terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Cantanhede | Programa orçamental do universo autárquico ronda os 70 milhões de euros. Assembleia Municipal aprova orçamento camarário de 52 milhões para 2025

 
A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por maioria, na passada sexta-feira, 27 de dezembro, um programa orçamental que ascende a 52 milhões de euros, seguindo o mesmo sentido de voto registado na reunião camarária de 20 de novembro. Se estendermos ao grupo municipal, que inclui a INOVA-EM, Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia e ABAP – Associação Beira Atlântico Parque, o orçamento do universo autárquico para 2025 é de aproximadamente 70 milhões de euros.
Com um valor total de 52.038.629 euros, mais 9,5 milhões de euros face a 2024, o orçamento da Câmara para 2025 reflete não apenas as novas competências transferidas pela Administração Central, mas também um conjunto de investimentos de relevo assumidos pelo Município de Cantanhede, também devido aos compromissos associados a essas novas responsabilidades, com destaque para a renovação do parque escolar e também da rede de cuidados de saúde primários.
“Este orçamento reflete bem o grau de exigência com que a Câmara Municipal está confrontada para assegurar que seja executado com a mesma eficiência e eficácia que tem pautado a sua atuação”, refere a presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio.
Ainda de acordo com a autarca, os documentos previsionais do Município de Cantanhede para 2025 obedecem a “uma lógica de sustentabilidade dos recursos financeiros de que a autarquia dispõe para responder ao alargamento das responsabilidades que passou a deter em novas áreas que, entretanto, ficaram sob a sua alçada, projetando tanto quanto possível os investimentos de capital em infraestruturas e equipamentos coletivos com carácter estruturante para o reforço da coesão territorial”.
No que diz respeito às despesas de capital, o documento reflete obras estruturantes com financiamento já garantido, como a requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria, o Centro de Saúde de Cantanhede ou a nova unidade de saúde de Covões. Já com candidaturas finalizadas e a aguardar homologação estão outros 11 projetos, num valor global de 16,2 milhões de euros. A par disso, saliente-se o valor dedicado à requalificação da rede viária do concelho, superior a 5,6 milhões de euros.
Os recursos financeiros a alocar às obras nos setores da educação e da saúde têm efetivamente um peso considerável no aumento das despesas de capital”, adianta a autarca.
Já na despesa corrente, a rubrica de aquisição de bens e serviços tem um valor inscrito de 8,6 milhões de euros, para matérias tão diversas como refeições escolares, iluminação pública, combustíveis, etc.
Nas Grandes Opções do Plano, as funções sociais – educação, ação social, desporto e cultura – têm um peso no Orçamento de 2025 na ordem dos 56%, seguindo-se as funções económicas - transportes rodoviários, turismo, agricultura, indústria e energia - com 32%.
A terminar, Helena Teodósio reforça que a execução do Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município de Cantanhede para 2025 “dá expressão bem eloquente do extraordinário trabalho realizado pelas equipas dos diferentes setores da Câmara Municipal na elaboração de candidaturas ao PRR e ao Portugal 2030”, conclui.







BURGER KING® CHEGA A ÁGUEDA


.Marca reforça presença no distrito de Aveiro onde já criou mais de 350 postos de trabalho.

·Este é o 1 º restaurante a abrir no concelho de Águeda e o 12º no distrito de Aveiro.
Lisboa, 31 de dezembro 2024 –O Burger King ® acaba de inaugurar o seu primeiro restaurante no concelho de Águeda. Presente há 23 anos no mercado português, este é o 12º restaurante do Burger King ® no distrito de Aveiro, onde a marca chegou pela primeira vez em 2007, para se instalar em Ovar. A última abertura foi este ano em julho, na Mealhada
Esta abertura em Águeda representa a criação de 30 postos de trabalho diretos, num total de mais de 350 postos de trabalho já criados pelo Burger King ® no distrito.

No novo restaurante de Águeda os clientes podem encontrar toda a oferta do menu Burger King ® e saborear clássicos como o Whopper ® , nas suas várias opções (carne, vegetariano e sem glúten) e as edições limitadas como o Brutal Bacon, acompanhados pelos snacks e terminando nas irresistíveis sobremesas. Os pequenos não foram esquecidos porque além de um Playking divertido, sempre haverá surpresas esperando por eles no Menu King Jr. ® , bem como as coroas icônicas que fazem os clientes do Burger King ® se sentirem os reis do momento!
O restaurante conta com serviços como sistema de refil de bebidas, quiosques de pré-encomenda e wifi gratuito, além do serviço de take away e Home Delivery. Este é um espaço projetado a pensar num modelo de proximidade, mais acessível e confortável para todos os que o visitam, e que quer proporcionar momento de partilha e de convívio em família ou entre amigos. Essa premissa está presente na arquitetura e disposição do restaurante e na sua decoração, criando um espaço onde dá gosto estar e desfrutar do verdadeiro sabor da carne na grelha.
A abertura desses restaurantes faz parte do plano de expansão do Burger King® que prevê, até o final de 2024, abrir mais de 200 restaurantes em Portugal. Com cerca de 5000 colaboradores, uma das prioridades estratégicas da marca passa por criar uma maior proximidade com o consumidor, através de uma estratégia de expansão e de crescimento, com o objetivo de continuar a levar o sabor autêntico da grelha a todo o país e a promover o crescimento econômico local através da criação de novos empregos.

Localizado na Avenida 25 de Abril Nº43, em Águeda o restaurante está aberto 7 dias por semana, das 11h30 às 00h00, com o serviço Drive Thru funcionando de segunda a quinta-feira até às 01h00 e de sexta e domingo até às 02h00. Possui uma área com mais de 350m2 e capacidade para 159 pessoas, sendo 68 em sala e 91 em terraço.

*Gerente de Clientes
Sónia Matos

Silves | LADO B TRAZ ANA LUA CAIANO AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 A iniciativa LADO B da Câmara Municipal de Silves, prossegue no dia 17 de janeiro, pelas 21h30, com ANA LUA CAIANO, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
ANA LUA CAIANO explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, criando melodias que remetem para a tradição, numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidia.
 
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/150399-lado_b_com_ana_lua_caiano-t_mascarenhas_gregorio/
e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h30, caso haja disponibilidade de bilheteira.
 
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao espetáculo, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
 
Classificação etária: M/6
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt
 
 
+ sobre ANA LUA CAIANO
 
Tendo sido considerada “Artista Revelação” com os seus dois primeiros EPs, Ana Lua Caiano encontra-se em digressão com o seu primeiro álbum “Vou ficar neste quadrado”. A sua música tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, tendo estado nomeada para os NME Awards e agora como “Artista revelação” nos PLAY-Prémios da Música Portuguesa. A digressão do novo álbum conta já com mais de 60 datas confirmadas em Portugal e além fronteiras e, recentemente, Ana Lua Caiano esteve em destaque em grandes meios de comunicação internacionais, como a revista GQ, o jornal francês Le Monde, na publicação Songlines, e também na edição impressa da The Wire Magazine.

 

 

...