sábado, 1 de junho de 2024

Elvas | DIA MUNDIAL DA HTA


A UCC Elvas, em colaboração com a CME participou numa atividade no Forte de Stª Luzia de Elvas, que juntou jovens das turmas de desporto da Escola secundária de Elvas , alunos da universidade sénior e ginásio sénior, para uma manhã saudável no âmbito do dia Mundial da HTA.
Esta iniciativa teve como objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis para prevenir a HTA e fomentar na comunidade a educação para a cidadania valorizando a componente ambiental e cultural e promover a saúde , o desporto e a cultura.
A manhã iniciou-se com um rastreio e aconselhamento individual dos participantes por parte dos enfermeiros, participação intergeracional em jogos tradicionais e caminhada pelo património.
Todas as situações de risco detetadas no rastreio, foram devidamente encaminhadas para acompanhamento de consulta de medicina familiar.
Esta iniciativa contou com cerca de 200 pessoas numa atividade multidisciplinar com grande visibilidade, vem dar continuidade a todas as outras que a UCC Elvas. Com, tem desenvolvido e participado em parceria com a CM Elvas, Universidade sénior e Escola Secundaria D. Sancho II ( Agrupamento de escolas nº 3 de Elvas).

ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça

Elvas | PROJETO DE PROMOÇAO DE LITERACIA EM SAUDE

A UCC Elvas. Com por sua iniciativa e em parceria com a CME iniciou um projeto de promoção da literacia em saúde na Universidade sénior de Elvas.
A iniciativa desta unidade funcional, parte do principio da promoção da saúde a comunidades vulneráveis, tendo como base de intervenção o ganho de competências em literacia em saúde.
Neste momento estão 22 pessoas inscritas , sendo a participação e intervenção efetuada semanalmente.
A intervenção decorre numa periodicidade semanal com a participação dos enfermeiros da UCC Elvas. Com, e da colaboração de técnicos de saúde que têm horas alocadas à unidade funcional.
Estas intervenções deram inicio em Fevereiro deste ano, tendo sido feito um levantamento das necessidades da comunidade, iniciando o processo formativo com as temáticas : estrutura do SNS e como utilizar os serviços de saúde, navegação e utilização correta no SNS no portal do utente através da APP e Web , serviço social e o gabinete do cidadão, vacinação e segurança, hipertensão arterial que culminou com atividades e rastreios no dia Mundial da HTA.
Outras temáticas irão ser desenvolvidas durante o ano letivo.

ULSAALE
José Rui Marmelo Rabaça

Unidade de Saúde Pública participa nas Festas da Cidade de Portalegre

 A Unidade de Saúde Pública esteve presente de 22 a 26 de maio nas Festas da Cidade de Portalegre, com um stand expositor e várias atividades subordinadas ao tema “ A Saúde Pública ao serviço da Comunidade”.
No decorrer do evento foram dadas a conhecer ao público visitante as várias atividades da Unidade de Saúde Pública, com principal incidência na Saúde Oral com a oferta de escovas Magic e na Alimentação Saudável com o aconselhamento do consumo de fruta e distribuição de maçãs.
Procedeu-se ainda à divulgação de flyers sobre Rastreios Oncológicos, Prevenção do Tabagismo, Doenças Infectocontagiosas, Pediculose, Tosse Convulsa e Legionella.
A equipa da Unidade de Saúde Pública agradece todo o apoio prestado pelo Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, Direção Geral da Saúde e Gabinete de Comunicação e Imagem da ULSAALE, os quais foram fulcrais para tornar este evento uma realidade em prol da saúde da população do nosso distrito.

ULSAALE


Sessão para a Dádiva de Sangue Dia 30 de Junho das 9 horas às 12:30 horas no Salão da Junta de Freguesia de Cacia


O salão fica localizado na Av. Fernando Augusto de Oliveira, 6-A, junto ao Banco Montepio. É a segunda segunda sessão para a dádiva de sangue que a ADASCA vai realizar naquela localidade no ano em curso.
Lamentavelmente, este ano não vai decorrer o habitual almoço Convívio, no âmbito da comemoração do dia Mundial do Dador de Sangue, mas, o Pastel de Nata não pode faltar.

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE é o Lema da ADASCA para 2024
Deixe-se levar pelo coração
O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste, contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980.
É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… Não fique indiferente. Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional.
Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar

Sangue em Aveiro acedendo ao site
Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 45 de Maio através deste link
-

Águeda | Jovens aguedenses desafiados a vigiar a floresta


Programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho, decorrerá de 1 a 22 de agosto e as inscrições estão abertas
A Câmara Municipal de Águeda tem abertas as inscrições para o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), vai decorrer de 1 a 22 de agosto e envolverá jovens entre os 14 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.
As inscrições podem ser feitas através do registo na plataforma digital do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail gtf@cm-agueda.pt ou do número 961 708 291.
Esta é uma medida que procura incentivar os jovens do concelho a se envolverem em ações de voluntariado nas zonas florestais do concelho. O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.
“O valor da floresta” é o tema da ação deste ano, que visa promover ações de vigilância, a pé ou de bicicleta, bem como sensibilizar a população naquela que é a época do ano mais crítica para a ocorrência de incêndios rurais, fomentando o sentido de cuidar e valorizar a floresta.
Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

São Jacinto de regresso à vida; Cacia com nova Ponte-Açude; Nova ponte e Parque da Balsa em Eixo; EcoAventura – Ação pelo Ambiente

 I – São Jacinto de regresso à vida com projetos, obras e cumprimento dos objetivos assumidos

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, em São Jacinto, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Arlindo Tavares e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
Os trabalhos iniciaram-se com a visita à obra, em fase final de construção, da nova Casa Mortuária de São Jacinto, edificado junto ao cemitério, na Rua da Saudade, num investimento da CMA de 180.000€, em execução pela empresa AMG ATIVA – Unipessoal Lda.. O Presidente Ribau Esteves visitou ainda a obra, em curso, de recuperação de quatro moradias de habitação social, na urbanização de São Jacinto, num investimento da CMA no valor de 112.226,97€, em execução pela empresa Lisourique – Serviços e Equipamentos Lda..
O destaque do périplo pela localidade de São Jacinto foi para a visita e ponto de situação do Complexo Desportivo local (Pavilhão e Piscina) que passou para a gestão da CMA, no quadro do Protocolo de Cooperação Especial que esta Câmara firmou com a Junta de Freguesia.
Para ser possível reabrir a piscina, a CMA irá proceder a uma profunda obra de reabilitação da infraestrutura, sendo que neste momento se encontra em fase final o projeto de execução, para que, ato imediato se possa lançar concurso e executar a obra. O Presidente da CMA esclareceu que “não é possível abrir a piscina para o verão de 2024”, fixando o objetivo de finalizar os trabalhos de recuperação a tempo do início da época balnear 2025.
No que respeita ao Pavilhão, a CMA está a levar a cabo uma auditoria à estrutura para decidir sobre o futuro da sua requalificação. “Queremos que este seja um bom polidesportivo, já que em termos de Pavilhão desportivo de condição plena, a nossa ideia é utilizarmos o Pavilhão do RI10 para esse fim, sabendo que a CMA já tem um acordo de princípio com o Comandante do Regimento e com o Exército Português, para o concretizar”, informou o Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Requalificação do Adro da Igreja
Está finalizado o projeto de execução, para lançamento do concurso da obra de requalificação do Adro da Igreja de São Jacinto, que funciona como “Centro Cívico” desta localidade.
Aqui a CMA vai qualificar totalmente o espaço público entre o Edifício da Junta de Freguesia, o Salão Paroquial e a Igreja, com zonas pedonais, arborização e variação de pavimentos, mantendo o Parque Infantil e uma reforma total da rede de iluminação pública (já executada).
O Presidente Ribau Esteves reuniu ainda com o Comandante do RI10, para analisar as varias questões de cooperação entre a CMA e o RI10 / Exército Português, nomeadamente as matérias que dizem respeito ao aeródromo municipal em São Jacinto, a gestão do canil, a promoção do Turismo Militar e a colaboração em eventos municipais, com destaque para a programação do Festival Dunas de São Jacinto 2024, entre outros assuntos.

II – Cacia com nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe para proteger o Baixo Vouga
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde desta terça-feira, 28 de maio, em Cacia, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Nelson Santos e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Construção da nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe
O grande destaque foi para a visita à obra de construção da nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, gerida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, comparticipada pelos 11 Municípios que integram a Região, num investimento inicial de 11 milhões de euros e comparticipada a 85% pelos Fundos Comunitários. Esta obra foi financiada, numa primeira fase pelo POSEUR do Portugal 2020 e agora, nesta última fase, esta a ser financiada pelo Centro 2030 do Portugal 2030.
O objetivo principal é a regulação de caudais e a limitação das cheias, evitando a contaminação por água salgada da Ria de Aveiro os terrenos do Baixo Vouga.
Neste momento a fase de preparação da obra está terminada, avançando agora a construção da ponte que vai permitir fazer a contenção e a gestão dos caudais, através das comportas.

A visita serviu ainda para dar conta do ponto de situação da obra de requalificação da envolvente à EB 2,3 de Cacia, que avança para a sua fase final de execução, num investimento da CMA de 1,4 milhões de euros, em execução pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda.
De forma global, foi já executado o reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, e serão redefinidos os sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola.

Antiga Escola Primária de Sarrazola
Aproxima-se da sua fase final de execução a obra de requalificação da Antiga Escola Primária de Sarrazola. Um investimento de 253 mil euros da CMA, em execução pela empresa NobreSteel Unipessoal Lda. e que vamos entregar, em termos de uso e gestão ao Agrupamento de Escuteiros de Cacia.
A obra incidiu na construção de uma nova cobertura ao edifício, reparação de revestimentos, qualificação do telheiro exterior com criação de nova zona de arrumos, assim como intervenção e tratamento de todos os elementos de madeira (chão e portas) desenvolvendo uma qualificação e renovação global de todo o espaço.

III – Nova ponte e Parque da Balsa a caminho da renovação total, em Eixo e Eirol
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, em Eixo e Eirol, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia, Sara Rocha e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
Ribau Esteves visitou a obra, em curso, de construção da nova ponte do Parque da Balsa, num investimento de 260 mil euros, comparticipada em 125 mil euros pelo Fundo Ambiental, num âmbito de um Protocolo celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente. A empreitada de construção da nova ponte está em execução pela empresa Arouconstrói, Engenharia e Construções S.A..
A nova ponte vai melhorar a capacidade de escoamento do leito, contribuindo com isso para a diminuição da pressão sobre a infraestrutura, a estabilização das margens e a prevenção da sua erosão.
Neste local está em curso a requalificação do Parque da Balsa, um investimento de 155 mil euros, a cargo da empresa Framegas & Santos, Lda.. A CMA pretende aqui, requalificar o parque e do polidesportivo, dotar o espaço de novas infraestruturas adaptadas aos mais novos e aos mais velhos, apostando em materiais resistentes às condicionantes climatéricas e à subida das águas do Rio Vouga, principalmente no período de inverno.
Na próxima semana terá início, no quadro da delegação de competências entre a CMA e a Junta de Freguesia de Eixo e Eirol, a reabilitação total do edifício que tem o bar, os sanitários e o palco. Um investimento de 22.200€, comparticipado pela CMA em 20.000€.
O Presidente da CMA anunciou um acordo com a APA visando a reparação com carácter de urgência do grande rombo da margem esquerda do Rio Vouga, aguardando o recebimento pela APA das normas técnicas e licenciamento dessa intervenção e do Protocolo de Financiamento da obra pela APA, de forma a que a CMA possa avançar a execução da reparação.

IV – EcoAventura – Ação pelo Ambiente
Semana dedicada ao Ambiente e à Sustentabilidade começa domingo e vai celebrar o Dia Munidial do Ambiente
Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa ao Parque da Cidade de Aveiro, de 3 a 9 de junho, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O Parque da Cidade de Aveiro (Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço principal para miúdos e graúdos, num evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do nosso Planeta.
Para os mais novos, a CMA preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

Apresentação “Plano Municipal de Ação Climática”
No dia 4 de junho, terça-feira, às 18h30, será feita a apresentação do “Plano Municipal de Ação Climática”, no ATLAS Aveiro.
O “Plano Municipal de Ação Climática” recebeu contributos de diferentes entidades, associações e população em geral, tendo sido aprovado pela Assembleia Municipal no dia 8 de maio de 2024. Este documento contempla os seguintes itens: Cenarização bioclimática de base à adaptação; Inventário de emissões; Caraterização de emissões, impactes e vulnerabilidades atuais e futuras; Estratégia de ação climática e plano de ação; Instrumentos de governança e monitorização (Planeamento financeiro das medidas e ações; modelo de gestão e acompanhamento; instrumentos de monitorização e avaliação).
Pretende-se que este plano, numa primeira fase, contribua para identificar territórios e situações de vulnerabilidade no contexto das Alterações Climáticas, e, numa segunda fase, desenvolver a sua capacidade adaptativa e a componente da mitigação, contribuindo para a resiliência do território e para a adoção de modelos de desenvolvimentos mais sustentáveis.

Sessão de Apresentação Pública e Lançamento do Estudo Urbanístico dos Terrenos da Antiga Lota de Aveiro
No dia 5 de junho, quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, das 15h00 às 17h00, será feita a Apresentação Pública e Lançamento do Estudo Urbanístico dos Terrenos da Antiga Lota de Aveiro, na sede do Clube AVELA.
Esta atividade vai integrar a libertação de uma ave recuperada do CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Fim de semana com diversas atividades
De todo o programa, destacamos a atividade “Summer School” do projeto NBS Infra (Natural Bases Solution Infrastructures) | EU Green Week 2024 nos dias 7, 8 e 9 de junho na Casa Comunidade Sustentável.
No dia 7, sexta-feira, pelas 22h00, será feita uma Amostragem de Borboletas Noturnas no CMIA.  De salientar que no sábado, pelas 10h30, haverá atividade de Observação de Aves com saída da Rua da Pega, e à tarde, pelas 15h00, será desenvolvido o conto “O Mar também tem coração” no CMIA com lugar a inscrições.
O CMIA volta a receber Astronomia à Noite no sábado, dia 8 de junho pelas 22h00.
Domingo, dia 9 de junho, terá lugar uma Visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto das 9h00 às 14h00.
No Parque Infante D. Pedro, pelas 10h30, será desenvolvido o workshop de introdução à identificação de cogumelos e às 15h00, igualmente, no Parque Infante D. Pedro terá lugar o Workshop de recuperação de animais silvestres.
Para a CMA, o Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para que possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis.

Horários
O horário é o seguinte: dias úteis: das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 e no fim de semana as atividades estarão disponíveis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Para participar em algumas atividades é necessário proceder a inscrição prévia e o programa completo está disponível aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/ecoaventura/ecoaventura-2024>.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

ADASCA promove a II Semana do Dador de Sangue

 

A organização para a realização da II Semana do Dador de Sangue, com o lema JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE, vai decorrer nos dias 10 a 14 de Junho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, dia 14 de Junho (sexta-feira) na Praça Marques de Pombal, instituído pela OMS.

A estrutura para o evento deste ano é mais consistente, apenas esperamos que as condições atmosféricas sejam a nosso favor, porque o investimento é "elevado" tendo em conta que não temos propósitos financeiros, nem patrocínios.

Necessitamos de jovens voluntários, para nos ajudarem nos contactos com as pessoas que nos venham a visitar, apesar de contarmos com a presença de um ou dois técnicos do CST de Coimbra, à semelhança do ano transacto, uma vez que estes estão mais habilitados do ponto de vista técnico para efeitos de aconselhamento.

Este evento é da responsabilidade da ADASCA e visa, além de chamar a atenção da comunidade aveirense para a máxima importância da dádiva de sangue, sensibilizar e motivar os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos a aderir à dádiva de sangue, ainda a inscreverem-se como potenciais dadores para medula óssea.

As visitas ao local são livres, aliás, incentivamos que sejamos visitados porque ainda existem muitos mitos sobre a dádiva, tais como que, a dádiva engorda, emagrece e cria habituação ou pode prejudicar a saúde. Nada disto faz sentido.

A ADASCA conta com o apoio do CST de Coimbra/IPST, da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, CM de Aveiro, Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.

Podem contactar-nos via email: geral@adasca.pt.

www.adasca.pt
+http://www.adasca.pt/como-dar-sangue
Apoio: Litoral Centro https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

*Leiam o Boletim InfoADASCA nº. 46 de Junho através deste link http://www.adasca.pt/node/1860


JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE é o Lema da ADASCA para 2024

 

Deixe-se levar pelo coração

O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980.

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… Não fique indiferente. Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro acedendo ao site http://www.adasca.pt/como-dar-sangue .

*Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 46 de Junho através deste link

- http://www.adasca.pt/node/1860

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

http://www.adasca.pt/como-ajudar

Site: www.adasca.pt , geral@adasca.pt

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 47 JUNHO 2024


O nosso Boletim já começou a ser distribuído pelos dadores, principalmente os que se tem deslocado ao Posto Fixo, para fazer a sua dádiva de sangue.

Na capa damos destaque à II Semana do Dador de Sangue!, como ainda à comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, que vai decorrer na Praça Marquês de Pombal, junto aos CTT e Tribunal entre os dias 10 e 14 de Junho.

No sumário damos destaque à fotorreportagem sobre a Campanha que decorreu no dia 27 de Abril no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro, que se traduziu num sucesso, graças à Igreja Batista Lagoinha de Aveiro.

Nunca é demais insistir: é urgente sensibilizar e mobilizar os jovens para a dádiva, porque os dadores mais “velhos” vão deixando de poder continuar no activo, pelas mais diversas razões, sendo uma delas a idade, uma vez que podem doar até aos 65 anos, as doenças também não perdoam.

O Boletim InfoADASCA é meio de comunicação, tem por missão dar a conhecer os eventos que são realizados, e nunca, na nossa opinião, deve ser visto/encarado como “arma de arremesso”, apesar da rebeldia do seu coordenador.

A ADASCA é a única associação de dadores de sangue existente no Concelho de Aveiro, completando no ano em curso 18 anos de existência, sem interrupção da sua actividade, realizando mais de 100 sessões por ano.

Quem nos conhece, sabe que somos duma só palavra, não temos duas faces, somos escravos do que prometemos e do que fazemos em prol da dádiva. Não nos servimos dos dadores para fazer política, em para fins cinzentos...

Não concordamos com os apelos descoordenados à dádiva de sangue, como surgiram recentemente na imprensa, da autoria duma suposta federação. A liberdade de acção e de expressão nesta matéria deve ser regulada pelo ISPT, entidade oficial a quem compete fazer apelos públicos, em cooperação com as associações de dadores, no sentido que, a organização no terreno seja a melhor possível, ainda assim, as falhas podem surgir, provocadas por forças (não ocultas) estranhas que não deviam existir nesta área. Se a missão é para salvar vidas, não se deve “brincar” em serviço, apesar do ordenado certo no final do mês. Não se trata de lançar farpas ou generalizar alguns comportamentos indevidos, tratasse, isso sim de compromissos sérios, sentido de responsabilidade. Para os tempos que decorrem pode parecer estranho...

Nós cumprimos com o nosso dever. Em Aveiro não faltam oportunidades para aderir à dádiva de sangue, basta consultar o nosso site.

Concluímos com uma sugestão: não vá de férias sem fazer a sua dádiva, e coloque o seu Cartão Nacional de Dador de Sangue junto do Cartão de Cidadão e da Carta de Condução, porque em caso de acidente, é meio caminho para salvar a sua vida.

Boa leitura, envie-nos as suas sugestões. Boas Férias!

Joaquim Carlos

*Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 46 de Junho através deste link em formato online vs pdf http://www.adasca.pt/node/1860

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

http://www.adasca.pt/como-ajudar

Site: www.adasca.pt - geral@adasca.pt