No passado sábado, dia 30 de novembro,
realizaram-se duas sessões da ação de formação sobre “Literacia
das Emoções”, no Museu da Pedra, em Cantanhede.
A
iniciativa, dirigida a docentes e a assistentes operacionais das
escolas do concelho de Cantanhede, teve como objetivo explorar o
impacto das emoções na saúde mental, na aprendizagem e nas funções
cognitivas.
Nesse
contexto, as competências sociais e emocionais desempenham um papel
central no processo educativo, sendo fundamentais para apoiar o
desenvolvimento das crianças e promover uma aprendizagem eficiente e
estimulante.
“Esta
ação visou contribuir para a aquisição de competências e
técnicas por parte dos docentes para a implementação de
estratégias de desenvolvimento de literacia e competências
emocionais dos alunos, no sentido de promover a aquisição de
competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim
promover o sucesso escolar, criando oportunidades de o aluno refletir
sobre a sua experiência emocional na sala de aula, potenciando a
possibilidade de aprendizagens mais significativas”, sublinhou
o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da
Educação, Pedro Cardoso.
As
duas sessões, dinamizadas por Paulinho de Oliveira da Associação
de Museu das Emoções, resultaram de uma parceria entre o Município
de Cantanhede, os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva,
Gândara-Mar e Lima-de-Faria, com acreditação pelo Centro de
Formação da Beira-Mar.
Esta
iniciativa também adota uma abordagem ecológica e ambiental,
alinhando-se às estratégias e aos instrumentos de referência do
programa Eco-Escolas, apresentados pela Associação Bandeira Azul de
Ambiente e Educação durante o Seminário Eco-Escolas 2024.
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