sábado, 7 de janeiro de 2023
Mães e crias em migrações pouco pacíficas
Projeto da FCUP vai estudar impacto da exploração mineira no solo e na água
Criança de 6 anos dispara contra professora nos EUA
Cruz Vermelha: Reserva de sangue no Luxemburgo está a diminuir. A Cruz Vermelha luxemburguesa lançou um apelo urgente a dadores de sangue.
COVILHÃ | TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO PARA TODOS OS GRAUS DE ENSINO.
Assembleia Municipal de Évora aprovou taxas e redução e impostos para 2023
Arouca | Tarifa da água e saneamento não se altera em 2023
Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde registou 1962 atendimentos em 2022
Durante todo o ano de 2022 a Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 1962 atendimentos, tendo visitado 124 locais, entre aldeias e centros de dia do concelho, num total de 255 saídas para o exterior. Do total de atendimentos registados contam-se ainda 383 novos utentes da UMS.
Apesar dos dados de 2022 não serem os mais significativos, apresentam, desde já, uma clara evolução com tendência de crescimento em relação aos anos anteriores de 2021 e 2020, mais fustigados pela Covid-19. Neste sentido, para encontrar números mais elevados é preciso recuar até 2019, o último ano antes da disseminação da pandemia em Portugal de forma generalizada, quando foram contabilizados 586 novos utentes, num total de 3010 atendimentos.
Quanto aos habituais rastreios, em 2022, foram realizados 1545 testes de Glicémia, Colesterol e Triglicéridos, bem como 1722 avaliações de tensão, peso e índice de massa corporal. Ao longo do ano foram ainda encaminhadas 12 pessoas para consulta de urgência e 17 para consulta familiar.
Além do Serviço regular da Unidade Móvel de Saúde, houve também espaço para a realização de outras campanhas de Educação para a Saúde, que envolveram alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, e de campanhas comunitárias e de ensino.
Durante o verão de 2022 a UMS concentrou maioritariamente o seu foco de atenção um pouco por todos os Espaços Balneares do concelho, das praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, às zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda às piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval. Nestas deslocações foram realizados 298 atendimentos – mais 35 veraneantes do que no ano anterior (2021).
Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova registou recorde de voos em 2022
O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, situado na localidade de Moitas, registou em 2022 um movimento total de aeronaves (1575) largamente superior aos quatro anos anteriores, batendo recorde de voos neste período. Durante o ano de 2022 a maior parte destes movimentos foram provenientes de Bombardeamentos com água, soluções e produtos para preservação do meio ambiente (838), com outras atividades de movimentos privados lúdicos e de trabalho aéreo (737).
No que ao número de voos diz respeito, destaque também para os anos de 2019 (1 186) e 2021 (1 154), que, durante este espaço temporal obtiveram também resultados bastante positivos, tendo antecedido e seguido o período pandémico da Covid-19 em que, também esta atividade foi severamente afetada. Neste sentido, 2020 foi, de longe, o ano mais impactado pela pandemia, tendo registado apenas 596 voos.
Se 2021 marcou o regresso à atividade regular e 2022 superou as expectativas, em 2023 é esperado que possa continuar o ritmo acentuado de movimentos de aeronaves. Este ano ficará também marcado por nova revisão de certificação do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizada de cinco em cinco anos por esta organização, sob o âmbito do Regulamento (UE) nº 139/2014 de 12 de fevereiro.
As potenciais remodelações e correções no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova deverão também originar um aumento de investimento anual neste espaço, por forma a corresponder a todas as exigências e critérios estabelecidos.
O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios; neste espaço pode encontrar em funcionamento a Escola de Para-quedismo “Sky Fun Center” e a Escola de Paramotor – Clube de Voo Ascendente -, responsáveis por grande parte dos saltos lúdicos privados, servindo ainda de Base Permanente da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE WORKSHOP DE CORRIDA Inscrições até dia 16 de janeiro 2023
Um morto e vários feridos em acidente durante festa de Natal em Espanha
As sete maiores revelações chocantes do livro do príncipe Harry. Passa pelo irmão, drogas e ainda pelas pessoas que matou
- O duque admite ter usado cocaína - salientando que "não foi muito divertido"
- Harry afirma ainda ter matado 25 pessoas no Afeganistão durante as suas duas missões como militar
- O príncipe salienta também que pediu ao pai que não se casasse com Camila - e o irmão fez o mesmo
- Harry descreve como o rei Carlos III lhe disse que a sua mulher, Meghan, não deveria ir a Balmoral após a morte da rainha
- Relembra o momento em que descobriu que a sua mãe, a princesa Diana, havia sofrido um acidente de carro
- Refere que perdeu a virgindade com uma mulher mais velha, num campo atrás de um pub muito movimentado
- A polémica onde acusa o irmão William de derrubá-lo durante uma discussão sobre a duquesa de Sussex