quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Torres Vedras | 6ª Edição Prémio CNS | Candidaturas abertas até 30 de novembro
Barcelos | Melhores notas CNA IPCA: entraram no IPCA como primeira opção
Programação de setembro do Teatro Aveirense com duas estreias; Skate Park de Aveiro recebe Etapa do Inter-Regional Norte; 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas este sábado
ESTARREJA | Monda do arroz realiza-se no domingo, numa ação aberta ao público
Cantanhede | Eventos decorrem este fim-de-semana. Gastronomia e cultura em plano de destaque na Cordinhã, Tocha e Febres
|
Proença-a-Nova | Festival da Tigelada nos restaurantes renova sucesso
No rescaldo do Festival Gastronómico da Tigelada de 2023, que decorreu nos restaurantes aderentes entre 11 e 27 de agosto, o balanço feito é de um renovado sucesso. Durante a edição deste ano voltou a existir uma forte procura pela tigelada seja em doses individuais, seja em caçoulo para levar, principalmente por parte de turistas que vêm a Proença-a-Nova para degustar a tigelada que já todos conhecem. Na generalidade, os agentes económicos consideram uma boa aposta da autarquia em promover este doce típico e que foi uma das sobremesas que venderam mais. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia ofereceu aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados para a venda e exibição deste doce típico do concelho. A 13 de agosto, a tigelada também esteve à venda nos Quintais nas Praças do Pinhal que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins e que rapidamente esgotou.
A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova. A aposta do Município de Proença-a-Nova tem sido a promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas. Para além de promover a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do concelho, nomeadamente o mel, leite de cabra e o limão, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras que queremos crescentes na economia municipal. Além disso, a tigelada é indissociável dos usos e costumes do passado: não era um doce de ricos ou pobres, pois quando não se tinha um dos ingredientes pedia-se à vizinha, trocava-se, por exemplo, os ovos por outro produto ou usavam-se ingredientes alternativos como a abóbora ou água na vez do leite.
Atualmente, a maioria dos restaurantes tem a tigelada nas suas ementas durante todo o ano e um dos pontos de venda é a marca Proença-a-Nova Origem, em que pode encomendar para levantar em Proença-a-Nova ou na loja o Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa.
MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA “DIA DO MUNICÍPIO” COM HOMENAGEM A ATLETAS DO CONCELHO