sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

REVISÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE ÉVORA (PUE). APRESENTAÇÃO PÚBLICA A 17 DE MARÇO – 21H00 – PALÁCIO DE D. MANUEL

 

Concluída a proposta de revisão do PUE, segue-se agora a fase de consulta pública, em que o documento é apresentado e discutido com os eleitos locais, juntas de freguesia, associações profissionais, outras entidades e organismos da administração pública e com a população em geral. Para este efeito, foi agendada uma apresentação aberta ao público, a ter lugar no Palácio de D. Manuel, no próximo dia 17 de março às 21h00.
Esta é a quarta revisão do PUE. A última, publicada em 2000, teve como base a realidade em 1995, pelo que a natural evolução da Cidade e do território envolvente e as novas tendências socioeconómicas com impacto no tecido urbano, impunham esta revisão. De igual modo surgia como necessária a adequação à legislação em vigor e aos diversos planos, programas e instrumentos de política setorial nacional. Neste quadro, a Câmara Municipal deliberou, em Reunião Pública de 27 de outubro de 2021, dar início ao processo de revisão do PUE, tendo definido um prazo para a sua elaboração de 35 meses.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi constituída uma equipa multidisciplinar coordenada pelo Professor Jorge de Carvalho, académico e urbanista reconhecido, além de profundo conhecedor do Concelho de Évora. A referida equipa integra técnicos do Município da área do urbanismo e ordenamento do território, e também especialistas das universidades de Évora e de Aveiro.
Partindo destes pressupostos, o trabalho agora apresentado vem, na perspetiva dos autores, enquadrar e responder a diversas problemáticas na Cidade, como sejam a perda de residentes no Centro Histórico, a fragmentação e descontinuidade urbanas, a articulação espacial, e a transição entre a área urbana e o espaço rural. Aborda ainda questões como a distribuição funcional das atividades económicas e dos usos não habitacionais, a preservação e apropriação do património cultural, a existência de espaços urbanos pouco qualificados, a disponibilidade de áreas de atividades económicas, a disponibilidade e acesso à habitação, a adequação da rede de equipamentos ao perfil do centro urbano regional, as carências e obsolescência das redes de infraestruturas e a mobilidade intraurbana.
A Câmara Municipal de Évora, tal como aconteceu na fase de elaboração, apela aos munícipes que, individualmente ou através de organismos e associações representativas, façam chegar os seus contributos para que a versão final possa na realidade resultar da conjugação dos interesses de todos. Para esse efeito, o Município está a desenvolver um processo de divulgação alargada que inclui, para além do envio às instituições para recolha
dos respetivos pareceres, também o agendamento de uma sessão de apresentação à população, que agora se anuncia.
Pode consultar a proposta do PUE e toda a informação adicional no Portal do Município em https://www.cm evora.pt .../plano-de-urbanizacao-de-evora-2/ O PUE deve ser de todos, porque a todos diz respeito. Informe-se e participe!

Oliveira de Frades | IV Desafio “Ser Mulher”… | Dia Internacional da Mulher (8 de março)


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades lança o desafio: “Ser Mulher…” a todas as Mulheres do concelho de Oliveira de Frades (naturais ou residentes). 

Esta iniciativa consiste no envio de uma frase criativa, alusiva à Mulher, entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março, através do link: https://cm-ofrades.pt/inscricao, que inclui as regras de participação. 

As 5 melhores frases serão premiadas com o livro: “Eu, Malala” da autora Malala Yousafzai.

Campanha Solidária pelo Fábio que necessita de um dador de medula óssea

Atenção:

Como Ser Potencial Dador de Medula Óssea

Ter entre 18 e 35 anos

Ter no mínimo 50kg e 1.50m de altura

Ser saudável

Nunca ter recebido uma transfusão de sangue

Para se inscrever como potencial dador de medula óssea basta dirigir-se aos locais abaixo indicados, onde se fará a colheita de uma amostra de sangue, e simultaneamente a dádiva de sangue, sem prejuízo para a saúde do candidato à dádiva.

A triagem clínica é rigorosa. Convém que se façam acompanhar do Cartão de Cidadão assim o exige os formulários.

Vejam as datas, locais e horários no sitewww.adasca.pt

+https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

———————————

Porto de Mós | Cerimónia do Dia Internacional da Proteção Civil

 Segue o programa do Mês da Proteção Civil da Região de Leiria, com especial enfoque no dia de amanhã, 1 de Março, em que terá lugar a Cerimónia do Dia Internacional da Proteção Civil, pelas 10h30, na Central das Artes em Porto de Mós.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO E QUEDA DE NEVE - MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os próximos dias, precipitação, por vezes forte, e queda de neve, salientando-se os seguintes aspetos:

Precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul;

Queda de neve acima de 1200 a 1400 metros de altitude. Informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Os episódios de precipitação, vento e queda de neve, estão normalmente associados:

À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro;

À ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;

À instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;

A piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve;

Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública;

Desconforto térmico na população devido ao aumento da intensidade do vento.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias;

Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas:

Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões; • Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;

Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;

Nos veículos elétricos, deve ser verificada a carga da bateria e analisada a existência de postos de carregamento no seu itinerário;

Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento;

Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;

Evitar circular naquelas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira;

Restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas apeadas, nas zonas potencialmente afetadas pela queda de neve;

Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

Retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, animais, equipamentos agrícolas e industriais, veículos e/ou outros bens para locais seguros;

Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.


No âmbito do Programa Erasmus+. Professoras italianas e francesas recebidas na Câmara de Cantanhede

 
Professoras vindas de Itália e França foram recebidas esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, na Câmara Municipal de Cantanhede, no âmbito do programa “Erasmus+ Job Shadowing ‘Inclusivity and Sustainability’, no qual se encontra a participar o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
O grupo foi recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso, que teve a oportunidade de partilhar alguns dos aspetos mais relevantes do projeto educativo municipal.
A iniciativa, centrada no tema da inclusão, visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre professores de diferentes países, enriquecendo o ambiente educativo e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.
“Acreditamos que a educação é, acima de tudo, um espaço de aprendizagem, conhecimento, desenvolvimento de capacidades e competências, partilha, crescimento e construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. O vosso envolvimento neste programa reflete o compromisso com esses valores, e estamos certos de que esta experiência será uma excelente oportunidade para aprendermos uns com os outros, trocando conhecimentos, metodologias, novas práticas pedagógicas, e perspetivas que fortalecem o ensino e a cooperação internacional”, sublinhou o autarca.
Pedro Cardoso reafirmou que a ideia é que as docentes “não só adquiram experiência profissional, mas também levem desta experiência novas práticas pedagógicas, amizades e amizades”.
Na sessão, as professoras destacaram a força da Educação, ressaltando o empenho dos professores e a independência dos alunos.



Município de Alvaiázere celebra Acordo com o Estado Português passando a deter a propriedade das antigas instalações das Finanças


Hoje, o Município de Alvaiázere assinou um importante acordo para a transferência da gestão do antigo edifício das Finanças, um imóvel público há inúmeros anos sem utilização. Com esta transferência, o espaço será requalificado para acolher novas instalações de serviços municipais, garantindo uma utilização eficiente do património público em benefício da comunidade.
O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Dr. João Silva Lopes, sublinhou o papel essencial das autarquias na revitalização destes espaços, destacando os impactos positivos tanto a nível social como económico.

Esta requalificação, com um investimento previsto de aproximadamente 300.000€, surge no âmbito do reforço do compromisso do Município com a Área Social, permitindo a transferência dos serviços de ação social para este novo espaço. Este crescimento reflete não apenas a natural transferência de competências em 2023, mas também o sucesso do Município em captar financiamento para projetos estruturantes, como o Radar Social e o CLDS.

Graças a estas candidaturas aprovadas e financiadas por fundos europeus, foi possível a criação de novos postos de trabalho qualificados, fortalecendo assim a capacidade de resposta social do concelho.

Este feito resulta do empenho e da visão estratégica do Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, que tem trabalhado ativamente para potenciar os recursos do concelho e melhorar os serviços prestados à população.

*Gabinete de Apoio à Presidência





Barcelos | Programa de Doutoramento em Contabilidade em associação entre a Universidade de Aveiro e o IPCA aprovado pela A3ES

 A proposta do Programa de Doutoramento em Contabilidade em associação, entre a Universidade de Aveiro e o IPCA, foi aprovada pela A3ES, resultado da forte parceria estabelecida entre as duas Instituições de Ensino Superior (IES) desde a 1ª edição do curso, oferecida em 2017/2018.
Esta aprovação do programa doutoral em associação pelas duas IES resulta da recente alteração à Lei do Sistema Educativo Básico e ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que autoriza a outorga de programas de doutoramento pelos Institutos Politécnicos.

O Programa de Doutoramento em Contabilidade visa proporcionar o desenvolvimento da investigação no domínio da Contabilidade através de um ambiente de ensino e investigação com elevados padrões de qualidade que potencie a formação de recursos humanos altamente qualificados e a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade na área científica.

O programa em associação entrará em funcionamento no ano letivo 2025/2026, sendo a lecionação e a orientação das teses assegurada em conjunto pelos docentes de ambas as IES e investigadores integrados do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da ESG/IPCA e a Unidade de Investigação GOVCOPO da UA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ENCERRADO NO DIA 4 DE MARÇO ( DIA DE CARNAVAL)

 O Município de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves estará encerrado na próxima terça-feira, dia 4 de março.
A autarquia agradece, desde já, a compreensão e colaboração de todos, lamentando os transtornos causados.

 

I OPEN INTERNACIONAL DE XADREZ DE 1 A 7 DE MARÇO EM SILVES

 Começa já no dia 1 de março o torneio internacional que junta na Fissul jogadores de xadrez de renome nacional e internacional.
Com um prémio patrocinado pelo Município de Silves que ascende a 4.000€, a competição promete ser de grande prestígio, estando inscritos jogadores premiados que prometem elevar a qualidade do jogo. Ao longo das várias rondas e atividades os participantes exibirão as melhores estratégias e técnicas, levando o público ao rubro.
O evento é organizado pelo Clube de Xadrez da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Federação Portuguesa de Xadrez.
Conheça os melhores estrategas do jogo de xadrez, de 1 a 7 de março, em Silves!

Cantanhede | Investimento de 614.454 de euros. Antiga Biblioteca vai ser requalificada e ampliada para dar lugar à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Covões

 

A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou, na quarta-feira, 26 de fevereiro, o auto de consignação que marca o início da obra de requalificação e ampliação da antiga Biblioteca de Covões para implementar uma Unidade de Saúde.
A USF está atualmente a funcionar no edifício da Casa do Povo, no centro da freguesia de Covões. No entanto, além de não oferecer as condições adequadas, a localização apresenta várias dificuldades, nomeadamente em termos de circulação automóvel, estacionamento e acessibilidade.

O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram também presentes a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, o presidente da Junta de Freguesia de Covões e Camarneira, Asdrúbal Torres e algumas funcionárias desta USF.
A Unidade de Saúde de Covões há muito que necessitava de uma solução, e finalmente a empreitada vai começar. Esta intervenção vai permitir melhorar a prestação de cuidados de saúde primários dos utentes, assim como melhorar as condições dos funcionários que ali desempenham as suas funções. Além disso, permitirá a ampliação da oferta de serviços, incluindo a disponibilização de mais médicos de família”, frisou Helena Teodósio.


Adjudicada por 614.454 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 450 dias seguidos.
Esta mudança de localização possibilitará não apenas a ampliação do edifício, mas também o aumento da sua capacidade de resposta, passando de cerca de 3.600 para 5.400 utentes.

A intervenção na Unidade de Saúde de Covões abrangerá diversas áreas essenciais para a modernização e funcionalidade do espaço. Inicialmente, serão realizados trabalhos preliminares e demolições necessárias, seguidos pela execução de fundações e estruturas. A nível arquitetónico, incluirá a construção de paredes, carpintarias, serralharias, revestimentos, pinturas e a instalação de equipamentos sanitários. No exterior, serão efetuados arranjos paisagísticos, pavimentações e sistemas de drenagem. A infraestrutura será reforçada com novas instalações elétricas, redes de abastecimento e escoamento de águas, além da implementação de sistemas mecânicos como ar condicionado, ventilação e segurança contra incêndios. Por fim, o espaço será equipado com bancadas e armários superiores, garantindo maior eficiência e conforto para utentes e profissionais.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Viseu Dão Lafões lidera encontro europeu de combate à produção excessiva de resíduos urbanos


Reunião do projeto europeu StopWaste decorreu durante dois dias e permitiu a partilha de boas práticas em Viseu Dão Lafões.

O território de Viseu Dão Lafões recebeu, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a 4.ª Reunião Inter-Regional do projeto europeu StopWaste. Este projeto, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, reúne parceiros de Portugal, Países Baixos, Lituânia e Roménia na busca de soluções para um dos maiores desafios ambientais da atualidade: a gestão de resíduos urbanos.
O encontro contou com a presença de especialistas, decisores políticos e parceiros do projeto, que participaram em apresentações estratégicas, workshops e visitas técnicas.

A sessão de abertura, na Casa do Adro, em Viseu, foi presidida pelo Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas. Seguiu-se a apresentação do ponto de situação do projeto StopWaste e uma intervenção da Vice-Presidente da CCDR do Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Alexandra Rodrigues, que apresentou o projeto Centro Green Deal. Nesta sessão estiveram ainda presentes o Secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, e o Vice-Presidente da CIM, Paulo Almeida.

Os coordenadores do projeto, por parte da CIM Viseu Dão Lafões, destacaram depois um conjunto de iniciativas pioneiras já em execução na região, de que são exemplo o projeto "Recolha Bio", para recolha seletiva de biorresíduos, e os programas "Comer Bem, Crescer Feliz", "Cantinas Verdes" e "Fruta nas Escolas - Compras Públicas".

Ainda no primeiro dia, o Instituto Politécnico de Viseu, através das investigadoras, as Professoras Elisabete Silva e Isabel Brás, partilhou o seu modelo de gestão de resíduos e os resultados de inquérito realizado em colaboração com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, enquanto a especialista lituana Professora Jolanta Dvarioniene apresentou uma análise sobre a "Cultura do Desperdício". O dia terminou com uma reunião técnica da parceria.

O segundo dia foi dedicado a visitas técnicas em Tondela, onde os participantes conheceram três casos de sucesso na gestão de resíduos. No Planalto Beirão, a comitiva liderada pelo Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, foi recebida pela Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges, pelo Presidente da Associação de Municípios do Planalto Beirão, Leonel Gouveia, e pelo Secretário Executivo do Planalto Beirão, José Portela.

Foram, ainda, visitadas as empresas Interecycling, que se dedica à reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétrico e Eletrónicos, e a Nutrofertil, empresa especializada na valorização de resíduos orgânicos. Estas visitas técnicas permitiram uma troca de experiências sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a economia circular, incentivando a implementação de boas práticas que possam ser replicadas noutras regiões da Europa.

De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, "é com grande satisfação que, por estes dias, voltamos a receber os nossos parceiros do projeto StopWaste. A experiência que estamos a viver é um exemplo claro de que, ao trabalhar juntos, podemos promover soluções de gestão de resíduos cada vez mais eficazes, sustentáveis e adaptadas à realidade local. Este é um caminho que, paulatinamente, a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a trilhar, reforçando o seu compromisso com a transição energética e a economia circular, em benefício das nossas populações e do ambiente.”

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

Prémio “Junta-te ao Gervásio” recebe mais de 189 projetos dedicados à reciclagem de embalagens. Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal são os distritos com maior número de participações


  • Distrito de Aveiro, com 13 projetos, destaca-se com seis candidaturas na categoria
  • “Cidadania Social” e cinco em “Entidades de Proximidade”.
  • Junta de Freguesia vencedora será distinguida com um kit tecnológico “Gervásio”.
  • SPV atribui ainda prémios monetários que perfazem um total de 16.500€ e menções honrosas para todas as categorias.
Segunda edição aumenta número de candidaturas.
O Prémio “Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde, recebeu um total de 189 projetos integrados na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos em território nacional, por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade e cidadãos. Significa um crescimento de 8% em comparação com a primeira edição.
Recorde-se que o Prémio “Junta-te ao Gervásio” tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

Das 189 candidaturas recebidas, distribuídas por todos os distritos em Portugal Continental e os Arquipélagos dos Açores e Madeira, 78 integram a categoria “Cidadania Social” (pessoas singulares), 63 a categoria “Entidades de Proximidade” (associações e organizações) e 48 a categoria “Juntas de Freguesia”. Destaque para o número de participações dos distritos de Lisboa (45 projetos), Porto (25 projetos), Braga (18 projetos), Setúbal (15 projetos), Coimbra (14 projetos), Aveiro (13 projetos) e Santarém (11 projetos).

Inicia-se agora a fase de avaliação de todos os projetos pelo ISCTE Executive Education que, enquanto Knowledge Partner do Prémio, vai selecionar o grupo de finalistas de onde vão ser eleitos os grandes vencedores e anunciadas as menções honrosas, após seleção pelo júri do “Junta-te ao Gervásio”, que irão avaliar critérios baseados no carácter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local.
Recorde-se que na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (kit tecnológico “Gervásio”) e quatro menções honrosas; já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuições de prémios monetários, num total de 16.500€, e de menções honrosas, duas em cada categoria.

São elegíveis projetos implementados ou em desenvolvimento que contribuam para a melhoria da separação das embalagens para reciclagem dentro das comunidades locais e com potencial para servirem de referência ou serem replicados noutras localidades do território nacional.

“O balanço que fazemos desta segunda edição do ‘Junta-te ao Gervásio’ é bastante positivo. Termos recebido mais candidaturas do que no primeiro ano mostra que há uma maior preocupação e se dá mais importância à reciclagem de embalagens. Isto é muito relevante quando o País, em 2025, precisa de estar a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado. É fundamental continuar a sensibilizar e dar a conhecer projetos como estes, que têm de ser valorizados, por trazerem soluções para ajudar a cumprir com este objetivo,” refere a CEO da Sociedade Ponto Verde.

“De facto, é notável o que já está a ser feito e a Sociedade Ponto Verde vai continuar este trabalho de proximidade com as forças vivas locais para que, em conjunto, se consiga fazer mais e melhor para o desenvolvimento da economia circular em Portugal e em particular para aumentar a recolha de recicláveis,” conclui Ana Trigo Morais.
O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.


Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

*Raquel Pelica
**Catarina Simões Farinha

 

Trilho do Vouga (Fornelo/Sejães) | Ciclo de Percursos Pedestres

O último domingo, dia 23 de fevereiro, foi dedicado ao Turismo de Natureza, onde tivemos participantes dos mais diversos locais a percorrer o Trilho do Vouga, desenvolvido ao longo da margem da Albufeira de Ribeiradio. 
Devido à extensão do trilho (27 km), foi realizado apenas um troço (Fornelo/Sejães), sendo que no próximo dia 9 de março será feito o troço (Ribeiradio/Virela). 
Aqui fica a partilha de algumas imagens onde a natureza se revelou no seu esplendor com cascatas, levadas e quedas de água.
*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA ENTRE ALGOZ E O LIMITE DO CONCELHO

 O Município de Silves concluiu a pavimentação do troço da EM 269 entre o Algoz e o limite do concelho, numa extensão de 4,2 km.
A empreitada contemplou também a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 470 mil euros.
Esta obra pública, de natureza estruturante, por se tratar de importante eixo rodoviário, vem melhorar significativamente as acessibilidades e a segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária, que a autarquia desenvolve de forma intensa em todo o concelho de Silves.

A 15 de março. SILVES APRESENTA AS MAIS BELAS MELODIAS DO AL-ANDALUS, COM AHLAMU ZAHAR, EM MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID

 A música Al-Andalus regressa a Silves naquela que é a 25.ª edição do Festival de Música Al-Mutamid, com Ahlamu Zahar a subir ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório no dia 15 de março, pelas 21h30. Os ingressos para este espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Silves, já estão à venda na BOL e nos locais habituais.
Neste serão, Ahlamu Zahar transportará o público através de uma viagem sonora à florescente época cultural e artística do Al-Andalus, na qual conviviam as três culturas monoteístas do Mediterrâneo (muçulmanos, cristãos e judeus).
 
Os ingressos têm um custo associado de 10 euros, podendo ser adquiridos antecipadamente na bilheteira online BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) ou nos locais habituais (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy).
 
De salientar que este festival itinerante apresenta-se como um evento pioneiro, de caraterísticas únicas, quer em Portugal quer na Península Ibérica, na divulgação das músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental. É, ainda, uma homenagem ao rei poeta Al-Mutamid (filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid), nomeado governador de Silves com apenas 12 anos e figura incontornável dos mais belos tempos do Al-Andalus.
 
O Município de Silves espera por todos nesta apaixonante viagem às mais belas melodias do período Al-Andalus!
 
 
AHLAMU ZAHAR
HUSAM HAMUMI: voz, kanún, saz e nay
NEREA MAFARKI: voz
VICTOR MUÑIZ: guitarra e alaúde árabe
MOHAMED ABBADI: percussões

 

Rally de Portugal “está no ADN de quem nasceu no Centro de Portugal”


Contrato-programa que oficializa a passagem da 58.ª edição da prova na região Centro de Portugal foi assinado hoje, na Figueira da Foz
A Turismo Centro de Portugal (TCP), o Automóvel Club de Portugal (ACP) e os municípios do Centro de Portugal que acolhem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram hoje, na Figueira da Foz, o contrato-programa que oficializa a passagem da icónica prova automobilística pela região.
A 58.ª edição do Rally de Portugal decorre de 15 a 18 de maio, com os dois primeiros dias a serem disputados no Centro de Portugal. Este ano, a competição ganha ainda mais destaque na região, com a inclusão de três novos concelhos no percurso: Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, que recebem duas classificativas estreantes. Desta forma, a edição de 2025 reforça ainda mais a ligação histórica entre o Rally de Portugal e o Centro de Portugal, consolidando a região como um dos grandes palcos do automobilismo mundial.
Como nos últimos anos, Coimbra será o cenário da cerimónia de partida, no dia 15 de maio, seguindo-se a já tradicional superespecial urbana da Figueira da Foz, que marca o início da componente competitiva. No segundo dia, 16 de maio, os automóveis aceleram pelas classificativas de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, na Região de Coimbra, antes de rumar à Região de Aveiro, onde os novos troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha prometem trazer ainda mais espetacularidade à prova.

Impacto económico e projeção internacional

Durante a assinatura do contrato-programa, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que a TCP “só poderia apoiar o Rally de Portugal, por várias razões”. “A primeira razão é que o Rally de Portugal está no ADN de quem nasceu na região Centro, independentemente do concelho. Muitos de nós recordam-se das etapas noturnas e das noites passadas nas serras para ver passar os carros. Eu sei que o Rally é de Portugal, mas as melhores etapas estão aqui no Centro”, salientou.
Anabela Freitas destacou também o impacto positivo do Rally de Portugal no turismo. “Um dos grandes desígnios da Turismo do Centro é aumentar o número de estadas no nosso território. Em 2024, a estada medida do turista durante a prova foi de 1,8 noites na nossa região, um número acima da média anual. Com a entrada de três novos concelhos, estou certa de que o impacto será ainda maior”, frisou. Além disso, acrescentou, “os países que são impactados pelas imagens do Rally, nomeadamente nas transmissões televisivas, são os países emissores de turismo para a região Centro. Por tudo isto, espero que a parceria entre a TCP, o ACP e os municípios da região Centro continue por muitos anos e que o Rally de Portugal continue a ser uma marca mundial associada à marca Centro de Portugal”.
Carlos Barbosa, presidente do ACP, realçou o crescente protagonismo do Centro de Portugal no evento: “Cada vez mais, o Rally de Portugal está no Centro. O difícil é termos dias suficientes para incluir tantos troços no Centro. Agradeço às câmaras municipais e à Turismo Centro de Portugal, que nos têm acompanhado nesta aventura desde 2019. Sem vocês, seria impossível haver Rally de Portugal. Agradeço também a todas as pessoas da região, que nos recebem com muito carinho. Os troços aqui têm sempre muito público e muita segurança, o que é muito importante. Vai ser um Rally muito bom, com troços novos e com algumas mudanças nos troços já existentes. Acredito que vai ser o melhor Rally de sempre até hoje feito na região Centro”.
A assinatura do contrato-programa teve lugar na Casa do Paço, na Figueira da Foz, Assinaram o contrato-programa, além de Anabela Freitas e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, o anfitrião, Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e os autarcas representantes dos restantes municípios da região envolvidos: Jorge Almeida (Águeda), António Loureiro (Albergaria-a-Velha), Luís Paulo Costa (Arganil), Rui Sampaio (Góis), Ricardo Pardal (Mortágua), Pedro Lobo (Sever do Vouga), Francisco Veiga (Coimbra) e João Santos (Lousã).

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

Investimento ascende a 12,8 milhões de euros. Helena Teodósio visitou trabalhos finais da nova ETAR de Cantanhede

 
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e o seu homólogo de Mira, Artur Fresco, visitaram esta terça-feira, 25 de fevereiro, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cantanhede, situada em Cochadas, freguesia da Tocha, a convite da administração da Água do Centro Litoral (AdCL).
Acompanhada dos administradores da INOVA-EM, Pedro Cardoso e Pedro Castro, assim como do vereador Fernando Pais Alves e do presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, a autarca foi recebida pelo presidente da AdCL, Alexandre Tavares, e pelo diretor de Engenharia da AdCL, Mauro Azevedo, que deram a conhecer os desenvolvimentos da empreitada, que se encontra na fase final de testes, e o processo de tratamento da ETAR.
O Conselho de Administração regozija-se pelo estado de avanço desta empreitada crucial para território, em prol de um ambiente melhor”, afirmou o presidente da AdCL, Alexandre Tavares.
Helena Teodósio, por seu lado, manifestou “a expetativa de que os testes finais sejam concluídos o mais rapidamente possível, para que a ETAR entre em funcionamento muito em breve. Esta é uma infraestrutura pela qual a Câmara Municipal de Cantanhede se bateu vigorosamente no entendimento de que vem resolver algumas situações que apesar de tudo têm sido de algum modo mitigadas”, afirmou a autarca, congratulando-se “por estarem criadas as condições para serem estruturalmente resolvidas”.
Recorde-se que a empreitada de conceção-construção desta ETAR representa um investimento superior a 9 milhões de euros, cofinanciada pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tendo diso consignada, em janeiro de 2023, ao consórcio “Espina & Delfin/ Factor Ambiente”.
Além da construção da ETAR, a AdCL tem ainda em fase conclusão a empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de 3,7 milhões de euros, igualmente cofinanciado pelo POSEUR, obras que visam reforçar o Sistema de Saneamento da Ria Sul-Aveiro e solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e Mira.
A ETAR de Cantanhede irá servir as áreas do município de Cantanhede que atualmente são abrangidas pelo subsistema Ria Sul-Aveiro e a zona de ampliação da cobertura “em baixa” desse município, nomeadamente as localidades de Ourentã, Cantanhede, Pocariça, Febres, Cadima, Sanguinheira e São Caetano e Tocha.
As duas empreitadas, que representam um valor total de cerca de 12,8 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR, incluem a construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cantanhede e de 1,2 km de emissários de saneamento e ainda o aumento de capacidade das cinco estações elevatórias existentes (Pocariça (CT1); EE Pisão (CT2); EE Catarinões (CT3); EE Taboeira (CT5); EE Casal dos Netos (CT6).



Marinha Grande | POPULAÇÃO DA MARINHA GRANDE DEBATEU PROPOSTA DA 1.ª REVISÃO DO PDM

 
O Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, esteve cheio para a sessão de esclarecimento sobre a primeira revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), na noite de 26 de fevereiro.

A sessão contou com a participação do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, bem como de técnicas da Divisão de Planeamento Estratégico, Mobilidade e Transportes e de especialistas da empresa Lugar do Plano, responsável pela elaboração da proposta de revisão.
Durante a apresentação, o presidente da Câmara destacou a importância da revisão do PDM para o crescimento sustentado do concelho, sublinhando que o objetivo principal é criar condições para o desenvolvimento económico e social.

Até ao dia 13 de março de 2025, decorre o período de discussão pública da 1.ª revisão do PDM da Marinha Grande. Este momento é crucial para que os cidadãos possam contribuir para a definição do futuro do concelho através da apresentação de sugestões, observações e contributos.
Os documentos relativos à revisão do PDM estão disponíveis para consulta de forma online, através do site do Município (www.cm-mgrande.pt/p/revisaopdm), e presencialmente no Centro Empresarial (Zona Industrial da Marinha Grande, Rua de Portugal), nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira: 9h30 - 12h30 e 14h00 - 19h00
Sábados: 9h30 - 12h30

Os cidadãos podem apresentar as suas sugestões, observações ou contributos por escrito, utilizando o formulário específico disponível no site do Município. As sugestões podem ser enviadas por diferentes meios:

Online: Através do formulário disponível em www.cm-mgrande.pt/p/formulariorevisaopdm 

Presencialmente: No Centro Empresarial ou no Edifício da Câmara Municipal

Por correio: Câmara Municipal da Marinha Grande, Praça Guilherme Stephens – 2430-522 Marinha Grande


ªGabinete de Comunicação e Imagem