quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

A PROTEÇÃO CIVIL VISITA AS ESCOLAS DO CONCELHO DE SILVES


O Serviço de Proteção Civil e Florestas do Município de Silves regressa às escolas do concelho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas da proteção civil e a importância da auto-proteção, perante situações de risco.

Através do projeto “Educar para o Risco, Alerta e Proteção!” são dinamizadas diversas ações de sensibilização e informação direcionadas à comunidade escolar (do ensino básico ao ensino secundário), com o principal objetivo de preparar a comunidade para ações a adotar em casos de situações emergentes, destacando-se a importância da elaboração do Plano de Emergência Familiar, que inclui a preparação da mochila de emergência, informar sobre o “papel” dos agentes de proteção civil no território e os comportamentos cívicos a aplicar em momentos de crise.
A “Proteção Civil, Somos Todos Nós”, preparar e prevenir é o lema a adotar, pois não é uma questão de “Se” e sim uma questão de “Quando”.

Passagem de Ano em Ansião com Festa M80

A chegada de 2026 será celebrada na Praça do Município de Ansião com a Festa M80, um evento com chancela da Rádio M80, de entrada gratuita.

A partir das 23h00, a Festa M80 vai reunir DJs, bailarinos e muitas surpresas, que incluem momentos de proximidade com o público. Tudo, sob o imaginário e a atmosfera dos anos 70, 80, 90 e 2000.
Dentro da tenda que estará instalada em plena Praça do Município, a despedida de 2025 e as boas-vindas a 2026 vão acontecer ao som de diferentes géneros musicais, desde o Rock ao Dance Pop, passando pela música Latina e pelo Disco Sound.
“De longe, a música da sua vida!” é o lema que o Município de Ansião partilha com a Rádio M80 e, com ele, deixa o convite à comunidade para participar nesta iniciativa festiva.

Gabinete de Apoio à Presidência
Município de Ansião
Praça do Município

UC integra projeto que visa transformar a forma com a natureza é compreendida, planeada e vivida nas cidades

 
O Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lidera uma iniciativa pioneira que desafia perspetivas antropocêntricas tradicionais e propõe um novo paradigma onde a natureza é vista como agente ativo dos ecossistemas urbanos, integrando ciência, emoções, cultura e participação comunitária na construção de cidades mais resilientes, inclusivas e criativas.

O projeto RESIGNIFY, em parceria com a Universidade Aberta, pretende transformar a forma como a natureza é compreendida, planeada e vivida nas cidades.

«Nesta investigação procuramos reconhecer os significados atribuídos à natureza urbana através da sua compreensão e das ligações emocionais das populações aos elementos naturais, para a cocriação de soluções baseadas nos imaginários e narrativas das comunidades e para o desenvolvimento de modelos regenerativos que combinam investigação científica, vivências quotidianas, criatividade e experimentação prática», explica, Fátima Alves, investigadora responsável do projeto CFE/FCTUC e professora da Universidade Aberta.
Para alcançar estes objetivos, serão utilizadas metodologias inovadoras integrando revisão científica aprofundada, análise espacial suportada por mapeamento GIS (Sistema de Informação Geográfica), envolvimento comunitário através de inquéritos, grupos focais, workshops e atividades criativas, além da produção de um documentário que dará visibilidade às narrativas humanas e não humanas presentes na cidade.

O projeto inclui, ainda, a criação de um Curso Online Aberto Massivo (MOOC, sigla em inglês) internacional desenvolvido em colaboração com o LE@D – Laboratório de Educação a Distância e E-learning, da Universidade Aberta, dedicado ao planeamento regenerativo e ao envolvimento público em processos urbanos, coordenado pelas professoras Luísa Aires e Marta Abelha.

«Num contexto em que as cidades enfrentam desafios crescentes e cumulativos — como alterações climáticas, perda de biodiversidade, desigualdade no acesso à natureza e crescente afastamento emocional dos ecossistemas — o RESIGNIFY surge como uma resposta essencial», considera Diogo Guedes Vidal, investigador do CFE/FCTUC e professor da Universidade Aberta.

«Trata-se de uma investigação pioneira, que integra emoções e narrativas no planeamento urbano regenerativo, ampliando a participação pública, valorizando saberes culturais e locais, para o desenvolvimento de conhecimento que pode informar atuação dos municípios, ao nível arquitetónico, social e urbanístico, contribuindo para a saúde e o bem-estar das populações», destaca Rosário Rosa, investigadora do CFE/FCTUC e professora da Universidade Aberta.

De acordo com os investigadores, a produção do documentário e do MOOC reforça o impacto social do projeto, garantindo que o conhecimento gerado chega também a públicos não académicos e a profissionais em formação. «O RESIGNIFY tem também potencial para influenciar estratégias de planeamento do espaço público, Planos Diretores Municipais, políticas de infraestruturas verdes, projetos de regeneração urbana baseados na diversidade da natureza e novas práticas de participação cidadã centradas em imaginários e emoções», concluem.

O projeto, que decorre de 2025 a 2028, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e conta com uma equipa multidisciplinar composta por investigadores do CFE/FCTUC e da sua Extensão na Universidade Aberta, do LE@D da Universidade Aberta, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP) e da Universidade Fernando Pessoa.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede |Tomada de Posse do Novo Conselho de Administração da INOVA marca início de novo mandato

 
A Câmara Municipal de Cantanhede, enquanto único acionista da INOVA – Empresa Municipal, procedeu à nomeação dos membros do órgão de gestão, no âmbito da tomada de posse do novo Conselho de Administração, numa sessão presidida pela presidente da autarquia, Helena Teodósio.
A cerimónia marcou o início de um novo mandato, durante o qual o Conselho de Administração dará continuidade ao trabalho desenvolvido, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o interesse público do concelho.
Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, as expectativas para o novo mandato são muito positivas”, afirmou Helena Teodósio, sublinhando a necessidade de prosseguir uma gestão assente no rigor, na transparência, na inovação e na dedicação que têm pautado a atuação da empresa municipal, e deixando claro que a INOVA continuará a ser um “pilar essencial na prestação de serviços de proximidade à população de Cantanhede”.
O Conselho de Administração é composto por Pedro Cardoso, também vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que assumirá a presidência do Conselho de Administração da INOVA E.M., desempenhando funções executivas não remuneradas na empresa municipal, e pelos administradores Luís Pedro Castro e Paula Videira.
Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração para o novo mandato, reforçou “o compromisso inabalável com o serviço público, a sustentabilidade económico-financeira e ambiental, a excelência operacional e a continuidade dos processos de inovação, assim como a revitalização da empresa para que continue a ser uma referência nacional no sector”.
A propósito, Pedro Cardoso referiu ainda que “os anos que se avizinham serão muito exigentes, mas estamos preparados para enfrentar cada desafio com determinação, com estudo, planeamento, organização e o trabalho dedicado das nossas equipas. Queremos superar expectativas, prestar serviços de elevada qualidade e contribuir para a excelência das condições de vida no concelho de Cantanhede, o que só é possível graças aos trabalhadores da INOVA, cujo profissionalismo, dedicação e espírito de missão com que diariamente servem a população, permitem construir um futuro de qualidade, inovação e sustentabilidade”.
O novo Conselho de Administração foi ainda apresentado na reunião de Câmara onde recebeu de todos os elementos do executivo votos dos maiores êxitos para o novo mandato.

Torres Vedras | Movimento e convívio no encontro de Natal do desporto sénior


Centenas de participantes do projeto "Mexa-se para a Vida" juntaram-se durante a manhã de hoje, dia 16 de dezembro, no Pavilhão Multiusos, na Expotorres, para o encontro de Natal do desporto sénior.
De forma a melhorar a qualidade de vida dos munícipes seniores e a promover a prática de atividade física junto das comunidades, esta iniciativa contou com a presença de 300 seniores de 83 núcleos que mostraram que o Natal também se vive através de hábitos saudáveis, convívio e participação ativa na vida da Cidade. Neste encontro esteve ainda presente o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Torres Vedras, Diogo Guia.
O projeto de desporto sénior "Mexa-se para a Vida" pretende criar hábitos de vida saudáveis e facilitar a existência de contextos sociais positivos. Do mesmo fazem parte atividades desportivas de carácter regular, como a ginástica e a dança, e outras de carácter pontual, como é o caso dos passeios pedestres, visitas e participação em eventos desportivos e sociais. Estas atividades, com a duração de 50 minutos, realizam-se duas vezes por semana e decorrem durante o período de outubro a junho.
Para mais informações e inscrições no "Mexa-se para a Vida", consulte o Portal da Atividade Física.

Durante o fim de semana de 29 e 30 de novembro. Cantanhede doa quase 5 toneladas de alimentos ao Banco Alimentar Contra a Fome


O Município de Cantanhede voltou a associar-se à Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, tendo sido angariados 4.987 quilos de bens alimentares nas superfícies comerciais da cidade, durante o fim de semana de 29 e 30 de novembro.
Pela quinta vez consecutiva, e a pedido do Banco Alimentar Contra a Fome, a Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Cantanhede colaborou na organização e coordenação da iniciativa, que decorreu nos supermercados Continente, Intermarché, Lidl e Minipreço.
A campanha contou com a participação de cerca de 146 voluntários, entre catequistas e crianças da catequese, alunos da Escola Secundária Lima de Faria, representantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede, que se disponibilizaram para apoiar esta causa solidária.
O envolvimento da comunidade e a generosidade dos doadores permitiram recolher 2.696 quilos de alimentos no sábado e 2.291 quilos no domingo, perfazendo um total de 4.987 quilos apenas na cidade de Cantanhede.
Paralelamente, também foram realizadas recolhas de alimentos nos supermercados da Tocha — Cooperativa, Amanhecer e Meu Super — e no Minipreço de Febres, com o apoio de voluntários locais, onde foi possível angariar cerca de 2.200 quilos adicionais.
No total, do Concelho de Cantanhede seguiram para o Banco Alimentar de Coimbra, com sede em Cernache, 3.940 quilos de alimentos no sábado e 3.247 quilos no domingo.
Estas campanhas são fundamentais, não só pela recolha de alimentos básicos, mas também por mobilizarem a sociedade civil, especialmente numa altura em que muitas famílias continuam numa situação de grande vulnerabilidade”, sublinhou a vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, Célia Simões.
O Banco Alimentar Contra a Fome é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que combate o desperdício alimentar, encaminhando produtos excedentários para distribuição gratuita junto de pessoas carenciadas, através de instituições de solidariedade social.
Para além das campanhas de recolha em supermercados, que se realizam duas vezes por ano, os Bancos Alimentares recebem diariamente excedentes alimentares provenientes da indústria agroalimentar, da agricultura, das cadeias de distribuição e dos mercados abastecedores.
Atualmente, existem 21 Bancos Alimentares Contra a Fome em funcionamento em Portugal, assegurando uma atividade contínua ao longo de todo o ano.



SAC DA MARINHA GRANDE

 A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) informa que o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) da Marinha Grande continua disponível para responder a situações agudas e inadiáveis, garantindo apoio clínico de proximidade à população do concelho.
O SAC funciona todos os fins-de-semana e feriados do ano e abrange todos os utentes, inscritos em todas as unidades (Vitrius, Stephens, Semear, UCSP) das 09h00 e as 13h00, nas instalações do Centro de Saúde da Marinha Grande, destinando-se a episódios de agravamento súbito do estado de saúde. Entre as situações que podem motivar recurso a este serviço incluem-se febres altas, dores súbitas, infeções recentes e outros quadros clínicos de início agudo que careçam de observação médica rápida.
Recorda-se que o SAC não se destina a atos clínicos programáveis, nomeadamente renovação de receituário, emissão de baixas médicas, consultas de rotina ou acompanhamento de doenças crónicas, os quais devem ser assegurados no acompanhamento habitual pelos cuidados de saúde primários.
Antes de se dirigir à Urgência hospitalar, contacte a linha SNS24 (808 24 24 24), de forma a ser devidamente orientado para o serviço de saúde mais adequado à sua situação.
Com esta resposta assistencial, pretende-se reforçar o acesso a cuidados de saúde imediatos, otimizar a utilização dos serviços de urgência e promover uma resposta mais eficiente e adequada às necessidades da comunidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Paulo Freitas do Amaral, fundador e ex-secretário-geral da Nova Direita, abandona partido devido a posições ultraconservadoras

 Tornei pública a minha decisão de me desvincular do partido de que fui cofundador e secretário-geral, em virtude das opções políticas assumidas pela sua atual liderança, opções essas de cariz marcadamente ultraconservador, com as quais não me revejo.
A minha participação na fundação do partido teve como objetivo a criação de um espaço político plural, moderado e aberto a várias sensibilidades, entre as quais a tendência centrista, que sempre considerei essencial e na qual me identificava no projeto inicial da Nova Direita. Esse desígnio foi, entretanto, abandonado.
A democracia cristã, enquanto matriz de inspiração política, deixou igualmente de ser uma opção para mim no momento em que passou a ser compatibilizada com o apoio ou a condescendência para com líderes como Recep Tayyip Erdoğan, cuja prática política se afasta de forma evidente dos princípios do humanismo, da liberdade e do Estado de direito.
Por estas razões, e com total coerência com o meu percurso e convicções, sigo a minha vida política como independente, livre de amarras partidárias e fiel a uma visão moderada, democrática e responsável da intervenção cívica e política.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

30.º Aniversário do Parlamento dos Jovens


No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República que promove a cidadania ativa nas escolas, assinalamos este ano o seu 30.º aniversário, com um número recorde de inscrições: 1158 escolas.
 
Para celebrar esta data, lançámos a campanha «PROCURA-SE», convidando antigos participantes a partilharem, em vídeo, o seu testemunho sobre a experiência vivida, inspirando os jovens que agora iniciam este percurso. O envio dos vídeos decorre entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.
 
Gostaríamos muito de contar com a colaboração da vossa Rádio, através da difusão de um breve spot institucional que preparámos, em período que considerem oportuno, entre 23 de dezembro e 15 de janeiro de 2026. A vossa participação seria decisiva para ampliar o impacto desta iniciativa.
 
Agradecemos desde já a atenção dispensada e aguardamos, com expectativa, a vossa resposta com a maior brevidade possível.

*Fernando MS Rocha
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Direção de Comunicação e Imagem | Divisão de Imprensa e Media

Estabelecimentos de ensino viram reconhecido o seu desempenho. Eco-Escolas do Agrupamento Gândara-Mar hastearam a Bandeira Verde

 
O Agrupamento de Escolas Gândara-Mar hasteou na terça-feira, dia 16 de dezembro, as bandeiras Eco-Escolas de todos os estabelecimentos de ensino - EBSJoão Garcia Bacelar, EB da Tocha, EB de Sanguinheira, EB de Gesteira e Jardim de Infância da Sanguinheira.
As cerimónias tiveram início na escola sede, EB João Garcia Bacelar, onde foram também atribuídos o 1º lugar no Desafio Eco-Trilhos, no âmbito do programa Eco-Escolas, bem como uma menção honrosa atribuída pela plataforma ODS Local.
A escola foi também distinguida com o 2º lugar no projeto Nacional Plantas Invasoras.pt (Desafio 5 – COOP Cortadeira), resultado da participação ativa na identificação e erradicação de plantas invasoras e da criação de uma música original dedicada a esta temática.
Nas cerimónias juntaram-se à comunidade escolar o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, o diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, João Gomes, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, a presidente da Junta de Freguesia da Sanguinheira, Sara Brado, e ainda o Comandante do Posto Territorial da GNR da Tocha, Sargente Cardoso, a presidente da APESTOCHA, Paula Bronze, e o representante da Stolt Sea Farm, Cláudio Freire.
Pedro Cardoso salientou a importância deste programa em termos de educação ambiental e para a cidadania, dando conta que “estes gestos simbólicos são uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, educadores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, autarquias, empresas, associações envolvidas, no fundo, a todos os intervenientes, pelo empenho e trabalho na implementação de ações de proteção da Natureza, defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo”.
O hastear da bandeira verde representa o “compromisso de cada uma das instituições em continuar este importante trabalho de educação ambiental e para a sustentabilidade”, acrescentou.
O diretor do agrupamento e os presidentes das juntas de freguesia da Tocha e da Sanguinheira destacaram a importância deste trabalho em termos de projeto educativo e felicitaram a comunidade escolar pelo galardão e demais reconhecimentos que confirmam a qualidade do trabalho que se tem realizado
em prol da preservação do meio ambiente.
O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.