segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Torres Vedras | Aprovado o projeto de execução para a construção da ligação entre a A8 e as Palhagueiras


No dia 23 de dezembro, na Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, foi aprovado o projeto de execução para a construção de uma nova ligação viária entre a A8 e a área empresarial das Palhagueiras, uma obra estratégica para o desenvolvimento económico e a melhoria da mobilidade no Concelho. O projeto está enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de um contrato de financiamento com a Câmara Municipal de Torres Vedras, que visa contribuir para a modernização das infraestruturas, com vista à recuperação económica e resiliência dos territórios.
Esta nova ligação viária visa resolver problemas de acessibilidade na área empresarial, promovendo a competitividade das empresas instaladas e reduzindo custos logísticos. Além de beneficiar as atividades económicas, o projeto contribuirá para a segurança rodoviária ao desviar o tráfego urbano, aumentando a segurança rodoviária.

Para a execução da obra foi também aprovada a resolução para o requerimento da Declaração de Utilidade Pública que terá ainda de ser aprovada pela Assembleia Municipal. Esta declaração reconhece que o projeto é de interesse público, permitindo proceder à aquisição dos terrenos privados afetados pela obra, mediante compensação justa aos proprietários de terrenos que totalizam uma área de 396.690 m².

Prevê-se que a ligação viária entre a A8 e as Palhagueiras esteja concluída no final de 2027.

MUNICÍPIO DE SILVES OFERECEU AMBULÂNCIA AOS BOMBEIROS


O Município de Silves ofereceu uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, tratando-se de um veículo dedicado e devidamente equipado para o transporte múltiplo de doentes, sendo que o investimento ascendeu a 59 mil euros.
O Município de Silves tem como, uma das linhas de orientação estratégica, a prestação de apoio continuado e consistente às Corporações dos Bombeiros Voluntários de Silves e São Bartolomeu de Messines, criando condições para um serviço de socorro mais eficaz e contribuindo também para a sustentabilidade financeira das Associações Humanitárias.

CCDR: 50 milhões de euros para a gestão de resíduos urbanos


A Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro (Centro2030) abriu dois concursos, com uma dotação de 50 milhões de euros, para apoiar intervenções ligadas à gestão dos resíduos urbanos.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), Isabel Damasceno, «a abertura destes dois concursos significa um empenho da Autoridade de Gestão na resolução dos problemas relacionados com a gestão de resíduos urbanos. As metas europeias de reciclagem de resíduos urbanos apontam para uma percentagem de 55% em 2025, 60% em 2030 e 65% em 2035, e uma redução para 10% do desperdício urbano que acaba em aterros sanitários em 2035, valores que são muito ambiciosos, em particular na região Centro. A nossa aposta vai no sentido de uma redução gradual da recolha indiferenciada e uma forte aposta na recolha seletiva».

O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em alta: Tratamento de resíduos e Sistemas de suporte à gestão” tem uma dotação de 34 milhões de euros e destina-se a responder por objetivos como a valorização dos resíduos urbanos, o aumento significativo da preparação para reutilização e reciclagem e do desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis de aterro, contribuindo para cumprir as metas europeias fixadas para 2030 e a eliminação progressiva da deposição em aterro.

O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em baixa - ITI CIM: Recolha seletiva de resíduos e Sistemas de suporte à gestão”, que tem uma dotação de 16 milhões de euros, destina-se à promoção da transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, através da valorização de resíduos urbanos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem e a circularidade dos recursos.

A gestão de resíduos diz respeito às tarefas de recolha, transporte, triagem, valorização e eliminação dos resíduos das habitações. Os sistemas em baixa cuidam da recolha de resíduos provenientes das habitações e os sistemas em alta trabalham nas restantes etapas, como a triagem, tratamento, valorização e eliminação.

Os avisos de concurso podem ser consultados em https://centro2030.pt/avisos/

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação



Ministra da Saúde entregou a primeira viatura. Município de Cantanhede recebe seis veículos elétricos para reforçar atuação na área da Saúde

 
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, entregou um veículo elétrico ao Município de Cantanhede, durante a cerimónia de entrega de veículos elétricos aos municípios da região Centro, realizada na última quinta-feira, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal.
As restantes cinco viaturas vão ser entregues nos próximos dias pela Unidade Local de Saúde de Coimbra.
Esta carrinha de cinco lugares vai contribuir para melhorar a prestação de cuidados de saúde às comunidades, promovendo maior eficiência e acessibilidade nos serviços disponibilizados à população”, sublinhou a vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
De acordo com Mário Ruivo, vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, foram entregues simbolicamente, na cerimónia, 56 viaturas.
O processo foi iniciado em 2022, pela ARS Centro, no âmbito de uma candidatura do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e contou com um financiamento de cerca de 3,8 milhões de euros.
Segundo Mário Ruivo, foi identificada a necessidade de 117 viaturas, às quais foram adicionadas 12, num total de 129 veículos elétricos, “devidamente adaptados para a organização de cuidados domiciliários”.
Esta iniciativa visa promover a acessibilidade a cuidados médicos e está alinhada com os objetivos de sustentabilidade ambiental e mobilidade verde, contribuindo para a redução da pegada de carbono.
A saúde é, de facto, coesão, a saúde é também fator de desenvolvimento, inovação, é fator económico determinante para as comunidades, é também empatia, afeto e humanização. A saúde é uma espécie de área muito, muito complexa, onde tudo se mistura e onde todos os riscos, quando não a temos, estão presentes, mas também onde temos muitas, muitas, oportunidades de nos desenvolver. É um prazer enorme estar aqui”, referiu a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.



Portalegre | Monforte junta 35 dadores de sangue e inaugura monumento


Depois de termos chegado às 23 colheitas, um pouco pela maioria dos concelhos do distrito, eis que fechámos 2024. Mas temos já aprovado calendário para o próximo ano. E foi muito estimulante a brigada que empreendemos em Monforte e que pôs no terreno a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, o Grupo de Dadores de Sangue de Monforte e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
O quartel dos bombeiros local recebeu 35 pessoas dispostas a doar sangue – pormenor que salientamos. Assim como interessante foi a participação do sexo feminino, com duas dezenas de inscrições (57,1 %).
Avaliados os presentes, em termos clínicos, quatro deles não puderam concretizar a doação. Mas, em boa hora, saíram de Monforte 31 unidades de sangue total que irão equilibrar as reservas regionais.
Quanto a novos dadores, compareceram três, dois dos quais mulheres.
Destaque para outro momento muito esperado. Por ocasião do 17.º aniversário do Grupo de Dadores de Sangue de Monforte, procedeu-se à inauguração do monumento de homenagem aos dadores, sito junto ao edifício do centro de saúde. Uma forma de manter acesa a chama da causa da doação.
Convém realçar todo o empenho do Grupo de Monforte que é "braço amigo" da ADBSP e que tem à frente o incansável João Manuel Gonçalves. Para tal, contaram com o indispensável sufrágio da Câmara Municipal. Na inauguração marcaram presença o Presidente da Câmara, Gonçalo Lagem, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Monforte e de Veiros, o Dr. Igor Filipciuc, pela ULSAALE, o Presidente da ADBSP, Beto Eustáquio, e o Presidente da FAS-Portugal, Paulo Cardoso, este a convite do Grupo de Monforte. Sempre ao som das "Pedrinhas de Arronches", foi degustado um animado e bem participado almoço apoiado pela autarquia monfortense. A festividade incluiu também a atuação do músico Jorge Gomes, a convite da Junta de Freguesia de Monforte.

Nisa a 04 de Janeiro
Temos novo encontro marcado a 04 de janeiro, no centro de saúde de Nisa. E a 11 de janeiro estaremos em Avis, também no edifício do centro de saúde. Sábados na parte da manhã.

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de momentos benévolos.


*José Rui Marmelo Rabaça

Aveiro | Recolha de resíduos e limpeza urbana no Natal e Ano Novo; Horário dos Transportes Públicos no Natal e Ano Novo


I – Recolha de resíduos e limpeza urbana no Natal e Ano Novo

Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, dias de Natal e de Ano Novo, não haverá serviço de recolha de resíduos urbanos indiferenciados e de biorresíduos no Município de Aveiro. Por esse motivo, a acumulação de resíduos nos contentores e via pública deve ser evitada, apelando-se à compreensão e colaboração de todos.
No que diz respeito aos dias 24 e 31 de dezembro, serão realizados como habitualmente dois serviços na cidade, para a recolha de resíduos urbanos indiferenciados e biorresíduos, no período diurno, a terminarem às 18h00. Os serviços de recolha de resíduos e limpeza urbana retomam os horários normais nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, assim como os pedidos de agendamento de recolhas de resíduos volumosos (monstros) e verdes, não havendo por isso motivo para a sua colocação sem aviso na via pública. Este serviço é gratuito e pode ser pedido através da linha de atendimento da Veolia (telefone 234 127 942) ou do endereço de correio eletrónico aveiro@veolia.com<mailto:aveiro@veolia.com>.

II – Horário dos Transportes Públicos no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Aveiro informa dos horários dos transportes públicos em Aveiro, para o período festivo de Natal e Ano Novo, dando nota de que o serviço de autocarros diz respeito, nos dias 24 e 31 de dezembro as últimas carreiras com saída de Aveiro acontecem pelas 18h00. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não haverá serviço da Aveirobus.

Nestes dias, o transporte de lancha e ferry boat terá a sua primeira travessia às 07h40, São Jacinto > Forte da Barra, enquanto que a última travessia será pelas 18h30, sentido Forte da Barra > São Jacinto. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro a primeira travessia será pelas 9h30, em São Jacinto e a última às 16h50 no Forte da Barra.

No dia de Natal (25 de dezembro) e de Ano Novo (01 de janeiro) a ligação rodoviária ao ferry boat é garantidalinha 36 da Busway, entre o Terminal Rodoviário de Aveiro e o Cais do Forte da Barra.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Imagem c/DR