segunda-feira, 3 de junho de 2024

AMIZADE E TODO-O-TERRENO UNIDOS POR UMA BOA CAUSA. INICIATIVA PERMITIU RECOLHER ALIMENTAÇÃO ANIMAL E DONATIVOS PARA O CAT- CRESCER A CORES

Recentemente, um grupo de amigos e entusiastas da modalidade de Todo o Terreno desta região, decidiram proporcionaram um dia diferente às crianças alojadas na instituição “ CAT - Crescer A Cores “, convidando-as para um pequeno passeio pelo território e participando numa recolha de alimentos para o Canil Intermunicipal de Castelo de Paiva e Cinfães.

Com o apoio do Município de Castelo de Paiva e da ADCR Escamarão, além dos mais de 300 kg de ração animal recolhida, e de apresentada à Associação PAP - Proteção Animal de Payva, todos os participantes nesta iniciativa solidária, presentearam os jovens do CAT Crescer a Cores, através de donativos, com a oferta de um grelhador e de uma “Playstation” com um televisor de última geração para ocupação dos tempos livres.

A organização da iniciativa deixou um agradecimento a todos os participantes e a autarquia paivense esteve representada na entrega destes bens, pelo Vice-Presidente José António Vilela e pela Vereadora Liliana Vieira, tendo ambos os responsáveis municipais, proferido palavras elogiosas para os promotores desta acção nobre e solidária e manifestado também profundo agradecimento pelo carinho demonstrado nesta causa altruísta, em benefício da comunidade local.

Recorda-se, entretanto, que se estiver interessado em adoptar um animal, visite as instalações do Canil Intermunicipal ou contacte:

255 014 829 ou o email canilgatil.cpaivacinfaes@gmail.com






*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


Proença-a-Nova recebe Gala da AFCB dia 10 de junho

 

A XIII Gala da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) vai realizar-se em Proença-a-Nova, já no próximo dia 10 de junho. Com início marcado para as 12h00 no Restaurante “A Milita”, o evento contará com a presença das principais figuras que marcaram a temporada 2023/2024 do futebol e futsal distrital. Nesta cerimónia, os atletas e treinadores que se destacaram nas modalidades de futebol e futsal recebem prémios individuais e coletivos.

O acordo para a realização desta Gala ficou oficialmente selado no passado dia 29 de maio, com a assinatura do protocolo entre AFCB, Município de Proença-a-Nova e Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, apontou que “este protocolo visa dar condição à realização desta 13ª gala, mas que reúne também uma extensa colaboração dos últimos anos entre as instituições”. No seguimento, o autarca destacou “a aposta que o Município fez no Futebol de Praia, além do Futebol e do Futsal, como outro dinamizador do desporto no concelho e no distrito”.

O presidente do Município congratulou ainda todos os elementos de órgãos sociais de clubes e associações distritais pela época realizada, deixando uma saudação especial: “enquanto presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, vejo com particular felicidade que os iniciados da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova foram campeões distritais e isso deve ser destacado e enaltecido”.

Manuel Candeias, presidente da direção da AFCB, aponta que “esta iniciativa visa premiar todos aqueles que se distinguiram nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco” reforçando que esta “é a maior festa do futebol distrital fora das quatro linhas”. Manuel Candeias deixa ainda uma ressalva sobre a isenção do painel de jurados: “o júri que vai analisar os nomes que merecem vencer é um júri independente e sem influência de qualquer outra entidade distrital”, concluindo com um agradecimento alargado a todas as entidades “pela colaboração e disponibilidade, não só nesta iniciativa, mas também durante todo o ano”.

António Fernandes, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a terceira e última entidade presente no protocolo, explica que “a colaboração foi possível porque Proença-a-Nova é um concelho com o qual o Politécnico tem tido relações muito interessantes no sentido da requalificação de ativos”, tornando mais fácil e estreita esta ligação.

Entre as 17 categorias premiadas estão dois proencenses: Matilde Oliveira, do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova, na categoria de Melhor Jogadora Formação Futsal Feminino e Marcelo Mendes, na categoria de Melhor Treinador Futebol Formação.


*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Torres Vedras | OBSERVATÓRIO DOS RIOS - UM PROJETO DO COLETIVO GUARDA RIOS

Dia 8 de Junho, pelas 17h00 na “arena” do Centro de Artes e Criatividade, será apresentada uma performance em torno dos vários dispositivos e instalações do Observatório dos Rios, onde também serão apresentados os resultados das oficinas realizadas com os diferentes grupos durante a semana, e para a qual se convidam todos a assistir e a participar. A entrada é gratuita.
O coletivo Guarda Rios vai estar em residência no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras de 1 a 10 Junho de 2024 com o seu projeto Observatório dos Rios. As instalações do Observatório dos Rios serão montadas ao ar livre na “arena" do CAC, espaço onde serão desenvolvidos um conjunto de atividades e oficinas destinadas à comunidade de Torres Vedras.
Durante este período e em colaboração com o projeto Somos Comunidade da ATV - Académico de Torres Vedras, serão realizados uma série de oficinas com membros do coro “Música sem Idade” e com o Grupo de Teatro GADV (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual). Serão também realizadas atividades com turmas da cidade, no âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, onde algumas das instalações e conteúdos do Observatório dos Rios serão ativados com a ajuda dos alunos
Esta residência conta também com a participação da artista Ana Rita Albuquerque, cujo trabalho orbita em torno de processos relacionados com a lã, a feltragem e os tingimentos com pigmentos naturais. A Ana Rita conduzirá uma série de oficinas de feltragem destinados à comunidade, com o objetivo de produzir um conjunto de “figurinos” inspirados na vida microbiana dos rios, que serão utilizados no contexto do Observatório dos Rios.
Sobre o Observatório dos Rios
O Observatório dos Rios é uma criação do coletivo Guarda Rios, em coprodução com o Teatro Nacional Dona Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e que conta com o apoio da Direção Geral das Artes / República Portuguesa e os municípios de Castelo Branco, Constância, Mação, Serpa, Torres Vedras e a Lipor — Empresa de Gestão de Resíduos do grande Porto.
Observatório dos Rios consiste num conjunto de atividades, caminhadas, jogos e ações desenvolvidas com a comunidade, que convidam a refletir sobre o que é um rio e a importância dos ecossistemas fluviais.
A água é fundamental para o planeta. Nela surgiram as primeiras formas de vida e a sua força esculpe vales e rios que possibilitam a evolução da vida terrestre. Desde a antiguidade símbolo de fertilidade, transformação, força e purificação, a água parece vir a ser um recurso cada vez mais difícil de gerir devido às mudanças que o planeta Terra atravessa e o modelo extrativista das atividades humanas. No entanto, os rios continuam a querer ser rios e a fazer aquilo que sempre fizeram.
Entre o global e o local, o esotérico e o científico, este será um Observatório dos Rios cujo manifesto dependerá da participação da população.

No fim de semana. Festival Internacional de Dixieland levou milhares de pessoas às ruas em Cantanhede


Milhares de pessoas saíram às ruas no fim de semana para assistir às apresentações de cinco bandas dixie nacionais e uma espanhola, oriunda de Tarragona. A surpreendente afluência de público ao desfile de encerramento superou as expectativas mais otimistas da organização.

Nem o calor que se fez sentir durante bastante tempo diminuiu o entusiasmo com que largos milhares de pessoas assistiram à street parade, evento que encheu a cidade com as sonoridades fortemente ritmadas do género popular de jazz.

O Festival Internacional Dixieland de Cantanhede contou este ano com a participação de Dixie Gringos Jazz Band, Xaral’s Dixie, Jabardixie Jazz Band, Stromboli Jazz Band, Camisas Negras e Cottas Club Jazz Band.

Cantanhede foi palco de duas dezenas de concertos diurnos, proporcionados pelas diversas formações musicais, envolvendo os locais de veraneio e os mercados concelhios, bem como as freguesias das bandas filarmónicas.

No sábado à noite, dia 1 de junho, as formações apresentaram-se em modo de concerto de palco, num contexto mais estático, mas de enorme qualidade técnica, artística e musical. 

Outro momento alto do Festival foi a participação coletiva que se traduziu no desfile dos agrupamentos, em pleno ambiente de festa, com uma musicalidade e alegria contagiantes.

As bandas filarmónicas do concelho marcaram também presença, reafirmando a expressão e importância do movimento filarmónico concelhio, com um longo e extraordinário contributo artístico, educativo, recreativo e social no seio da comunidade.

Indispensáveis foram também as restantes coletividades de âmbito cultural, nomeadamente o Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira, a Associação do Grupo Musical das Franciscas, a Companhia de Teatro Bombarda Bónus Medieval Associação de Teatro e Recreação, Associação Juvenil Pequenas Vozes de Febres, Episódio Medieval - Associação Cultural, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Vespa Clube Paperinos, Grupo Motard Tartarugas Velozes, que trouxeram um contributo extraordinário à festa.

Para garantir animação em todos os momentos do evento, a Companhia Marimbondo apresentou-se este ano com animação itinerante Pennyfly.

O Festival Internacional de Dixieland culminou com uma Jam Session, que congregou todos os grupos na interpretação (mais ou menos uníssona) de temas genéricos deste estilo musical.

Um dos aspetos peculiares do festival tem a ver com a aposta em exibições das bandas participantes em vários pontos do concelho. Estes espetáculos têm como principal objetivo a descentralização que a organização se propôs conferir ao evento, tendo em vista a formação de públicos, tendo produzido assim um efeito mobilizador junto das populações para os concertos a realizar à noite na cidade.

Em simultâneo ao Festival Internacional de Dixieland esteve a decorrer o Tapas & Papas – XXIV Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede e o festival “Street Gaming Cantanhede”, no Largo Conde Ferreira e na Praça Marquês Marialva, respetivamente.

A feira ofereceu uma variedade de sabores e aromas locais e foi composta por 18 artesãos da freguesia, com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, pintura, trabalhos decorativos, entre outros.

Já os aficionados dos videojogos puderam conhecer e experimentar de forma gratuita ou mesmo só recordar esta forma de entretenimento, em família e em clima de muita diversão.

Entre videojogos, jazz, gastronomia e artesanato, Cantanhede ainda proporcionou um dia diferente aos amantes dos carros clássicos ingleses, com o Encontro de carros clássicos e pré-clássicos de marcas como Jaguar, MG, Triumph, Land Rover, Ford, Austin-Healey, Mini e Austin Morris, Corvette entre outras. 



Porto de Mós | Arte e cultura angolanas em destaque

 A cultura, os hábitos e costumes de Angola estiveram este sábado e domingo em grande destaque na vila de Porto de Mós. Durante dois dias, artigos que refletem as tradições, os hábitos e a cultura angolanas estiveram expostos na Feira de Angola, organizada pela Missão Diplomática de Angola em Portugal e integrada no programa cultural da exposição “Porto de Nós – Confluências Transnacionais”, por ocasião das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República Portuguesa, Maria de Jesus Ferreira, foi recebida pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Eduardo Amaral, no Castelo de Porto de Mós.
Na habitual troca de cumprimentos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós salientou a importância da divulgação da cultura angolana. Por considerar tratar-se de um passo fundamental na aproximação entre os povos dos dois países e por ser um sinal de que Angola e Portugal têm todo um espaço a aproveitar para consolidar os tradicionais laços de cooperação, nos mais variados sectores.

Por sua vez, a Embaixadora Maria de Jesus Ferreira agradeceu o convite endereçado pela edilidade local e incentivou os artistas angolanos que participaram no evento e na exposição a continuarem a trabalhar, reconhecendo que a cultura é uma peça fundamental na diplomacia, por ser um meio prático e eficaz de aproximar os países, garantindo que Porto de Mós continuará sob a atenção das autoridades angolanas mostrando-se disponível a participar noutras iniciativas que venham ser organizadas, mesmo que noutras áreas de interesse.

Após o encontro cultural que reuniu artistas e artesãos angolanos, a comitiva seguiu para a Central das Artes para a visita guiada à exposição “Porto de Nós – Confluências Transnacionais”, vista essa que contou com a especial presença dos artistas angolanos Lino Damião e Cristiano Mangovo, que partilharam com os visitantes as motivações de criação das peças expostas. A guiar a visita, os presentes contaram com o acompanhamento de Ricardo Barbosa Vicente, um dos curadores da exposição.
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Bilhete Postal - "EURODEPENDENTES"


Os portugueses são os europeus que têm uma imagem mais positiva da União Europeia”. Este foi o resultado do ‘Eurobarómetro’ publicado na semana passada. Reconhecemos assim o fundamental papel que a União Europeia representa para a melhoria do país e da qualidade de vida de cada um de nós. Há a consciência coletiva de que “Portugal é, em toda a União Europeia (UE), o país que mais depende dos fundos comunitários para investir (88% de todo o investimento público em Portugal advém de fundos comunitários)”.

Em suma, somos ‘eurodependentes’.

Cinco anos da totalidade de impostos arrecadados pelo estado. Este é aproximadamente o montante que a União Europeia destinou a Portugal para o nosso desenvolvimento.

Acessibilidades, agricultura, indústria, formação profissional, educação, modernização das infraestruturas, rodoviárias, ferroviárias. Apenas alguns dos benefícios dos dinheiros europeus.

Apesar das reconhecida falhas e erros, dos desvios, da corrupção há um resultado muito positivo que é bem visível.

O investimento europeu foi essencial para ultrapassarmos o problema crónico e grave que Portugal tinha quando em 1986 aderiu à então CEE: a altamente deficitária balança comercial. Importávamos muito mais do exportávamos. Ora, em 2013, com a Troika à perna, o saldo da balança comercial de bens e serviços foi positivo pela primeira vez em 70 anos. Hoje exibimos com orgulho uma balança comercial positiva.

Este ‘milagre’ teria acontecido sem estarmos integrados na União? Claro que não. Todos o sabemos. Mas, justiça seja feita, mostramos que somos um povo que reconhece esta realidade. Um povo grato, sério e confiável.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

Apesar das reconhecidas falhas e erros, dos desvios, da corrupção há um resultado muito positivo que é bem visível.”

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ORGANIZA O VIII - TORNEIO DE NATAÇÃO “JOAQUIM PADILHA”

Numa organização da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e com o apoio do Municípios de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Missão Continente, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Clínica S. Mateus, Pneubox e Longa Vida/Nestlé, vai realizar-se nas Piscinas Municipais de Cantanhede, no próximo dia 09 de junho de 2024, com início pelas 09h30, o VIII Torneio de Natação Joaquim Padilha.

Destinado exclusivamente a Clubes e/ou seleções convidadas pela organização, e a nadadores do escalão de cadetes, vão participar nesta competição 15 clubes, nomeadamente o Crasto de Castro Daire, Leixões Sport Clube, Associação Académica de Coimbra, Sharks, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Casa do Povo São Pedro de Alva, Caspae – Coimbra, Clube de Natação de Alcobaça, Clube dos Galitos / Bresimar, Clube Fluvial Portuense, Clube Náutico de Miranda do Corvo, Clube Náutico Académico de Coimbra, Clube União 1919, Condeixa Aqua Clube, e Louzan Natação/EFAPEL, num total de cerca de 210 nadadores.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ORGANIZA O XI - TORNEIO DE NATAÇÃO CIDADE DE CANTANHEDE

Numa organização da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e com o apoio do Municipio de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Missão Continente, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Clínica S. Mateus, Pneubox e Longa Vida/Nestlé, vai realizar-se nas Piscinas Municipais de Cantanhede, no próximo dia 08 de junho de 2024, com início pelas 15h00, o XI Torneio de Natação Cidade de Cantanhede

Destinado exclusivamente a Clubes e/ou seleções convidadas pela organização, vão participar nesta competição 16 clubes, nomeadamente o Crasto de Castro Daire, Associação Académica de Coimbra, Sharks, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Casa do Povo São Pedro de Alva, Caspae – Coimbra, Clube de Natação de Alcobaça, Clube dos Galitos / Bresimar, Clube Fluvial Portuense, Clube Náutico de Miranda do Corvo Clube Náutico Académico de Coimbra, Clube União 1919, Condeixa Aqua Clube Ginásio Clube Figueirense, Vigor da Mocidade e Louzan Natação/EFAPEL, num total de cerca de 210 nadadores.

Portalegre | Santo António das Areias dá sangue no feminino

Localidade outrora com invejável atividade industrial, hoje é das que possui maior área no Concelho de Marvão. Falamos de Santo António das Areias, nome bastante singular (por curiosidade, diga-se que em Armação de Pêra, no Algarve, se encontra a ermida de Santo António das Areias), e onde a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – marcou presença para mais uma brigada. 
Colaborou nesta iniciativa, como sempre, a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE. A Casa do Povo local, onde funciona uma Estrutura Residencial para Idosos, foi o ponto de encontro de voluntários e técnicos.
Compareceram, na sempre acolhedora estrutura, 16 pessoas, sendo 11 mulheres, ou seja, estas representaram perto de 70 % de quem deu vida a este feito solidário. E 16 foram também as unidades de sangue total que partiram de Santo António das Areias ao encontro de pessoas que necessitam, sem demoras, do precioso tecido humano.
A Câmara Municipal de Marvão apoiou a realização do almoço convívio, servido ao início da tarde.

Nisa a 08 de junho
Sábados, da parte da manhã, têm lugar as nossas brigadas. Estaremos no centro de saúde de Nisa já a 08 de junho. E a 29 de junho, podem-nos encontrar no quartel dos bombeiros de Monforte, em estreita colaboração com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue local.
Neste mês das festas populares, dar sangue ainda vai ser mais quente!

*José Rui Marmelo Rabaça