segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Coligação Evoluir Figueira anuncia candidato à Junta de Freguesia de São Julião

Arlindo Sá Pinto é o cabeça de lista da Coligação Evoluir Figueira à Junta de Freguesia de São Julião, onde reside. Tem 70 anos, e é actualmente reformado da função pública europeia onde exerceu a maior parte da sua vida profissional, desde a preparação da entrada de Portugal, no Conselho da União Europeia em Bruxelas. 
É membro do Conselho Municipal Sénior da Figueira da Foz. Fez parte da direcção do Kino - Cineclube da Figueira da Foz e colaborou em diversos jornais. 
Em Bruxelas foi membro fundador da Associação Atlântida - associação cultural portuguesa e colaborou com a direcção da APEB - Associação dos emigrantes portugueses onde foi editor da revista da associação. 
Já em Portugal foi membro do júri do Festival de Cinema de Seia. É actualmente editor da revista do Cercle littéraire des Communautés européenes.

Arquitetura e Memória: Visita à Quinta de São Gens assinala centenário do arquiteto Ilídio de Araújo

 A CCDR NORTE convida à participação na próxima sessão do ciclo de visitas à Quinta de São Gens, no Porto, no dia 29 de agosto (sexta-feira), às 18h.
Esta edição assume um caráter especial ao evocar o centenário de Ilídio de Araújo, personalidade marcante da arquitetura portuguesa.  

A visita será conduzida por Joel Cleto - arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património - e Teresa Andresen - arquiteta paisagista, engenheira agrónoma, e atualmente presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos - que propõem uma reflexão sobre o tema: “As antigas Quintas dos arrabaldes do Porto e suas reconversões do século XVIII ao XXI”
 
A iniciativa insere-se na missão da CCDR NORTE de valorização do património cultural e da memória coletiva do território, tendo como palco a Quinta de São Gens - hoje sede da Unidade de Cultura da CCDR NORTE. 

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do formulário disponível em:  https://forms.office.com/e/rGzTzuFXns 

 

AVISO À POPULAÇÃO: AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE - MEDIDAS PREVENTIVAS E DE AUTOPROTEÇÃO

 1. SITUAÇÃO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições marítimas a partir de amanhã, 26 de agosto, devido à aproximação da ondulação gerada pelo ciclone pós-tropical ERIN, atualmente localizado a oeste dos Açores. Destaca-se a previsão de agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os 4 metros na costa ocidental, podendo chegar a picos máximos de 7 metros.

Informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS 

Prevê-se o aumento da intensidade das correntes marítimas junto à costa. Durante a maré cheia, no período da tarde, o nível da água deverá subir significativamente, podendo fazer com que algumas praias fiquem temporariamente sem areal disponível. 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, sobretudo nas zonas costeiras, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas, nomeadamente:

  – Frequentar praias permanentemente vigiadas; 

– Respeitar a sinalização das bandeiras e das praias; 

– Respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias; 

 – Vigiar permanentemente as crianças; 

– Não se colocar debaixo de arribas instáveis; 

– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

 Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

 – Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras; 

– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. 

*ANEPC || Divisão de Comunicação e Sensibilização

Cantanhede | Segundo relatório do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. Praias do concelho mantêm qualidade da água balnear “excelente”

 

A qualidade da água balnear das praias de interior e costeiras do concelho de Cantanhede foram consideradas com “excelente” de acordo com os últimos dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Em avaliação estiveram as praias marítimas da Tocha e Palheirão, as praias fluviais de Olhos da Fervença e Sete Fontes e a Piscina Natural de Ançã, todas com um histórico de avaliação de qualidade máxima na última década.
Neste último relatório divulgado por esta entidade da Agência Portuguesa do Ambiente que supervisiona a qualidade da água balnear, a avaliação decorreu no período compreendido entre 21 de julho e 24 de agosto.
Refira-se, a propósito, que no decurso da época balnear há necessidade de avaliar a qualidade da água numa perspetiva de prevenção do risco para a saúde que possa resultar de situações de poluição de curta duração ou de situações anormais, pelo que é realizada uma avaliação pontual/amostra a amostra, com base na norma que é apresentada abaixo.
Para tanto, para cada água balnear é estabelecido um programa de monitorização, tendo um mês como intervalo máximo entre amostragens.



Verão sem multidões (é agora!)

 Olá Litoral,

Para quem tem possibilidade de não fazer férias em agosto e consegue viajar durante os meses de setembro ou outubro, conheço alguns destinos perfeitos para uns dias de bom tempo, mergulhos no mar, caminhadas e, se for o caso, algum descanso - e tudo com muito menos gente do que nos concorridos meses de julho e agosto.

Assim, seja nas melhores praias do Algarve ou numa ilha do Mediterrâneo ou Atlântico, ainda vai a tempo de pegar na toalha e aproveitar. Aqui ficam alguns guias completos para destinos com cheiro a maresia, para que possa desfrutar ao máximo de cada um deles.

  • MENORCA - A ilha é bem mais pequena do que a vizinha Maiorca e, talvez por isso, tem um charme próprio de que gosto muito.
  • MAIORCA - São calas e mais calas, cada uma mais bonita do que a outra. Mas vá com tempo, porque a ilha é muito maior do que parece.
  • SARDENHA - Sem querer estragar a surpresa, posso dizer que a Sardenha tem, para mim, as melhores praias da​ Europa.
  • MYKONOS - Epicentro das festas ​loucas nas ilhas gregas, Mykonos vê o número de viajantes baixar drasticamente nos meses de setembro e (principalmente) outubro. É aproveitar.
  • SANTORINI - Vá, porque é uma ilha maravilhosa, mas não o faça pelas praias - nesta lista há ilhas com praias muito mais bonitas.
  • PAROS - Um daqueles destinos aprazíveis, com aldeias bonitas para ver, praias maravilhosas para desfrutar e museus, igrejas e mosteiros para visitar. E longe da confusão de outras ilhas gregas mais afamadas.
  • MALTA - Uma bela mistura de cultura, história, vida noturna ​e praia - e tudo com um custo mais controlado do que noutras ilhas do Mediterrâneo.
  • LANZAROTE - Um destino eclético, que tanto agrada aos veraneantes compulsivos como aos que buscam uma mescla de cultura, arquitetura e uma pitada de praia. Gosto muito.
  • TENERIFE - A ilha perfeita para os amantes de trekking. Foi lá que fiz uma das caminhadas mais espetaculares da minha vida
  • ILHA DO SAL - Um destino para todo o ano, mas preferível quando as multidões do pico ​do verão já se foram embora. Ou seja, agora.
  • BOA VISTA - Porventura ainda mais atrativa do que a ilha do Sal, especialmente para quem procura férias de praia.

NOTA: Vá para onde for, peço-lhe que não viaje sem seguro. Ainda neste verão a minha filha foi visitar uns familiares a França, numa viagem aparentemente sem riscos, e acabou hospitalizada. E não, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não pagou tudo - por isso, não facilite.

Fazer seguro com 5% de desconto

De resto, continuo a receber perguntas sobre os tours de 7 dias em Marrocos e o circuito de 10 dias no Egito organizados pelo meu amigo João Leitão. Tendo dúvidas, não me envie emails porque eu não sei responder - é só preencher o formulário que aparece no final desses artigos que ele responde rapidamente.

A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens,

*Filipe Morato Gomes

No edifício do Centro Comercial Rossio. Espaço de Coworking de Cantanhede está disponível para trabalhadores da Administração Pública


O espaço de coworking de Cantanhede, localizado no edifício do Centro Comercial Rossio, está ao dispor para utilização por trabalhadores da Administração Pública, em regime individual, e por organismos públicos, em regime coletivo. As vagas podem ser cedidas de forma ocasional e não recorrente a outros utilizadores, caso haja disponibilidade.

Integrado na rede Espaços Cowork da Região de Coimbra, o novo espaço oferece condições modernas e funcionais para promover formas de trabalho mais flexíveis, colaborativas e sustentáveis.
O interior é concebido como um “open space”, proporcionando um ambiente integrado e funcional, com exceção da zona de entrada e do espaço de reuniões, que oferecem maior privacidade aos utilizadores.

O espaço de coworking, com uma capacidade total para 12 pessoas, tem dois acessos possíveis, o que está orientado para o centro comercial e onde será a entrada principal e uma outra porta de acesso ao espaço público, confinante com a Rua Henrique Barreto.

O projeto “Espaços Cowork da Região de Coimbra” aprovado e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia visa promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, nomeadamente através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade do trabalho em funções públicas.

Os interessados em utilizar este espaço têm de submeter um pedido prévio, através do preenchimento de um formulário, que pode ser submetido online, através do link https://servicosonline.cm-cantanhede.pt, mediante registo nos serviços online do Município, ou, em alternativa, preenchido em formato digital e enviado para o email cowork@cm-cantanhede.pt .

A 06 de setembro. Aniversário dos dadores de sangue de Portalegre


Tinha completado o hospital de Portalegre 15 anos, quando surgiu um grupo de pessoas, quais parceiros da paz, dispostas a colaborar de forma mais enérgica com a unidade de saúde e respetivos utentes.

Quando foi inaugurado, em dezembro de 1974, o agora Hospital Doutor José Maria Grande dispôs logo de um banco de sangue e a indispensável parceria de anónimos dadores. O certo é que, em 1990, alguns dos voluntários corporativizaram-se e, em boa hora, fundaram, em setembro, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Para tal, contaram com o apoio de outras instituições irmãs espalhadas um pouco pelo País. Antes da ADBSP, os familiares das pessoas transfundidas eram convidados a repor o sangue utilizado. Depois... tudo mudou! e o número de dádivas passou a equilibrar os gastos do então Hospital Distrital de Portalegre. A aposta encabeçada por António Joaquim Eustáquio e outros voluntários fortificou e vingou!
Os festejos do 35.º aniversário da ADBSP estão agendados para o sábado 06 de setembro, em Portalegre.

Pelas 10H00 será celebrada Missa na capela do Hospital de Portalegre e serão lembrados dadores, amigos e todos os colaboradores que já não estão no meio de nós.

A sessão solene terá lugar pelas 12H00 no pavilhão do NERPOR - AE. Segue-se, no mesmo salão, o almoço convívio.

A Associação Empresarial da Região de Portalegre - NERPOR – AE apoia a iniciativa.

Inscrições para o almoço, e demais pormenores, podem ser obtidos na sede da associação (no hospital de Portalegre) ou em https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ .

Todos estão convidados a unirem-se para a causa da dádiva de sangue, colaborando com as atividades da ADBSP!

*José Rui Marmelo Rabaça




Mensagem do Bastonário – Combate aos incêndios

Portugal enfrenta uma das provas mais duras deste verão, com incêndios em várias regiões a colocar em risco vidas, casas e comunidades. No terreno, lado a lado com bombeiros, elementos da Proteção Civil, forças de segurança e outros profissionais, estão também enfermeiros. São eles que, em condições extremas, asseguram cuidados de emergência, estabilizam feridos, acompanham equipas exaustas e garantem que a resposta em saúde chega onde é necessária.
Hoje, recebemos com bastante preocupação a notícia de que um enfermeiro, que auxiliava a população, ficou ferido. Ainda não dispomos de todos os detalhes sobre o seu estado de saúde, mas sabemos que está a ser devidamente acompanhado. A nossa primeira palavra é para ele e para a sua família: estamos convosco.

Tenho estado em contacto com a Enfermeira Diretora da ULS de Coimbra e com a Ministra da Saúde, que têm acompanhado de perto a situação. A ULS de Coimbra tomou já várias medidas de prevenção e resposta, nas quais estão diretamente envolvidos enfermeiros, reforçando equipas e assegurando que a capacidade de assistência se mantém ativa e eficaz em todos os pontos críticos.

Estes acontecimentos lembram-nos, de forma crua, que cuidar implica muitas vezes estar em risco. Os enfermeiros não recuam perante a adversidade. Trabalham no limite, suportando calor, fumo, exaustão e, por vezes, perigo real, para garantir que cada pessoa recebe a ajuda necessária no momento certo. É essa coragem, feita de dedicação e de competência, que merece o respeito e o reconhecimento de todos.

Em nome da Ordem dos Enfermeiros, deixo um agradecimento a todos os colegas que, neste momento, se encontram no terreno ou estão direta ou indiretamente a apoiar operações de combate aos incêndios. Este é um esforço coletivo, onde cada vida salva e cada comunidade protegida são fruto da entrega e do compromisso de muitos.

Aos portugueses, deixamos um apelo à prudência e à prevenção, porque cada gesto responsável pode evitar mais dor e mais destruição.

Aos enfermeiros, reafirmamos que a Ordem está convosco, hoje e sempre.

:Luís Filipe Barreira
Bastonário da Ordem dos Enfermeiros
Fonte:https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/mensagemdobastonariocombateaosincendios/