quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

No passado dia 23 de fevereiro. Livro de Isolete Pessoa apresentado no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra

 

Decorreu no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, no passado dia 23 de fevereiro, a apresentação editorial de “Marés Vivas da Vida”, de Isolete Pessoa, que contou com a presença de 40 pessoas.

Na mesa de honra, para além da autora, estiveram Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, António Canteiro, que apresentou a obra, e Rui Crisóstomo, médico e autor das ilustrações do livro. Recorde-se que “Marés Vivas da Vida” teve a sua primeira apresentação na Biblioteca Municipal de Cantanhede em novembro do passado ano.

O autarca aproveitou para felicitar, uma vez mais, a autora “pela publicação e pela oportunidade da mesma integrar a DENSO - II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, na categoria “Joias das Bibliotecas”. O responsável pelo pelouro da Cultura salientou ainda o “facto que evidencia a qualidade literária de “Marés vivas da vida”, numa evidente manifestação da realidade sociocultural e territorial local, e a excelência do trabalho literário de Isolete Pessoa”.
A apresentação editorial esteve a cargo do escritor António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Cruz, que enalteceu o virtuosismo da escritora, relevando o ambiente recriado na obra pela proximidade do contexto, do conteúdo e também da semântica. Rui Crisóstomo, amigo de infância da autora aproveitou a ocasião “para agradecer a oportunidade” e destacou a simplicidade que a “nossa Isolete” demonstra, “apresentando uma capacidade de escrever para todas as pessoas”. O autor das ilustrações da obra aproveitou ainda para partilhar “uma análise complementar sobre a obra, e especialmente sobre a amiga, Isolete Pessoa”, recorrendo a textos de Fernando Pessoa e Miguel Torga, num paralelismo com a autora.
A sessão culminou com um momento de confraternização, degustando alguns produtos gastronómicos locais – coscoréus/coscorões, tremoços, bolo de Ançã, bolo de cornos, bolo mulato, bolo da Páscoa, broa com sardinha, petingas fritas, azeitonas e filhós – acompanhados por um bom espumante da Adega Cooperativa de Cantanhede.
DENSO - II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é uma iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que decorre entre 30 de janeiro e 3 de março e procura promover a riqueza cultural de Coimbra, através de uma exposição e de vários eventos que dão palco a artistas da região. O Município de Cantanhede participa nesta mostra com duas obras: a pintura/instalação “Série Mãos de Pedra” de Vítor π, numa clara homenagem ao trabalho do cabouqueiro, e uma escultura em pedra de Ançã intitulada “Corpo Feminino” da autoria de José Plácido. Na programação paralela a esta mostra, Cantanhede assinalou a sua participação com uma sessão de “Quinta com Curtas”, uma extensão do MARMOSTRA Internacional Film Festival, dinamizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, no dia 8 de janeiro e esta apresentação editorial.

Sobre Isolete Pessoa
Maria Isolete Pessoa Miranda é natural de Cantanhede, onde nasceu a 1951. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e possui o Bacharelato em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra. Dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo lecionado quase toda a sua carreira na Escola Secundária de Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim.
Isolete Pessoa é autora de “Diversos” (poesia) (2021), “Contos Lunares” (contos), (2022) e “Marés Vivas da Vida” (romance) (2023). Publicou, no jornal Gazeta de Cantanhede, o conto “Quando o Sol morre no Horizonte” e outros artigos literários, sob o pseudónimo Luzia Pessoa.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário