segunda-feira, 20 de maio de 2024

Aveiro | Avançam projetos de reabilitação dos Centros Culturais de Esgueira e Eixo; Portugal – Irlanda: hasta pública para lugares de venda ao público; Campanha “Os fundos europeus não são invisíveis” abrem as portas da Igreja das Carmelitas


I – Avançam projetos de reabilitação dos Centros Culturais de Esgueira e Eixo
A Câmara Municipal de Aveiro decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar a elaboração dos projetos de execução das obras de conservação dos Centros Culturais de Esgueira e de eixo, pelo valor de 63.939,20€, à empresa Protega – Electrotecnia Lda..
No caso do Centro Cultural de Esgueira, o projeto irá responder à necessidade de alterações no desenho do edifício, de forma a prever a possibilidade de acesso ao elevador existente por pessoas com mobilidade condicionada, permitindo o acesso à biblioteca e às zonas de atelier de pintura e da “associação” de envelhecimento ativo. Deverá também ser desmobilizada uma loja/armazém de roupa em segunda mão, que ocupa a passagem entre edifícios, impedindo o seu atravessamento.
Para o Centro Cultural de Eixo, o projeto terá como objetivo adaptar o edifício às múltiplas expressões artísticas das associações culturais que habitam o espaço, nomeadamente nas áreas do teatro, da dança e da música, entre as quais a Banda de Eixo.
Uma das soluções passará pela deslocalização da cabine de som para o piso superior, permitindo, desta feita, a ampliação da plateia. O aumento da área do palco e a sua modernização é outro dos objetivos do presente projeto de execução, tendo em vista a realização de atividades de teatro, dança, concertos, cinema, entre outras.
Prossegue assim o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas de promoção social e cultural, por todo o Município.

II – Portugal – Irlanda: hasta pública para lugares de venda ao público nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro
No âmbito do jogo de preparação para o Campeonato da Europa 2024, entre Portugal e a Irlanda, a 11 de junho, está em curso uma hasta pública para atribuição de ocupação de espaço público para a atividade de restauração ou de comércio de artigos desportivos, em 16 espaços de venda na envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.

A Hasta Pública está agendada para o próximo dia 7 de junho, pelas 10h00, no Gabinete 5 do Centro de Congressos de Aveiro, sito no Cais da Fonte Nova, em Aveiro.

Podem concorrer todos os interessados, pessoas individuais ou coletivas, desde que apresentem previamente os documentos necessários no Gabinete de Atendimento Integrado (GAI), no Centro de Congressos de Aveiro ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-aveiro.pt<mailto:geral@cm-aveiro.pt>, até às 16h30 do dia 31 de maio.

Podem ser obtidas todas as informações aqui<https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos-hasta-publica>.

III – Campanha “Os fundos europeus não são invisíveis” abrem as portas da Igreja das Carmelitas no dia 22 de maio
No âmbito da Campanha de Comunicação "Os fundos europeus não são invisíveis", a Igreja das Carmelitas, recentemente requalificada pela Câmara Municipal de Aveiro, estará de portas abertas à visitação, no dia 22 de maio, com visita guiada a partir das 15h00. As visitas guiadas aos projetos contam com a participação da Comissão Diretiva do Programa Centro 2030.
A iniciativa tem como objetivo incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela União Europeia perto do local onde vivem, evidenciando a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento regional.
Esta ação, promovida pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030), conta com vários projetos financiados por fundos europeus vão estar de portas abertas na região Centro. Ao longo do mês de maio, estarão abertos, com visitas guiadas, vários projetos ligados à cultura e ao património cultural.
Com um investimento de aproximadamente 120.000€ a intervenção na Igreja das Carmelitas incidiu na resolução de patologias associadas à humidade, reparação das paredes interiores e tratamento e recuperação dos pavimentos de padeira, bem como limpeza das pedras de fachada, substituição da cobertura da Sacristia e reformulação do sistema de águas pluviais.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário