domingo, 19 de maio de 2024

Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda repudia agressões contra ativistas pela Palestina

Segundo tomámos conhecimento, ativistas do coletivo Coimbra pela Palestina foram alvo de agressões e ameaças, nomeadamente de índole racista, por parte de um grupo de turistas residentes em Israel que faziam uma visita turística na zona da Universidade de Coimbra na sexta-feira, dia 17 de maio.

O Coimbra pela Palestina tem, desde 3 de maio, promovido ações de protesto, sob a forma de assentadas, no Largo D. Dinis, com mensagens de solidariedade e símbolos palestinianos. Foi umas destas iniciativas que foi interrompida, com a aproximação de alguns turistas, que cuspiram nos materiais pró-Palestina, rasgaram uma das bandeiras, desferiram pontapés e proferiram ameaças de morte a quem participava na manifestação. Uma das ativistas, mulher e racializada, foi particularmente visada pelo grupo, tendo sido alvo de ameaças de morte e comentários racistas.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra manifesta o seu profundo repúdio para com estes eventos de violência, racismo e ódio, reforçando o compromisso com um caminho de paz, por uma Palestina livre e pelo fim do projeto colonial israelita.

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário