segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Coligação Evoluir Figueira anuncia candidato à Junta de Freguesia de São Julião
Arquitetura e Memória: Visita à Quinta de São Gens assinala centenário do arquiteto Ilídio de Araújo
AVISO À POPULAÇÃO: AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE - MEDIDAS PREVENTIVAS E DE AUTOPROTEÇÃO
1. SITUAÇÃO
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições marítimas a partir de amanhã, 26 de agosto, devido à aproximação da ondulação gerada pelo ciclone pós-tropical ERIN, atualmente localizado a oeste dos Açores. Destaca-se a previsão de agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os 4 metros na costa ocidental, podendo chegar a picos máximos de 7 metros.
Informação meteorológica em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Prevê-se o aumento da intensidade das correntes marítimas junto à costa. Durante a maré cheia, no período da tarde, o nível da água deverá subir significativamente, podendo fazer com que algumas praias fiquem temporariamente sem areal disponível.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, sobretudo nas zonas costeiras, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas, nomeadamente:
– Frequentar praias permanentemente vigiadas;
– Respeitar a sinalização das bandeiras e das praias;
– Respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias;
– Vigiar permanentemente as crianças;
– Não se colocar debaixo de arribas instáveis;
– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
– Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
*ANEPC || Divisão de Comunicação e Sensibilização
Cantanhede | Segundo relatório do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. Praias do concelho mantêm qualidade da água balnear “excelente”
Verão sem multidões (é agora!)
Olá Litoral,
Para quem tem possibilidade de não fazer férias em agosto e consegue viajar durante os meses de setembro ou outubro, conheço alguns destinos perfeitos para uns dias de bom tempo, mergulhos no mar, caminhadas e, se for o caso, algum descanso - e tudo com muito menos gente do que nos concorridos meses de julho e agosto.
Assim, seja nas melhores praias do Algarve ou numa ilha do Mediterrâneo ou Atlântico, ainda vai a tempo de pegar na toalha e aproveitar. Aqui ficam alguns guias completos para destinos com cheiro a maresia, para que possa desfrutar ao máximo de cada um deles.
- MENORCA - A ilha é bem mais pequena do que a vizinha Maiorca e, talvez por isso, tem um charme próprio de que gosto muito.
- MAIORCA - São calas e mais calas, cada uma mais bonita do que a outra. Mas vá com tempo, porque a ilha é muito maior do que parece.
- SARDENHA - Sem querer estragar a surpresa, posso dizer que a Sardenha tem, para mim, as melhores praias da Europa.
- MYKONOS - Epicentro das festas loucas nas ilhas gregas, Mykonos vê o número de viajantes baixar drasticamente nos meses de setembro e (principalmente) outubro. É aproveitar.
- SANTORINI - Vá, porque é uma ilha maravilhosa, mas não o faça pelas praias - nesta lista há ilhas com praias muito mais bonitas.
- PAROS - Um daqueles destinos aprazíveis, com aldeias bonitas para ver, praias maravilhosas para desfrutar e museus, igrejas e mosteiros para visitar. E longe da confusão de outras ilhas gregas mais afamadas.
- MALTA - Uma bela mistura de cultura, história, vida noturna e praia - e tudo com um custo mais controlado do que noutras ilhas do Mediterrâneo.
- LANZAROTE - Um destino eclético, que tanto agrada aos veraneantes compulsivos como aos que buscam uma mescla de cultura, arquitetura e uma pitada de praia. Gosto muito.
- TENERIFE - A ilha perfeita para os amantes de trekking. Foi lá que fiz uma das caminhadas mais espetaculares da minha vida
- ILHA DO SAL - Um destino para todo o ano, mas preferível quando as multidões do pico do verão já se foram embora. Ou seja, agora.
- BOA VISTA - Porventura ainda mais atrativa do que a ilha do Sal, especialmente para quem procura férias de praia.
NOTA: Vá para onde for, peço-lhe que não viaje sem seguro. Ainda neste verão a minha filha foi visitar uns familiares a França, numa viagem aparentemente sem riscos, e acabou hospitalizada. E não, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não pagou tudo - por isso, não facilite.
| Fazer seguro com 5% de desconto |
De resto, continuo a receber perguntas sobre os tours de 7 dias em Marrocos e o circuito de 10 dias no Egito organizados pelo meu amigo João Leitão. Tendo dúvidas, não me envie emails porque eu não sei responder - é só preencher o formulário que aparece no final desses artigos que ele responde rapidamente.
A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.
- Reservar hotéis para as suas férias através deste link.
- Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros. Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
- Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
- Alugar carro na Discovercars (é o site que uso e recomendo).
- Comprar um eSIM da Holafly, para ter internet de forma prática mal aterre no destino.
Grande abraço e boas viagens,
*Filipe Morato Gomes
.png)
%20(1).webp)
.jpg)
