segunda-feira, 13 de maio de 2024

Quercus atribuiu pelo terceiro ano o galardão de “Qualidade de Ouro” à Praia fluvial de Monsaraz

A Quercus distinguiu pelo terceiro ano consecutivo a praia fluvial de Monsaraz com o galardão de “Qualidade de Ouro” pela qualidade da água balnear. A praia de Monsaraz terá assim hasteada a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 durante a época balnear, que vai decorrer de 1 de junho a 22 de setembro.
No Alentejo, a Quercus distinguiu três praias interiores com o galardão de “Qualidade de Ouro”. Esta organização não governamental da área do ambiente reconheceu a qualidade da água balnear a 356 praias no país, através das análises efetuadas nos laboratórios das administrações das regiões hidrográficas para garantir maior rigor e segurança aos banhistas.
De acordo com os critérios definidos para a atribuição da distinção, a qualidade da água teve de ser excelente nas épocas balneares de 2018 a 2022 e as análises realizadas no ano passado tiveram de estar em consonância com os valores definidos na Diretiva relativa às águas balneares. O último critério de análise é não ter acontecido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.
A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Assim, a praia de Monsaraz terá este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
Os veraneantes podem ainda usufruir de bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário