A Câmara de Cantanhede promove no dia 11 de março, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a 1.ª edição do Pink Wine Fest, uma mostra pioneira dedicada aos vinhos rosés e que conta com a presença de 20 produtores da região de Coimbra e 5 municípios convidados: Águeda, Anadia, Aveiro, Oliveira do Bairro e Vagos.
O evento, que terá como palco o Museu da Pedra, foi apresentado neste 28 de fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Cantanhede, na presença de produtores e representantes das entidades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Cantanhede, CIM Região de Coimbra, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Turismo do Centro.
Ao intervir na sessão, a presidente do Município, Helena Teodósio, destacou a importância de potenciar “a grande qualidade do vinho rosé produzido na Bairrada”. “O que se pretende é fazer de Cantanhede um palco de promoção dos vinhos da região com um certame que queremos que faça parte da agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo”, referiu, adiantando que nos últimos anos, “o foco da autarquia tem estado centrado na promoção dos ativos existentes ao nível do enoturismo, mobilizando os agentes económicos para o reforço da identidade vitivinícola do território e tudo o que direta ou indiretamente lhe está associado, colocando essa identidade num lugar central ao nível da oferta turística integrada da região”.
A autarca apelou, também, à concertação de esforços no setor dos vinhos e do enoturismo, “para gerar as dinâmicas certas no sentido de aumentar o valor acrescentado dos produtos, incrementar a competitividade das empresas e alargar o leque de vantagens e benefícios para as comunidades locais”.
Opinião corroborada, de resto, pelo vereador Adérito Machado, que apresentou o programa do evento e se mostrou convicto de que o Pink Wine Fest será um sucesso, pela “excelência” dos vinhos rosés produzidos na região.
Já Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada, deu conta que os vinhos rosados têm vindo a conquistar cada vez mais mercados, constatando-se um “aumento da comercialização e harmonização com gastronomias de todo o mundo”.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, destacou a importância do enoturismo na economia nacional, revelando que “Portugal é o segundo destino do mundo com maior procura” neste segmento, apenas superado pela Itália, o que revela uma grande “margem de crescimento”. Mas, ressalvou, “só com ações concretas como este evento” se poderá alcançar tal desiderato.
Sendo o vinho “um produto que pode ser fruído 365 dias por ano” e, por isso, uma ferramenta turística importante no combate à sazonalidade, o líder do turismo no Centro de Portugal vê ainda o Pink Wine Fest como “um evento que potencia o cross-selling entre o produto vinho, o turismo e o enoturismo”.
A encerrar a sessão, o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, deu conta que faz todo o sentido realizar este evento em Cantanhede ou não fosse este território “um terroir de excelência na produção de vinhos rosés”.
O também presidente do Município de Montemor-o-Velho garantiu que a região de Coimbra tem feito uma aposta sustentada no enoturismo, sendo o Pink Wine Fest “um grande momento de afirmação de um vinho requintado”.
PROGRAMA:
* 15h00: Abertura da Mostra de Rosés da Região de Coimbra.
* 15h15: Animação Musical
* 16h30: Prova Comentada de vinhos rosados, por Valéria Zeferino, jornalista e crítica de vinhos
* 18h00: Animação Musical
* 20h00 Encerramento.
Fonte: Mira Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário