domingo, 8 de dezembro de 2024

Helena Teodósio interveio em congresso realizado pela CCDR Centro. Cantanhede com abordagem multidisciplinar na promoção do envelhecimento ativo

 

A promoção do envelhecimento ativo em Cantanhede é sempre um tema na ordem do dia, garante a presidente da Câmara Municipal, lembrando que o papel dos autarcas é definir e concretizar políticas para as pessoas.
Ao intervir numa mesa-redonda dedicada às políticas municipais centradas na população sénior, que decorreu no âmbito do 11.º Congresso de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, Helena Teodósio destacou a necessidade de “dar mais qualidade de vida” às pessoas seniores, o que passa por uma abordagem multidisciplinar.

A propósito enumerou alguns dos projetos municipais mais emblemáticos direcionados para esta franja etária, nomeadamente as Tardes Comunitárias – implementado há 10 anos e que conta com um conjunto de atividades, desde visitas a conferências ou atividades desportivas e lúdicas - a Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede – dirigida a quem quer adquirir novas competências em várias áreas do saber, sem qualquer avaliação -, o Philarmonia – que proporciona momentos musicais aos utentes das IPSS -, os Encontros Seniores – Envelhecer com Dignidade!, o projeto Cuidin que culminou com a criação do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, ou na área do Desporto, o Boccia Sénior e Natação Sénior.
No caso de Cantanhede, a opção passou por definir uma estratégia multidisciplinar, que vai da cultura, ao desporto, da saúde a encontros lúdicos. No fundo, o que se pretende é dinamizar um conjunto de atividades que fomentem o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais”, explicou, adiantando que as juntas de freguesia são “parceiros determinantes” na implementação de projetos desta dimensão.
Acompanhada de Paulo Fernandes, o seu homólogo da Câmara Municipal do Fundão, a autarca cantanhedense destacou ainda a importância das parcerias, quer com as 25 instituições particulares de solidariedade social do concelho, quer com outras entidades supramunicipais.
De resto, um dos projetos em que o Município de Cantanhede é parceiro ativo foi premiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) neste congresso. Trata-se do “VirtuALL”, promovido pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que foi um distinguidos na categoria Vida+.
O recurso à realidade aumentada e a introdução à programação e robótica são algumas das ferramentas utilizadas nas sessões que se têm desenvolvido em Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário