O Jardim do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, inaugura no dia 26 de agosto, a partir das 16h30, a instalação “Fusing Solar Sistem”, da autoria dos alunos das turmas do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente (AEMGN).
A obra resulta da parceria entre o Município da Marinha Grande, Centro de Formação Cencal, Museu do Vidro, Núcleo de Arte Contemporânea, com o apoio da Acrividros e do Atelier Vidros de Portugal.
Quase chegados ao fim do primeiro quarto do século XXI, é inegável que a Marinha Grande se afirmou como território de inovação e de desenvolvimento. O elogio é feito à sua população, na qual se incluem as famílias dos alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente (AEMGN).
O AEMGN é um dos múltiplos atores dessa dinâmica, pois trabalha no sentido de cumprir o desígnio do seu Projeto Educativo: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”.
Tendo em atenção que o Projeto Educativo é um instrumento do exercício da autonomia do AEMGN, assumido por todos os intervenientes, dentro dos princípios de responsabilização e valorização das potencialidades que resultam do aproveitamento dos recursos humanos e materiais inerentes ao meio em que se insere o Agrupamento, vimos, por este meio, honrar a arte vidreira com a obra “Fusing Solar Sistem”, onde foram aplicadas técnicas de Fusing e Vitral.
A partir de uma articulação interdisciplinar protagonizada pelos alunos do 7.º ano e dos professores acompanhantes, Lídia Leitão e Luís Estrela, do Ensino Regular, e Aires Roque, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel, passou-se da conceção à “cristalização” de um projeto há muito ambicionado.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário