domingo, 8 de dezembro de 2024

ORGANIZAÇÃO CRISTÃ ENSINA A PREVENIR-SE CONTRA DOENÇAS CONTAGIOSAS

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz: “O mundo está a caminhar para uma era pós-antibiótico. Acredita-se que muitas infeções comuns [...] voltarão a matar.”
Instituído pelas Nações Unidas em 2020, com o objetivo de “promover a importância da prevenção, preparação e colaboração no combate às epidemias”, no dia 27 de dezembro comemora-se o Dia Internacional de Preparação Para Epidemias.

A 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a COVID-19 como uma pandemia, termo que, desde então, se tornou parte do vocabulário diário. No entanto, o que começou como uma epidemia local evoluiu para uma crise global. Segundo a OMS, a transformação de uma epidemia numa pandemia “reforçou a necessidade de investir em sistemas para prevenir, detetar e responder aos surtos de doenças infeciosas”.
No dia 27 de dezembro comemora-se o Dia Internacional de Preparação Para Epidemias, instituído pelas Nações Unidas em 2020, com o objetivo de “promover a importância da prevenção, preparação e colaboração no combate às epidemias”.
As Testemunhas de Jeová, que responderam prontamente aos perigos da COVID-19, mesmo antes das restrições governamentais, têm vindo a partilhar informações, em todo o mundo e há muito tempo, sobre os benefícios de manter uma boa higiene para combater os efeitos devastadores das doenças.
“A nossa organização sempre se esforçou por manter elevados padrões de higiene e limpeza em harmonia com os princípios da Bíblia”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro. “As vantagens de seguir esses princípios são muitos, e a nossa preocupação com o bem-estar das pessoas tem-nos motivado, ao longo dos anos, a fornecer recursos impressos e online para seu benefício.”
Um desses recursos é a edição nº 6 de 2016 da revista Despertai!, com o tema “Doenças – como proteger-se”. O artigo inicial explica porque algumas doenças são tão difíceis de controlar, destacando quatro razões:

Todos os anos, milhões de pessoas viajam para outros países, levando consigo micro-organismos que podem causar doenças.
Algumas bactérias tornaram-se mais resistentes a antibióticos.
Devido a conflitos civis e à pobreza, muitas vezes, os governos não conseguem impedir que as doenças se espalhem.
Muitas pessoas não sabem o que fazer no dia a dia para se protegerem de doenças.
O artigo seguinte, intitulado Vença a Guerra Contra as Doenças”, examina cinco fatores de risco que podem expor as pessoas a infeções e como se podem proteger:
  • Água.
  • Alimentos.
  • Insetos.
  • Animais.
  • Pessoas.
Por exemplo, se alguém suspeitar que a sua água está contaminada, existem vários métodos simples para melhorar a sua qualidade em casa, tais como purificar a água com cloro ou através de raios solares. Também é possível filtrá-la ou fervê-la. Recomenda-se que ‘a água seja armazenada em recipientes fechados e, para retirar pequenas quantidades dela, deve-se usar uma concha limpa ou uma torneira’. Além disso, ‘nunca se deve por as mãos dentro de um recipiente de água limpa’. Embora estes conselhos pareçam não se aplicar em Portugal, têm salvo muitas vidas em todo o mundo e podem ser úteis em caso de emergência.
Convidamos todos a descarregar esta revista no site jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová. Todos os conteúdos são gratuitos e não precisa de se registar.
 
               *Amílcar Pinto
               Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro
               
               **Francisco Ribeiro
               Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário