quinta-feira, 22 de maio de 2025
Ansião e Alvaiázere recebem a primeira edição do Sicó Outdoor Festival nos dias 21 e 22 de junho
Oliveira de Frades | Dia Mundial da Criança | 1 e 2 JUN
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem
Aveiro reforça laços de cooperação com Oita na visita oficial ao Japão
Barcelos | PCA afirma-se como referência europeia em inovação e investigação aplicada, durante a Semana da Economia de Braga com eventos da RUN-EU
Porto de Mós | CIAN – Alvados: Percurso da Fórnea recebe certificação europeia - 22 de maio de 2025
Apresentação e entrega da certificação Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuída pela ERA – European Ramblers Association ao PR4 PMS – Percurso da Fórnea, teve lugar hoje, dia 22 de maio – Dia Mundial da Biodiversidade - no Centro Interpretativo de Atividades de Natureza, em Alvados.
O PR4 PMS – Percurso da Fórnea foi o primeiro a receber esta certificação em Portugal e na Península Ibérica e o 13º na Europa, tendo ficado classificado na categoria “Nature Delight” nas suas 2 variantes e num total de 13 km.
A sessão contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, do Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Paulo Sousa, do Chefe de Núcleo Sub-regional do Oeste do ICNF, Nuno Gonçalves e do co-fundador da empresa de consultoria A2Z Outdoor Experts, Pedro Pedrosa e do seu responsável pela gestão de percursos, Manuel Franco.
Na sessão de abertura, o autarca de Porto de Mós reiterou a importância de valorizar a oferta turística do concelho de Porto de Mós, sobretudo no que diz respeito ao turismo de natureza, tendo em consideração a integração no Parque Natural.
Paulo Sousa, presidente da federação e representante em Portugal da European Ramblers Association, mostrou-se satisfeito pela atribuição do selo de qualidade e disponível para colaborar em futuros processos de certificação.
Já Nuno Gonçalves, do ICNF, enalteceu a capacidade do município em compatibilizar os valores de conservação da natureza com os interesses turísticos da região, como prova a atribuição desta certificação.
No decorrer da apresentação da rede de oferta outdoor em Porto de Mós, Pedro Pedrosa referiu que para além da rede de percursos pedestres, esta integra 15 percursos de BTT, 18 geossítios, 2 rotas de peregrinação, 10 percursos equestres, 3 locais de voo e 11 grutas e algares (visitáveis), antecipando que com este conjunto de oferta, o território reúne condições para se candidatar a geoparque. Estes percursos estão, ainda, disponíveis para 60 milhões de pessoas, através da plataforma Responsible Trails, integrada no site visite.portodemos.pt, via web e mobile.
Manuel Franco, que acompanhou de perto o processo de certificação, explicou que a o selo atribuído procura a especialização como garantia de qualidade da experiência, portanto os “quality day walks” possuem sempre um foco temático, sendo que cada foco é baseado nos interesses e desejos de um grupo- alvo definido. Ao PR4 foi, assim, atribuída a categoria “Nature Delight”, que pretende “proporcionar uma experiência ativa na natureza”.
A certificação LQT – Best of Europe, a mais prestigiada a nível europeu no que se refere a trilhos pedestres, reconhece percursos que se destacam pelo cumprimento de elevados padrões de qualidade, obedecendo a 7 categorias distintas e a 23 critérios diferentes.
Este reconhecimento reflete o compromisso do Município de Porto de Mós com a gestão sustentável do território, a promoção de um turismo responsável e a oferta de experiências únicas e seguras aos utilizadores.
Um reconhecimento com impacto local e internacional
Este galardão representa:
- Valorização do património natural e cultural, garantindo a proteção dos recursos naturais e a divulgação dos marcos culturais locais;
- Promoção do desenvolvimento sustentável, através da adoção de critérios rigorosos de qualidade, envolvendo comunidades locais e promovendo um turismo consciente;
- Integração numa rede europeia de excelência, permitindo o intercâmbio de boas práticas e aumentando a visibilidade internacional do território.
Com esta certificação, o Município de Porto de Mós reforça a sua posição como destino de natureza de excelência em Portugal, alcançando:
- Reconhecimento internacional pela qualidade e sustentabilidade do percurso;
- Maior atratividade turística, com impactos económicos positivos para a região;
- Compromisso com a gestão eficaz e sustentável do território;
- Promoção da cooperação e diálogo com outras regiões europeias em matéria de políticas públicas de turismo sustentável.
A certificação tem validade bi-anual, sendo sujeita a avaliação regular para manutenção dos seus exigentes critérios.
Sobre o PR4 PMS – Percurso da Fórnea
Trata-se de um percurso circular com 13,2 km de extensão, com início e fim na localidade de Alcaria, e que se desenvolve na encosta do vale glaciar da Fórnea, um dos mais emblemáticos locais do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Este trilho oferece uma vista panorâmica de rara beleza, atravessando locais de elevado valor geológico e paisagístico.
O percurso inclui ainda duas variantes:
- PR4.1 – Variante que permite a visita à Cova da Velha, à cascata sazonal e à nascente a meia encosta da Fórnea.
- PR4.2 – Ramal de acesso direto ao alto da Fórnea, com entrada pela localidade de Chão de Pias.
Este é o primeiro percurso pedestre em Portugal a receber esta distinção europeia, colocando Porto de Mós no mapa dos melhores trilhos pedestres da Europa.
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
Proença-a-Nova | Inauguração da Exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”
2.ª CONFERÊNCIA DO MAR EM ARMAÇÃO DE PÊRA, NO DIA 24 DE MAIO. No âmbito do Festival da Caldeirada e do Mar
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES JUVENTUDE VERÃO! INSCREVE-TE ATÉ 08 DE JUNHO
Ansião e Alvaiázere recebem a primeira edição do Sicó Outdoor Festival nos dias 21 e 22 de junho
*Gabinete de Apoio à Presidência
Município de Ansião
Site: www.cm-ansiao.pt
E-mail: gap@cm-ansiao.pt
Hamlet por Nuno Cardoso no Teatro Aveirense; Cultura perto de Si promove Novo Circo e Música em várias localidades de Aveiro; II Seminário Local CreArt decorre a 4 de junho no Atlas Aveiro
Município de Proença-a-Nova aprova Regulamento de Incentivo à Natalidade e à Adopção
Pi Creative Studio comemora 30 anos de criatividade e inovação no mercado publicitário
Barcelos | IPCA promove Encontro Alumni’25 para celebrar 30 anos de academia
Coimbra | ESAC preside ao Centro de Competências de Caprinicultura - Associação
CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA ASSINOU ACORDO DE COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Silves | CONCERTO ‘OS POETAS – O HOMEM EM ECLIPSE’ E PROGRAMA DA RTP1 EM CASA D´AMÁLIA MARCAM O FINAL DAS COMEMORAÇÕES DO 195.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE JOÃO DE DEUS
Reguengos de Monsaraz | Tradição e modernidade na requalificação da Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval
Silves | ARTE XÁVEGA INSPIRA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE PEDRO NOEL DA LUZ
A pesca artesanal serve de inspiração para “XÁ-VE-GA”, uma exposição de fotografias a preto e branco da autoria de Pedro Noel da Luz, que estará patente na Junta de Freguesia de Armação de Pêra de 23 de maio a 30 de setembro. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves e conta com o apoio da junta de freguesia local.
Opinião - Louvado sejas? A Terra já não canta, chora
NO ÂMBITO DA 18ª FEIRA SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA. ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A II CAMINHADA CATAVENTOS




*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa