A cerimónia de apresentação do livro "Vítor José Cabrita Neto - Uma não Biografia", da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte, decorreu no passado dia 19 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves, com o espaço a transbordar.
Foram diversas as entidades locais e regionais, familiares, trabalhadores da empresa Teófilo Fontainhas Neto, amigos e admiradores do biografado, que se fizeram representar.
A obra celebra a vida e o legado do político e empresário algarvio. O percurso de um Homem de imensa coragem, um Homem de causas, que lutou incansavelmente pelos valores da liberdade e da democracia, em oposição à ditadura. Deu importante contributo para a construção da Democracia no pós 25 de abril de 1974, destacando-se posteriormente na qualidade de empresário e Secretário de Estado do Turismo, afirmando-se particularmente como reputado especialista na área do Turismo Algarvio.
A historiadora e autora Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte explicou com detalhe o conteúdo da “Não Biografia” e o desafio que enfrentou para dar resposta ao convite do Município de Silves, que lhe foi dirigido no quadro do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974.
O Professor Doutor João Guerreiro teve oportunidade de abordar de forma sintética as diferentes fases da vida de Vítor Neto.
O homenageado fez uma comunicação brilhante sobre toda a sua vida, desde a juventude, os 12 anos de exílio em Itália, o pós 25 de abril de 1974, a reestruturação e reativação da empresa Teófilo Fontainhas Neto, as importantes funções como Secretário de Estado do Turismo e o seu papel, ainda atual, como líder do NERA. Não deixou de abordar a relação especial que teve com o pai considerando-o o seu “mestre mais importante”.
Como forma de finalizar o seu intenso discurso, o empresário não deixou de expressar a sua eterna disponibilidade para enfrentar os enormes desafios que temos pela frente: “lutar para construir um futuro consistente para o Algarve. O Algarve, o país e as novas gerações assim o exigem”.
A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, encerrou a cerimónia com palavras de grande apreço e elogio para com o homenageado, que honra o concelho, a região e o país.
A publicação da “Não Biografia” integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril no concelho de Silves, apresentando-se como um marco importante da programação anual.
*Fotorreportagem do lançamento do livro, cujas fotos foram enviadas pelo Município de Silves, a quem o Litoral Centro muito agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário