro Quadrado de Radiotelescópios (SKA).
Na edição de 2023, aos habituais dois dias dedicados à investigação científica em Astronomia e Astrofísica, adiciona-se um terceiro dedicado ao “Ensino, Comunicação e Ciência Cidadã em Astronomia”, no qual irá decorrer uma ação de formação de curta duração certificada pelo Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro. Este último dia, que decorrerá no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGA), será aberto a professores e educadores do ensino básico e secundário mediante inscrição.
Para mais informações e inscrições pode aceder aqui.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Unidade Móvel de Saúde promoveu rastreios de saúde nas praias fluviais do concelho de Proença-a-Nova
Proença-a-a-Nova promove o envelhecimento criativo junto das associações locais
De 25 a 27 de setembro, Proença-a-Nova irá receber o Projeto Art ID Associações de Proença-a-Nova, promovido pelo Centro Artístico Casa ao Lado, com o apoio do Município de Proença-a-Nova. Este projeto pretende enaltecer dos usos, os costumes e as tradições das pessoas, e mais do que isso, a sua identidade, preservando o património cultural material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos e população local.
No âmbito deste projeto irão ser desenvolvidos workshops de pintura, ilustração, entre outras vertentes artísticas junto da população sénior do concelho: a 25 de setembro na Associação Social, Cultural e Recreativa dos Amigos do Galisteu, a 26 na APM – Associação do Pergulho e Murteira e a 27 na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Moitas. A participação para estas atividades é livre e para participar basta aparecer a partir das 10h00 nos locais referidos.
A ideia principal do projeto é desenvolver estas atividades artísticas junto dos seniores e população local com o objetivo de promover comportamentos relacionados com o bem-estar e a aprendizagem contínua, incidindo sobretudo, na dimensão referente à saúde mental, que por meio de oficinas de artes proporcionem o estímulo das capacidades cognitivas. A principal premissa é a promoção do conceito do envelhecimento criativo, ou seja, a criatividade apresenta-se como um novo paradigma para o envelhecimento, que articula o potencial das pessoas mais velhas e as diferentes formas de arte.