segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

No sábado, dia 04 de janeiro. Orquestra e Coro Sinfónico Inês de Castro realizaram concerto de Ano Novo em Cantanhede

 
A Igreja Matriz de Cantanhede encheu para acolher o tradicional concerto de Ano Novo, no sábado, dia 04 de janeiro.
Sob a direção do maestro Artur Pinho Maria, o espetáculo contou com a presença do Coro Sinfónico Inês de Castro e Orquestra Inês de Castro, de Coimbra, tendo como solistas Catarina Padilha, Soprano, Grace Feltoe, Mezzo-Soprano e Ricardo Vicente, Tenor, que proporcionaram uma experiência musical verdadeiramente arrebatadora.
A interpretação da obra "Lux", do compositor Dan Forrest, protagonizou um momento inesquecível de música e emoção, antecedido da interpretação dos temas Domine Deus – Gloria RV 589, de Antonio Vivaldi; Alleluia – Exsultate Jubilate K.165, de W.A. Mozart e Cantique de Noël (O Holy Night), de Adolphe Adam.
Organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Unidade Pastoral de Cantanhede, o concerto teve entrada gratuita sujeita à lotação da igreja.
Entre o público encontrava-se o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso e a vereadora Célia Simões, o pároco João Pedro Silva, o presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e outros autarcas, além de representantes de instituições do concelho.
A atuação celebrou o início de 2025 em comunhão com a arte, a música, o enquadramento espiritual e a beleza do património cultural.
O vice-presidente da Câmara cumprimentou todos os presentes, em representação da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, agradecendo à Unidade Pastoral a “oportunidade de ver realizado um extraordinário espetáculo musical, numa sintonia e num enquadramento ímpar: a qualidade dos temas, em particular o tema central “Lux” de Dan Forrest, a magia da música, o enquadramento espiritual e a beleza do património cultural”.
Na saudação aos presentes para o novo ano, o autarca formulou os “votos de um 2025 com esperança renovada, um forte compromisso com o futuro, e com oportunidades de realização das maiores aspirações de cada um a nível pessoal, familiar e profissional. Um novo ano pleno de saúde, bem estar, ambiente de paz e muita luz, e partindo desta majestosa obra musical, que cada um dos presentes seja luz de esperança e alegria nas diversas circunstâncias da vida e para todos os que se cruzam connosco. Que este imperativo ético que é a Paz, condição de desenvolvimento progresso e felicidade dos povos, e cuja construção nos implica a todos, se sobreponha aos tempos de guerra e sombras que pairam no mundo, aos sinais muito negativos e de escuridão”.

Para assistir a 10 de janeiro, às 17h30, na Católica Porto Business School. Integração da sustentabilidade na estratégia corporativa em debate na Universidade Católica


Como incorporar a sustentabilidade e a regeneração na estratégia empresarial e nos negócios, ao mesmo tempo que o desempenho financeiro e as práticas de gestão são beneficiados? Este é um dos temas em debate na Sessão de Apresentação da 2ª edição da Pós-graduação em Sustentabilidade e Regeneração, que se realiza a 10 de janeiro, às 17h30, na Católica Porto Business School.
João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e docente da Escola Superior de Biotecnologia da UCP) e Luís Rochartre, industry fellow para a área de Sustentabilidade da UCP, vão ser os oradores da Sessão de Apresentação da segunda edição da Pós-Graduação em Sustentabilidade e Regeneração. Lançada no âmbito do INSURE.hub, uma iniciativa que envolve a Católica Porto Business School, a Escola Superior de Biotecnologia e a Planetiers New Generation, esta formação executiva conta também com a colaboração da KPMG.

Mais do que um curso tradicional de gestão, a Pós-Graduação em Sustentabilidade e Regeneração integra o conhecimento de duas Escolas da Universidade Católica Portuguesa – Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia -, com a vasta experiência de parceiros internacionais nas áreas da inovação e sustentabilidade, cruzando as ciências e a gestão. O objetivo é preparar profissionais com o conhecimento e competências necessárias para transformar os modelos de gestão atuais e evoluir para uma economia limpa e circular, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Ao longo da pós-graduação os participantes vão ser expostos a diferentes áreas como a economia circular, a bioeconomia, a inovação disruptiva e circular, o mapeamento da sustentabilidade na estratégia das empresas, a utilização de soluções disruptivas para investir em territórios e, no final, construir um plano de ação para a sustentabilidade e regeneração, com base na elaboração de um projeto aplicado ao longo do programa.

Para mais informações consulte:

*Fernanda Teixeira

Proença-a-Nova acolhe Festival Gastronómico da Salada de Almeirão em janeiro de 2025


O Município de Proença-a-Nova promove, nos fins de semana de 10 a 12, 17 a 19 e 24 a 26 de janeiro de 2025, o Festival Gastronómico da Salada de Almeirão, que irá decorrer nos restaurantes do concelho.

Este evento celebra um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia local – a Salada de Almeirão – conhecida pelo seu sabor único e pelos benefícios para a saúde, especialmente no inverno. Os visitantes terão a oportunidade de saborear esta especialidade em mais de 15 estabelecimentos.
Além das refeições, os participantes poderão habilitar-se a ganhar uma Mochila de Piquenique, bastando apresentar o talão de consumo no Posto de Turismo.

Com esta iniciativa, Proença-a-Nova reforça o seu compromisso com a valorização das tradições locais, oferecendo uma experiência gastronómica imperdível. Mais informações no em www.cm-proencanova.pt.

Para este ano estão ainda previstas outras iniciativas gastronómicas nos restaurantes do concelho: em maio regressará o D’Gustar Cereja e em agosto o Festival da Tigelada.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



LOGOTIPO ASSINALA COMEMORAÇÕES DOS 75 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE SOLIDAREIDADE SOCIAL SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE


A Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para assinalar as comemorações dos 75 anos da sua fundação, acaba de divulgar um novo Logotipo, que acompanhará todos os eventos que venha a realizar ao longo do ano.
Com o ano de 2025 a iniciar-se, a Sociedade Columbófila, anuncia o arranque das comemorações das suas bodas de diamante, celebração que terá lugar durante os 12 meses do ano, com a apresentação deste logotipo.
Fundada em 24 de agosto de 1950, embalados pelo prestígio que o pombo correio alcançava, naquela época, no quotidiano dos portugueses, um grupo de cantanhedenses decidiu criar na vila de Cantanhede uma Associação que albergasse e congregasse os aficionados daquela modalidade.
Assim e em volta das “tertúlias” do velhinho Café Central, ex-líbris da Vila de Cantanhede, através da ideia de Anselmo Baia, nasceu a 24 de Agosto de 1950, a Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhado, nesta odisseia por Joaquim Protásio, José Maria Gaspar (Zeca), entre outros.
Embora fundada nessa data, só em 4 de outubro do mesmo ano, foi aprovada a sua constituição, através do despacho de S. Ex.ª o Subsecretário de Estado da Educação Nacional, que aprovou a proposta formalizada pela Direcção-Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, na pessoa do Diretor Geral, Interino, João do Sacramento Monteiro, publicada no Diário do Governo II Série – número 240, de 14 de outubro de 1950.
Com o intuito de recordar esse momento, a Sociedade Columbófila, prepara-se, agora, para celebrar os 75 anos de existência, apresentando, entre outras novidades, um novo logotipo de aniversário.
De resto e não apenas pelas comemorações das chamadas bodas de diamante, o ano de 2025 promete ser um ano particularmente importante no percurso da Associação sediada na cidade de Cantanhede.