quinta-feira, 13 de junho de 2024

Cantanhede | No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Maria de Lurdes Boavida abordou a vida e obra do Poeta numa sessão das Tardes Comunitárias

 

Cerca de 70 participantes estiveram presentes, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, ontem, dia 12 de junho, numa sessão subordinada ao tema Luís de Camões – 500 anos de nascimento.

Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, a sessão esteve a cargo da professora Maria de Lurdes Boavida, e teve como objetivo principal divulgar a vida e obra do Poeta Luís de Camões, cujo nascimento há 500 anos, se comemora este ano.

A intervenção da oradora foi complementada com a leitura de alguns sonetos do Poeta, pelas vozes de Fátima Lopes, Fátima Negrão, Maria João Espírito Santo, Rosa Matos e Teresa Paixão e que serviram para elucidar os participantes sobre aspetos relacionados com a vida e obra de Camões.

Maria de Lurdes Boavida foi docente da disciplina de Português, na Escola Secundária de Cantanhede, encontrando-se atualmente aposentada. É professora de Literatura Portuguesa na Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, no Município de Cantanhede.

Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524 ou 1525, não se sabendo exatamente a sua naturalidade, uma vez que, por falta de documentação oficial, a sua biografia e a sua bibliografia levantam algumas questões de precisão. O mesmo se verifica, no que respeita à data da sua morte, em 1579 ou 1580. Porém, em Portugal, no dia 10 de junho, comemora-se o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Crê-se que “o mais célebre dos escritores portugueses e o maior poeta de Portugal” pertencia à pequena nobreza e estudou Literatura e Filosofia em Coimbra. A sua vasta obra abrange os géneros épico, dramático e lírico.

A propósito das comemorações 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões está a decorrer até ao fim do mês de junho a exposição Luís de Camões (c.1524-2024) 500 anos de nascimento – Esculturas | Fotografias | Pinturas pelos Artistas Locais. Está prevista ainda a realização de um concerto, para o próximo dia 14 de junho, às 21h30, subordinado ao tema Camões: 500 anos. História, Música e Poesia (1524 - 2024), pelo grupo de música clássica Vox Angelis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário