quarta-feira, 30 de abril de 2025

CAMPANHA DA PRIMAVERA: “DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!”


Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar
Sobre a possibilidade da mudança para as outras instalações nada podemos adiantar, assim sendo, vamos continuar nas actuais. É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação vai complicar-se.
A dádiva de sangue é um acto de amor que salva vidas! A sua dádiva pode ser a esperança que alguém tanto precisa”. Faça parte dessa corrente de solidariedade.

Agradecemos pelo vosso apoio e generosidade. Com a vossa doação de sangue, estaremos salvando vidas e trazendo esperança para aqueles que mais precisam.

Informações: 964 470 432 ou 234 095 331 (Sede) com encaminhamento grátis




Solidariedade | Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar pessoas com deficiência intelectual. Campanha na rua de 9 de maio a 1 de junho

Lisboa, 28 de abril 2025 – Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arranca no dia 9 de maio mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Até 1 de junho, centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de norte a sul do país, em atividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.
Durante a campanha nacional, espera-se vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que este ano terá o valor de €2,50. Como habitualmente, as receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.
Uma das particularidades do Pirilampo Mágico é “esconder” a sua cor, em cada ano, até ao momento da revelação, que acontece na cerimónia de abertura da campanha. O suspense entusiasma os fãs, que enchem as redes sociais com os habituais palpites.
A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento, com o Pirilampo Mágico a marcar presença nos programas da Antena 1 e RTP como forma de sensibilização para uma das causas mais nobres de solidariedade do nosso país.
Igualmente fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a FENACERCI no seu objetivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.
Através da rede nacional de balcões do Banco Montepio, das lojas CTT e presente em todas as caixas Pingo Doce, o Pirilampo Mágico consegue chegar ainda mais longe.
Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em ações de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.

Para mais informações:
Ana Pouseiro (Comunicação e Marketing Social)

Espanhóis lideram a lista de visitantes em Portugal na Semana Santa


O top cinco de nacionalidades inclui ainda os alemães, franceses, italianos e turistas dos Países Baixos.
Roterdão e Antuérpia foram os principais destinos dos portugueses.
Madrid foi a cidade dos país vizinho que os portugueses mais visitaram.
O turismo em Portugal continua em alta, com previsões de estabilização, crescimento, mas também diversidade de procura e oferta, e a semana da Páscoa continua a ser um momento alto do ano com picos de ocupação hoteleira e movimentação turística. Tal como em anos anteriores, os turistas espanhóis foram os que lideraram o top de visitantes em Portugal, e também os que mais gastaram no nosso país durante os dias da Semana Santa, de acordo com a SIBS Analytics, representando 18% das transações bancárias em território nacional, numa tendência de crescimento de gastos em comparação com o ano passado. Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.

Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.

A aplicação de estacionamento EasyPark analisou os estacionamentos realizados em Portugal durante os dias da Semana Santa, de 11 a 21 de Março, revelando que foram os espanhóis quem mais estacionou em Portugal. Seguidos de perto dos turistas da Alemanha, França, Itália e Países Baixos, o top cinco de nacionalidades que visitaram o país. De facto, os nossos vizinhos não apenas são dos que mais visitam Portugal ao longo do ano, como também têm como destino principal Portugal em épocas festivas.

Assim, 30% dos visitantes condutores em Portugal eram de origem espanhola, seguidos dos alemães (17,8%), franceses (12%), italianos (8%) e dos neerlandeses que representaram 7%. Lisboa é, de facto, a cidade mais visitada pelos condutores espanhóis durante a Semana Santa.

A preferência alemã com a Península Ibérica é, ainda, bastante clara, uma vez que, de acordo com dados da EasyPark, Espanha teve também nos alemães os seus principais turistas, representando 36% do total de estrangeiros que visitaram o país vizinho. Contudo, os portugueses representaram apenas 2% dos visitantes em Espanha, sendo Madrid a cidade de eleição.

Na verdade, os portugueses optaram por cidades como Roterdão e Antuérpia como destino de eleição neste período de férias, Copenhaga, Amesterdão e Milão. Representando uma tendência turística dentro da Europa que se tem consolidado nos últimos anos.

“O turismo em Portugal tem vindo a crescer bastante e, tal como apontam os dados oficiais do Turismo de Portugal, ultrapassou já as tendências pré-pandemia. Com estas movimentações de visitantes, e considerando a fácil circulação de viaturas em toda a Europa, os dados que a EasyPark recolhe são reflexo de um incremento no turismo europeu em Portugal”, comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “É natural e histórica esta movimentação entre Portugal e Espanha, mas é também claro o interesse de outras nacionalidades pelo nosso país. A possibilidade de utilizar a tecnologia a favor dos utilizadores, sem complicações ou barreiras linguísticas no ato de pagamento e gestão da mobilidade é um fator determinante para uma experiência e visita mais aprazível. O nosso foco são as cidades mais habitáveis e uma mobilidade sem fricções em mais países", conclui.

Sobre o EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma plataforma mundial de mobilidade que tem como visão tornar as cidades mais habitáveis. Presente em mais de 20.000 cidades em mais de 90 países, a empresa simplifica a mobilidade em todo o mundo.

Em 2025, o EasyPark Group expandiu os seus serviços através de algumas aquisições, sendo a mais significativa a aquisição da Flowbird. O grupo está preparado para apoiar as cidades, fabricantes de automóveis, empresas e operadores com uma plataforma de mobilidade onde a tecnologia, os dados, as informações e os pagamentos tornam a vida urbana mais simples para todos.

O EasyPark Group é reconhecido como uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa pelo Financial Times e a Statista.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação
*Inês Fernandes

Missão empresarial incluiu visitas e reuniões. Biocant participou em seminário internacional em Cabo Verde

 

A associação Biocant integrou uma missão empresarial que, na passada semana, participou no seminário internacional “Agrotour: Incubação e Empreendedorismo em Cabo Verde”, que reuniu especialistas, empresários e representantes institucionais, locais, nacionais e internacionais naquele país africano.
A Agrotour é uma Incubadora Municipal de Negócios situada na cidade de Pedra Badejo (Ilha de Santiago) e dinamizada pela Câmara Municipal de Santa Cruz, que conta com o apoio de várias incubadoras e municípios portugueses, que contribuem com o seu know-how na dinamização de ecossistemas e do empreendedorismo.
O seminário partiu da iniciativa estratégica que visou dinamizar o ecossistema empreendedor local, com especial enfoque nos setores produtivos da agricultura, pecuária, pesca e turismo, gerando reflexão, debate, aprendizagem e partilha de experiências entre os oradores e participantes, com vista a incentivar a inovação, a criação de emprego e a inclusão económica, sobretudo nas zonas rurais.

A Biocant é associada fundadora e integra os órgãos socias da incubadora Agrotour, tendo sido representada pelo seu administrador, Carlos Fernandes, que foi um dos oradores do painel destinado a compartilhar “desafios, sucessos e aprendizagens dos sócios portugueses da incubadora”, moderado por João Nogueira, diretor do AICEP e conselheiro económico e comercial da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.
Na sua intervenção, Carlos Fernandes, destacou a visão do Município de Cantanhede que soube posicionar-se estrategicamente e criar as condições para a implementação do Parque Tecnológico de Cantanhede – Biocant Park, exemplo de sucesso, cujo modelo poderá ser replicado, com as devidas adaptações, neste projeto cabo-verdiano.

Para além da participação neste seminário, o programa desta missão empresarial, incluiu ainda visitas e reuniões com algumas das mais importantes entidades locais ligadas ao desenvolvimento económico, nomeadamente na Embaixada de Portugal, e Pro Empresa – Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, BIC - Business Incubation Center e Praia Tech Park.

Teremos sempre a luz da Lua. Eis o cartaz do Festim'25! De 20 de junho a 10 de julho, em Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

Programa completo e bilhetes para concertos em sala: festim.pt
Momi Maiga (Senegal / Catalunha), Barbatuques (Brasil), Ana Carla Maza (Cuba), Constantinople (Irão / Canadá / Senegal), Calle Mambo (Chile) e BCUC (África do Sul) são os nomes que vamos poder ouvir, sob a luz da Lua, na 16ª edição do Festim, que decorre de 20 de junho a 10 de julho, em Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

O senegalês Momi Maiga, em formato quarteto, é o primeiro a subir aos palcos do 16º Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo: dia 20 de junho, no CAA - Centro de Artes de Águeda e, no dia seguinte, no Cineteatro Alba. O fim-de-semana seguinte é em dose dupla. Barbatuques (Brasil), uma referência na música corporal e vocal, já há muito esperados no Festim, chegam para dois concertos inesquecíveis: 27 de junho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e, no dia 28, no Cine-Teatro de Estarreja. Ao mesmo tempo, de Cuba, a compositora, cantora e violoncelista Ana Carla Maza apresenta o seu álbum "Caribe" no Cine-Teatro de Estarreja (27 de junho). No dia 28 de junho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, o projeto transcontinental Constantinople apresenta "Traversées", num encontro poético entre cordas e voz. A 3 de julho, na Quinta do Torreão (Albergaria-a-Velha), a festa faz-se ao som dos chilenos Calle Mambo. E, para terminar, no dia 11 de julho, os endiabrados BCUC (África do Sul), apresentam-se no Largo 1º de Maio, em Águeda.

Os bilhetes para os concertos em sala estão disponíveis em festim.pt.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros. Integra a rede europeia “Forum of Worldwide Music Festivals” e continua com o selo de qualidade "EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe". É apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

16º Festim: sob a luz da Lua.

Integrando as comemorações do Dia Mundial da Dança. MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE MARATONA DE DANÇA A 3 DE MAIO

 Mais de 2h30 de dança e cheias de ritmo terão lugar no próximo dia 03 de maio, em Silves. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Dança e convida todos os participantes a entrar no ritmo da zumba, hip hop, bachata, salsa e dança do ventre; num final de tarde repleto de melodia e muita animação no exterior do Complexo das Piscinas Municipais de Silves. A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
 
A atividade terá início pelas 17h00 com uma aula de zumba, por Alexis Moreira, Patrícia Estevão e Márcia Sofia. Às 17h30 será a vez de Clara Nunes desafiar os participantes para uma sessão de dança do ventre. Seguem-se os ritmos do hip hop (às 18h00), pela ÁsMove, que também fará uma demonstração de hip hop e salsa (às 18h30) e uma sessão de bachata e salsa (às 18h40). A atividade termina como começou, com meia hora de zumba, a partir das 19h10.
 
As inscrições poderão ser efetuadas até dia 3 de maio, através do link
 
A iniciativa é promovida pelo Município de Silves e conta com o apoio do Urban Gym e da ÁsMove Escola de Dança.
 

A Câmara Municipal de Silves convida todos a juntarem-se a esta maratona cheia de ritmo, energia e boa disposição!
 
+ info: sector de Desporto da CMS | T. 282 440 270 | email desporto@cm-silves.pt

Universidade de Coimbra tem microrrede elétrica que pode garantir fornecimento de energia em situações extremas

 
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem uma microrrede elétrica resiliente, para grandes edifícios ou comunidades de energia, que pode garantir o fornecimento elétrico a cargas críticas durante situações extremas ou catastróficas, em que ocorra falha da rede elétrica pública.
No passado dia 28 de abril, aquando do maior apagão que afetou toda a Península Ibérica e parte da Europa, esta tecnologia, desenvolvida no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FCTUC, teve a sua prove de fogo com condições reais, conseguindo, com sucesso, fornecer eletricidade às cargas críticas do edifício e funcionar de forma autónoma da rede publica.
«As microrredes são uma tecnologia que permite ter um sistema elétrico independente da rede elétrica inserido numa área geográfica específica e definida, como, por exemplo, um edifício, bairro ou localidade pequena. São usadas para fornecer eletricidade em zonas remotas onde a infraestrutura é fraca ou inexistente, para otimizar eficiência energética, custos e integração de energia renovável e, em casos extremos, garantir o fornecimento de energia elétrica aos clientes por si abrangidos quando tudo o resto falha», revela Alexandre Matias Correia, estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica ISR/FCTUC.
Esta microrrede tem como foco a resiliência e está concebida precisamente para fornecer eletricidade a cargas críticas (substituindo os geradores de emergência diesel) durante períodos prolongados de tempo (até 72h). Para tal, tem instalado um sistema fotovoltaico dedicado, dois sistemas de baterias, equipamento de potência especializado para gestão e sincronização de rede e carregamento bidirecional para veículos elétricos.
De acordo com o estudante da FCTUC, «este último sistema permite alimentar a rede elétrica local através da energia armazenada em veículos elétricos o que possibilita aumentar ainda mais a duração do fornecimento de energia elétrica, assim como disponibilizar potência em locais onde a infraestrutura é inexistente ou foi danificada». Para além disso, conclui Alexandre Matias, «a microrrede possui também uma capacidade regenerativa, usando os painéis fotovoltaicos e um sistema de gestão de cargas para recarregar baterias durante o dia, prolongando ainda mais o fornecimento às cargas críticas».

A microrrede resiliente é um projeto desenvolvido no âmbito da tese de Doutoramento de Alexandre Matias Correia, intitulada "Optimization and management of microgrids to deliver high power quality in critical and disaster situations", tendo sido já utilizada como protótipo piloto para outros trabalhos de investigação e ensino de Engenharia Eletrotécnica.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Rota do Românico distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025


A Rota do Românico foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria Projetos de Promoção Turística, nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viseu.
A distinção resultou da avaliação de 4671 consumidores, que revelaram uma satisfação global de 82,60% nos testes e estudos de mercado realizados.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação implementado em Portugal pela empresa Five Stars Consulting, que mede anualmente o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores.
Este sistema baseia a sua avaliação nas cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: a satisfação da experiência, o preço/qualidade, a intenção de compra/recomendação, a confiança na marca e a inovação.

Em 2025, na sua 8.ª edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões avaliou 1022 marcas nas diferentes regiões do país, envolvendo um total de 498.660 consumidores.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação
Rota do Românico | Itinerários Culturais



Feira de Março 2025 confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos; Maratona da Europa 2025 confirma afirmação internacional e impacto positivo no território

 
I – Feira de Março 2025 confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos

Com cerca de 550 mil visitantes, aposta em novas dinâmicas institucionais, forte adesão aos concertos e sinergias com outros grandes eventos, a edição deste ano reforça a afirmação contínua da Feira de Março como marca identitária de Aveiro

No momento de realizar o balanço da 589.ª Edição da Feira de Março, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), pela voz do seu Presidente, Ribau Esteves, sublinha que “a Feira de Março 2025 foi mais uma edição de excelência, que consolidou o evento como um dos maiores e mais relevantes do panorama nacional. A diversidade da programação, a qualidade da oferta e a forte adesão popular demonstram que a Feira continua a crescer e a reinventar-se com sucesso”.

Realizada entre 25 de março e 27 de abril, a Feira de Março recebeu cerca de 550.000 visitantes, que ao longo de mais de um mês encheram o espaço Aveiro Parquexpo– Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, com uma participação significativa e constante. Esta edição voltou a contar com uma forte componente de animação cultural e musical, tendo os concertos noturnos registado grande sucesso de público, com especial destaque para o concerto do Plutónio que registou lotação esgotada, com milhares de pessoas a marcar presença em cada espetáculo, reafirmando a Feira como um palco privilegiado da cultura popular e urbana.

A decisão estratégica de encerrar a Feira a 27 de abril, coincidindo com o dia da Maratona da Europa, revelou-se uma aposta ganha, promovendo uma sinergia entre eventos e potenciando a presença de visitantes e a visibilidade mediática de ambos os momentos.

O Presidente da Câmara destacou ainda a importância de aproveitar a força comunicacional da Feira para lançar e promover iniciativas relevantes do Município, como foi o caso da apresentação pública da nova empresa municipal “Aveiro Parquexpo”, da apresentação da nova edição do livro “Aveiro Cidade dos Canais”, e de outros eventos associados. “A Feira de Março é uma montra de excelência, também para as Associações do Municípios que quiseram participar. Quando associamos à sua programação conteúdos estruturantes e culturais, estamos a garantir que essas mensagens chegam mais depressa aos cidadãos e ao grande público”, afirmou Ribau Esteves.

Neste sentido, a edição de 2025 reforça o êxito da estratégia delineada há 12 anos pela CMA, que tem vindo a investir de forma consistente no crescimento, na modernização, diversificação e valorização deste certame. O percurso sustentado da Feira de Março, que alia tradição, inovação e impacto económico, confirma a sua importância crescente enquanto marca identitária de Aveiro e referência incontornável no calendário nacional de eventos.

Município de Vila Viçosa como convidado de honra
A edição de 2025 contou com a presença do Município de Vila Viçosa como convidado de honra, que ocupou o foyer do edifício principal do Aveiro Parquexpo, com uma mostra dedicada ao seu património, tradições e produtos locais. Esta presença insere-se numa lógica de cooperação intermunicipal que a CMA tem vindo a promover, com o objetivo de reforçar os laços entre territórios e dinamizar o turismo nacional.

A CMA agradece a todos os que contribuíram para o êxito da Feira de Março 2025 — visitantes, expositores, patrocinadores, parceiros, artistas, associações, toda a equipa técnica gestora, e muito em especial aos Cidadãos que a viveram — reafirmando o compromisso com a valorização deste evento que há séculos marca a vida económica, social e cultural de Aveiro e da Região.

II – Maratona da Europa 2025 confirma afirmação internacional e impacto positivo no território
Com cerca de 20 mil participantes de 77nacionalidades, evento reforça a promoção e marketing territorial de Aveiro, Município e Região

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta um balanço extremamente positivo da edição de 2025 da Maratona da Europa, que decorreu no passado dia 27 de abril.

Com um total de cerca de 20.000 atletas inscritosnas várias provas do programa (maratona, meia maratona, corrida de 10 km e caminhada de 5 km), a edição deste ano registou uma participação recorde, com atletas provenientes de 77 nacionalidades, 10 atletas de elite, consolidando a Maratona da Europa como um evento de dimensão internacional e crescente projeção no circuito nacional e internacional de provas de estrada.

“A Maratona da Europa é hoje uma marca afirmada de Aveiro, que alia desporto, turismo, ambiente e cidade. A edição de 2025 foi particularmente especial, ao acontecer no mesmo dia do encerramento da Feira de Março, permitindo um momento de grande mobilização popular e de afirmação da nossa capacidade organizativa. Foi mais um passo firme na estratégia que vimos implementando há 12 anos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Impacto económico, social e mediático
A prova revelou-se uma forte alavanca de promoção económica e turística da Região de Aveiro e da Região Centro, com a presença de milhares de pessoas — atletas, famílias e visitantes — que usufruíram da restauração, hotelaria e comércio local durante o fim de semana.

Em termos institucionais, destaque para a presença do novo presidente do Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura (segundo maior financiador da prova, depois da Câmara de Aveiro), bem como do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que esteve na génese deste enorme projeto enquanto presidente do Turismo do Centro de Portugal em 2019, na altura fazendo em equipa com Ribau Esteves e Paulo Costa, este o desafiador da GlobalSport para o nascimento da Maratona da Europa Aveiro. O evento contou com uma ampla cobertura mediática e digital, reforçada pela transmissão em direto num canal de televisão nacional – a TVI - e pela partilha de conteúdos em diversos meios locais e nacionais.

Percurso com assinatura urbana e natural
Com partida e chegada no Cais da Fonte Nova, o percurso da Maratona voltou a destacar os principais ícones naturais e urbanos dos Municípios de Aveiro e Ílhavo, passando pelos canais urbanos da Ria, zonas ribeirinhas, centro histórico e áreas verdes, numa combinação entre desporto, paisagem e património, que foi elogiada por atletas e público.

Integração estratégica com a Feira de Março
A coincidência da Maratona da Europa com o último dia da Feira de Março 2025 foi encarada como uma aposta estratégica e de sucesso, permitindo a convergência de públicos distintos e ampliando o impacto comunicacional de ambos os eventos. Esta sinergia resultou numa maior circulação de pessoas, maior visibilidade institucional e reforço da imagem de Aveiro como cidade ativa, dinâmica e multifacetada.

Agradecimento institucional
A CMA agradece o empenho de todos os que tornaram possível o sucesso desta edição: Atletas, Clubes, Voluntários, Associações, Bombeiros, Proteção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Forças de Segurança (PSP e GNR), ASCENDI, Entidades Parceiras (com destaque para a Câmara de Ílhavo) , Patrocinadores, Técnicos e Funcionários Municipais, assim como ao parceiro organizador a empresa Globalsport.

A Câmara Municipal de Aveiro reforça o seu compromisso com a valorização do desporto e a projeção internacional de Aveiro, preparando já com entusiasmo a edição de 2026 da Maratona da Europa, acreditando que o êxito alcançado na edição deste ano permitirá manter a prova entre as 100 melhores Maratonas do Mundo.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Bilhete Postal - RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP


Às vezes, a indignação significa dignidade, sede de um mundo melhor”. “Quando ouvimos dizer [América primeiro] é a mesma expressão de [Alemanha acima de tudo]. É a mesma coisa: os outros todos passam para segundo plano e só têm lugar no mundo depois de nós.”

Parei para ler esta afirmação quando me apercebi de quem a fazia. D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Bispo de Leiria-Fátima. Sem meias palavras, incita-nos a “resistir” ao novo “nazismo” da administração Trump. “Não se pode ceder ao autoritarismo, porque o que vem a seguir é muito perigoso.

Tem de se levar muito a sério as palavras e os atos do novo Presidente dos Estados Unidos”.

Alarmante? Sem dúvida. Pelo menos, de certeza com a intenção de alarmar, de fazer reagir. Embrulhado num alerta de preocupação. Vindo de outrem, diria que era exagerada. Da personalidade que o afirma obriga a parar para pensar.

Um outro pensamento de comentador deixou uma outra mensagem. Estamos perante “um retrato de uma ditadura in progress e de um homem ridículo e incompetente, mas sobretudo mafioso e muito perigoso”.

Começamos a aceitar que temos de ter uma atitude diferente de olhar os amigos de sempre. Hoje, assumem sem pudor ser descaradamente contra e combatem o nosso modelo de sociedade, os nossos valores, aquilo que faz da Europa um exemplo de tolerância e construção de um futuro melhor para todos.

Começamos a perceber de forma clara que temos de pensar seriamente que futuro estamos a construir para os nossos filhos e netos.

As palavras de D. José de Ornelas obrigam-nos a uma continuada reflexão.

*Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional

Destaque
[D. José de Ornelas] incita-nos a “resistir” ao novo “nazismo” da administração Trump”

Marinha Grande | “PASSAGEM DE TESTEMUNHO”: O VIDRO COMO HERANÇA

 Foi inaugurada no dia 24 de abril, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, a exposição “A Passagem de um Testemunho”, promovida pelo Município da Marinha Grande e com curadoria de Joana Silva. 
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves; e da curadora, Joana Silva, que sublinharam a importância de valorizar os artistas locais e a tradição vidreira como parte fundamental da identidade do concelho. 
A exposição destaca a importância da continuidade de saberes entre gerações para a arte vidreira e reúne obras de 13 artistas: Alfredo Poeiras, Arlindo Francisco, Cláudio Duarte, Eduardo Fróis, Fernando Esperança, Joana Silva, José Nascimento, Júlio de Jesus, Nelson Figueiredo, Noel Francisco, Olinda Colaço, Sandro Matias e Rita Barata.
A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada até 4 de outubro de 2025, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

NERC E ALIBABA UNEM FORÇAS PARA IMPULSIONAR EXPORTAÇÕES E ECONOMIA DA REGIÃO DE COIMBRA

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra anunciou hoje uma parceria estratégica com a Alibaba, líder mundial em comércio eletrónico B2B, que visa aumentar o potencial exportador das empresas da região, assim como desenvolver as competências digitais das empresas na área do e-commerce.
Esta iniciativa surge como uma oportunidade única de criação de mecanismos de apoio à internacionalização de empresas de setores estratégicos como moldes, plásticos, vinhos, produtos alimentares, farmacêuticas, tecnológicas, água e ambiente, mas não só.
 
"Esta parceria é um marco para o tecido empresarial da nossa região, permitindo que empresas da região de Coimbra, mas não só, possam aceder ao mercado global com investimentos reduzidos, contribuindo para o seu desenvolvimento económico", afirma o Eng. Horácio Pina Prata, Presidente da NERC. "O comércio eletrónico B2B representa o futuro da internacionalização e estamos orgulhosos de proporcionar esta oportunidade aos nossos associados."
 
A parceria inclui condições especiais de adesão à plataforma Alibaba.com, programas de capacitação e formação online sobre comércio eletrónico internacional, bem como consultoria personalizada para otimização da presença digital das empresas.
 
A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra é uma associação empresarial sem fins lucrativos que visa promover e desenvolver as atividades económicas da Região de Coimbra nos domínios técnico, comercial e associativo.

A Alibaba é a plataforma de e-commerce B2B líder no comércio internacional, conectando compradores e fornecedores de todo o mundo.
 
Para acederem a esta oportunidade exclusiva, as Empresas devem preencher a Manifestação de Interesse (que está disponível no site da NERC) e enviar a Ficha de Associado para geral@nerc.pt até 15 de Maio.

As Empresas que manifestem interesse em participar nesta oportunidade, terão acesso a um Webinar Exclusivo para saber todos os detalhes da iniciativa e os próximos passos.

Coimbra, 29 de Abril de 2025

INTERDIÇÃO PARCIAL DE ESTACIONAMENTO NA RUA DOM JOÃO II, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, DE 05 A 09 DE MAIO.2025


O Município de Silves informa que, motivado pelo desmantelamento dos depósitos da GALP da Rua D. João II, haverá necessidade de interditar o estacionamento na zona envolvente a este posto de abastecimento, entre os dias 05 e 09 de maio. Esta interdição abrangerá, também, o estacionamento entre os números 4 a 14 do referido arruamento, por forma a garantir a circulação rodoviária.
A autarquia lamenta os transtornos causados e pede a compreensão de todos para que os trabalhos possam decorrer com normalidade e em segurança.

4.ª edição do Concurso Regional Centro Circular. Concurso Regional sensibiliza mais de 1000 alunos para os princípios da Economia Circular

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promoveu hoje, dia 29 de abril, em Coimbra, a final da 4.ª edição do Concurso Regional Centro Circular, disputada por 22 alunos finalistas, de 11 escolas da região Centro. Esta edição contou com a participação de 1.168 jogadores, de 59 escolas (dos quais 413 são alunos do 2.º ciclo, 562 são alunos do 3.º ciclo e 82 são professores).

Os vencedores da 4.ª edição do Concurso Regional Centro Circular são:

2.º ciclo

  • 1.º lugar - Laura Lucas - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral de Belmonte, Belmonte
  • 2.º lugar - Gabriela Domingues - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz
  • 3.º lugar - Leonor Ribeiro - Escola Básica de Campo de Besteiros, Tondela
3.º ciclo
  • 1.º lugar - Francisco Gomes - Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda
  • 2.º lugar - David Abel - Escola Básica e Secundária Sever do Vouga, Sever do Vouga
  • 3.º lugar - Maria Mendes - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral de Belmonte, Belmonte
O Centro Circular é um jogo educativo online (https://www.centrocircular.pt/)​, desenvolvido pela CCDR Centro, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro. O seu principal objetivo é sensibilizar a comunidade escolar da região para os princípios da economia circular, através de uma abordagem inovadora baseada na gamificação.

Dirigido a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos 100 municípios da Região Centro, o concurso contou, nesta edição, com a colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM) e registou uma elevada adesão. Durante a fase de competição qualificativa, aberta a todas as escolas da região, que decorreu entre 17 de fevereiro e 17 de março, foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro, evidenciando o sucesso da plataforma como ferramenta de aprendizagem e sensibilização para a economia circular.

A edição deste ano desenvolveu-se em três fases: competição qualificativa online; semifinais intermunicipais presenciais e final regional presencial. A grande novidade desta 4.ª edição foi precisamente a realização de semifinais intermunicipais presenciais, nas quais participaram os alunos mais bem classificados de cada ciclo e de cada CIM, na fase de qualificação.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

MARINHA GRANDE CELEBROU ABRIL COM APELO À LIBERDADE E AO FUTURO

 A Praça Guilherme Stephens foi o palco principal das comemorações do 25 de Abril na Marinha Grande, num programa marcado pela grande participação popular.

A noite teve início com a realização do Campeonato Nacional de Milha Urbana – 35ª Edição, a mais antiga prova do género em Portugal que, este ano, assumiu a dimensão de competição nacional. O evento foi promovido pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, o Clube de Atletismo da Marinha Grande e a Junta de Freguesia da Marinha Grande.
Seguiu-se o Concerto Comemorativo do 25 de Abril, com atuações de Sons de Cá e Tocándar, que encheu a praça de ritmo, emoção e espírito de Abril. Em palco, atuaram: João Miguel Pereira, Nuno Gonçalves, Gil Pinto Ribeiro, Mário Dias, Ricardo Silva, José Carlos Duarte, José Polido, Beatrice Constantin, Duarte Salvador, Bea Bárbara, João Prazeres e Tocándar.

Pouco antes da meia-noite, a multidão uniu-se na entoação coletiva de "Grândola, Vila Morena" e do Hino Nacional, num dos pontos altos da noite.
Às 00h00, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, proferiu, da varanda do Salão Nobre, o discurso evocativo, onde destacou que "celebrar o 25 de Abril é muito mais do que fazer memória — é renovar um compromisso com a democracia, com a liberdade e com as pessoas."

Referindo-se à identidade e valores do concelho, o autarca sublinhou: "Na Marinha Grande, terra de resistência e de valores progressistas, Abril foi vivido com intensidade e consciência. Aqui sempre se acreditou que uma sociedade mais justa é possível — e continua a ser esse o nosso caminho."

O discurso terminou com uma nota de esperança e responsabilidade para o futuro, lembrando que “aos que fizeram Abril, devemos gratidão. Às novas gerações, devemos visão e coragem. À Marinha Grande, devemos ação, compromisso e futuro.”

Seguiu-se o espetáculo piromusical, que aliou música e fogo-de-artifício. O DJ Tiago Mourinho encerrou as comemorações dessa noite, com um set vibrante que animou a praça.

No dia 25 de abril, realizou-se a sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal e a Criativ(a)arte, no Parque da Cerca.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | MAIS DE 150 PESSOAS CAMINHARAM PELA TRADIÇÃO DA ROTA DAS CARVOEIRAS

 Mais de 150 pessoas participaram na edição de abril dos Percursos com História, promovida pelo Município da Marinha Grande no passado domingo, 27 de abril. A iniciativa foi dedicada à “Rota das Carvoeiras”, que homenageia o papel das mulheres na produção artesanal de carvão, atividade profundamente ligada à identidade do Pilado e do concelho.
Entre os participantes estiveram o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; a vereadora Ana Alves; a presidente da CPCJ da Marinha Grande, Sónia Frade; e dirigentes da Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura (SDRPE), coletividade parceira na organização do evento.

O percurso de cerca de 10 km teve início junto à sede da coletividade local e decorreu por trilhos de areia, levando os participantes a conhecer locais emblemáticos e histórias marcantes da vida das carvoeiras — mulheres de força e resiliência que sustentaram as suas famílias através da produção de carvão a partir da lenha do Pinhal do Rei.
Um dos momentos altos da manhã foi a visita a um forno de carvão ainda em funcionamento, onde os carvoeiros Sandra Martins e Pedro Paulo explicaram as técnicas tradicionais de fabrico, que exigem o uso de lenha, ervas (como talhó, junco, fetos ou caruma, dependendo da época do ano) e lascas de carvão, sendo necessário um processo contínuo de vigilância durante 5 a 6 dias.

A investigadora Paula Lemos, autora da obra Vidas de Carvão – As Carvoeiras do Pinhal do Rei, acompanhou o percurso e partilhou informações do seu trabalho de investigação, que procura valorizar esta prática ancestral e o contributo das mulheres carvoeiras para o património cultural da região.
A iniciativa integrou também as comemorações do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, simbolizada pelo laço humano que foi formado no final do percurso no campo relvado da SDRPE.

No próximo dia 25 de maio, a iniciativa prossegue com o percurso “A Estrada do Guilherme”, uma viagem até 1794, ano em que Guilherme Stephens construiu a via que viria a permitir o escoamento dos produtos fabricados na Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande até à estrada real.

Este percurso contará com a interpretação do autor marinhense Luís Abreu e Sousa, que guiará os participantes por uma rota de 10 km em piso arenoso, de dificuldade reduzida e duração prevista de 3 horas.

Pontos de encontro:
09h00 – Arquivo Municipal da Marinha Grande
09h30 – Clube Desportivo Moitense.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Comunicado: Interrupção da rede elétrica nacional – Ponto de Situação


Na sequência da interrupção da rede elétrica nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informa que o fornecimento da energia elétrica no país está praticamente reposto na sua totalidade.

Desde os primeiros momentos do evento, a ANEPC ativou os mecanismos previstos no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, garantindo a articulação entre os diversos agentes de proteção civil, entidade com dever de cooperação e entidades responsáveis pelas infraestruturas críticas, com a ativação, às 13h30, do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON).

Neste contexto, no âmbito dos CCON foram implementadas as seguintes determinações operacionais:
1-Reuniões dos Centros de Coordenação Operacionais (CCO) aos seus diversos níveis (regional e sub-regional);
2-Reforço da articulação interinstitucional com os operadores do sector energético (rede elétrica, combustíveis e rede gás), telecomunicações, forças de segurança, serviços de saúde, serviços de transportes, serviços de abastecimento de água e águas residuais, entre outros;
3-Ativação de centros de coordenação operacional, permitindo que o sistema de proteção civil assegurasse a pronta resposta às ocorrências, ao diversos níveis organizacionais – nacional, regional, sub-regional e municipal;
4-Apoio aos hospitais, lares e unidades de cuidados continuados e outras instituições essenciais afetadas pela falha de energia, com o fornecimento de combustível e geradores;
5-Implementação de planos de contingência para garantir o funcionamento de equipamentos e sistemas prioritários, incluindo geradores de emergência;
6-Identificação, em articulação com a Segurança Social, de grupos populacionais mais vulneráveis para prioridades de intervenção;
7-Monitorização permanente da situação, com atualizações regulares através dos canais oficiais da ANEPC, Proteção Civil Municipal e demais entidades;
8-Envio de SMS preventivo à população, a partir das 17h15;
9-Emissão às 19h30 do Comunicado Técnico Operacional de incremento do Estado de Alerta Especial para nível laranja para aumento da capacidade de resposta operacional para fazer face ao previsível aumento de ocorrências no período da noite e madrugada.

A ANEPC continua a acompanhar de perto a evolução da situação, mantendo-se em articulação com todas as entidades competentes.

Carnaxide, 29 de abril de 2025
*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização

Festival da Juventude - Alvaiázere Radical 2025 celebrou a juventude em Maçãs de Dona Maria

 ​​​​​​
Decorreu entre os dias 24 e 27 de abril, na Freguesia de Maçãs de Dona Maria, o Festival da Juventude – Alvaiázere Radical 2025, evento que integrou um conjunto diversificado de atividades e espetáculos destinados ao público jovem.

O programa incluiu concertos com artistas nacionais como Putzgrilla, Mizzy Miles, Capitão Fausto, Dupla Mete Cá Sets e noite de humor com Rúben Branco e Francisco Menezes, bem como várias atividades de caráter radical e desportivo, entre elas parede de escalada, slide, insufláveis, cama elástica, ecrã multiball, torneio de paintball, descida de rio e exibições de motorizadas.
Durante os quatro dias do evento, a zona envolvente foi transformada num espaço de convívio, animação e experiências radicais, com áreas dedicadas ao desporto, música e entretenimento. As várias atividades foram planeadas para proporcionar momentos de partilha e participação ativa entre os jovens do concelho e visitantes.

A realização desta edição na freguesia de Maçãs de Dona Maria inseriu-se num modelo descentralizado, com o objetivo de aproximar este tipo de iniciativas das diferentes comunidades do território.

O Município de Alvaiázere agradece o envolvimento de todos os participantes, associações, agentes locais e entidades que colaboraram para a concretização desta edição.

*Gabinete de Apoio à Presidência


Marinha Grande | CRIATIV(A)RTE: ONDE A ARTE CELEBRA A LIBERDADE

 Teve lugar no Parque da Cerca, na Marinha Grande, no passado dia 25 de abril, a iniciativa CRIATIV(A)RTE, uma feira de artes que promove a partilha de saberes, tradições e criatividade local, organizada pelo Município da Marinha Grande no âmbito das comemorações da revolução. 
Ao longo da tarde, o público pôde desfrutar de um variado programa de atividades de palco. A animação iniciou-se com uma apresentação de Dança Criativa pelos Projetos de Vida Sénior, seguindo-se demonstrações de dança pela Rosales Ballet, uma aula de Tai Chi Chuan, uma demonstração de talentos da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense, antecedendo a atuação do Grupo “Cantores Sem Idade”. A música tradicional marcou presença com os Grupos de Cavaquinhos “Verde Pinho” e “Musicordem”, encerrando as apresentações de palco com a atuação do Rancho Folclórico de Picassinos. 
Paralelamente, decorreram atividades de animação de participação livre e gratuita, que garantiram a diversão de miúdos e graúdos. Entre as propostas disponíveis, destacaram-se a modelagem de balões, as pinturas faciais, os insufláveis, o circuito de carrinhos a pedal, a música ambulante pelos Toma Lá Música, o "Elétrico da Liberdade" e workshops de artes circenses. 
O desporto e o lazer também estiveram presentes com demonstrações e atividades abertas de Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal, Voleibol Jovem, Xadrez XL, Judo, Batismos a Cavalo, Jogos Tradicionais, Futebol de Rua e um Workshop de Percussão, proporcionando momentos de convívio e prática desportiva para todas as idades. 
A iniciativa contou ainda com a visita do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e da vereadora da cultura, Ana Alves, que acompanharam de perto a dinâmica do evento e testemunharam a forte adesão da comunidade neste Dia da Liberdade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem